terça-feira, 2 de março de 2010

Fórum sobre o documentário "Ilha das Flores"

As pessoas que vivem em situação semelhante aos moradores da "Ilha das Flores" relatados no documentário são realmente livres? Comentem a vontade:

54 comentários:

  1. Não , porque elas estão presas a um lugar não saem , não tem como sobreviver , só tem como se alimentar dos restos de comidas estragados que as pessoas jogam fora , e algumas pessoa nem sempre conseguem pegar os alimentos estragados .

    Helena Rattis , 1ºB

    ResponderExcluir
  2. Não são livres, pois essas pessoas possuem uma total dependência do lixo para sobreviverem, é através dos restos de resíduos de outras pessoas e de até mesmo animais que elas retiram seu alimento para se sustentarem. Por serem marginalizados pela sociedade elas estão presas num mundo que só poderão sair dele quando obtiverem uma oportunidade de uma vida mais digna, pois elas estão presas numa triste realidade onde também traz consequências maléficas a toda a população, pois elas são alvos faceis da violência.


    Beatriz L. Piantino - 1ºB

    ResponderExcluir
  3. No Brasil existe uma desigualdade social enorme.
    E muitas pessoas hoje vivem em uma situação semelhante a dessas pessoas da Ilha das Flores. E, assistindo a esse documentário, vem uma pergunta a nossa cabeça: "Por que essas pessoas se deixam sofrer tanto? Por que não saem daquele lugar?"... A resposta é simples, elas não são livres. Se saírem de lá elas não terão nem restos de porcos para comerem, verão sua família morrer, por isso ficam lá. E isso acontece em todo mundo, enquanto alguns têm um "tomate" novinho para se alimetar outros têm só um estragado. E estão presos a esse "tomate" estragado.

    Breno Silveira 1º A

    ResponderExcluir
  4. Não,essas pessoas dependem do lixo pra sobreviver,restos de resíduos de outras pessoas e de animais é assim que elas conseguem seu alimento,estão presas numa triste e horrível realidade onde traz riscos a saúde de toda a população.

    Daniel 1ºA

    ResponderExcluir
  5. Não, pois essas pessoas não tem sustento e ficam procurando alimentos em depósitos de lixo, o que causa doenças e outros problemas para a sociedade.

    Leonardo 1ºB

    ResponderExcluir
  6. Não,aquelas pessoas não são livres,elas estão aprisionadas à aquela realidade.Só sobrevivem por causa do resto de lixo que recebem para se alimentar.E infelizmente no nosso país temos várias realidades como esta.

    Inaê de Lucena Pereira Teodoro - 1ºA

    ResponderExcluir
  7. Não, aquelas pessoas não estão livres, elas necessitam do lixo para sua sobrevivência, elas não possuem outro tipo de sustento então depende dos lixões.
    Marina Silveira,1ºA

    ResponderExcluir
  8. não,porque aquelas pessoas vivem na maior miséria e a única forma delas se alimentarem e comer restos de comida e com isso elas adquirem várias doenças.

    CAIO CÉSAR
    1 ano B

    ResponderExcluir
  9. Não são, pois são totalmente dependentes daquele meio em que vivem para sobreviverem, eles não possuem oportunidades para mudar suas vidas ou melhorá-las, fazem então dos lixões sua única fonte de sustento, presas aquela realidade.

    Henrique Lima 1ºA

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Não,pois aquelas pessoas dependem do lixo da ilha das flores para sobreviverem,saindo de la elas nao terão nenhuma garantia de que vao se alimentar e nem sabe como vao conseguir algum alimento,portanto elas nao sao livres e sim dependentes dos lixões para tirar algum sustento.

    Joyce Martins 1°A

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O tomate que voce come e acha que vai pro lixo,ele vai pra ilha das flores,onde é separado uma parte para os porcos e outra para as pessoas que ali vivem,totalmente aprisionadas,pois ali fica seu unico meio de alimentaçao,seu unico sustento,e mesmo assim tem pouco tempo para pegarem essa comida,e no fim acabam cheias de doenças.

    Francine,1°A

    ResponderExcluir
  14. Essas pessoas dependem do lixo para que elas possam tirar o seu sustento, ou seja, sobreviver.Se eles saírem de lá, a probabilidade deles se sustentarem é 0. Eles devem ficar na ilha pois lá eles vão conseguindo de pouco a pouco tirar o seu sustento.

    ResponderExcluir
  15. livres elas são, mas não tem nenhuma condição financeira para se manter em um bem estar. A desigualdade social no Brasil é muito grande por isso muitas pessoas vivem do lixo.
    Saulo de Freitas Ribeiro. 2ºAzul.

    ResponderExcluir
  16. Todo ser humano tem direito a liberdade. Teoricamente isso ocorre, mas na prática, não. Os moradores da Ilha das Flores vivem do lixo vindo das metrópoles, sua coleta e aproveitamento. De fato eles podem sair de lá quando quiserem, mas isso seria inviável, uma vez que não teriam condições de se manterem e manterem suas famílias. A falta de educação, de oportunidade e o preconceito social com essas pessoas é enorme, e dificulta ainda mais sua inserção na sociedade. Assim, na prática, essas pessoas podem ser consideradas prisioneiras: prisioneiras de sua própria vida, sem o incentivo correto para tentar mudar de vida.

    Cassiano Firmino Pires - 2ª Azul

    ResponderExcluir
  17. Tudo que sobra na nossa alimentação, que achamos que são coisas que podem nos fazer mal, sao os alimentos dessas pessoas

    Caique Oliveira 1ºA

    ResponderExcluir
  18. Resumindo tudo essas poucas pessoas estão sendo tratadas como porcos comendo restos de alimentos , presas naquele lugar têm uma vida vergonhosa e triste, assim como nos somos livres, eles tambem tem que ser.

    Renato Rodrigues 1ºA

    ResponderExcluir
  19. Não são livres,elas são dependentes de restos de lixo para sobreviver.A miséria toma conta da vida dessas pessoas,elas estão presas à realidade ruim que vivem,e essa é a sua única forma de sobrevivência.

    ResponderExcluir
  20. É tocante quando nos colocamos diante de uma sitação como esta e percebemos que são seres humanos…depois deste filme paramos para pensar sobre quem somos e porque deixamos esta sociedade excluir pessoas, seres humanos que poderiam ter um futuro digno e humano…pensar e agir é o que falta na nossa sociedade capitalista ou seria individualista. E como o shaulin disse, eles são livres, só naum tem uma condição financera para se manter. ;s

    Danilaum 1ºA

    ResponderExcluir
  21. Não,com uma linguagem quase científica, o curta mostra como a economia gera relações desiguais entre os seres humanos,tudo que sobra dos nossos alimentos,algumas pessoas vivem na dureza algumas pessoas vivem tranqüilo!

    Andrey 1º A

    ResponderExcluir
  22. Não mesmo...pois eles só sobrevivem com os restos de comida....não tem nenhum incentivo para mudar de vida...esse pequeno filme nos mostra que a economia faz com que tenha muita desigualdade entre o povo!

    Maria Luiza Pereira Zaghi-2°B

    ResponderExcluir
  23. O documentario mostra com uma realidade explicita a desigualdade(social) nas condicoes humanas,que apesar de serem seres iguais vivem realidades tao diferentes.
    E como seres humanos no estado da pobreza podem passas por situacoes humilhantes.
    Mariana Felix 2° Azul

    ResponderExcluir
  24. O documentário mostra a desigualdade social no Brasil,ela é proveniente da falta do dinheiro e de oportunidades. Ou seja, hoje em dia o dinheiro controla a sociedade. Quem te dinheiro não precisa passar necessidades, já quem não tem passa por certas humilhações.

    Amanda Pereira 2° Azul

    ResponderExcluir
  25. no documentário podemos ver que a desigualdade social, pode ser por falta de dinheiro e as realidades diferentes que pessoas que tem dinheiro e as que não tem vivem. a falta de oportunidades podem trazer certas humilhações das pessoas que tem oportunidade para as que nao tem.

    Isabella Morais 2º Azul

    ResponderExcluir
  26. Não são livres. Pois dependem totalmente do lixo que é despejado , das sobras , dos restos .
    Essas pessoas não tem oportunidasdes, só conseguirão ser "livres" se tiverem um emprego digno , um lar . E essas pessoas ainda são alvo de doenças , violências e muitas humilhacões.

    Laurinda Conti M.R

    ResponderExcluir
  27. Pelo fato dessas pessoas não terem um emprego totalmente digno, assalariado , essas pessoas dependem do lixo . O lixo funciona para elas como um sustento , pois como não tem dinheiro elas buscam os restos de quem desperdiça.Por esse fato elas não são livres.

    Maria Tereza Lemos Vasconcelos 2°B

    ResponderExcluir
  28. Eles são livres ,mas algo maior os prende naquele local improprio,a NECESSIDADE !Os moradores da Ilha das Flores podem abandonar aquele lugar,aquela vida;mas não iram conseguir sobreviver ,se alimentar ,etc.Vivem abaixo da linha da pobreza,em péssimas condições! O único recurso que lhes é garantido são os restos dos porcos,que eles tentão aproveitar ao máximo.Isso é uma vergonha nos tempos atuais ,tempos de novas técnologias ,grandes invensões ...e mesmo com esses grandes avanços ainda não conseguimos achar a resolução deste terrível problema que nos assola:a fome ,a miséria de grande parte da população!O documentario busca relatar esses problemas de uma forma imparcial,mais as intenções do autor ficam claras .Ele faz uma critica severa ao modo como muitas pessoas vivem.Muita gente reclama ,mais pode ter certeza de que voçê que acha que está em más condições ,há muita gente pior por ae!

    Raphael Barbosa Reis -2° ano A

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. todo ser humano tem o direito de ser livre, a questão dessas pessoas que vivem na ilha das flores é que elas não tem condição de exercer essa liberdade que lhes cabe,eles tiram proveito da liberdade que é oferecida a eles, a liberdade de viver a base do lixo, o que não chega nem perto da liberdade que elas realmente merecem e tem direito.
    Gabriela Sobreira 2° azul

    ResponderExcluir
  31. Não, pois pela falta de condições acabam se tornando totalmente depende do lixo, pois é o único meio de sustentação daquelas pessoas. Com isso fica evidente a desigualdade social no Brasil!

    Thaís Morais 2ºB

    ResponderExcluir
  32. Não, pois essas pessoas necessitam do lixo para o meio de sobrevência.Todo indivíduo tem direito de ser livre mais na sociedade em que vivemos hoje em dia é uma sociedade dividida em classes onde não há o coletivismo.A precariedade nos dias atuais que vivemos passa muitas vezes despercebida, mas vivemos ela a todo momento como por exemplo: os restos de alimentos de nossos 'pratos' em que jogamos no lixo, logicamente pensamos que estará sendo realmente jogado fora, mas pode estar sendo ultilizado como forma de sobrevivência para algumas pessoas(necessitados).

    Isabella Salgado, 1B

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. O documentário faz uma certa comparação entre os animais e nós seres humanos, criando um ar cômico para demonstrar uma realidade bem cruel. Mas se formos pensar a desigualdade social nos torna dependentes até mesmo de nossos atos, como quando desperdiçamos algo que poderia ser util/necessário a alguém. Podemos ver claramente a situação em que muitos se encontram, tendo que comer restos de comida que até mesmo para porcos não serviriam. E depois de tudo isso
    ainda nos consideramos:" Seres humanos, mamíferos, bípedes, com um teleencéfalo altamente desenvolvido!" ?

    Anna Carolina M.Lemos 2ºAzul

    ResponderExcluir
  35. Pessoas que vivem em condições de vida tão precárias, piores até do que de alguns animais não estão realmente livres.Elas não puderam escolher essa triste realidade, elas dependem do lixo.E mesmo que elas tivessem outras opções de sobrevivencia, não seria algo muito diferente disso.

    Tayla Nogueira 1ºB

    ResponderExcluir
  36. Liberdade
    1. Faculdade de cada um se decidir ou agir segundo da sua própria determinação. 2. Estado de condição de homem livre. 3. Confiança, intimidade.
    (Definição do dicionário Aurélio)

    Portanto podemos dizer que uma pessoa só é livre quando ela tem o poder de mudar alguma situação. Existem outros tipos de prisão, o vício por exemplo, mas essas pessoas estão presas na miséria. Essas cenas de pessoas famintas é o retrato de uma sociedade doente, realidade de um mundo onde algumas pessoas querem ter sempre mais dinheiro e poder à custa da miséria e da pobreza dos outros. Em uma música do P. Zezinho ele retrata muito bem quando diz “SE FALTA PÃO NA CASA DO OPERÁRIO, O LUCRO DO EMPRESÁRIO É COISA DE LADRÃO”.

    Lendo alguns comentários percebi que a maioria refletiu sobre isso. Mas pensar sobre as causas da fome não resolve o problema, pois a fome não espera. A miséria e o desemprego destroem a vida das pessoas. Um lar não sobrevive sem o trabalho daqueles que vivem nele, e uma família sem estrutura não consegue se levantar onde há falta de apoio para buscar saídas.

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  37. Lendo alguns comentários percebi que a maioria refletiu sobre isso. Mas pensar sobre as causas da fome não resolve o problema, pois a fome não espera. A miséria e o desemprego destroem a vida das pessoas. Um lar não sobrevive sem o trabalho daqueles que vivem nele, e uma família sem estrutura não consegue se levantar onde há falta de apoio para buscar saídas.

    Entretanto não vai pensando que é só dar esmola que pode dormir tranqüilo porque ajudou alguém, que dando esmolas você vai limpar sua consciência. Que ir à creche distribuir chocolate para crianças carentes vai mudar alguma coisa... Pode distribuir chocolate, fazer sorrir cada uma delas, mas elas precisam de muito mais. Adianta você ir lá visitá-las se quando ela voltar pra casa encontrará seu irmão drogado, a mãe apanhando do seu pai bêbado, adianta? Resolve alguma coisa se ele ganhar um bombom na creche e guardar para seus irmãozinhos se amanhã eles sentirão fome de novo?

    É preciso ajudar aos que tem fome. Dar comida sim, mas como diz a música “a gente não quer só comida, A GENTE QUER A VIDA...” E assim é preciso ir além. É preciso oferecer oportunidade de trabalho e salários justos. Participar de programas sociais para mudar a vida das pessoas é essencial. E mudar a própria vida, sendo mais justo, humano e solidário, até que um dia dar esmolas não seja necessário


    KARLA 2°B

    ResponderExcluir
  38. Liberdade eles não tem. Vivem do lixo, daquilo que não utilizamos mais,o lixo para eles é uma forma de sustento. A desigualdade e a indiferença com a necessidade alheia é muito grande,e isso tem que mudar pois nenhum ser humano merece viver a base de lixo.


    Tayná Fernandes - 2ºA

    ResponderExcluir
  39. São livres se comparadas ao sentido literal, de não estarem realmente presas.Porém, ao analisarmos todo o contexto,vemos que elas acabam sem liberdade, pois, por falta de recursos, de dinheiro -tão mencionado no documentário- ,elas ficam em total dependência do lixo, ficando assim sem outra opção, sem liberdade de escolha, de algo melhor. Uma total precariedade gerada por nós, "seres humanos com um teleencéfalo altamente desenvolvido".


    Amanda N. Esper 2ºA

    ResponderExcluir
  40. Nao é que essas pessoas nao sejam livres, todos nos somos ou pelo menos achamos que somos, elas são é dependentes da situação em que vivem na pura miseria vivendo da 'sobra' dos outros, não tem condições para manter uma vida digna em que todos deveriamos ter com igualdade social, como a tayna disse ai em cima. Ninguem deve viver nessas condições, ninguem mesmo.
    Rhania Barini. 2° azul.

    ResponderExcluir
  41. Não, pois se elas sairem de lá, nao vao conseguir comida para sobreviverem, e lá não e a melhor comida, mais com aqueles restos eles conseguem sobreviverem da melhor maneira possivel.

    Letícia Martins 1ºB

    ResponderExcluir
  42. São livres para decidirem o que vão fazer e se vão fazer, mas para a garantia da própria sobrevivência e da sobrevivência dos familiares, estão diretamente relacionadas ao lixo, o que de certa forma as prendem a esse meio. Eles não saem de lá porque podem não conseguir uma melhor condição de vida e se prejudicarem em busca dela.
    Laís Bueno 2ºA

    ResponderExcluir
  43. Não ,pois elas têm como obrigação esperar o lixo que vem dos lugares..sem o lixo que chega elas não seriam nada,piores do que já são.
    O lixo é seu único pagamento(comida).Fora dali elas não conseguiriam empregos,salários,casas.

    Pedro Hippólito
    1ºBranco

    ResponderExcluir
  44. Não,pois essa pessoas precisam do lixo para sobreviver.Dele elas tiram o sustento delas do dia-a-dia.

    Lorraine Silva Pires 1B

    ResponderExcluir
  45. Temos que dar valor em coisas que, para nós, parecem simples ou até mesmo passam por despercebidas. Esse documentário me mostrou que é muito importante colocarmos em prática o que sempre aprendemos em "não desperdiçar alimentos". Nunca vem à nossa cabeça o que tem por "trás do lixo"; pessoas ainda dependem do pouco que conseguem tirar dos "restos" de alimentos que jogamos fora. É muito triste pensar que elas comem aquilo que os porcos comem também. (que é o caso do Ilha das Flores).
    Obs.: eu só consegui postar esse comentário hoje (23/03/10), porque o vídeo não queria abrir.

    Marina Garcia, 2ºA

    ResponderExcluir
  46. Pra mim essas pessoas são dependentes de algo que as fazem sobreviver (comida). Mas elas são livres sim, se elas realmente quisessem, poderiam procurar um lugar melhor onde pudessem ter uma vida melhor.

    Marina Garcia, 2ºA

    ResponderExcluir
  47. As pessoas nessa situação mostrada no documentário não são livres verdadeiramente. Em teoria, todo ser humano é livre. Porém, essas pessoas não tem opções de emprego, moradia, sendo tratadas como animais [se bem que os animais recebem melhores tratamentos na situação] e tendo que sobreviver do lixo. Essas pessoas não têm vida, e sim "sobrevida".

    Maria Luisa Coutinho - 2°B

    ResponderExcluir
  48. O documentário Ilha das Flores, fala sobre a desigualdade. As famílias da Ilha vivem somente com restos de comidas que são jogados fora, que por muitas vezes poderiam ser aproveitados. Elas não conseguiriam se integrar na sociedade pois não são estruturados, educados e aptos a viver em uma "realidade" diferente da delas.

    PS: Júnior, eu peguei a senha de um amigo tá bom? Beijos, Isabela Calixto 2°A !

    ResponderExcluir
  49. Não são livres , dependem totalmente de outras pessoas para poderem se alimentar ,viver .

    2°B vivi

    ResponderExcluir
  50. Não, pois o documentário mostra, que as pessoas vivem pelos restos de comidas que acham em lixão ! e isso mostra, que ainda existe muita desigualdade social no Brasil, e que para uma pessoa ter uma "comida na mesa" todos os dias, ela precisa ter uma condição financeira muito boa.

    Débora Castro, 1º A

    ResponderExcluir
  51. tecnicamente todas as pessoas sao livres. porém no documentario é retrado a realidade de muitas pessoas espalhadas pelo mundo! o que pra algumas pessoas é lixo para outros é uma forma de sobrevivencia. No nosso "lixo" é encontrado a alimentaçao de cada um retrado no documentario

    Thayná Santos 2°branco

    ResponderExcluir
  52. Não, a falta de condição financeira faz com que as pessoas fiquem dependentes do lixo.

    Danielly Ferreira Terra 2° Branco

    ResponderExcluir
  53. As pessoas que vivem nestas condições de vida , não tem outra escolha a não ser a de irem para a vida do crime , de violências , pois ninguém oferece melhores condições de vida , para que elas saem dessa desta .
    Lá , até os porcos comem melhor , essas mulheres , crianças e idosos escolhem restos que são descartados pelos criadores dos porcos .

    ResponderExcluir
  54. o documentario nos mostra a condiçao de vida daquelas pessoas,os restos de comidas recusados pelos porcos são o alimento daquelas pessoas que vive naquelas condiçoes de vida.O ducumentario quer nos mostrar que existe outro mundo alem do que vivemos,que lá as pessoas sofrem mto mais do que agnt acha que sofremos.


    Cassiano Silveira 1°Ano A

    ResponderExcluir