quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Último Fórum de 2011 - 2º EM - A e B

Assistam a este vídeo (link abaixo) muito interessante chamado "O buraco Negro". Ele tem cerca de dois minutos e meio apenas, mas é de uma profundidade enorme... sem trocadilho.
Depois disso escrevam a vontade sobre o mesmo dando sua opinião sobre o perigo da ganância em nossa vida.

http://www.youtube.com/watch?v=tQr5TD0UtpM

Data final: dia 30-11

36 comentários:

  1. A ganância por dinheiro e sempre querer ter mais, mais, mais do que os outros fazem da nossa sociedade um verdadeiro campo de desigualdade aonde os ricos tem muito e nunca satisfeitos com o que tem ,sempre quer ter mais ,nem que tenha que roubar(como é o caso do políticos) ou assaltar. Nossa sociedade vê no dinheiro o caminho da felicidade do sucesso, pois fomos criados assim . E os pobres como ficam ? Ah, os pobres lutam para levantar de manhã e ter o que comer. A ganância é um problema muito difícil de se combater, pelo fato da nossa sociedade já ter sido domesticada desse jeito. O dinheiro em alguns momentos traz felicidade, todavia ele pode destruir pessoas, famílias e a própria sociedade. Metas para solucionar esse problema não tem, entretanto as pessoas devem olhar o seu modo de agir e para de focar apenas o dinheiro.

    Guilherme Machado 2°A

    ResponderExcluir
  2. As pessoas sempre querem mais . Principalmente na parte financeira , desejam no máximo o ganho do dinheiro . Isso é bom ? Claro , mais não exageradamente . Uma pessoa que só quer saber de ganhar mais e mais , não lembra de viver . Está ali , por conta da ganância e esquece da sua felicidade . A pessoa precisa do dinheiro para seus ganhos , mais não de uma forma exagerada. O mundo com isso se torna cada vez mais capitalista . Os ricos ganhando cada vez mais e os pobres tendo que lutar todos os dias para em muitas situações , receber apenas um salário mínimo , o que é pouco. É pouco , mais com certeza essa pessoa tem na consciência uma forma justa e tranquila de ganhar seu dinheiro . Não quer sempre mais , quer sim uma maneira de sustentar sua família . Dinheiro é bom , mais não dessa forma . A felicidade da pessoa vale mais do que qualquer ganância existente.

    Rafael Oliveira – 2º A

    ResponderExcluir
  3. A ganância e a ambição são facilmente perceptíveis em nossa sociedade atualmente. Possuí-las, moderadamente, é até preciso. Não há mal algum em querer melhorar sua condição e crescer no meio financeiro. Porém, como qualquer outra coisa nessa vida, a ganância e a ambição, em exagero, só vem a trazer malefícios a todos nós.
    O real problema é que "quanto mais se tem, mais se quer ter", falta-nos às vezes colocar limite nas coisas, perceber quando se deve parar ou quando a situação foge do controle. E com base nisso, o convívio em sociedade vai entrando cada vez mais em decadência.
    Enfim, devemos ter ambição e correr atrás de uma vida melhor, porém, mantendo a ética e o bom senso, lembrando-se de que tudo em exagero faz mal.

    Lorraine Reis Avelino - 2 ano Azul

    ResponderExcluir
  4. A ganância é parte essencial da vida dos seres humanos. Se não fosse por ela, as maiores conquistas, tanto no campo científico, quanto no campo econômico, não teriam ocorrido. Todos a possuem, porém, em diferentes escalas. Levando em conta o mundo em que o capital e as aparências se tornaram cada vez mais importantes, cada vez mais as pessoas colocam a ganância em primeiro lugar nas suas vidas. É natural e essencial possuir ganância, mas ela não pode ser maior que princípios, como a honestidade, que formam o caráter do ser humano.
    Breno Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  5. Todas as pessoas têm ambição, no entanto algumas pessoas exageram na ganância, só pensam em dinheiro e querem sempre mais e mais nunca satisfeitas passam a “passar por cima” dos outros querem dinheiro e poder a qualquer custo. Isso e visível em nossa sociedade, não só nos políticos corruptos ou outros ladrões mais em pessoas que mesmo honestas passam a só querer trabalhar par juntar dinheiro e se esquecem de viver.
    E claro que o dinheiro é importante no mundo em que vivemos, mas na maioria das vezes não é ele que nos trás a felicidade.
    As pessoas devem por limites nas suas ambições, não deixar que elas atrapalhem sua vida e priorizar as coisas que realmente importam.

    Evelyn Alves Dias 2ºA

    ResponderExcluir
  6. Vivemos em uma sociedade em que o “ter” muitas das vezes sobrepõe-se ao “ser”. Este modo capitalista de produção além de atuar na economia, atua também na vida das pessoas, o que gera uma ganância exagerada de modo que atrapalha até mesmo a convivência em sociedade, pois isso causa uma ambição atroz. Como na alimentação tudo em excesso faz mal, assim observamos nas nossas vidas, onde o querer ser bem sucedido ou obter melhores condições de vida ultrapassa os limites e se torna soberba e ganância. Precisamos rever os conceitos para que a nossa caminhada seja de total sabedoria e prudência, pois pode ser que a ganância suba a cabeça e um imenso buraco nos cubra, impedindo, assim, o nosso viver.

    Beatriz Lemos Piantino – 2º B

    ResponderExcluir
  7. Ganancia é quando a pessoa é tão fominha por grana,que faz com que ele começe a fazer de tudo pra ganhar,rouba,faz de tudo,so pra conseguir o que quer!isso leva ele pra um buraco sem fundo onde ele simplesmente ira fazer isso ate morrer e vai pra um buraco mais fundo e vai ficar a eternidade por ter sido tão idiota!

    Andrey Climaco,2º A

    ResponderExcluir
  8. É da natureza do ser humano, hoje em dia, sempre querer mais do que tem. A ganância é uma grande armadilha que te leva pro abismo (literalmente no vídeo), ela faz você fazer qualquer coisa, apenas pela obseção do TER. Nosso grande exemplo, são os ladrões que matam inocentes por dinheiro, policiais que aceitam suborno desses ladrões, e assim por diante,o mundo da ganância é todo interligado, e para sair dele, pode ser tão difícil quanto o mundo das drogas ( na minha opinião, também é ganância ). A humildade é rara hoje em dia, mas bem sucedido, é aquele que respeita seus limites e os dos outros, cada um tem o seu, se você quer algo, trabalhe duro, pois quando você obtêm algo com seu próprio suor, é bem mais gostoso usufruir depois.

    Renato Rodrigues 2º A

    ResponderExcluir
  9. Como percebemos com o vídeo, a ganância e o querer sempre mais nos leva a um caminho obscuro, caminho esse que transparece ser um meio fácil, prático e um tanto chamativo, que nos leva a pensar que há uma alternativa rápida pra tudo. No entanto, esse caminho não nos é recomendado, pois a falta de escrúpulos que a ganância nos proporciona acaba por nos levar a cometer atos impensáveis e irreparáveis.

    Caíque - 2°B

    ResponderExcluir
  10. Ganância é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos.

    Bárbara 2ºB

    ResponderExcluir
  11. Na maioria das vezes as pessoas se tornam gananciosas graças à sociedade, o capitalismo e a mídia, que influencia passando uma imagem de que é melhor quem tem mais, quem pode mais é que manda no jogo, e isso leva os indivíduos fracos de caráter a se tornarem egoístas, individualistas e cada vez mais gananciosos. Quem é ganancioso geralmente passa por cima dos obstáculos e se torna sem moral e conceitos. Não se preocupa com mais nada nem ninguém e deseja apenas o dinheiro e o poder, buscando seus objetivos sem medir as conseqüências.
    Fernanda Godoy 2ºB

    ResponderExcluir
  12. Mesmo entre nós, há muitos que têm o suficiente, mas mesmo assim ainda querem mais e mais, não pensando naqueles que nem o mínimo têm. A ganância cria o desejo insaciável de riqueza material, fazendo da acumulação de bens o seu primeiro objectivo na vida.As riquezas materiais tornaram-se no maior “talento” para nós, e hoje em dia o sucesso é medido na base da facturação em dólares americanos ou em euros.Devemos desenvolver dentro de nós o desejo de termos um mundo em que as riquezas sejam postas ao serviço dos seres humanos e não os seres humanos postos ao serviço das riquezas. Um mundo em que sejamos consumidores e não consumidos. Em que as pessoas trabalhem não apenas para enriquecer, mas também para prestar atenção à sua volta.

    Letícia Sousa-2ºB

    ResponderExcluir
  13. O vídeo realmente possui pouco tempo, mas registra uma mensagem importantíssima:que a ganância, a sede de poder e dinheiro pode nos dominar de tal maneira que sem percebermos deixamos de lado os valores que algum dia pautou nossas atitudes. Quando estamos envolvidos em situações que consideramos que podemos tirar vantagem ou passar alguém para trás ou até mesmo enriquecer facilmente, somos dominados por uma força que faz com passemos por cima de quem quer que seja para alcançarmos nossos objetivos.É por isso que a ética (noção do certo e errado) deve sempre orientar nossas atitudes, e essas passem a ser exemplo para os outros.

    Luiz Carlos Martins Junior 2°A

    ResponderExcluir
  14. O video cômico e muito realista, mostra a nossa busca por ter tudo sempre melhor, nunca satisfeito com nada, e para isso usa-se de meios nada justos, mostrando que a ganância é um mal que leva vc á cometer atos até criminosos e com certeza isso terá uma consequência, assim como também mostrando no video.

    henrique lima - 2ºA

    ResponderExcluir
  15. Todos nós temos um pouco de ganância e por um lado é até bom possuí-las.Não há mal algum em querer melhorar sua condição e crescer no meio financeiro. Porém, como qualquer outra coisa nessa vida, a ganância e a ambição, em exagero, só vem a trazer malefícios a todos nós. ela não pode ser maior que princípios, como a honestidade, que formam o caráter do ser humano, chegando ao ponto de o “ter” sobrepõe-se ao “ser”

    Marina Silveira 2°Azul

    ResponderExcluir
  16. O video retrata o que esta acontecendo demais nos dias atuais,a ganância das pessoas.As pessoas fazem tudo por dinheiro,elas roubam,passam pessoas para traz,quantas vezes ouvimos no jornal que filhos matam os pais por causa de dinheiro,isso e um verdadeiro absurdo,que mundo é esse que nós vivemos,onde está humildade,amor ao próximo,honestidade,desse jeito onde vamos parar,no fundo do poço concerteza.Vamos repensar nossas atitudes,assim teremos um mundo melhor e mais feliz.
    Cassio Rezende 2ºB

    ResponderExcluir
  17. A vontade do ser humano de ter tudo para si é um egoísmo excessivo e fruto da sociedade capitalista em que o individualismo e o bem material estão em primeiro lugar.
    O vídeo mostra-nos perfeitamente aonde a ganância pode nos levar, pois no desejo de sempre querer mais, passamos a fazer coisas erradas e a passar por “cima” de todos e isso acaba nos levando a um buraco negro, que na vida real pode ser a prisão ou a solidão,decorrentes de nossas atitudes anti-éticas para crescer na vida.
    O vídeo nos leva a pensar, que vale mais a pena ser honesto e demorar para alcançar os objetivos do que trapacear e algum dia acabar parando no “fundo do poço”.
    Tayla Nogueira 2ºB

    ResponderExcluir
  18. O vídeo mostra que o excesso de ganância acaba sendo prejudicial pra seu próprio ser, pois as pessoas estão querendo cada vez mas as coisas, estão usando o dinheiro para o uso de tudo, dão tanto valor para o dinheiro que isso pode levar a problemas com sigo mesmo, a ganância pelo dinheiro tem aumentado, pessoas estão fazendo de tudo para ter o dinheiro desejado, e assim passam por cima de seu próprio orgulho, de seu próprio conhecimento e etc.Todos nos temos um pouco de ganância, sempre queremos o melhor para nos mesmos mas as vezes isso se torna prejudicial, para todos em geral!

    Isadora Dias 2º B

    ResponderExcluir
  19. A ganância, quando usada de maneira controlada, pode até fazer bem ao viver das pessoas e na vida financeira delas. Mas o ser humano, não tem a capacidade de desfrutar tudo o que tem de maneira normal e feliz. As pessoas sempre querem mais, quanto mais se tem, mas se quer ter.
    E quanto mais o tempo passa, mas elas vão ficando egoístas e querendo tudo para si mesmas. A sociedade só apoia de um lado, para que as pessoas façam isso, pois tudo o que ela oferece, de uma maneira ou de outra, está ao nosso alcance. Devemos repensar nossas atitudes, e que, enquanto pessoas passam fome, nós estamos cheias de coisas que no fundo, não fazem tanta diferença.

    Débora Castro, 2º A

    ResponderExcluir
  20. O mundo em que vivemos esta muito ganancioso, todos querem demais e acabam fazendo as coisas de um modo errado para conseguir.
    O video que vimos mostra esse caso de ganacia pelo que nao ce pode pegar, e na maioria das vezes essa vontade de ter o que nao é da gente nao dá muito certo. Mas a ganancia as vezes ate que pode ser boa em nossa vida, pois sem ela nimguem iria querer um sucesso no trabalho, nao heveria bons profissionais com bons salarios, e a maioria da vida de muitas pessoas nao seria tao boa como é hoje.


    Felipe Ilgner 2°B

    ResponderExcluir
  21. A ganância hoje é um dos maiores frutos de corrupção, onde as pessoas ao terem algo sempre querem mais e acabam por fazer coisas erradas sem pensar no que pode acontecer. O dinheiro é o principal fator que os influenciam levando-os a roubos, a passar por cima de tudo e todos. Todos nós temos ambição, mais á aqueles que controlam e os que não conseguem se segurar. Ter muito nem sempre traz felicidade, pelo contrario só leva a um caminho indesejado, ter consciência é ter limites e perceber que para viver o necessário é o essencial.


    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2° B

    ResponderExcluir
  22. Como quase tudo na vida, o que faz mal é a quantidade. Ser ganancioso não necessariamente nos transforma em monstros. É preciso ter ambições na vida e correr atras dos nossos anseios. Assim como no filme é mostrado existe uma barreira que o personagem ultrapassa. Quando ele roubou um chocolate na maquina, aquilo foi algo que não causaria grande prejuízo. No entanto, quando a ambição aumenta ele vai atras do dinheiro que está no cofre, nesse ponto o personagem é tomado pela ambição cega e sem pensar nas consequências rouba o dinheiro. Pra tudo existe consequências, refletir ou não sobre elas antes de agir é o que nos difere.

    Ludmilla Vieira 2º A

    ResponderExcluir
  23. É como diz o ditado "Você dá a mão e eles querem o braço", as pessoas nesse sistema capitalista criaram um consumismo sem sentido e sem limite, elas só querem comprar e comprar , e tudo gira em torno disso. Porém, para comprar é preciso ter dinheiro, isso cria um circulo vicioso , pois quanto mais dinheiro , mais se pode comprar, então as pessoas criam a necessidade de ter um papelzinho verde, que elas acham que realizará os seus sonhos, ficando ambiciosos, querendo ter mais que todo mundo. Um exemplo é o homem do video, ele não se contentou com o dinheiro que tirou do cofre, ele queria mais e deixou ser levado pela ganância , entrando no cofre, e por ironia isso foi sua “destruição”.

    Ingrid 2°A

    ResponderExcluir
  24. Não há nada de errado em ser ambicioso na vida, muito menos em ter "grandes" ambições,ir em busca de várias realizações em todos os campos da nossa vida e assim devemos ser, porém quando essa ambição passa a ser gananciosa,
    ela acaba destruindo toda a nossa busca e transformando nossa vida futura num pesadelo.
    O problema do mundo é que normalmente decidimos nossa ambição antes de nossa ética, quando o certo seria o contrário.A pessoa gananciosa não vê limites para ganhar o que deseja. Ela não tem nenhuma ética.
    Para o ganancioso, os fins justificam os meios. Mas a ganância é um monstro insaciável: quanto mais a alimentamos, mais fome tem. A ganância, uma vez à rédea solta, aniquila o carácter das pessoas e destrói todas as qualidades humanas.Queremos apenas ocupar nossos espaços em branco para podermos construir os alicerces da nossa vida e um pouco depois começam a aparecer as ambições em busca de objetivos que muitas vezes acaba se transformando
    no pesadelo da Ganância, porque trocamos a felicidade pelo poder material.
    Não seria maravilhoso se as pessoas tomassem consciência do quanto estão agindo com ganância e passassem a agir com atos mais humildes em seu dia a dia até nas atitudes mais simples?
    Mas o importante não é questionar esse comportamento e sim, procurá-lo dentro de nós e tentar mudar isso, porque todos nós estamos sujeitos a sermos dominados por sentimentos egocêntricos como a ganância.
    Seja persistente àqueles sonhos que o tornarão felizes a longo prazo e o grande bem que podemos fazer
    neste mundo e que está ao alcance de todos é não prejudicar a nenhum dos nossos semelhantes na busca dos nossos sonhos.

    ResponderExcluir
  25. O video nos mostra uma realidade que infelismente há em nosso mundo. A ganancia de certas pessoas é um mal que leva as pessoas a coisas ruins. Cada vez mais as pessoas querem mais e mais e nao sabem a hora de parar. Como nos mostra o video, o rapaz nao se contenta em ja ter pegado muito dinheiro do cofre, ele queria tudo e acabou se ferrando. Esse video serve de exemplo para que aprendamos a agir de forma correta e que a ganancia fique de lado e formarmos um mundo melhor.

    Leonardo de P. Rodrigues 2ºA

    ResponderExcluir
  26. A ganancia e uma ‘’coisa’’ que ocorre com a maioria das pessoas, pois como vivemos em um pais onde o capitalismo predomina, recebemos muitas influencias de empresas, da modernidade e quanto mais a gente tem, mais a gente quer, uma das principais ganâncias e a por dinheiro, pois faz com que a pessoa se torne avarento, e comece a trabalhar cada dia mais, passando a viver por isso, para somente ganhar cada dia mais dinheiro, e poder ter tudo que a tecnologia nos oferece, so que o não percebemos é que a ganância acaba nos levando para um buraco negro, que na maioria das vezes não possui saída

    Izabella A. dos Reis – 2 ano A

    ResponderExcluir
  27. A ganância é como todo valor bom que se pode ter na vida, mas ela é incompreendida.
    As pessoas não entendem os limites entre o certo, o errado, o exagero e a falta.
    Quando você está com fome, você fica feliz e saudável ao matá-la, mas se você se empanturra de comida, isso pode te deixar cansado e ainda te levar a ter obesidade no futuro.
    Quando você namora: o ciúme é bom porque alimenta a relação e cria limites para que não ocorra infidelidade, porém quando se tem ciúmes demais, você não deixa seu(a) namorado(a) em paz, o que é ruim.
    O mesmo acontece com a ganância, as pessoas que não desejam ter muito na vida, não vão para frente, mas as que só pensam em ter tudo acabam se esquecendo das outras coisas, levando a atitudes inconformávies.
    Muitas pessoas perderam o sentido dos limites que existem e acabam se prejudicando, mesmo quando não é por mal.
    Pense na tua vida como um ponto médio de tudo.
    O errado nada mais é do que o exagero ou a falta de um valor julgado certo.

    Pedro Hippólito 2ºB

    ResponderExcluir
  28. O vídeo retrata uma realidade que existe em todo o mundo e que algumas pessoas não sabem controlar, que é a ganância! As pessoas gananciosas sempre querem mais e mais, nunca se contentam com o que já conseguiram. Essas pessoas fazem até coisas ruins como roubar para que se satisfação com o que conseguiram pra depois tentarem conseguir mais. Mas o que vem fácil vai fácil, por isso as pessoas devem se contentar com o que tem e o que pode ter; nunca tentar passar dos limites! Isso, para que ninguém saia prejudicado.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2º A

    ResponderExcluir
  29. É comum do ser humano sempre querer mais do que tem, ainda mais hoje em dia. Não há nada de errado em ser ambicioso ter grandes ambições ir em busca de suas realizações, é assim que devemos ser. O problema é quando essa ambição passa a ser gananciosa, a ganância é uma grande armadilha, que faz com que você faça qualquer coisa para conseguir o que quer, não importa como, não importa as consequências que isso vai gerar, ela acaba com todas as nossas buscas por realizações transformando nossa vida num pesadelo, ou melhor, dizendo num verdadeiro buraco negro. "Pessoas foram criadas para serem amadas e coisas foram criadas para serem usadas, o motivo do mundo estar nesse caos é que as pessoas estão sendo usadas e as COISAS ESTÃO SENDO AMADAS".

    Daniel 2º A

    ResponderExcluir
  30. A ganância, como retrata o vídeo, esta presente no mundo todo, em todas as classes sócias. O desejo de sempre querer mais e mais, quere tanto e não poder nem carregar o que tem, o vídeo mostra muito bem o que ocorre. Políticos, moradores de ruas, jovens e idosos, a ganância taca a todos, e ninguém mais se contenta com o que tem. Esta cada vez mais difícil agradecer pelo pouco que tem, ou até por tudo q você já tem. Ninguém mais quer lutar para ter o que quer, agora querem tudo pronto, na hora que desejarem, quando desejarem. O correto é cada um lutar para merecer, essa é a ordem correta.

    Aline Brusiquesi Silva - 2°A

    ResponderExcluir
  31. A ganancia em nossa vida ela deve ser controlada por nos mesmo para isso precisamos ter o alto controle de nossos atos , palavras e pensamentos ela em excesso pode ser muito preocupante pois faz como no vídeo que muitos de nos façamos coisas horríveis e ainda mais em situações que sua ambição fala mais alto dentro de você do que qualquer coisa fazendo com que mesmo sendo ruim você ainda faça o que é errado. Um exemplo muito forte e presente em nossas vidas atualmente que ouvimos muito dizer é a questão da politica no Brasil onde políticos que tem mais ganancia em roubar dinheiro do que ajudar a população é a prova sensata da ganancia .

    Fernanda Freitas 2°B

    ResponderExcluir
  32. Não vou te falar que Ganancia é ruim, pois nao é sempre assim, ela pode te fazer melhorar etc.., mas tudo com um controle sem exagero, igual o cara do video, se ela nao fosse tao ganancioso poderia ter pego um pouco de dinheiro, mas como sua ganancia foi tanta, ele teve que pegar o ultimo bloco que estava la no fundo do cofre, fazendo com que ele se afundasse em sua ganancia!!
    Pedro Ivo

    ResponderExcluir
  33. O Vídeo nos mostra uma pessoa gananciosa que tenta todos os métodos para conseguir dinheiro. Se observarmos o começo do clipe verá que o personagem fica até tarde no emprego para obter mais dinheiro em cima de horas extras, logo depois surge o fantasioso “buraco negro”, o qual ele pode usar para atravessar os objetos sólidos. Como o personagem já era uma pessoa gananciosa ele usa esse “buraco negro” para conseguir mais e mais coisas dentro do seu emprego, chegando até o ponto de se auto prejudicar pela sua ganância.

    Se pegarmos esse vídeo e coloca-lo para a realidade podemos comparar ele com uma empresa grande que possua vários funcionários, os quais tentam de todas as maneiras conseguir dinheiro e status, mesmo que tenham que prejudicar os seus colegas de trabalho ou mesmo a própria empresa.

    Em minha opinião o vídeo nos mostra sobre o sistema capitalista, o qual grande parte do mundo vive atualmente. Sistema que coloca as pessoas contra as outras e levam as pessoas a serem mais egoístas preocupando somente com o seu bem estar.

    ResponderExcluir
  34. Bom o vídeo trata nitidamente da ganância e a ambição do ser humano em sempre querer mais e mais, deixando de lado princípios e conceitos, quem nunca se perguntou o que faria se encontrasse um mala cheia de dinheiro, mesmo sabendo quem é seu dono, mesmo você atolado em dividas, você devolveria?
    Este é o lado ruim da ganância, esta por muitas vezes negativas, a ganância de querer além dos limites e ainda é mais tentador quando é de uma maneira muito fácil.
    Esta tal ambição teria que ser dada em apenas coisas positivas, com metas construtivas, aquelas que você traça e luta para até que chegue ao final.
    O que fica obvio é que, tentar ser mais “esperto”, por exemplo, tentando passar as pessoas pra trás é um tipo de ambição prejudicial, negativa, que a ganância de ter mais dinheiro, uma vida melhor, tem que ser de forma digna para que se consiga.
    Quem deixa de lado preceitos naturais da vida, como honestidade e caráter e a ganância toma conta de si, vive uma frustrada e ilusória realidade, pois ninguém da o real valor naquilo que vem muito fácil.

    ResponderExcluir