segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fórum sobre o documentário: O silêncio das inocentes - 2º EM - A e B -


"O “Silêncio das Inocentes” é um documentário que fala sobre a violência contra a mulher e o silêncio que cerca essa violência. Explora os motivos das agressões, porque as mulheres calam e perdoam, e todo o contexto que envolve essa realidade social".

Qual a posição de vocês frente a esse assunto e como agiriam se estivessem próximos, não somente no sentido literal, mas também emocionalmente, de pessoas envolvidas em casos de agressões de homens contra mulheres?

Obs: mínimo 100 palavras - colocar nome e turma no final.

52 comentários:

  1. A maioria das agressões feitas com as mulheres,vem de uma liberdade que elas mesmas dão aos maridos,por dependerem e perdoarem demais,elas acabam deixando essa violência ir longe demais.Acima de tudo,a mulher deve se valorizar e ser respeitada.Não pode,e não deve ficar calada frente uma situação dessas.Elas devem entender que se os maridos agem dessa forma,não significa que é amor.Se tivesse próxima a uma situação dessas,não ficaria calada.Faria o possível para essas agressões cessarem.
    A sociedade acha ainda que a melhor forma de se resolver um conflito é por meio da violência,que os homens são mais fortes que as mulheres e tem esse direito sobre elas,são superiores.
    Seria bom que as mulheres tivessem a coragem de denunciar,pois assim elas evitam agressões futuras piores,e encorajam outras mulheres a fazerem o mesmo,porque nessa ocultação,não vamos encontrar soluções para o problema.

    Francine Bogo, 2°A

    ResponderExcluir
  2. A agressão contra mulheres é mais comum do que parece, e o que faz com que essa situação não seja tão visível é o fato de as mulheres terem medo ou até vergonha de denunciar.Outro fator negativo é que muitas vezes as providências certas não são tomadas , o que pode acabar prejudicando e expondo a mulher a riscos, como por exemplo, a reação do agressor devido a denúncia. Esse assunto deve ser mais enfatizado e levado a sério para que as mulheres possam ter mais segurança de que serão protegidas, e com isso , terão mais coragem de denunciar. É fácil julgar as mulheres agredidas dizendo que estão errando em não fazer a denúncia, ou até mesmo dizer que elas não se importam e acostumaram com a situação. Mas não é bem assim. As mulheres acabam ficando afetadas também psicologicamente, o que causa uma sensação de impotência diante a situação. Se eu estivesse sendo agredida, primeiramente me afastaria do agressor e procuraria as autoridades, e se eu presenciasse uma situação de agressão, ao invés de pressionar , incentivaria a pessoa a fazer a denúncia.

    Bruna 2º A

    ResponderExcluir
  3. As agressões domésticas não começam de uma hora pra outra, tudo começa na raiz, ou seja, no namoro. As mulheres devem analisar muito bem as atitudes dos companheiros quando são contrariados por elas, por exemplo, se estes vão se revoltar ao ponto de fazer alguma besteira. A mulher deve escolher um companheiro para aguentar todos os problemas junto com ela, dever fazer dele o seu “herói”, e não a pessoa de quem apanha em casa.
    Se eu estivesse diante de uma situação dessas, eu daria todo o apoio para que a mulher denunciasse sem medo, porque agressões domésticas muitas das vezes terminam com a morte da mulher.

    Eduardo Queiroz Avelar Silveira
    2º ano A
    Abraço Junão!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Antigamente a visão que se tinha sobre a violência contra mulher era que essa atrocidade só acontecia nas classes sociais menos favorecidas, devido à dependência financeira, a impossibilidade de estudar, arrumar um bom emprego e assim criar os filhos com dignidade.
    Depois que esta violência vem sendo mais debatida, mais combatida e cercada de informações, o que podemos constatar é que a violência contra mulher acontece independentemente da classe social à que ela pertence. Então precisamos voltar nosso questionamento para duas questões: não é somente por dependência financeira que as mulheres se calam e sim por questões culturais que as acorrentam durante décadas a fio e são passadas de mães para filhas, de que é preciso manter um casamento a qualquer custo, que mulher divorciada não tem valor perante a sociedade, que os filhos de casais separados são totalmente desestruturados e o pior que a igreja não aceita separação.
    Outro fator importante é que antes desta nova lei, as mulheres se expunham, denunciavam e nada acontecia com seus agressores.Tomara que a LEI MARIA DA PENHA, possa encorajar cada vez mais mulheres a denunciar seus agressores e que estes paguem devidamente por um crime tão covarde.Terminando, se eu estivesse envolvido de alguma maneira em um caso assim, incentivaria essa mulher, por mais difícil que fosse, a denunciar seu algoz e que ela recomeçasse sua VIDA!


    Luiz Carlos Martins Júnior - 2° A.

    ResponderExcluir
  7. Homens que cometem atitudes tão covardes como essas para mim não são homens coisa nenhuma. Atitudes de animais que não tem a capacidades de pensar e refletir sobre seus atos. E o que mais me surpreende são as mulheres desses agressores que não denunciam, muitas vezes com medo, preocupadas em não prejudicar os filhos, mas para que elas saibam é muito pior para um filho conviver com tanta violência, presenciando diariamente a mãe sofrer agressões e não fazer nada.
    Na minha opinião todas as vítimas dessas terríveis agressões deviam perder o medo e ir denunciar, porque ninguém tem o direito de agredir outra pessoa, principalmente a mulher que sempre está do lado do marido dando amor e carinho.

    Cassiano Silveira 2º Ano A

    ResponderExcluir
  8. A violência doméstica, um tipo de crime que até bem pouco tempo era visto como algo normal em um relacionamento conjugal. Até a criação da lei "Maria da Penha", as mulheres se calavam diante de seus maridos agressores, pois a maioria achava que lhes devia respeito. Porém hoje, podemos ver que não é bem assim, as mulheres conquistaram direitos que as defendem de seus agressores, que podem ser presos ou obrigados a manter distância de sua vítima.
    E o dever de quem presencia ou sabe por algum outro meio de ocorrências como estas, é encorajar a vítima a ir a uma delegacia especializada prestar queixa. Não podemos deixar que ocorram situações destas diante de nós, temos o dever de agir contra essas barbaridades, que ocasionam muitas vezes a morte dessas mulheres.

    Inaê de Lucena Pereira Teodoro. nº14
    2ºA

    ResponderExcluir
  9. Não importa qual tipo de agressão, na minha opinião, não deveria existir. Principalmente de homens contra mulheres, onde os homens são anatomicamente superiores às mulheres. Anos se passaram sem que não houvesse nenhuma importância com tal assunto, somente recentemente com a criação da lei Maria da Penha é que o cenário tem se transformado, aos poucos. Com vergonha da sociedade, ou medo de perderem quem amam, mulheres são agredidas a todo momento e não têm coragem de expor a sua situação. Quem sofre agressões, deve pedir ajuda. Quem se encontra perto de pessoas passando por tais situações deve se colocar em disposição para ajudar, seja conscientizando, denunciando, abrigando.

    Breno Silveira 2º A

    ResponderExcluir
  10. É difícil controlar a questão da violência contra a mulher, já que os seus agressores receberam a educação de um tempo machista e que não havia uma penalidade rígida, ou até que não havia penalidade. Homens que batem em mulheres são covardes e ignorantes, pois acham que se maltratá-las, elas irão achar que não tem nenhum poder, achar que dependem dele e assim não vão deixá-lo. Mas isso não é certo de nenhuma maneira, pois o homem tem diferenças físicas, são bem mais fortes que as mulheres, isso é uma covardia. A lei Maria da Penha não foi criada atoa não, foi criada para ajudar as mulheres, o problema é que elas se calam, mas se eu conhecesse alguém nessa situação iria encorajá-la a por a boca no mundo, ir à polícia, falar com a imprensa, tudo para que não acabasse no pior dos finais, a sua morte.

    Ingrid Lima 2°A

    ResponderExcluir
  11. A violência contra mulheres e mais comum do que podemos imaginar. O acontece é que muitas vezes esse assunto é deixado de lado e ignorado. Tanto pela justiça como para as pessoas que presenciam esse tipo de violência e não tomam nenhuma atitude.
    E muitas vezes além de serem vitimas dessa covardia as mulheres acabam sendo julgadas como culpadas por não terem denunciado. Mas acontece que nem sempre e tão simples assim, elas podem estar sendo ameaçadas, sem falar que muitas vezes a justiça não toma as devidas providencias deixando a mulher ainda mais venerável. Se eu presenciasse esse tipo de violência denunciaria e daria o apoio que a vitima precisasse. Esse tipo de crime e como qualquer outro e deveria ser julgado com mais rigor, pois independentemente se são marido e mulher o homem não tem esse direito.

    Evelyn 2ºA

    ResponderExcluir
  12. A violência sobre a mulher, vem crescendo a cada dia que passa, e o porque disso e que na maioria das vezes, as mulheres acreditam que o homem possa mudar, que a agressão não ira acontecer novamente, porem estatísticas já comprovaram que a tendência e somente aumentar, muitas também falam que perdoa por amor, mas elas tem que entender que quem ama cuida, e cuidado e o que elas não estão recebendo, se eu estivesse em uma situação dessa não ficaria calada, iria procurar ajuda, procurar meus direitos e lutar ate o fim, e se eu estivesse próxima iria ajudar muito a pessoa, iria incentivá-la a ir na policia, registrar um boletim de ocorrência, a ir procurar a lei da penha, que foi criada para ajudar mulheres que sofrem agressões, iria falar que seria bom que ela procurasse um psicólogo, porque as agressões pode traumatizar a mulher, enfim, faria de tudo pra tirar ela disso, se ela aceitasse minha ajuda.
    Izabella Adriane dos Reis – 2 ano A

    ResponderExcluir
  13. A desigualdade existente entre os gêneros expõe a mulher a situações de inferioridade frente ao seu companheiro, o que se deve a uma mentalidade medieval que determina o prevalecimento dos mais fortes e gerando consequências que deviam ser inadmissíveis.
    Muitos avanços foram obtidos desde então, entretanto, frequentemente nos deparamos a situações onde a mulher é prejudicada, não sendo devidamente valorizada pelos seus atos.
    Um exemplo comum é a violência a qual a mulher é submetida mediante ao "machismo" de seu, assim chamado, companheiro, uma vez que se trata de um assunto um tanto quanto delicado onde as mulheres agredidas muitas das vezes aguentam caladas, ora pelo medo da violência, ora por temerem a desestruturação da família, possuindo esperanças de que tudo se trata apenas de uma mutável situação, que acaba sendo levada adiante se não houver ação de medidas que radicalizem esse sofrimento.
    É um verdadeiro absurdo o fato da existência de tais agressões, no entanto, aguardar de braços cruzados não é a maneira ideal de se contornar essa situação. A agredida deve abster-se de coragem e buscar ajuda. Já os que se encontram próximos, devem dialogar com a mulher, buscando encorajá-la e confortá-la, não se calando frente ao inaceitável.

    Lorraine Reis Avelino - 2º ano Azul

    ResponderExcluir
  14. A violência contra as mulheres é um assunto que vem sendo bastante comentado nos últimos tempos. Cada vez mais homens estão sendo presos por conta desse tema. Na minha opinião, o homem que bate em uma mulher é um covarde, porque ele sabe que é mais forte do que ela e aproveita dessa situação. É horrível em uma família, homens que agridem suas namoradas, esposas, e mulheres em geral. Imagine uma família onde o pai de certas crianças agridem a mãe destes, o que os filhos irão imaginar? Que exemplo ele terá do seu pai? É por conta desse motivo e por outros que quem agride uma pessoa do sexo feminino, tem que ser julgado por seus atos.

    Leonardo de Pádua Rodrigues - 2ºA

    ResponderExcluir
  15. A violência contra a mulher é a forma mais covarde em que o homem expõe sua raiva. Antes da criação da lei Maria da Penha, todas elas eram violentadas, maltratadas, estupradas. Isso é um absurdo, o homem é fisicamente mais forte, pode muito bem naquele momento colocar pra fora toda a sua raiva, e violentar uma mulher indefesa. Com a criação dessa lei, as mulheres foram ajudadas. Elas podem muito bem, denunciar quem comete esse ato. Mais muitas delas se calam, ao medo e a insegurança de colocar a pessoa que está ao seu lado em um relacionamento na cadeia, é grande. Se eu soubesse de algum relato contra a mulher, com certeza iria encorajá-la a denunciar, para que ela possa viver em mundo onde não se tenha medo da violência. Com certeza, todo mundo deveria ser assim. Denunciar para que acabe essa atrocidade.

    Rafael Oliveira 2ºA

    ResponderExcluir
  16. Eu não sou só contra com o tipo de agressão ás mulheres,mas qualquer tipo de agressão,seja ela qual for.Eu como mulher,tenho aversão a esses homens que maltratam as mulheres,espancam,xingam,etc.As mulheres devem sem medo algum denunciar esses homens,porque ficando caladas e aceitando aquela situação eles nunca vão parar com as agressões e a tendência é só aumentar já que o homem vai ver que a mulher não faz nada.A lei Maria da Penha é exatamente para isso,para a denúncia contra esse tipo de agressão,é nela que as mulheres devem acreditar e buscar seu refúgio,e quem está diante dessas agressões também podem e devem denunciar.

    Joyce Martins - 2° A

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. A agressão contra a mulher é muito comum não só no brasil mas em todo mundo. As mulheres tem medo de denunciar esses marginais pelo fato de eles não serem presos nem punidos por parte do governo. Com a criação da lei Maria da Penha as denúncias aumentaram e as punições também. Se eu presenciasse uma agressão física ou psicológica contra uma mulher iria ligar imediatamente para polícia. A lei Maria da Penha facilitaram a vida das mulheres que sofrem agressões, a mídia teve um papel muito importante pois ela divulgou para a população como funciona essa lei, as punições e também fala muito nos casos dessa lei nos jornais e boletins policiais

    Guilherme Machado 2 A

    ResponderExcluir
  20. Homem que bate em mulher só pode seu um viadão enrustido, casa com a mulher, jura q sempre lhe tratara vai tratar com todo o carinho do mundo só pra parecer que é o bonzinho, mas chega em casa, vai lá e bate nela, faz de escrava, isso é uma coisa q se dependesses de mim, visse que estava acontecendo alguma coisa estranha como coisa quebrando, já ia chutando a porto e ver q se for um homem dando uma de machão e batendo na mulher, começava a bater no cara pra ver se ele gosta de apanhar, ver se é bom, isso só é comum no Brasil porque aqui praticamente a constituição é uma merda, se eu fosse o presidente do Brasil, eu já mudava essa constituição e liberava pena de morte e mandava esses agressores pra forca, isso é muito errado!

    Andrey Clímaco 2º A

    ResponderExcluir
  21. No princípio Deus fez o homem a sua imagem e semelhança, posteriormente Ele fez a mulher tirada da costela de Adão. Ou seja, Deus não fez a mulher tirando alguma das partes superiores como à cabeça para que esta fosse superior ao homem e nem dos pés para que fosse inferior, a costela simboliza o meio do corpo, a mulher deve ser igual ao homem, nem mais nem menos. Com isso, me posiciono no seguinte fato de que todos somos iguais independentemente do sexo. A mulher deve ser sim respeitada, principalmente pelo marido que jurou fidelidade e companheirismo. Não se pode calar diante de uma situação dessas, é importante nestes casos a presença de alguém ou alguma autoridade para que a mulher em caso de agressão se sinta segura. Direito iguais devem existir em todo lugar, até mesmo em casa junto com a família. É inadmissível o silêncio, é preferível o grito de socorro ao disparo de uma bala.

    Beatriz Lemos Piantino – 2ºB

    ResponderExcluir
  22. A violência contra a mulher é um problema que não pode ser deixado de lado, pois muitas vezes leva a consequências graves, como até mesmo a morte. Por isso é preciso tomar cuidado na escolha de um marido, ou até mesmo de um namorado, pois aqueles que são mais violentos, serão possíveis agressores. E não podemos nos calar quando sabemos de situações como estas, precisamos denunciar, ou ao menos encorajar a vítima a fazer isso, pois mesmo que ela ame o seu agressor, ela corre perigo de vida. Precisamos lutar cada vez mais para que possamos diminuir o número de mulheres agredidas e aumentar a igualdade entre o homem e a mulher, que não deve ser submissa a ponto de ser agredida pelo marido e se calar.

    Marina Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  23. A VIOLÊNCIA é ato de força contra as coisas, na intenção de violentá-las, devassá-las, ou delas se apossar.
    As agressões cometidas contra as mulheres vem de uma liberdade que elas mesmas dão aos maridos (às vezes nem mesmo são casados). Por medo e ao mesmo tempo por amor, por acreditarem que um dia essa agressão vai acabar e ele vai voltar a respeitá-la, dessa forma elas acabam deixando essa violência ir longe demais.
    A criação da lei Maria da Penha encorajou várias mulheres a denunciarem os seus agressores, pois as denúncias aumentaram e as punições ainda mais.
    Se eu soubesse de algum relato de agressão contra a mulher, iria encorajá-la a denunciar, é bem melhor para a mulher que a decisão de denunciar seja tomada por ela mesma (mesmo sendo encorajada pelos outros).

    Daniel 2ºA

    ResponderExcluir
  24. Um dos problemas maiores enfrentados pela sociedade atualmente é a violência contra a mulher, sendo, doméstica o seu tipo mais comum.
    É uma vergonha esse tipo de ato, mostrando que apesar de toda a tecnologia e ''evolução'' do ser humano, continua sendo uma sociedade em sua maioria machista, com ideias de que a mulher é inferior ao homem, que é submissa às suas vontades, tem que cuidar da casa e família, e não ter opinião nem autonomia em suas própias escolhas, sem falar que o mais preocupante de tudo é que os homens agridem as mulheres, além do própio ato ser covardia, as machucam, e deixam marcas que nem o tempo apaga, precisamos investir em educação, moral, ética de modo que superem esses pensamentos de machismo e sim à igualdade de homens e mulheres.

    Thiago Chagas Santos. - 2° A

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. As mulheres sempre foram, na historia da humanidade, discriminadas e subordinadas.
    O problema é que, apesar da mulher ter conquistado um lugar de maior destaque na sociedade, existem homens à moda antiga que não aceitam isso e partem para o que nós, homens, sabemos fazer melhor: bater.
    Infelizmente não se pode fugir da realidade de que o homem é mais agressivo mas não se pode aceitar o fato de ele bater em sua companheira.
    Além de ser falta de caráter, vai contra as leis de Deus e as leis da vida, já que um cachorro não mata sua parceira após ter um filho com ela.
    Que sociedade é essa em que até cachorros são mais humanos que os próprios?
    Está aí minha opinião pessoal e literal sobre os mal-tratos de homens às mulheres.
    Pedro Hippólito 2ºB

    ResponderExcluir
  27. As mulheres estão certas em querer se defender dos homens violentos e discutir a criação de novas leis ,para que elas tenham como reagir contra eles, até que os homens mudem sua mentalidade autoritária e procurem fazer uma sociedade em diversos aspectos e principalmente entre os gêneros.Se eu descobrisse que uma amiga ou conhecida estivesse sofrendo algum tipo de violência no seu relacionamento amoroso ,com certeza eu daria o conselho para ela denunciar o rapaz e se libertar ,pois isso acaba se tornando uma prisão que só acaba quando é feito a denuncia .Temos que mudar a forma de pensar ,pois as mulheres são iguais os homens e merecem ter os mesmos direitos
    Felipe Gomes
    2 B

    ResponderExcluir
  28. A criadora da Lei Mº da Penha foi uma vitima de agressão contra as mulheres ela levou tiro do seu próprio marido e ficou paralitica. Ela depois de ter levado o tiro do marido recorreu a justiça por mais de 20 anos ate conseguir criar uma lei que defende todas as mulheres que são bruscamente violentada por seus maridos que dizem ama-las mais pra mim e para varias pessoas isso não é amor. Existem Homens que dizemos que são os príncipes encantados mais depois algum tempo vimos que eles não passam de o lobo mal da historia, é só pensarmos em largar que eles ameaçam aquelas que um dia disseram que amava. Tem varias mulheres no mundo que são violentadas mais que ficam caladas por medo de denunciar. A Lei foi criada para proteger mais mesmo assim de 100%.. 60% tem medo de denunciar pois os maridos dizem que vão matar elas depois que saírem da cadeia.Homens e mulheres são iguais são muda o sexo mulheres não devem ser maltratadas por aqueles que confiamos, que são o Pai de nossos filhos, então que todos os homens do mundo tenho conciencia disso que numa mulher não se bate nem com uma rosa.
    Bárbara Barbosa
    2ºB

    ResponderExcluir
  29. A violência contra as mulheres é algo mais presente no dia a dia do que nós imaginamos. Desde a criação da Lei Maria da Penha pra cá, os casos registrados aumentaram consideravelmente, o que retrata que aos poucos as mulheres estão tomando coragem e denunciando os agressores. Entretanto, ainda há muitas medidas a serem tomadas a fim de que tenhamos uma sociedade mais igualitária nesse sentido. As vítimas resistem em aguentar de braços cruzados, suportando todo sofrimento, por esperança ou por medo de serem mais agredidas e ainda colocarem suas famílias em risco. O que se deve é punir mais severamente tais agressores, encorajar as vítimas e apoiá-las no que necessário for.

    Caíque - 2° ano B

    ResponderExcluir
  30. Muita mulher sofre escondida, se cala, e acaba convivendo com essa realidade. Isso não pode virar rotina. Os agressores merecem punição. Não podemos fingir que não estamos vendo, enquanto mulheres sofrem dentro de suas próprias casas. Elas se calam por medo de ficar pior, pois nem sempre são amparadas quando procuram ajuda. Mesmo depois de ser criada a Lei Maria da Penha, ainda é muito difícil de encarar isso tudo, nem sempre as autoridades agem como deveriam e a situação acaba piorando. Muitas mulheres morreram apos denunciarem o agressor e este continuar livre sem nenhuma punição. Temos que mudar essa realidade, violência contra mulher em pleno século 21 não cola mais.

    Beatriz Garcia. 2°B

    ResponderExcluir
  31. Frequentemente mulheres do mundo todo são agredidas pelos maridos. Obrigadas a fazerem coisas que não querem, as vezes não existe outra solução. Medo, amor, esperança. São esses os principais motivos que fazem uma mulher sofrer calada. Medo de sua reação, medo da reação da sociedade, amor, amor por aquele homem que independente disso você sabe que lhe ama, que você ama. Esperança que ele mude, “É só uma fase”; “Áh, ele teve um dia ruim no trabalho”; Inventar, tentar assumir pra si mesma que isso é normal, não é. Isso não vai parar, não se continuarmos de braços cruzados diante tal atrocidade. Não finja que isso é normal. Respeito é necessário, e envolve muito mais que “escutar enquanto o coleguinha fala”.

    Jessica Abreu 2º A

    ResponderExcluir
  32. Sempre continuamos a viver sem parar para pensar na gravidade do problema, a violência contra mulher é mais comum do que podemos imaginar, e na maioria das vezes é um assunto que é deixado de lado e nem sempre as pessoas dão tal importância para o problema.
    Apesar de todos esses anos nosso mundo ter evoluído muito, isso é mais uma prova de que o mundo é sim machista, com o mesmo pensamento de que a mulher é inferior ao homem.
    Mesmo com a Lei Maria da Penha em vigor, as mulheres tem medo de denunciarem sua situação, tendo em vista o medo de piorar ainda mais a situação em que se encontra. Muitas mulheres já foram assassinadas pelos seus “maridos” por denunciarem. E isso causa uma certa duvida e desconfiança as mulheres, denunciar ou não denunciar? Será que denunciando você esta colocando sua vida em risco?
    Bruce Dickson Arruk Almeida 2°A

    ResponderExcluir
  33. Pra mim, isso é de tamanha covardia, de tal forma que é até difícil descrever, o homem agredir a mulher que cuida de seus filhos, que faz sua comida e que está sempre lá para o acompanhar e conversar. Se eu convivesse com tal absurdo, estaria totalmente do lado da denuncia, a mulher que fez de tudo para fazer seu marido feliz, deve receber felicidade em troco, não murros e pontapés e outros absurdos. A mulher deve ser forte e não se deixar levar totalmente pelo seus sentimentos sobre o homem que bate nela, mas sim pela auto estima, ela deve querer o bem a si próprio, sua família, seus filhos, e não ao agressor covarde. Uma vez que o homem agride sua esposa, esse já não merece respeito da mulher que estava lá para ele pro que der e vier.

    Renato Rodrigues Mariano 2º A

    ResponderExcluir
  34. As agressões em mulheres, esta aumentando cada vez mas, isso pode ser tanto por ciúmes como por covardia dos homens, eles acham que por serem mas “fortes” tem o total direito de bater ate mesmo de machucar, alguns agem desse jeito por medo, outros por necessidade de ver o sofrimento no rosto de alguém, quando vemos uma agressão desse porte contra a mulher devemos denunciar pois por mais que ela não queira deixar o marido ele vai pagar por ter batido nem que seja alguns metros de distancia da mulher ele ganha! Devemos colocar um basta nisto tudo pois ninguém e dono de ninguém nem mesmo quando amamos, a gente ama quer ficar perto não recebe ao dizer que ama um papel escrito que se tornou dono! Bom já convivi com situações dessa e não é nada fácil,mas tudo na vida devemos conviver e nessa situação devemos aprender quando e errado e certo! Por isso por mas que você ame alguém você deve amar a si mesmo e denunciar que você sofre algum tipo de agressão!

    Isadora Dias -2ºB

    ResponderExcluir
  35. Antigamente sem a lei Maria da penha, as mulheres não tinham como se defender contra aos maus tratos de seus parceiros. Mais depois que uma mulher levou 1 tiro de seu marido, pra ela foi o bastante foi a gota d'água ela correu atrás de Justiça por mais de 20 anos ate conseguir, e assim fizeram a Lei Maria da Penha.Colocaram esse nome pois a mulher que levou o tiro chamava Mº da Penha. E hoje as mulheres sentem um pouco de segurança só, pois os seus Parceiros que batem nela ameaçam ela q se denunciar eles vão correr atras delas para matar então muitas mulheres ainda tem muito medo. Pois na maioria deles ficam presos por 5 dias só e quando eles saem e volta para casa e começa tudo de novo. Isso é uma grande covardia pois numa mulher não se bate nem com uma Rosa. Quando uma pessoa diz AMAR e depois sai batendo e fala que faz isso por amor, pode ter certeza que essa pessoa nunca soube e nunca saberá o significado da palavra Amor.
    Lorraine Pires.
    2bº

    ResponderExcluir
  36. A violência contra a mulher é um ato covarde do homem,e isso tem que ser acabado já.Isso é um fato muito comentado nos dias de hoje e que não pode ser deixado de lado,pois é muito sério.Na maioria das vezes as mulheres ficam com receio de denunciar seus maridos,namorados pois eles a ameaçam se fizerem isso e acabam se tornando prisioneiras dele e de um relacionamento que só traz dor e tristeza a elas,e é para isso que serve a Lei Maria da Penha,para que essas mulheres possam denunciar e ter segurança que não vão mais sofrer algum tipo de abuso.

    Débora Castro - 2°A

    ResponderExcluir
  37. Quem agride uma mulher nao pode ser considerado um homem,e um bicho que não pensa direito, que precisa ser tratado o mais rapido possivel antes que faça mais estragos.Atualmente com a criação da lei Maria da Penha encorajou várias mulheres a denunciarem os seus agressores, antigamente as mulheres tinham medo de denunciar esses bandidos pelo fato de eles não serem presos nem punidos por parte do governo.A população acha ainda que a melhor forma de se resolver um conflito é por meio da violência,e isso esta muito errado,pois imagina o exemplo que você vai estar dando pra seu filho ou sua filha,o que eles vão pensar,talvez virem futuros agressores pois o pai deu um péssimo exemplo,não podemos deixar que ocorram situações destas diante de nós, temos o dever de agir contra esses crimes,devemos denunciar muito e juntos acabaremos com isso.
    Cassio 2°B

    ResponderExcluir
  38. A lei, criada por Maria da Penha, que lutou por vários anos para conseguir justiça, é para ajudar as mulheres, que sofrem de abusos sexuais, violência e tudo mais, porém nem tudo no Brasil funciona como quer e quando quer, tudo leva sempre o triplo do tempo, ainda mais quando você é pobre, para Maria da Penha, no Brasil seu crime não foi considerado, ela decidiu ir para fora do país, e processá-lo, com a causa ganha, o Brasil foi obrigado a criar a lei, que protege as mulheres, contra abusos feitos por homens. Homens que realizam este ato, são homens sem caráter, e sem vergonha na cara, pois nunca se deve nem ao menos levantar a voz, uma mulher irrita às vezes, mas é mais frágil, e o respeito ao próximo deve ser o mínimo necessário para viver em harmonia como seres humanos.

    Matheus Ferreira 2ºA
    18 de setembro de 2011 20:10

    ResponderExcluir
  39. A violência contra a mulher é um tema muito difícil e sensível, pois conta com a atitude da mulher (o silencio ou a denuncia) e as várias possíveis reações do homem, uma vez que a lei no Brasil não é tão eficaz e muito menos dá total segurança à mulher.
    Se uma mulher próxima a mim estive sofrendo essas agressões, eu não interferia em nada além de dar conselhos, pois é ela que tem que escolher seu destino. O que mais impede a mulher de denunciar o agressor (excluindo a idéia de ela achar que ele vai mudar) é o medo, muitas dizem “se eu denunciar, depois ele me mata”, mas ela vai ficar sofrendo calada até quando?Melhor ela arriscar, porque mesmo ela tendo uma chance mínima de sobreviver, ainda existe essa chance. Se ela não denuncia, uma hora ou outra ela acaba morrendo de tanto apanhar.
    Resumindo: Se ela não denunciar, ela só vai estar adiando a morte, mas se ela denunciar, ela ainda tem uma chance de sair viva.

    Tayla Nogueira- 2ºB

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. A vida nos testa a cada momento, por isso digo com palavras firmes, estarei sempre contra agressão à mulheres sem impunidade, pq mesmo sendo pai, tio, avô, cometendo este ato não é digno de ser chamado de pai, tio ou avô....
    E acho que a mulher tem que se assumir e dizer um basta a essa violência, e não ficar com dó do marido, por pensar que ele a ama, ele não à ama, ele a machuca! Portanto deve ser punido sim, e aprovo a lei maria da penha e ainda acho que tem que ser tomadas mais medidas para que o cara possa melhorar seu comportamento...

    Pedro Ivo

    ResponderExcluir
  42. A lei Maria da Penha,uma mulher que tambem foi vitíma das agressões do marido e foi criada esta lei para diminuir as agressões e motivar essas mulheres que são vitimas a denunciarem os abusos sofridos.Para mim não deveria haver este tipo de preconceito de superioridade do homem sobre a mulher,pois todos somos iguais.As mulheres na maioria das vezes sofrem caladas com medo de denunciar,temendo o medo e as ameaças de morte feita pelos maridos,que estes são uns monstros e covardes.Quem ama e jura companherismo e fidelidade diante de Deus,não faz isso.Portanto com essa lei,encorajou mais as mulheres e muitos homens estão sendo presos e julgados.As mulheres têm que saber se impor e gritar por socorro diante de uma violência dessa.

    Letícia Sousa-2ºB

    ResponderExcluir
  43. A VIOLÊNCIA é ato de força contra as coisas, na intenção de violentá-las, devassá-las, ou delas se apossar.
    As agressões cometidas contra as mulheres vem de uma liberdade que elas mesmas dão aos maridos (às vezes nem mesmo são casados). Por medo e ao mesmo tempo por amor, por acreditarem que um dia essa agressão vai acabar e ele vai voltar a respeitá-la, dessa forma elas acabam deixando essa violência ir longe demais.Resumindo: Se ela não denunciar, ela só vai estar adiando a morte, mas se ela denunciar, ela ainda tem uma chance de sair viva

    ResponderExcluir
  44. Por todo lado nesse mundo,há violência de todos os tipos,mas a violência que mais mexe comigo é a contra as mulheres."Em mulher não se bate nem com uma rosa".Mas o que mais intriga nesse contexto,é que algumas mulheres apanham,e falam que amam o homem que faz a agressão,não da pra entender mesmo.Algumas mulheres acabam não denunciando por medo do marido bater mais ainda,pois a lei do Brasil é mais lenta que carro de boi,e com certeza eles não farão nada pra ajuda-la,e sendo assim o marido ou agressor,terá mais tempo pra espanca-la.
    De um modo geral,deve ser feito uma imensa reforma na lei brasileira,porque do jeito que está é inaceitável.E se for pra comparar,todas as mulheres deveriam ter o mesmo extinto que Maria da Penha.

    ResponderExcluir
  45. A violência contra a mulher é um caso que acontece a cerca de anos, onde mulheres são violentadas bravamente por homens cruéis e na maioria dos casos não são capazes de denunciá-los, ficando caladas e cedendo perdão ao marido (namorado ou companheiro). Hoje milhares de mulheres sofrem agressões fortes e chegam até a serem assassinadas por homens que não aceitam traição, separação e até mesmo por ciúme.
    Com a nova lei existente no Brasil “Maria da penha” muitos casos chegam ao final feliz, mais muitas ainda vivem o terror, pois nem sempre essa lei entra em vigor a favor da mulher dando a ela proteção e segurança.
    Espero mais a diante que nosso país pense nas mulheres e que as mulheres sejam capazes de lutar a seu próprio favor, que denunciem qualquer ato, pois nenhuma mulher merece sofrimento e sim amor e carinho.

    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2°Branco

    ResponderExcluir
  46. No meu ponto de vista a agressão de homens contra mulheres é uma calamidade.Estamos vivendo em um mundo aonde a mulher não poder ter um pensamento próprio ou fazer suas escolhas,que os homens já levantam a mão pra elas.Isso é uma barbaridade,homens assim tinha que estar presos.Por mais que suas mulheres amem seus maridos,o que eles fazem,de forma alguma é uma prova de amor.As leis do Brasil esperam literalmente a mulher quase ser morta para tomar uma providencia,e pergunto-lhe novamente,que país é esse?Que uma mulher não tem seu valor próprio e precisa apanhar de seus maridos?As leis do nosso Brasil precisam agir o mais rápido possível,e acabar com essa pouca vergonha de homem batendo em mulher,porque em mulher não se bate nem com uma flor.

    Helena Rattis
    2B°

    ResponderExcluir
  47. A violência com as mulheres acontecem porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito é usando violência e os homens acham que são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes e outros homens acham que têm o direito de impor suas vontades às mulheres.O homem que maltrata uma mulher deve ser punido pelos seus atos, pois a mulher é um ser no qual se deve o respeito, porque nos homens não vivemos sem elas.Se eu presenciar um fato de violência a mulher próximo a mim, eu procurava o mais rápido possível ajudar essa pessoa, chamando a policia, recorrendo a alguma casa de ajuda, porque essa pessoa ia estar precisando muito de um ombro amigo.
    Caio Silveira 2°B

    ResponderExcluir
  48. A violência contra a mulher, não esta restrita a um certo meio, não escolhendo raça, idade ou condição social. Toda a mulher violentada deve ter a coragem para denunciar o agressor, pois agindo assim ela esta se protegendo contra futuras agressões, e serve como exemplo para outras mulheres, pois enquanto houver a ocultação do crime sofrido, não vamos encontrar soluções para o problema. Mas nem toda violência deixa marcas físicas, existem outros tipos como as ofensas verbais e morais, que causam dores ainda maiores.
    A liberdade e a justiça devem existir para todos. Devemos denunciar todos os tipos de agressões (físicas ou morais) sofridas.
    Fernanda Godoy 2ºB

    ResponderExcluir
  49. A lei Maria da Penha é uma ótima coisa a própria agredida lutou, pois protege muito bem as mulheres do Brasil. Mas essa lei ela só entra em vigor se a mulher tomar a atitude e denunciar o agressor que na maioria das vezes são seus maridos, em muitos casos elas ficam apreensivas, pois amam seus companheiros e não querem que nada de mal aconteça com eles. Se eu tivesse um caso assim em minha família ou ate mesmo de meus colegas, eu aconselharia a mulher a denunciar e fazer justiça, não deixar impune.
    Fernanda Freitas 2ºB

    ResponderExcluir
  50. A maoir parte da culpa pela violencia contra a mulher é dela mesma, porque ela nao tem coragem de ir denunciar a pessoa que faz aqueles maus tratos contra ela.O homen que comete tal agressao tambem nao tem nem um pingo de verginha na cara , como uma pessoa pode fazer tanta maldade com uma pessoa que nao tem força o suficiente para se defender, se caso acontecesse perto de mim nao pensaria nem meia vez antes de intervir pela mulher que estivesse sendo agredida ,pois isso nao é coisa de um homen faze com uma pessoa e nem com animal algum.


    FELIPE ILGNER 2°B

    ResponderExcluir
  51. Muitas mulheres no mundo, não só no Brasil, sofrem diariamente com agressões físicas feitas por homens, que são seus maridos ou companheiros, e quem elas pensavam que podiam confiar. E em muitos casos, as mulheres agredidas, em vez de procurar ajuda nas delegacias próprias para mulheres violentadas, elas não denunciam o companheiro por medo, por “amor”, e também, muitas vezes pelos filhos. Mas também, em muitos casos as mulheres que denunciam o agressor não tem proteção para que ela não seja agredida novamente. No Brasil, existe a lei Maria da Penha, que era agredida pelo marido e que, lutou por muitos anos para conseguir justiça para ajudar as mulheres, que sofrem violência. Mas no Brasil a justiça anda devagar e quem deveria estar preso por esse tipo de agressão está livre.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2º A

    ResponderExcluir
  52. A cada dia que passa, a violência contra a mulher se torna mais freqüente, e oculta.Os direitos dedicados a tal agressão, muitas vezes não é respeitado, e também, não é utilizado pelas vítimas por medo. A fragilidade, a capacidade de perdoar da mulher, e a dependência são fatores que também aumentam o numero de agressões e os maridos se aproveitam disso, para as ameaças e fazem com que as mulheres não vão ate a policia.Diante de uma situação dessas, minha primeira atitude seria afastar do agressor, e chamar as autoridades.Campanhas promovendo os direitos das mulheres devem ser mais divulgadas, e também campanhas para encorajar as mulheres vitimas dessas agressões a ir ate a policia e denunciar. A violência já é uma realidade, e os direitos contra ela devem ser utilizados corretamente.

    Aline Brusiquesi 2ºA

    ResponderExcluir