sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fórum - 2º ano EM - Status - Ética do cotidiano


Como vimos na aula passada, com perguntas e respostas baseadas no senso comum e na orientação de filósofos e professores de ética sobre algumas questões éticas do cotidiano (Fonte: revista Veja) me responda com suas próprias palavras:
Todos os dias, no noticiário, lêem-se denúncias de corrupção e atos criminosos por parte de políticos e governantes. Essa situação torna desculpáveis as pequenas transgressões que os cidadãos cometem no dia-a-dia?
Mínimo de 100 palavras.
Data máxima: 25/11

39 comentários:

  1. Como se diz o próprio dito popular, se seu amigo cair em um buraco você caíra também? As coisas não funcionam assim, um ato não justifica o outro. O fato de que os governantes ajam com falta de ética e autenticidade não torna justo o ato da minha omissão ou da minha falta de verdade com o meu próximo. Somos seres humanos fracos e errantes, mas temos a capacidade de raciocínio e inteligência, pois quando caímos devemos nos reerguer, mas não é porque o outro não faz que eu não deva fazer isso vai da ética individual e esta se constrói a partir de uma boa educação e da consciência de cada um, pois se vive em uma sociedade onde há direitos, mas predomina os deveres.

    Beatriz Lemos Piantino – 2ºB

    ResponderExcluir
  2. De início nem há o que se discutir: de modo algum meu erro será justificável tomando por base que outros também errem. Como já é de costume ouvir: "errar é humano", e como meros humanos que somos, erramos constantemente. No entanto, são comuns práticas semelhantes, como por exemplo, como quando estamos em um supermercado e o troco recebido é um valor acima do que seria correto, assim tentamos justificar a nós mesmos: "o governo frequentemente nos rouba, que diferença faria um trocado a mais aqui?"
    Atos desse tipo não ferem diretamente o governo, e sim o comerciante, que no caso não tem nada com o problema e, mesmo que tivesse ou mesmo que isso atingisse diretamente o governo, o erro do próximo não justifica o seu. Não devemos faltar com a ética nos justificando pela falta de justiça por parte de outros, e sim repensar nossos atos e começar a fazer justiça nós mesmos cada um fazendo sua parte.

    Lorraine Reis Avelino - 2º ano Azul

    ResponderExcluir
  3. Com a aula passada podemos ver que fazemos coisas que e considerado como falta de ética, mas mesmo assim não concordo com algumas coisas pois a maioria delas você não esta incentivando nada pois cada um tem seu modo de pensar e agir, acho falta de ética quando a pessoa rouba mesmo sabendo que esta errado ela continua, isso sim e falta de ética pois quando se erra uma vez a gente releva quando se erra mais de uma chega a ser burrice da pessoa ou falta de ética mesmo,os políticos são as pessoas que passam na televisão com os maiores números de falta de ética, ainda mas por estarem representando um pais uma nação são os que deviam dar mas exemplos, e não é isso que acontece, devemos começar a pensar mais no que fazemos pois só assim ira melhorar o convívio com a sociedade em geral.

    Isadora Dias- 2ºB

    ResponderExcluir
  4. Jamais podemos fazer coisas erradas só porque a maioria ta fazendo. Seguir as leis e as regras da sociedade é uma obrigação para todos os cidadão, pois sem elas a sociedade seria uma verdadeira bagunça. Não é porque a maioria dos políticos roubam e que eu posso sonegar os meus impostos, se for dessa forma nada dará certo e o mundo virara um caos. Cada um deve agir de forma correta, claro sem seguir tudo certinho conforme a ética mas sem afetar o próximo nem prejudicar um ou toda a sociedade. Antes de tentar mudar uma sociedade todos nós devem primeiro olhar nossas atitudes.

    Guilherme Machado 2°A

    ResponderExcluir
  5. Não é correto cometer um erro, nesse caso um roubo, usando como justificativa um outro erro maior. É hipocrisia, pois todos os dias as pessoas reclamam do fato dos políticos roubarem dinheiro público, mas muitos não se importam de cometer pequenos furtos. Quem não garante, que se essas pessoas estivessem no poder, com a chance de roubar muito mais, elas não acabariam por fazê-lo? Muitos usam a justificativa de ser um protesto, mas essa com certeza não é a forma de protestar, pois irá atingir apenas quem é roubado e não quem rouba. A melhor forma de protestar e tentar acabar com isso é fazer o possível para votar em um candidato que preste nas eleições e se manter honesto.

    Breno Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  6. A falta de ética na política é uma realidade do nosso país. A roubalheira e o uso das verbas públicas para fins pessoais são exemplos dessa amoralidade. Mas, por mais que haja toda essa corrupção, isso não justifica as pequenas transgressões feitas pelos cidadãos, tais como, furar fila, jogar lixo no chão, ocupar locais reservados para idosos, gestantes, deficientes físicos, entre outros. Cada um tem seu papel na sociedade e se achamos que os políticos não cumprem com os seus deveres, não podemos deixar de cumprir com os nossos. São pequenas atitudes realizadas em nosso cotidiano que demonstramos o nosso caráter.


    Beatriz Garcia. 2°B

    ResponderExcluir
  7. “Um erro não justifica o outro”. Essa é a resposta mais fácil e correta para dizermos a quem faz um “pequeno erro” em relação aos grandes erros dos políticos. Se fizermos alguma coisa errada, com que direito vamos reclamar de alguém? Temos que ser sempre corretos antes de criticar... Sem falar que os políticos são os representantes do povo, então não deixa de ser verdade dizer que eles fazem o que fazemos, só que em grandes proporções. Todos devem começar rever seus conceitos e aprender um pouco de ética, pois se cada um fizesse a sua parte, independentemente e sem ficar preocupando se o outro faz ou não, o mundo não estaria como está. Portanto, devemos parar de por a culpa nos outros e começarmos as mudanças por nós.
    Tayla Nogueira 2ºB

    ResponderExcluir
  8. Realmente é comum nos depararmos com situações semelhantes a estas onde buscamos justificar nossos erros levando em consideração que outras pessoas também já erraram. Porém, esta associação é indevida, pois errar todo mundo erra, no entanto, devemos buscar fazer as coisas certas nos espelhando em bons exemplos, e não nos erros do próximo. Pior ainda é quando nos justificamos dizendo que há muitos governantes que são corruptos e ladrões que nos roubam constantemente. Este tipo de justificativa é muito imprópria mesmo porque dizendo isso não está ajudando nada, não é uma denuncia social e nem mesmo uma forma de conscientizar e sim aumentando ainda mais o problema e sendo mais errado ainda.

    Caíque - 2º ano B

    ResponderExcluir
  9. Como todos já disseram um erro nunca justifica o outro, e a corrupção é uma coisa que já se tornou freqüente no Brasil, e o que muita gente deseja é que isso se acabe, porém para que isso se acabe cada um deve fazer sua parte, sendo que se você fizer outro erro, como roubar, e colocar como justificativa o que o governo faz você não ira ajudar, pelo contrario você ira aumentar a corrupção de modo que ira prejudicar muito o pais, que já esta prejudicado. E para denunciarmos esse tipo de roubo, devemos estar imunes, porque julgar uma pessoa sendo que você faz o mesmo, e uma grande falta de ética, que deveria ser considerada tanto grave como uma corrupção.

    Izabella A. dos Reis - 2 ano A

    ResponderExcluir
  10. O fato apresentado irá aumentar ainda mais a corrupção em si , não será somente o governante , será a própria pessoa cometendo um crime , pois ela pensa que está fazendo a coisa certa , só porque os políticos agem dessa forma , o que é absolutamente errado e uma falta de ética . Não é aceitável receber um troco errado , só porque os políticos roubam os dinheiros . Não é deixar de pagar que tudo vai se resolver . As pessoas precisam estar acima disso. Precisam elas , esquecer que existe esse governo que sempre rouba mesmo , é um capitalismo enorme, não tem o que discutir, e fazer a sua parte. Você não vive pela cabeça das outras pessoas , você vive para colocar em prática toda ética que o pertence
    Rafael Oliveira – 2ªA

    ResponderExcluir
  11. Não tornam-se desculpáveis, pois cada um é cada um e tem sua própria consciência, não é por causa da falta de ética de algumas pessoas no cotidiano que os políticos têm o direito de ser antiéticos também, com atos criminosos e corrupção. É como o ditado popular "Um erro não justifica o outro".
    Além disso algumas trangressões dos cidadãos são aceitáveis como vimos na aula, há casos e casos, até coisas que são permitidas na lei, como, os caixas especiais de idosos, podem representar uma falta de ética, dependendo do jeito como é usado. Um exemplo é você estar numa fila enorme, e estar com preguiça , então pedir ao seu vô ou vó, que passe pra você no caixa especial. Isso desrespeita as outras pessoas que já estavam esperando anteriormente a você, o caixa especial é lei, o que não é lei é você se aproveitar disso de maneira errada pra beneficio próprio. Assim como os políticos fazem se aproveitam do dinheiro dos outros em beneficio próprio quando isso deveria estar voltado para realizar projetos na comunidade e não para encher o bolso de ninguém.
    Ingrid Lima 2°A

    ResponderExcluir
  12. Usar os políticos e governantes como desculpa de que podem roubar ou fazer algo errado não tem nada a ver,como já disseram acima um erro não justifica o outro,e se já errou uma vez porque irá errar denovo? Cada um deve ter a consciência do que é o correto e fazer o correto,não apenas ficar falando e pedindo para o outro fazer e sempre ser honento,ter dignidade e caráter.Se cada um fizesse a sua parte o Brasil e o mundo estaria muito melhor,sem tanta corrupção que hoje vemos.Se temos regras é para elas serem seguidas,e precisamos ter ética acima de tudo.

    Joyce Martins - 2° A

    ResponderExcluir
  13. Nunca um erro de uma pessoa justifica a outra ir e fazer também.Como a desculpa ainda “Ah,fulano fez isso,eu também tenho o direito de ir ali e fazer o mesmo”.Que sociedade é essa que vivemos,aonde pegamos o erro das pessoas pra justificarmos?Esta claro que se uma pessoa age errado,e pra tomarmos isso como exemplo,não sair por ai fazendo com as pessoas o que bem queremos.O principio de tudo é a educação,qualquer lugar,e momento precisamos ter educação,pois sem ela,nos tornamos uma pessoa sem ética e moral.Temos que ter uma breve consciência dos nosso atos,pois estamos vivendo em uma sociedade,e assim devemos pensar em conjunto.E pegar o erro dos outros como exemplo.

    Helena Rattis 2Bº

    ResponderExcluir
  14. Não, ninguém deve tomar maus exemplos como justificativas para os seus erros ou deslises.Se o outro errou isso não é um motivo para que você erre também,pelo contrário. Não devemos agir da mesma forma como agem as pessoas que tanto criticamos. Se queremos ver honestidade, então, que sejamos honestos e se queremos ver mudanças no país, que comecemos uma mudança em nós mesmos. A verdade é que não se combate desonestidade sendo desonesto, é necessário que sigamos princípios básicos de ética para tomarmos sempre a atitude correta em relação às circunstâncias com que nos deparamos no dia a dia em sociedade.

    Aluna: Inaê de Lucena Pereira Teodoro. 2º A

    ResponderExcluir
  15. Não. Nem tudo se resolve em desculpas. Já se imaginou se todos os erros humanos se resolvessem em pequenas palavras de desculpas, o que seria do nosso mundo? Seria fácil roubar, matar e apenas pedir desculpas...
    Errar é um ato no qual você se justifica daquilo que fez, mas nem todo erro justifica o outro, não é porque alguém também faz algo errado que você fará errado também. Tomar próprias decisões é dever seu e não dos outros e ter ética é algo necessário e bom. Torna melhor a convivência na sociedade, o meio em que vivemos e sua respectiva aparência vistam por todos. Somos humanos e temos capacidade de pensar, e isso nos torna mais éticos e capacitados de pensar antes de qualquer atitude posta em jogo.

    ResponderExcluir
  16. Ter ética é saber diferenciar o certo errado e agir de acordo com o que sua consciência manda. Hoje, no Brasil, há vários, me arrisco a dizer que é a maioria, de políticos que não pensam na população brasileira, e sim em si próprio, tomando decisões e fazendo escolhas daquilo que é o melhor pra eles, isso para mim é muita falta de ética, porque se você se candidatou para um cargo público, tem que aprender a pensar nos outros em vez de pensar em você. Com isso devemos analisar muito bem nossos representantes, para que não sermos passados para traz, como muitas vezes acontecem. Não podemos seguir os passos daqueles que praticam a corrupção, devemos mostrar para eles o errado e assim não ser meros submissos a eles.

    Letícia Martins – 2°B

    Nos dias atuais existem regras para serem seguidas não para serem quebradas como boa parte da população anda fazendo,isso e uma verdadeira falta de ética.Cada pessoa devia fazer sua parte corretamente para termos um mundo melhor,uma sociedade melhor e pessoas melhores,mas existem verdadeiros corruptos no nosso país,os políticos,que influenciam boa parte da população,assim tendo um país corrupto e sem ética.Não devemos seguir as coisas erradas das pessoas,mas sim as certas,com isso melhoraremos nosso país e a nossa siciedade.

    Cassio Rezende 2ºB

    ResponderExcluir
  17. Nao ,pois os politicos é o espelho da populaçao e se alguns deles sao corruptos parte da populaçao tambem é ,para que os nossos representantes na Camara sejam honestos primeiramente essa atitude de ética deve vir da populaçao .Sao pequenas atitudes que definem a nossa ética,por exemplo, nao ‘’furar’’ uma fila ou falsificar a documentaçao para entrar em um determinado lugar .Cada pessoa tem seus deveres como cidadaos e se nos estamos insatisfeitos com nossos representantes nao é sendo anti-ético que vai resolver as coisas, e sim, elegendo com consciencia quem vai nos representar politicamente no Congresso nacional e na Camara Municipal.
    Felipe gomes 2ºB

    ResponderExcluir
  18. Nunca o erro de outra pessoa justifica para que voce faça o mesmo, por isso nao esta certo fazer certas coisas só porque uma pessoa fez e nao foi punido.As leis no nosso pais é muito fraca ainda mas esperamos que com o passa do tempo venha há melhorar,poque só os pobres que cumprem uma pena justa por seus erros e os mais ricos nao tem a mesma puniçao.
    Mas nao devemos faltar com ética nos justificando pela falta de justiça por parte da lei, e sim começar a repensar nossos atos e fazer justiça nós mesmos cada um fazendo sua parte.

    FELIPE ILGNER 2° B

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Nós seres humanos temos diversos defeitos, e um deles é achar que se uma pessoa pode errar, você também pode fazer a mesma coisa. Não é justo uma pessoa agir de forma incoerente já que outra está fazendo a mesma coisa. O que essa pessoa deveria estar fazendo era agir de modo que evitasse esses atos de má fé, como o dos políticos que roubam o nosso dinheiro a todo momento. Deveríamos repensar no modo de agir para que façamos uma sociedade melhor para todos serem felizes. Só assim poderemos estar com a consciência limpa, porque você está agindo de forma correta.

    Leonardo 2ºA

    ResponderExcluir
  22. Os verdadeiros valores morais e éticos parecem ter sido esquecidos. Nenhum cidadão consciente que imagina viver numa sociedade desenvolvida, igualitária e justa será feliz focado apenas nas coisas materiais. É hora de valorizar os atributos morais mais elevados. A honestidade,o respeito ao outro,a humildade,a lealdade,etc. A corrupção, o nepotismo e o desvio de dinheiro público fazem parte de nossa história,mais não vai ser pelo fato de haver falta de ética e de mostrarem atitudes desonestas da parte dos politicos corruptos,que tambem devemos cometer o mesmo erro.Devemos repensar nossas atitudes e fazer nossa parte,para construir um país e uma sociedade melhor.

    Letícia Sousa-2ºB

    ResponderExcluir
  23. Somos muito omissos,e quando vemos uma coisa errada,simplesmente deixamos passar,o certo seria não aceitar essa conduta.E se os outros fazem,porque não fazer?A maioria pensa assim,mas o que devemos fazer é agir sempre corretamente,não aceitando atos corruptos,pois sabemos muito bem o que é certo e errado.E o mal persiste pela omissão dos bons.As coisas dependem de nós,começamos a mudança nas pequenas situações que já estaremos ajudando.Seja a mudança que você quer ver no mundo.É necessário ter ética,educação,pensar no que está fazendo,porque tudo tem consequência.Não estamos no direito de julgar ninguém,pois todos erramos,em pequenos atos ou em grandes,mas erramos,e devemos reconhecer isso.Cada um deve fazer sua parte,ter sua consciência e caráter,para um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  24. Vivemos num país onde a ética é necessária, pois a corrupção está cada vez mais freqüente no Brasil. Os políticos e governantes estão sempre olhando para o ‘dinheiro’ e acabam perdendo a ética e a razão, no entanto gera uma corrupção cada vez mais acentuada. As pessoas não devem agir de forma espelhada aos políticos porque querendo ou não vêem que a corrupção já está ficando popularizada, na moda. Não é porque uma pessoa está fazendo algo errado que você fará também, um erro não justifica o outro. Ser decidido e saber usar a ética é muito importante para o convívio com a sociedade.


    Karoline Santos 2°B

    ResponderExcluir
  25. A falta de ética está em todo lugar, no trânsito, no trabalho, escolas, nas ruas e principalmente na política, que deveria ser algo para servir de base sobre igualdade social e educação, mas é exatamente o contrário. Não estamos podendo contar com a política para dar bons exemplos, assim estaremos sendo feitos de palhaços, pois todos sabemos como anda as condições politicas do país. Devemos nos conscientizar, começando por nós mesmos a respeitar uns aos outros, seguir as leis propostas e claro, protestar por aquilo que não concordamos, afinal, a união faz a força e educação vem do berço.

    Taismara 2ºB

    ResponderExcluir
  26. Essa situação não é desculpável pelo fato que os políticos e governantes fazem, é muito maior do que qualquer cidadão do país ,prova disso é que eles tem muito mais poder em suas mãos ,muito mais ambição e influencia do que um cidadão simples e humilde ou ate mesmo ricos e nomeados, eles fazem coisas que prejudicam a sociedade como um todo porque muito dos dinheiros extraídos eram de cidadãos que pagam suas contas em dia e impostos para que possamos ter uma vida melhor e o que eles nos dão em troca a decepção que todos temos nos sentindo menos presados ,traídos e enganados ,com isso os nossos erros são minúsculos e não devem ser comparados aos deles.

    Fernanda Freitas 2°B

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. As pessoas sempre criticam os erros de outras pessoas mas acabam fazendo erros semelhantes, arrumando como desculpa que a outra pessoa fez e não aconteceu nada, por que eu não posso fazer também?. Se uma pessoa comete o mesmo erro que a outra, ela não tem porque criticar outra pessoa e usar isso como desculpa. Isso mostra a falta de ética das pessoas do nosso país, que cada vez se torna mais comum e explicito. As pessoas deveriam cada uma fazer sua parte, sem se preocupar com as outras pessoas, faça sua parte que outras pessoas também iram fazer.

    Bruce Dickson Arruk Almeida 2ºA

    ResponderExcluir
  29. As pessoas hoje fazem coisas erradas, e como desculpa falam que fizeram tal coisa porque o fulano fez também. Essa é uma forma que a pessoa esta se protegendo, mas que não está convencendo ninguém, além de si mesma. Então essas desculpinhas não estão livrando a cara dela, mas esta fazendo com que essa pessoa erre a cada dia mais e sempre colocando a culpa no erro dos outros.
    As corrupções da nossa política é um dos principais erros que as pessoas dão de desculpa, pois sempre vemos noticiários mostrando que os políticos cometem crimes, dos mais variados, e nunca são punidos. As pessoas vêm que ta tudo liberal e também querem cometer esses crimes.

    Eduardo Queiroz Avelar Silveira
    2º ano A
    Abraço Junão

    ResponderExcluir
  30. Como muitos já disseram um erro não justifica o outro. As pessoas sabem que toda essa corrupção está errada, é claro que é injusto, mas também não é justo usar isso como desculpa para fazer algo errado e acabar prejudicando outras pessoas que são honestas, pois são elas que mais saem prejudicadas.
    Jamais devemos fazer algo que julgamos errado pelo simples fato de que alguém fez, mesmo que não tenha a mesma gravidade.
    As pessoas são inteligentes e sabem discernir o que é certo, o que é ético. Ai fica na consciência de cada um se vale a pena cometer essas transgressões que por menores que sejam, não deixa de ser um erro.

    Evelyn Alves Dias 2ºA

    ResponderExcluir
  31. De jeito nenhum, as pessoas não podem fazer algo de errado, só porque outra pessoa também faz.
    Pensando assim ninguém terá uma vida honesta e digna, sempre culpando outra pessoa, se deixando influenciar por outras pessoas e atitudes. Temos que por na cabeça de fazermos o certo por acharmos certo, não seguindo o que alguém fez ou faz.
    Todos nós temos muito disso, de cometer atitudes erradas e culpar que os políticos, por exemplo, fazem pior. E com isso estamos cometendo vários erros, primeiro que não tem o porquê de se fazer algo errado, e segundo de generalizar os políticos como se fossem todos errados e corruptos.
    A população tinha que parar de seguir opiniões dos outros, e começar a tirar suas próprias conclusões e opiniões.

    Cassiano Q.A. Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  32. As pessoas vão muito na onda dos outros e não pensam nas conseqüências que podem causar,e por isso acabam se ferrando, e isso acontece na política brasileira.Algumas pessoas honestas que entram na política acabam roubando.Mais porque será?.Isso ocorre pois lá dentro eles convivem com pessoas desonestas que roubam o dinheiro da população, e com isso são influenciados a fazer o mesmo.Claro que não são todos, mas eu penso que a maioria sim.O Brasil é cheio de políticos incapacitados para exercerem seus cargos e quem sofre com isso somos nós cidadãos brasileiros que ralamos para pagar os impostos e se tem a cambada de políticos desonestos para roubar.
    Caio Cesar Silveira 2°B

    ResponderExcluir
  33. Na minha opinião não, não é porque há ladrões de todos os tipo no mundo, que você pode roubar também, há uma grande consequência nessa concepção inútil desse tipo de pessoas, pois imagine se todos pensassem assim, onde o mundo iria parar? Quem é esperto rouba, quem não é morre de fome? Isso é um absurdo, a lei deve ser respeitada pelos habitantes do país em que vive. Existe político que rouba? Claro, sempre existiu e isso não vai sumir de uma hora pra outra porque todos querem, mas não será por isso q você roubará. Toda vez que você um rouba, alguém sai prejudicado, e de grão em grão, todos estarão na sarjeta, tanto da consciência como financeiramente. Isso é o tipo de educação que vem do berço! Então papais de hoje em dia, devem ser responsáveis para quem ensinem o certo pro filho, pois, ladrão que rouba ladrão, não tem 100 anos de perdão, como diz o ditado.

    Renato Rodrigues 2ºA

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. A corrupção e atos criminosos por parte de políticos e governantes não tornam desculpáveis as situações de transgressões que os cidadãos cometem no dia-a-dia. As pessoas sempre criticam os erros das outras, mas acabam repetindo os mesmos, e sem argumentos para justificar o seu, usam o erro dos outros para se livrarem de ter que dar suas próprias explicações. Mas é como o ditado diz "Um erro não justifica o outro", ao invés de fazermos a mesma coisa que os outros fazem deveríamos é servir de exemplo para essas pessoas fazendo coisas certas e assim ajudando a acabar com essa falta de ética.

    Daniel 2º Ano A

    ResponderExcluir
  36. A corrupção muita das vezes, não nos mostra que podemos agir de maneira diferente. Muito pelo contrário, vendo a corrupção acontecendo, pensamos que podemos cometer um errinho ali e outro aqui. Mas na verdade, agimos de forma indiferente com o nosso falar, que faz com que descriminemos os corruptos. Ele são sim, merecedores de nossa indignação, mas na maioria das vezes, não fazemos nada para que ele parem para pensar que estão errados, e mudem de opinião e de atitude. Nós devemos ser exemplos, não seguindo a linha reta da ética do cotidiano, mas pelo menos tentando mostrar que o mundo pode mudar através das nossas pequenas atitudes.

    Débora Castro, 2º A

    ResponderExcluir
  37. Não é porque um político rouba da população que quer dizer que um cidadão possa roubar também! As pessoas devem ter o bom senso de saber o que é certo e o que é errado. Um bom cidadão sempre deve agir corretamente perante a sociedade; um simples exemplo de um bom cidadão é quando uma pessoa recebe á mais um troco que recebeu e devolve a quantia recebida á mais para a outra pessoa que por um descuido passou dinheiro á mais; isso é o correto é o que as pessoas deviam fazer, mas muitas vezes não fazem, e dão como desculpa “ele quem devia ter prestado mais atenção”, “tantos políticos roubam, porque eu não posso pegar o troco á mais?”, e entre varias outras desculpas esfarrapadas. Mas cada pessoa tem sua própria consciência e sabe o que faz. Se grande parte da população mudasse e começasse a agir corretamente como deve ser talvez o país melhorasse.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2A

    FIM DOS COMENTÁRIOS ... VAMOS PARA O OUTRO ... VALEU MESMO ... MUITO BONS ... jUNÃO

    ResponderExcluir
  38. Acredito que ética é ética em qualquer circunstância. Se formos nos basear em pequenos ou grandes delitos para agirmos, talvez começaremos a praticar pequenos delitos e assim isso tornaria-se um hábito, e quando menos esperarmos estaríamos desviando verbas da merenda escolar de municípios carentes como vimos ontem no FANTÁSTICO, o caso das primeiras-damas de vários municípios. As família precisam se pautar em um conjunto de valores para poder educar seus filhos, depois a escola traçar as mesmas metas e por fim a religião que deve também nos orientar para o caminho correto e só a partir daí, varrermos de vez da sociedade a CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE.

    Luiz Carlos Martins Junior - 2°A

    ResponderExcluir
  39. Não, de forma alguma isso é pretesto... pois cada um é cada um e tem sua própria maneira de pensar e agir, não é por causa da falta de ética ou moral de algumas pessoas no cotidiano que os políticos têm o direito de ser corruptos e "pilantras" também. É como o ditado popular "Um erro não justifica o outro".
    Além disso algumas trangressões dos cidadãos são aceitáveis como vimos na aula, há casos e casos, até coisas que são permitidas na lei, como, os caixas especiais de idosos, podem representar uma falta de ética, dependendo do jeito como é usado. Um exemplo é você estar numa fila enorme, e estar com preguiça , então pedir ao seu vô ou vó, que passe pra você no caixa especial. Isso desrespeita as outras pessoas que já estavam esperando anteriormente a você, o caixa especial é lei, o que não é lei é você se aproveitar disso de maneira errada pra beneficio próprio. Assim como os políticos fazem se aproveitam do dinheiro dos outros em beneficio próprio para poder comprar mansões enormes ou coisas do tipo e se divertirem enquanto tem pessoas que não tem nem o que comer, ou um teto para se proteger da chuva.
    henrique lima - 2ºA

    ResponderExcluir