sábado, 6 de março de 2010

Meu povo e meu poema

Meu povo e meu poema crescem juntos
como cresce no fruto
a árvore nova

No povo meu poema vai nascendo
como no canavial
nasce verde o açúcar

No povo meu poema está maduro
como o sol
na garganta do futuro

Meu povo em meu poema
se reflete
como a espiga se funde em terra fértil

Ao povo seu poema aqui devolvo
menos como quem canta
do que planta

* Ferreira Gullar é um dos poetas contemporâneos mais engajados com as problemáticas sociais. Nesta poesia o povo e o poema se fundem em um só, o poema necessita do povo para ser escrito, além de ser escrito para ele. A poesia deve estar vinculada as questões sociais, colaborar nas denúncias e contribuir para as transformações da sociedade.

Um comentário:

  1. hoje a tv está contida no dia a dia das pessoas e é muito díficil viver sem ela.

    1 ano B.

    ResponderExcluir