quarta-feira, 31 de março de 2010

Fórum sobre o filme "Última Parada 174"


O que poderia ter mudado o final trágico desse filme?

40 comentários:

  1. O fim trágico de Sandro poderia ter tomado outro rumo desde sua infância. Ele escolheu o caminho errado após ter fugido e se envolvido com o mundo das drogas. Tudo aconteceu porque ele não teve uma boa educação, ele não aprendeu o que é amar. Teve que aprender nas ruas, pois estava sem a mãe. Se ele tivesse aceitado a ajuda da tia Valquíria ou tivesse tomado outro rumo em sua vida seguindo o bem, ele não estaria tão perdido a ponto de fazer pessoas em reféns, ter matado uma delas e ainda morrer em função desses crimes.

    Obs: Vixee que filme pesadinho hein.. kkkk


    Beatriz L.Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  2. O Outro Final Poderia ter sido ele se render pacificamente e ñ ter tido o seu fim tragico,ele podeira ter cumprido uma peninha de 10 a 15 anos,mas ele havia resolvido fazer a burragem de ir ao mundo crime e roubar um onibus,bem feito pra ele!

    Andrey 1ºA

    ResponderExcluir
  3. Foi um fim muito tragico,mais isso que acontece com as pessoas que envolve no mundo das drogas,foi isso que aconteu com Sandro,ele tomou esse rumo pois pensou que tinha perdido sua mãe,foi ensinado desde pequeno atirar,ser bandido na favela onde morava, ele foi tenta a vida no Rio de Janeiro mais acabou sendo pior,conheceu pessoas más e foi para o pior caminho,ele tinha o coraçao bom,mais fez tudo isso por raiva da namorada garota de programa que se envolveu com amigo dele e pela droga.Ele podia ter proucurado ajuda,pois tinha pessoas envolta dele que queria ajudar como a tia Valquiria e sua mãe, mais ele nao quiz e foi roubar um onibus e fazer pessoas refens.Eu acho que ele deveria ter buscado ajuda para nao chegar a esse,aceitar a ajuda das pessoas que gostava dele ou tivesse pegado uma pena de tantos anos de cadeia , sem ter morrido ,pois ele podia sair da cadeia uma pessoa melhor.


    Letícia Sousa - 1º Branco

    ResponderExcluir
  4. Se Sandro tivesse se entregado sem machucar ninguém ele não ia ter esse fim trágico, ia para cadeia e ia cumprir pena por apenas alguns anos.
    3ª Lei de Newton: "Toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido oposto".
    (Nesse caso ele matava as pessoas, e acabou morrendo .)

    Daniel 1ºA

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Daniel, pois ele poderia ter se entregado, iria preso, ninguém iria se machucar, e ele depois de cumprir sua pena podia ser um homem livre, e tentar um recomeço na vida.

    Matheus 1ºA

    ResponderExcluir
  6. O filme conta a historia de um garoto que não teve muitas oportunidades;e quando sua mãe morre,não tinha ninguem para lhe ajudar.
    Ale decide conhecer copacabana,com isso ele conhece um grupo de garotos que roubava, como estava sem dinheiro e tinha usado droga, começa a roubar tambe. Sem ter muita opção entra para o mundo do crime, que um dia acabou levando-o a morte.
    Se quando sua mãe morreu, tivese aparecido alguem para ajuda-lo, provavelmente ele teria "escrito" uma historia diferente.
    O filme tambem mostra que muitos tambem entram no mundo do crime pelo mesmo motivo, a falta de incentivo e oportunidades.

    Pedro H. 2ºA

    ResponderExcluir
  7. O final nao seria tao tragico se Sandro nao tivesse fugido de casa e se envolvido com as drogas ...tudo aconteceu porque ele nao teve uma estrutura familiar e se ele tivesse isso ele nao estaria nas ruas e nem roubando e o final do filme nao teria sido daquele jeito.

    Fernanda Freitas 1° B

    ResponderExcluir
  8. Para o final não ter sido tão tragico era só o Sandro ter aceitado a ajuda da Valquiria para ela ensinar ele a ler e escrever, com isso ele podia ter ganhado dinheiro com seus rep, assim saindo daquela vida de roubos e drogas.

    Lorraine Silva Pires 1 B

    ResponderExcluir
  9. O final do filme seria menos trágico se o Sandro se entregasse, afinal ele cumpriria alguns anos de prisão, mas depois iria sair e tentar se tornar outra pessoa, fugindo das drogas, do roubo e da violência. Ou então, se ele tivesse uma base familiar melhor, uma boa educação, um bom emprego ..

    Marco Tulio Silva Vicente - 1ºB

    ResponderExcluir
  10. O meio. Se ele, quando entrou na adolescência, que é a idade em que se "descobre o mundo", tivesse tido uma família para o aconscelhar, uma boa educação e não tivesse entrado no mundo das drogas, ele não teria usado crack naquele dia e consequentemente não teria sequestrado o ônibus que culminou com a sua morte e de uma inocente.

    Breno Silveira 1º A.

    ResponderExcluir
  11. O final dessa historia como de muitos outros casos que conhecemos poderia ser diferente se os jovens tivessem mais oportunidades e acesso a educacao as quais nao deixariam as coisas chegarem nesse ponto.Jovens na rua e elvolvidos com drogas e uma realidade que deve ser combatida.Com um bom emprego ele nao precisaria estar enolvido com assaltos.
    Mariana Felix T. 2Col. Azul

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O final trágico desse filme poderia ser mudado se não existisse tanta violência e desigualdade social.
    Com mais incentivos do Governo eles teriam mais oportunidades de educação e de emprego, sendo assim não teriam que viver nas ruas.
    Então o mundo das drogas afetaria com menos facilidade a vida desses jovens.

    Amanda Pereira 2ºAzul

    ResponderExcluir
  14. Se o copo não tivesse caído! (brincadeira...)

    Alguns não entenderam o final do filme ou é impressão?
    Sandro não atirou na refém quando saiu do ônibus. O policial tinha intenção de atirar em Sandro, mas seu tiro matou a refém. No carro da polícia eles mataram Sandro. E ele não era o filho da Marisa, seu filho era Alessandro (que acabou reencontrando no enterro de Sandro), a confusão se dá pelo apelido de ambos: “Ale”.

    Podemos fazer um final de várias formas...
    - Se Sandro não tivesse roubado a arma de Josiel
    - Se o traficante tivesse aceitado a arma em troca de craque
    - Se o passageiro não tivesse avisado a polícia sobre a arma no ônibus
    - Se Sandro não tivesse assaltado o ônibus
    - Se Sandro tivesse se rendido
    - Se o policial não tivesse atirado

    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  15. Esse filme nos remete a pensar novamente na sociedade. Devemos voltar um pouco mais na história, bem no começo. Porque existem pessoas com muito e outras com tão pouco? Porque alguns passam fome enquanto outros vomitam comida? Vivemos em uma sociedade opressora, onde apenas alguns têm direito à vida. Contudo SOMOS NÓS A SOCIEDADE HIPÓCRITA, LOGO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS MUDAR.

    Mas quem manda não quer obedecer, quem ganha não quer dividir... O problema não é que ele perdeu a mãe, o problema é que ele vive na miséria. Pra suportar isso ele usa drogas, e a pra conseguir a droga ele passa a roubar. E porque ele não trabalha? Porque você não é capaz de empregar alguém assim! (preconceito) Porque o salário que você paga não é salário, é uma exploração, é violência. “SE FALTA PÃO NA CASA DO OPERÁRIO O LUCRO DO EMPRESÁRIO É COISA DE LADRÃO”.

    E eles também não são livres, eles estão presos no vício das drogas. Não adianta alguém tentar ajudar se em cada esquina tem um idiota que acaba com aquele trabalho, como um viciado de craque não vai comprar se o traficante vende do lado dele? Ainda mais se ele não tem motivo para suportar esse vício?

    Ah, queria lembrar que isso não acontece só no Rio de Janeiro. Do seu lado também existem pessoas que passam fome, imagine o que é dar droga pra uma criança pra ela não sentir a dor da fome? Ontem fomos a uma casa: A mãe tinha viajado à Franca e abandonado seis crianças, a casa não tinha água nem luz. Eles mostraram uma carta (sem remetente) do pai que está foragido por roubo de carro e o padrasto está preso. Isso te lembra alguma parte do filme?

    KARLA, 2°B

    ResponderExcluir
  16. Mais um final trágico que a sociedade tentou esconder dos olhos públicos ! Sandro ,garoto pobre;sofreu com a morte da mãe desde cedo[morta por uns trocados],viveu na rua ;em meio as drogas e criminalidade...até que ele mesmo se tornou um criminoso!Vergonha para o governo ,que vira as costas para os desfavorecidos,e contribui em muito para a miséria e criminalidade no pais.

    Pulando algumas partes ,já no fim de nossa história,Sandro,desacreditado da vida e de todos assalta um ônibus e faz refens.Depois de algumas horas de negociação ,Sandro ao sair do ônibus é surpreendido por políciais que o espreitavam.Em meio a confusão o policial erra o tiro que era para Sandro e o acerta na refém!A polícia rápidamente apanha o rapaz ,e o mata dentro do camburão,tentando ludibriar a todos e tirar a culpa da corporação.A história nos mostra um final trágico ,que podia ter terminado de outro geito!Não acham ?!

    Raphael Barbosa Reis 2° ano A

    ResponderExcluir
  17. A vida de Sandro,neste filme,foi retradada de forma a incriminar o garoto do fim que levou à sua vida.Tudo se dá início à sua infância,uma estrutura familiar totalmente acabada,seu pai ja era envolvido com o mundo do crime,assim,passando um grande exemplo à Sandro.
    Após ser abandonado,Sandro só tem uma escolha,morar na rua.Sendo assim,passa a conviver com marginas e viciados em drogas,e acaba se envolvendo com essas drogas.Se pararmos bem pra pensar,a vida de quem se envolve com drogas só tem dois caminhos,a morte ou a cadeia.Sandro até foi preso,mas ir para a cadeia,só lhe serviu para aperfeissuar mais o seu vício e para conhecer ainda mais maus elementos.Seu destino não foi diferente do que se imagina.Como já foi citado,só existem dois caminhos.Sandro teve escolha de qual caminho seguir.Era um rapper e sonhava em se expressar atravéz deste dom de improvisar,mas preferiu seguir outro caminho,no qual o levou à morte.Este filme nos faz refletir sobre a sociedade em que vivemos,com grande diferença social e econômica.

    Stéfano Nóbrega 2ºA

    ResponderExcluir
  18. A vida de sandro foi muito dificil desde o começo, pois ele presenciou varios momentos que afetaram seu psicologico como por exemplo o seu proprio pai ensinando-o a como usar uma arma e tambem ver sua mae morta.Toda sua base da infancia refletiu em toda sua juventude.
    Sandro começou a usar drogas por influencia de "amigos".Seu vicio passou a ser cada vez maior e para sustentar seu vicio ele decide assaltar um onibus.Todas as suas atitudes dentro do onibus , mostraram que nao era uma pessoa mà, mas sim uma pessoa revoltada com a sociedade e o meio em que vivia, Sandro morreu por ter seguido o meio das drogas e da violencia.

    Leonardo Jardel 2º Azul

    ResponderExcluir
  19. Na verdade, foram muitos os fatos que levaram a esse fim, dentre eles: se o jovem Sandro não tivesse recusado ajuda, se existissem mais pessoas como a Dona Verônica que não media esforços para ajudar aqueles "garotos de rua" e etc talves final pudesse ser diferente. Enfim, o filme "Última Parada 174" retrata perfeitamente a realidade de muitos jovens do nosso país. Nela acompanhamos a estória, baseada em fatos reais, de alguns jovens, dentre eles: Sandro e Alessandro, que por influência do meio em que nasceram, acabaram se envolvendo com a criminalidade e com as drogas. De modo geral, o filme foi bem interessante e nos deu a real ideia do que se passa em nossa sociedade.

    Lorraine Reis Avelino
    1º ano A

    ResponderExcluir
  20. Primeiro,para Sandro não ter um fim trágico ele nem deveria ter se envolvido com o mundo das drogas, que leva todas as pessoas ao mesmo destino. Mas como ele se envolveu e não aceitou a ajuda de sua tia, uma outra alternativa era ele se render,ir preso e quando cumprisse sua pena e fosse solto, ele reiniciaria sua vida de forma diferente dessa que ele tinha tido. Perderia alguns anos de sua vida na cadeia, mas depois teria uma oportunidade de recomeçar.Mas com essa alternativa de se render, era mais provavel que ele depois de solto,voltasse a essa vida, pois é muuuuuuuuuito dificil sair do mundo das drogas, então para não ter esse final tragico ele não deveria ter entrado nesse mundo e tido uma vida digna igual a muitas pessoas que não tiveram mãe nem pai e muito menos educação.

    Tayla 1ºB

    ResponderExcluir
  21. este filme poderia ter um final bom se SANDRO tivesse a consciência de que ele estava em uma mal caminho e deveria mudar tudo aquilo e ele teve a oportunidade de mudar tudo isso quando encontrou sua mãe,mas ele não deu importância
    nenhuma.
    CAIO CESAR 1°B

    ResponderExcluir
  22. Sandro poderia ter o final melhor, se ele tivesse se entregado a policia, Sandro ia cumprir a pena, mais um dia seria solto. Livre para começar uma nova vida, uma vida melhor se ele quisesse. Mais por conta da droga na cabeça deixou "orgulhoso" e com isso não fez com ele se entregasse a policia que ia ser um final bem melhor, principalmente pra ele que poderia melhorar sua vida.



    Matheus Jeronimo 2ºA

    ResponderExcluir
  23. Ele não precisava morrer como morreu , porque os policiais que mataram ele , ele poderia ter ido para uma reabilitação , e depois ficar preso , porque ele não matou ninguem , só fez refem as pessoas do onibus .

    Helena Rattis 1B

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Se ele tivesse o apoio dos pais desde infancia a historia concertesa seria outra. Mas os oficias de justiça, no caso era o BOPE, poderiam ter tomado uma decisão muito mais eficiente, fazendo com que não ouvesse vitima em ambos os lados.
    Respondendo a pergunta, os oficiais de justiça deveriam ser mais bem treinados para esses casos.

    Saulo de Freitas Ribeiro. 2º Azul.

    ResponderExcluir
  27. filme ke nos mostra a realidade nao só brasileira mais de qualquer pais menos ou mais desenvolvido,sao pessoas ke passam fome que pede ajuda do governo e que sao negados,a unica escolha sao as drogras,pois serviços nao arrumam,ninguem emprega uma pessoa nesses estados(preconceito como a Karla disse),mas ele teve a influencia do pai ja preso,e sua mae morta,ele nao sabia uque fazer,nao conseguia emprego,sua alternativa foi as drogas,disorientado entrou no onibus e assim ameaçou todos,o policial errou o tiro e matou a refém,Sandro se entregou,mais foi morto na viatura,sera que esse foi a coisa certa a se fazer?Mata-lo,mesmo sendo oque era,ele poderia ser preso,se rendindo,e hoje estariavivo e poderia ser uma pessoa melhor como tem com muitos...

    A mas isso nao acontesse só em cidades grandes,tambem acontece em nossa cidades,mas a gente nao percebe,só percebemos em cidades grandes...Pobres tem em varios lugares,e a maioria tenta mudar de vida mais ninguem ajuda-os e depois que eles entram é dificil de sair... mas sera que Sandro conseguiria mudar?Poderia ele ter outro final?


    BRUNA 2°B

    ResponderExcluir
  28. O filme retrata a realidade brasileira tal como ela é, crianças que não tem oportunidade de estudar e ter uma boa educação, mães que ficam aflitas por verem seus filhos virarem marginais. Durante o filme, percebe-se, por exemplo, que uma coisa que pra gente é errado, pra ele é normal(Sandro).O filme em geral realmente retrata a sociedade na qual a falta de oportunidades em uma boa educacão ou um bom trabalho leva pessoas a se envolverem com o crime.Acho q o final poderia ter sido diferente se ele tivesse aceitado a ajuda das pessoas boas que queriam o ajuda-lo, podendo evitar sua morte cumprindo sua pena na prisão onde estaria pagando por seu crime e saindo de lá uma pessoa diferente.

    Isabella, 1B

    ResponderExcluir
  29. Ele devia ter se entregado para a policia, facilitando a negociação assim poderia pagar sua divida depois com a sociedade, tentaria começar uma vida nova é ate poderia ser um compositor de rap

    Pedro Ivo 1B

    ResponderExcluir
  30. SANDRO,mesmo tendo um comportamento nervoso e ter machucado um policial,ele deveria ter se entregado a polícia e cumprido a sua pena de acordo com o que estava previsto.mas a polícia,com um método mais eficaz poderia ter evitado a morte dele.e,tudo isso, pela falta de educacao e instrucao das criancas que acabam se entregando ao crime...


    BRENDA MELO 1º B

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Sandro por uma série de trágicas , acaba sendo ao mesmo tempo protagonista e vítima do seqüestro do ônibus 174.
    Sandro não devia ter sido assassinado ainda mais já dentro do camburão da policia (pela própria policia ) foi uma covardia.
    Sandro deveria ter se arrependido e se entregado a policia para assim cumprir uma pena de acordo com a justiça .

    VIVIANE 2º B

    ResponderExcluir
  33. Concordo com todo mundo, mas não foi só um fator, foi uma série de falta de oportunidades e escolhas erradas, que o levou Sandro esse final trágico.

    Henrique Lima 1ºA

    ResponderExcluir
  34. Desde o começo até o fim do filme, eu pensei que Sandro fosse fazer a diferença no meio da realidade em que ele vivia. Mas á história dele só foi piorando cada vez mais; e só dependia dele para poder ter uma nova chance. Ele teve várias oportunidades de mudar de vida, só que não deu a mínima, foi até preso por se envolver em roubo. Ele teve outra oportunidade, que foi a última, em se entregar para a polícia no meio do sequestro do ônibus; mas infelizmente ele só pensou em míseros $1000,00. Nem na 'mãe' que acabara de encontrar. Ele estava com o pensamento só em si mesmo.
    Se ele se entregasse e cumprisse sua pena na prisão, quem sabe depois de solto, pudesse recomeçar uma nova vida; realmente mudasse de vida, deixasse o passado 'no passado'.
    Sandro teve chances, só que perdeu-as.

    Marina Garcia; 2ºAzul

    ResponderExcluir
  35. A morte de Sandro não e uma novidades para nos, a cada dia aumenta o numero de jovens mortos no Brasil, mais acho que a morte dele, não deveria ter sido daquele jeito, a policia não deveria tentar atirar ele, se ela não fizesse isso não teria matado a refém, mais em minha opinião parar mudar esse final trágico da vida de Sandro, ou ele começasse a viver com sua mãe, ou não fosse assalta o ônibus , como já disseram, concordo que era bom que levassem ele para um reabilitação para tentar recuperá-lo.Mas vale a pena lembrar que sua morte não dependeu só dos policias pois Sandro teve muitas chances e oportunidades para mudar de vida, pena que não soube aproveitá-las.
    Izabella Adriane dos Reis – 1ºA

    ResponderExcluir
  36. Sandro tomou um caminho errado para sua vida,quando se envolveu em drogas,talvez tenha escolhido esse caminho por ter tido uma educação apropriada,mas se ele tivesse aceitado a ajuda de outras pessoas como sua Tia ele teria tomado outro rumo para c nao teria este fim tao tragico!


    Lucas magalhaes 1°A

    ResponderExcluir
  37. O filme Ultima Parada 174 conta a historia de Sandro que não teve muitas oportunidades;foi criado na favela,ensinado desde pequeno atirar,ser bandido.Sandro decide conhecer copacabana,com isso ele conhece um grupo de garotos que roubava e usava droga,para conseguir dinheiro para a droga começa a roubar tambem.
    Se tivese aparecido alguem para ajuda-lo, provavelmente ele teria "escrito" uma historia diferente.
    O filme mostra que muitos entram no mundo do crime pelo mesmo motivo, a falta de incentivo e oportunidades.

    Marina Silveira 1°A

    ResponderExcluir
  38. O final poderia ter sido diferente,se ele estivesse ido pelo caminho do bem,e não para o do crime.
    E o que mais influencia os jovens a entrar no mundo do crime,é a falta de oportunidade,e a falta de orientação para o caminho do bem.
    E tudo poderia ter sido diferente se ele selecionasse as amizades da infancia.

    Cassiano Silveira 1°A

    ResponderExcluir
  39. O final foi consequência de tudo que Sandro fez na sua infância, andou com ladrõezinhos, com usuários de droga, aprendendo entao a sobreviver com isso.
    Por não ter oportunidades de ter uma família para educa-lo, e mostra-lo qual era o caminho do bem, e da paz, ele foi indo cada vez mais pro fundo do poço, envolvendo-se em assaltos e fazendo várias pessoas de refém.
    Como eu disse, o filme pra ter outro final, não sendo o trágico, Sandro deveria ter oportunidades de trabalho, família, para não se envolver no mundo das drogas e do cirme.

    Eduardo Queiroz Avelar Silveira 1º ano A

    ResponderExcluir
  40. Alguem sabe se a pessoa do onibus aquela lá de oculos que foi refem dentro do onibus ela levou um tiro, mais ela morreu? e alguem sabe o nome dela

    ResponderExcluir