terça-feira, 28 de setembro de 2010

Fórum sobre o Filme "Crianças Invisíveis"

O filme "Crianças invisíveis” com toda suas realidades, mostradas de forma nua e crua, nos faz rir e chorar, sentimos dúbios. Apesar de mostrar crianças de países diferentes, principalmente no que diz respeito à realidade social e também econômica, mostra principalmente a relação dos personagens com os seus pais. É verdade que nem sempre isso ocorre, pois em alguns casos tal relação sequer existe.
Mas, tendo o filme como inspiração e parâmetro, sabendo que a instituição família é violentamente atacada nos dias de hoje, qual a importância dela (a família) para você? Cite uma passagem do filme que possa exemplificar a sua fala.

30 comentários:

  1. Como é bom chegarmos em casa e ter alguém nos esperando. Família é aquela base essencial pra ser alguém na vida, é ela quem e dá conselhos, é ela quem não te deixará cair em quaisquer circunstâncias. No filme parecemos caminhar pelas ruas de São Paulo ao lado das crianças que protagonizam o filme. Cada detalhe parece muito familiar aos espectadores brasileiros, mesmo para aqueles que moram em outros cantos do país.
    Os irmãos João e Bilu (catadores de sucata, papelão ..) sofrem com o trânsito, a disputa por espaço em seu “mercado de trabalho”, a violência e o desdém com que são tratados por tantas pessoas e até mesmo com o clima e a poluição. Tudo isso sem perder a esperança, a fé e o bom humor... Podemos ver que mesmo sem essa base familiar, essas crianças conseguem não perder o humor e seguem em frente para conquistarem o seu espaço no Brasil.

    Marco Tulio - 1ºB

    ResponderExcluir
  2. Nossa família é a nossa base. Fruto de nossos princípios, da nossa índole, dos nossos valores. Pessoas que iremos recorrer ao menor sinal de perigo.
    Bilu e João mostram o cotidiano de dois irmãos de uma favela que se divertem enquanto fazem pequenos bicos, recolhendo papelão, latinhas de alumínio e outros objetos recicláveis para ajudar no sustento da família.
    Fernanda Lima 1ºB

    ResponderExcluir
  3. O filme retrata a realidade de várias crianças do mundo todo. Baseado nos dias atuais, vem criticar a realidade em que algumas vivem e o fim da tradicional família. Não há nada melhor do que você ter uma pessoa que te ama (e você ama) te esperando em casa com os melhores conselhos, idéias, propostas e duras. O modelo de família vem acabando, uma vez que muitas mulheres se tornam mães muito cedo e o pai não assume a criança, ou mesmo assume, mas não tem condições de dar uma boa criação. Dessa forma, a criança está à mercê de uma sociedade perigosa, cheia de propostas que podem levar pro mais fundo abismo.
    João e Bilu são os representantes do Brasil no longa, que ainda conta com a participação de seis outras histórias. Apesar da dificuldade e dos castigos que a pobreza lhes infringem, não perdem o ânimo e continuam sua jornada pelas ruas do Brasil. Nem sempre o fato de uma família ter dinheiro e poder pode fazer com que uma criança seja bem criada. Vemos a história de Blanca, uma menina que apesar de ter um pai que é ex militar (e teoricamente teria de ter uma educação ótima) foi vítima das aventuras do pai, que contraiu AIDS. Na escola ela sofre preconceito pelo fato de ter a doença.
    Muitas vezes reclamamos que tudo em nossa vida está errado, mas não paramos para ver que existem pessoas com problemas muito mais graves.
    A família é um porto seguro e merece ser tratada com respeito. Seguir os conselhos dos pais tende a ser o melhor caminho. Sem eles, estaríamos perdidos nesse mundo “estranho” de hoje em dia.

    Cassiano Firmino Pires – 2° A

    ResponderExcluir
  4. Uma estrutura familiar é extremamente importante na formação de qualquer criança. O documentário conta a história de João e Bilu, crianças pobres, da favela, que mesmo com todas as dificuldades do mundo não perdem o bom humor.
    A família é a nossa base, o que precisamos para nos desenvolvermos e crescermos. Uma família “mal compromissada” pode fazer com que uma criança caia no mundo da violência, tão comum nos dias de hoje, ou nas drogas, prostituição e muitas outras coisas que podem destruir o futuro de cada um.

    Ana Caroline Silva – 2° A

    ResponderExcluir
  5. A família é a base para cada pessoa se desenvolver e poder crescer. O jovem precisa de tranqüilidade e apoio para que possa ter seus projetos e concluí-los. No entanto, isso esbarra na realidade global, onde a família está cada vez mais em segundo plano. Tudo tem sido mais importante do que pai e mãe, e isso faz com que essa “base” que nós necessitamos ter fique fraca, muitas vezes se acabe.
    Minha família é o que confio. Sem os conselhos dos meus pais eu com certeza já teria feito coisas erradas. Apesar de muitas vezes brigarmos com nossos pais por causa de conselhos e idéias, é o local de onde sempre teremos o maior apoio.
    João e Bilu são crianças da favela (personagens brasileiros) que apesar de tudo o que acontece, não perdem a esperança de melhorar. É claro que se eles tivessem uma base melhor, sem as dificuldades que enfrentam, isso seria mais fácil.

    Layra F. da Silveira – 2° A

    ResponderExcluir
  6. O filme nos motra uma realidade que acontece em todo o mundo,e nos mostra que a familia e o principio de tudo, como por exemplo a familia de Blanca, que todos eram portadores de Aids, inclusive Blanca, que por causa disso sofreu varias humilhações principalmente na escola, mais seus pai se juntaram com ela, para a ajudar a combater isso. Alem de outras historias que nos deixam claro que a nossa educação vem principalmente da familia que viemos

    Izabella Reis 1ªA

    ResponderExcluir
  7. Nossa Junão hein... me fez chorar nesse filme.. hahaha

    Bem, a família é a base de tudo, é uma das mais importantes instituições que existe. Ela é o espelho para a boa formação do indivíduo. Há várias passagens que exemplificam isso, como no caso da Blanca que sofreu bulling por ter AIDS e com o incentivo da família procurou ajuda. Temos tamnbém a história da menininha chinesa que mesmo com todas as dificuldades tinha o "avô" que sempre esteve ao seu lado (foi a história que eu mais chorei).


    Beatriz L.Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  8. O documentário fala sobre a realidade de várias crianças no mundo. Os representantes brasileiros são João e Bilu, que moram na favela e catam papelão nas ruas.
    A família é o local onde nos sentimos seguros, onde temos apoio e instrução. A família vem acabando com o passar do tempo, por que o mundo está cada vez mais difícil e perigoso. As drogas, violência e mesmo o trabalho (exagerado, quando é realizado no dia inteiro) servem para afastar cada membro.
    Vejo a família como uma grande base, onde posso me apoiar e crescer. Sem essa base, muitas crianças não conseguem se desenvolver.

    Matheus de Paula Jerônimo 2° A

    ResponderExcluir
  9. o documentário retrata a realidade cruel em que crianças de rua vivem em todo o mundo, e da destaque para a importância da família na foramção dessas crianças.O documentario fala , por exemplo, sobre a vida de duas crianças no Brasil que apesar de enfrentarem várias dificuldades no dia a dia , estão com um sorriso no rosto.O documentário também critica a família dos dias atuais , seus defeitos e o que deve ser mudado , afinal de contas , a família é a base de todo o futuro dessas e de outras tantas crianças que ainda tem esperança de um futuro melhor no mundo .

    Gabriela Sobreira - 2° azul

    ResponderExcluir
  10. O filme retrata como uma boa base de família é capaz de superar qualquer dificuldade na vida, um exemplo disto é o caso dos irmãos Bilu e João que mesmo pobres, humildes, não se deixaram perder na vida por causa das suas dificuldades. Outro exemplo é o caso de Blanco que com Aids sofria bulling por portar Aids, mas com o incentivo da família ela teve força para proucurar ajuda. Resumindo tudo família é tudo, é a base.

    1B

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Nesse filme podemos perceber o quanto a familia é importante na formação de cada individuo,ela faz com que nos tornamos fortes para enfrentar os desafios da vida,claro que nos referimos a familias estruturadas.João e Bilu,mesmo catando papelão sorrindo e brincando,são felizes.Bianca por exemplo tem Aids e sofreu Bullying( é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica),porém teve o apoio dos seu familiares,os quais a incentivaram a procurar ajuda.

    Lais Vilela 1°B

    ResponderExcluir
  13. O filme nos mostra as situações tristes e cruéis em que várias crianças em todo o mundo vivem, essas realidades são bastante comuns, mas recebem pouca atenção. As realidades são tristes, nos mostram que a família é a base de tudo, e uma má estrutura familiar pode nos proporcionar problemas, como aqueles pelos quais os protagonistas do filme passaram.


    Inaê de Lucena Pereira Teodoro. 1º A

    ResponderExcluir
  14. A família é importantíssima nas vida de todas as pessoas, é ela que nos apoia e ajuda nas horas mais difícieis, mostrando que a família é base de tudo. O filme retrata a falta da família nas vida das pessoas principalmente das crianças. Uma cena que eu me lembro muito bem é quando a chinesa perde seu vô que foi atopelado por um caminhão desta forma ela fica sem ninguém no mundo!!!



    Guilherme Machado 1 A

    ResponderExcluir
  15. A familia é muito importante nas nossas vidas, e muitas pessoas esquecem o verdadeiro valor da familia na nossa vida. A familia é para onde você sempre vai voltar e ser acolhido, é onde você tem conselhos que são realmente uteis para sua vida, e é onde temos nossos exemplos de vida, mas ainda assim muitas pessoas não "ligam" para a familia, preferem os amigos, e acham que o pai ou a mãe só querem prejudicar, é onde muitos adolescentes entram no mundo das drogas, dos crimes e etc.Mas também tem as familias atuais que são bem diferentes das de antigamente, essas familias que são "estranhas" e não parecem uma familia, o documentário mostra isso e mostra que essa realidade precisa mudar.

    Talita - 2ºA.

    ResponderExcluir
  16. O filme retrata a realidade de várias crianças do mundo todo. A falta da família principalmente na vida das crianças, mas uma estrutura familiar é extremamente importante no desenvolvimento de qualquer criança. E esta quando má pode nos levar a sérios problemas.

    Daniel 1º Ano A

    ResponderExcluir
  17. No filme destaca muito a influencia que a familia exerce no filho. Mostra a historia de varias crianças envolvidas em guerras civis, roubos, vivendo da venda de latinhas, conta tbm uma triste historia da garotinha Blanca, que sofre muito por ser amolada pelas garotas da escola onde estuda pelo fato de ter Aids, infectada pelos pais, que sao usuarios de drogas pesadas.
    A historia das duas menininhas chinesas, uma de classe media alta e outra de classe muito baixa, que é encontrada por um senhor em um túneo, que a cria a chamando de pequena gatinha, e ela o chamando de vovô, essa historia nos mostra a solidariedade do senhor em criar como uma neta a garotinha encontrada, mostra tambem a mae da garotinha chinesa rica querendo suicidar-se junto com a filhinha, mas desiste quando o carro estava quase indo para o riacho. A instituição familia é muito importante, pois os filhos seguem todos os exemplos que os pais lhe dão, como vimos os meninos ciganos que roubam dos outros a pedido do padastro e da mae.

    Eduardo Silveira
    1º ano A.
    Abraços Junão.

    ResponderExcluir
  18. O filme "Crianças invisíveis” nos mostra a triste realidade de crianças de vários lugares do mundo, como por exemplo de duas crianças de São Paulo, que viviam pegando latinhas e caixas de papelão para venderem para a reciclagem, nos motra também as crianças ciganas que aprendiam a roubar com a própria família, nos mostra também a triste realidade da menina que tinha os pais usuários de drogas, e tanto ela quanto os pais tinham AIDs, e principalmente ela sofria muito com essa diferênça pois era vitíma de preconceito na escola.
    O filme nos mostra a importância da família na formação do indíviduo, e nos mostra a triste realidade de crianças que não tem uma família estruturada, e tudo mais.


    Cassiano Q. A. Silveira
    1°Ano A

    ResponderExcluir
  19. O filme retrata a realidade de várias crianças do mundo todo. A falta da família principalmente na vida das crianças, mas uma estrutura familiar é extremamente importante no desenvolvimento de qualquer criança.João e Bilu,mesmo catando papelão sorrindo e brincando,são felizes.Bianca por exemplo tem Aids e sofreu Bullying( é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica),porém teve o apoio dos seu familiares,os quais a incentivaram a procurar ajuda.

    Leonardo 1ºb

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. A Importância da familia pra mim nos dias de hoje se da principalmente no acolhimento e apoio, a familia acolhe e apóia nas suas decisões e ela é responsável pela sua formação ética, a parte que mais me chamou a atenção do filme em relação a familia foi a da chinesinha que não tem a familia e perde o avô.

    Pedro Ivo 1º B

    ResponderExcluir
  22. A importância da familia é muito alta para mim, sem ela eu não seria nada. Sem minha família, minha renda seria pouca e eu teria que trabalhar, como no curta Song Song e a gatinha; sem ela eu teria que me sustentar fazendo coisas desonestas, como no curta sobre o menino que rouba. Este documentário foi o melhor que eu já vi até hoje!

    Pedro Hippólito 1 B

    ResponderExcluir
  23. Valeu mesmo meninos ....
    ótimas interações neste fórum ...
    continuem assim ... estamos crescendo ...
    abç. Profº Junão

    FIM ............

    ResponderExcluir
  24. O filme é bem construtivo, nos faz pensar como é bom ter uma família para nos apoiar quando estivermos tristes, em situações difíceis. Mostra como crianças sem famílias fazem para viver, vivem no sofrimento, como é o caso das crianças que aparecem no ínicio do filme, criança de aproximadamente 10 a 15 anos, que matam, andam fortemente armadas, mas que sentem falta de uma família, de uma escola, que sabem muitas coisas, como quando o garoto chega na escola e responde as perguntas deixada pela professora no dia anterior. Família também é base, dá apoio, mas também pais desvinculados fazem sofrer, causam vergonha, no caso do garota Bianca, que tem AIDS, e é desrespeitada na escola, por causa da falta de ética e responsabilidade de seus pais. Caso também dos garotos catadores de latinhas em São Paulo. Bom, o filme é bem interessante, e nos cativa a amar cada vez mais sua família e dar seu valor merecido.

    Matheus F. de Oliveira 1ºA

    ResponderExcluir
  25. O filme nos mostra que uma estrutura familiar é extremamente importante na formação de qualquer criança,conta a história de João e Bilu, crianças pobres, da favela,que com todo dificuldade enfrentada se divertem com seus”bicos”, retrata bem a realidade social e também econômica, mostra principalmente a relação dos personagens com seus pais. Uma família sem estrutura pode transformar qualquer um em drogados, prostitutas,e muitas outras coisas .
    Marina Silveira, 1°Azul

    ResponderExcluir
  26. A família e muito importante para nós, na hora que agente mais precisamos ela esta do nosso lado, dando concelhos úteis. Como é bom chegarmos em casa e ver alguém nos esperando Uma família “mal compromissada” pode fazer com que uma criança caia no mundo da violência, tão comum nos dias de hoje, ou nas drogas...
    Bilu e João são dois irmãos que moram na favela, que trabalham recolhendo: latinha, papelão para sustentar a família. Mesmos eles não tendo uma família estruturada eles vão atraz para o melhor pra eles.

    Lais martins 1º B

    ResponderExcluir
  27. O filme retrata o cotidiano atual ,crianças que sofrem sem uma família ,sem um ponto de apoio ,sem alguém para confiar.O filme traz a dificuldade de algumas crianças em diversas partes do mundo onde denunciam a violência, exploração, descriminação, racismo, irregularidades, erros, descaminhos e problemas, que abreviam a infância e forçam muitas crianças a amadurecer prematuramente às custas de grandes sofrimentos.O filme traz a mensagem de alerta ,que devemos olhar mais por nossas crianças ,pois elas estão jogadas ,abandonadas como cães de rua. O caso mais "interessante em minha opinião é o da minina Blanca ,filha de uma família com boas condições financeiras e educacionais;mas devido as aventuras de seu pai contraiu o vírus da AIDS.Blanca sofre com o preconceito no colégio e é vista como "diferente" por todos.
    A palavra chave para essas crianças é oportunidade.Oportunidade de terem uma vida melhor ,de serem alguém ,tornarem-se algo melhor ,e deixassem de serem vistas como "ninguéns"!

    Raphael Barbosa Reis
    2° ano A

    ResponderExcluir
  28. Junão , qual era o prazo? Eu nem sabia desse fórum...Mas se você aceitar:

    Família é a base de tudo, ou seja, o que te sustenta, o que vai dar a forma de como você será...Ela quem te ensina como ser uma pessoa certa, como agir moralmente.E muito mais, atravez dela, você aprende os mais importantes e sublimes sentimentos...
    Porem, muitas crianças não tem essa "BASE" forte e, mesmo que seja dificil, elas lutam para aprender isso sozinhas ou com a própria vida.Exemplo disso são os irmão João e Bilu que não perdem a esperança e tentam se tornarem pessoas melhores e com ética.

    TAYLA NOGUEIRA 1ºB

    ResponderExcluir