domingo, 23 de outubro de 2011

Fórum para o 2º EM - Status sobre palestra do dia 21-10 Seminário Juventude Plena


O Fórum em questão, logicamente é só para aqueles que estiveram presentes neste dia no seminário "Juventude Plena".
O Deputado Cássio Soares ressaltou a importância da participação dos jovens na política. Na sua opinião, quais fatores têm feito os jovens se afastarem do debate político em nosso país.
Mínimo de 100 palavras.
Data máxima para comentar: 08 de novembro

25 comentários:

  1. Um dos maiores fatores que afastam os jovens de hoje da politica é a internet, pois muitos vivem a frente de um computador porque estao acostumados a receberem noticias e mensagens em um piscar de olhos e também podemos destacar o mundo corrido que a maioria das pessoas vivem elas já saem de casa com seus horarios programados para fazerem suas tarefas e quando tem um tempo elas descansam para que na outra semana possam começar seus afazeres novamente e outro motivo que penso é o claro desinteresse das pessoas em participar e saber o que esta se passando em sua cidade e ate mesmo em seu país.

    Fernanda Freitas
    2°B

    ResponderExcluir
  2. Sabe-se que nós, jovens, somos o futuro da nação e que é muito importante a nossa participação nas decisões políticas e administrativas do país. Mas, o que nos afasta muitas vezes é a visível e perceptível corrupção que cada vez mais se acentua e nos desanima. A obrigatoriedade do voto aos dezoito anos também é um fator agravante, pois como já não bastava o desânimo vem aliada a obrigação a votar o que leva ao jovem votar em qualquer um ou muitas vezes nula. O fato é que é preciso uma urgência na melhoria da política para animar a juventude a lutar pelos seus direitos e ideais, só assim conseguiremos viver em um país onde a democracia sobressaia perante a corrupção.

    Beatriz Lemos Piantino – 2ºB

    ResponderExcluir
  3. Os jovens de hoje, deviam participar da politica do nosso país, para aprender-mos a dar valor na economia do Brasil.A nossa participaçao é extremamente importante para decidir-mos o que é melhor para a nossa nação.com todas as dificuldades que o nosso país apresenta se juntar a força e o interesse dos jovens teremos o nosso Brasil mais evoluido e atuante.

    Frederico Gaspar Reis Daher - 2.anoB

    ResponderExcluir
  4. Os jovens brasileiros cada vez menos se interessam por assuntos ligados a política. O maior motivo desse desinteresse é a falta de compromisso dos políticos com o povo do Brasil. Há muito tempo a corrupção vem sendo a maior característica do governo brasileiro, e isso faz com que o jovem desanime de ser participativo no assunto. Dinheiro na cueca. Desvio de verbas públicas. Mensalão. Tudo isso faz com que as pessoas não queiram nem ouvir sobre o governo. Espero que esses jovens que hoje vêem o estado da política no Brasil (que não é agradável), um dia possam estar à frente do país, exercendo um trabalho digno para que todos possam se orgulhar da política brasileira.


    Beatriz Garcia 2°B

    ResponderExcluir
  5. Para mim é isso que o governo quer, por isso coloca um ensino péssimo em escolas publicas, mantem um regime de decadência de educação publica. Produzindo mentes vazias e sem pensamento próprio que se deixam ser influenciados por qualquer propagandinha partidária. A não real participação do jovem na política resulta em enganação e falta de comprometimento dos politícos. Deve haver um interesse real com uma cobrança seria dos representantes para que assim possamos viver com a dignidade que merecemos.
    Pedro ivo 2b

    ResponderExcluir
  6. Os jovens nao estao se importando cada vez menos com a politica do nosso pais, na maioria das vezes a culpa nao é totalmente deles, porque voce só ouve falar de roubo no governo,de desvio de dinheiro, de fraudes, pensando assim fica a duvida na cabeça dos jovens; ce for pra votar em alguem que vai roubar mesmo é melhor nem votar.
    Esse modo de pensar nao esta muito correto, porque temos que pesquisar os antecedentes do candidato antes de votar, para sabermos se estamos fazendo a coisa certa pondo aquela pessoa naquele cargo tao importante para a sociedade.

    FELIPE ILGNER 2°B

    ResponderExcluir
  7. Culturalmente a população vem se interessando menos pela politica no Brasil. Nós, comodistas que somos, deixamos de ter ideais políticos claros. A juventude de outrora foi a maior força a se mobilizar contra a repressão das ditaduras, hoje se contenta com a corrupção ativa dos últimos governos, tanto petista quanto tucanos. O jovem de hoje não assiste noticiário, nem propaganda politica, ele fica em redes sociais na internet. Por isso é necessário maior divulgação da atual situação politica do país em todos os meios de divulgação. Recentemente foi organizadas marchas contra a corrupção por meio de redes sociais. O que mostra o poder da comunicação quase que instantâneo. Meios para mobilizar existem, o que nos falta é ser menos acomodados com a situação e sempre querermos uma realidade melhor que a de hoje.

    Ludmilla Vieira
    2º A

    ResponderExcluir
  8. Jovem hoje está relacionado a muitas coisas, e a política está relacionada aos jovens, pois o jovem de hoje pode ser o presidente de amanhã, entre outros cargos, pois os jovens, querendo ou não, são o futuro do país, não somente na política, mas em tudo que um país preserva de importante a respeito de trabalho e ética, mas o que os políticos de hoje, pelo menos a maioria, demonstram uma política falsa, que rouba, o que desnaima o jovem a seguir esse trilho, pois o jovem está sendo muito educado, com respeito, ética e verdade, então a maoria quer ser digna de receber seu dinheiro, ganhado pelo trabalho, não roubando. Mas em geral, a política é um assunto a ser discutido e estudado, pois estamos falando do nosso futuro, o que não é brincadeira.
    Matheus Ferreira-2ºA

    ResponderExcluir
  9. Nós jovens somos o futuro do nosso amanhã, e política é um assunto muito sério a ser discutido entre todos. Tanto que hoje em nossa sociedade nem todos os jovens estão dispostos a entrar em uma conversa a respeito deste. Muitos fatores se conciliam a este respeito, como: o uso da internet, fato que agrava milhares de jovens a estar conectado a todo instante sem dar atenção a noticias de TV, rádio ou jornais; a correria do dia a dia, e a falta de interesse político. Os jovens de hoje precisam estar mais atentos e ser mais participativo, pois há muita corrupção em nosso país e precisamos de novos eleitores e candidatos para mudar este nosso mundo.
    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2°B

    ResponderExcluir
  10. Na concepção dos jovens, a política tem tornado-se algo relativamente chato e, o voto, irrelevante. Infelizmente a realidade política por nós vivida tem passado uma imagem não muito positiva a respeito. Os próprios meios de comunicação e "as conversas populares" tem refletido as irregularidades, a ambição, a incompetência e a corrupção por parte dos governantes e funcionários públicos. Essa imagem de descaso político é que muita das vezes nos afasta desse meio. Ou seja, o entendimento que temos não sugere o merecido valor e poder do voto, pois, em "lógica", já que a corrupção domina este meio, e não há candidato que verdadeiramente se interesse pelos reais problemas da sociedade, não há porque destinar tanta importância ao voto. Entretanto, é com está concepção que a política permanece da maneira em que se encontra.

    Lorraine Reis Avelino - 2° ano Azul

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Os jovens estão tendo cada vez menos interesse por assuntos ligados a política. O motivo desse desinteresse vem sendo essa falta de compromisso que os políticos estão tendo com o povo, a corrupção vem sendo quase um símbolo do governo brasileiro. Dinheiro na cueca, desvio de verbas públicas, mensalão é o que mais vemos e ouvimos falar sobre a política brasileira. E sem falar da obrigatoriedade do voto, isso tudo faz com que o jovem não queira participar desse rolo todo, assim o levando a não dar importância ao voto e acabar votando em qualquer um ou até mesmo em branco. Esses são fatores que têm feito os jovens se afastarem do debate político em nosso país.

    Daniel 2º A

    ResponderExcluir
  13. Lembrando um pouco a participação dos jovens nas questões políticas do Brasil nas últimas décadas, cheguei à conclusão que nossa participação é muito pequena em relação aos jovens que nos antecederam. São muitos os fatores que considero causadores deste desinteresse: a desonestidade e impunidade dos políticos corruptos,o uso da internet apenas para o entreterimento e não para adquirir informações, a falta do hábito de leitura e consequentemente a dificuldade de interpretarmos questões tão complexas, a educação dada pelos pais de hoje que simplismente dizem: ESTE PAÍS NÃO TEM JEITO!, e o mais importante dos fatores que é a própria alienação do jovem de hoje em relação as questões políticas que comprometem o futuro do país. É preciso que os jovens se preocupem e se informem mais, para que assim possam se organizar e conseguir uma participação mais efetiva na política nacional mudando assim este quadro de inércia que os jovens se encontram.


    LUIZ CARLOS MARTINS JÚNIOR - 2º A

    ResponderExcluir
  14. Na atualidade o jovem tem se afastado muito da política.Creio eu que seria pelo fato de acharmos que a política em si já esta em um caso perdido,pois há muitos políticos corruptos,e também pensa que não precisamos nos envolver que isso não irá nos influenciar de maneira nenhuma.O titulo de eleitor pode ser tirado as dezesseis anos, as o jovens não estão ligando mesmo,porque eles tiram ele obrigado,aos dezoito anos.Nossa participação na política precisa aumentar,pois se pensamos que esta cheio de corrupção,temos que tomar uma medida pra acabar com ela,e poderíamos começar a participar mais da política,para mudarmos o rumo dela.

    Helena Rattis 2Bº

    ResponderExcluir
  15. Embora os jovens devessem se interessar pela política do país, atualmente não se importam, pois o campo político não tem apresentado muitas perspectivas de mudança e movimento, o quê são grandes atrativos para o mundo jovem, que está em constante processo de mudança e avanço. E é daí que vem tamanho descaso dos jovens, que não se agradam nem tampouco se animam com esse cenário político, que tem se mostrado tão corrupto e com tão pouca motilidade e capacidade desenvolvimento.
    Mas tamanha falta de funcionalidade dos poderes governantes, ao invés de nos causar desinteresse, poderia nos causar sede de mudanças e crescimentos para o país, no entanto poucos pensam dessa maneira, a maioria, erroneamente, já se habituou a esse tipo de política.

    Aluna: Inaê de Lucena. 2º A
    nº 14

    ResponderExcluir
  16. Escândalos,descalabros administrativos,partidos sem identificação popular constituem, entre outros, fatores que afastam os jovens do processo político. Na ausência de projeto ético e de uma sinalização comprometida com mudanças, os jovens acabam destinando sua atenção para outras prioridades.Milhares de jovens,são levados pela atração dos bens materiais e do consumismo, passaram a ver a política como algo desimportante. Afinal, a política é a arena central da construção do futuro coletivo.A corrupção intensa é um dos principais motivos visto e causando muitos desinteresses.Muitas transformações precisam ser feitas quanto a política no Brasil,pois o futuro depende de nós jovens,onde podemos mudar a realidade do nosso país.

    Letícia Sousa-2ºB

    ResponderExcluir
  17. A Politica não é aceita pelos jovens, porque não vai servir pra nada, a única coisa que você pode saber sobre politica é: Corrupção e propinas, mais nada, além disso, ninguém fica interessado em um negocio desse, só quem quer ganhar dinheiro fácil, politica só serve mesmo é pra aprovar leis e outras coisas que não vão ajudar em nada.
    A Politica só vai começar a atrair os jovens no dia que a corrupção deixar de existir, esses cargos como deputados, vereadores, presidente, é só titulo, só vale pra alguma coisa dentro de algum lugar como câmera dos vereadores, senado, e por ai vai, se não tiver nesses lugares, eles são iguais a qualquer outro.
    Andrey Clímaco, 2º A.

    ResponderExcluir
  18. Nos jovens somos o futuro do nosso pais, então deveríamos estar mais preocupados e antenados aos assuntos que o abortam para podermos ver o que é melhor para a nossa nação, as dificuldades que o nosso país apresenta e juntar forças para tentar melhorar é o interesse que os jovens deveriam ter para um Brasil mais evoluído e atuante. O maior motivo desse desinteresse é a falta de compromisso dos políticos com o povo do Brasileiro, porque nos só ouvimos falar de roubo no governo, de desvio de dinheiro, de fraudes, pensando assim fica a duvida na cabeça dos jovens; se for pra votar em alguém que vai roubar talvez o melhor seja nem votar.

    Marina Silveira, 2°Azul

    ResponderExcluir
  19. Os jovens de hoje procuram um futuro mais sólido e garantido para a vida deles. E como sabemos na política nada é garantido, é um tiro no escuro tentar uma coisa que pode não dar certo, e a pessoa que passou grande parte da sua vida na política chega ao fim e vê que não conseguiu realizar do jeito que queria. Além disso, a política no Brasil não anda em uma fase boa com todos esses casos de corrupção, e outras falcatruas que acaba afastando muitos jovens. Seria muito bom se tivesse mais jovens interessados na política, pois, assim, muita coisa melhoraria para os jovens e a política em geral teria um olhar mais jovem; mas para isso a pessoa tem que ter vocação e principalmente vontade de participar para que a política possa sempre caminhar para o bem da população.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2º A

    ResponderExcluir
  20. Os jovens no Brasil estão desmotivados para a política, pois estamos vivendo em um mundo que as pessoas perderam a vergonha na cara.Os políticos que deviam dar bons exemplo para nós jovens são os que menos tem vergonha, pois sempre se houve nos telejornais notícias de políticos corruptos que roubam dinheiro da população.E ai?Como que ainda querem que nós jovens se interessem pela política?
    Querem que eu responda?Acho que não ném.Enquanto o brasil for formado por quadrilha para governar o nosso país os jovens não darão a miníma importância para a política.Nós jovens precisamos de bons exemplos, pois exemplos ruins o mundo já esta cheio.
    Caio César Silveira 2°B

    ResponderExcluir
  21. A juventude é um grupo de pessoas que contem o maior impacto político, porém, no Brasil este grupo não liga para isso mais.
    Os movimentos jovens que ocorreram tiveram êxito muitas vezes mas foi criando uma acomodação e assim os jovens não querem saber de política mais, pois eles já conseguiram o que queriam.
    Mas, está ocorrendo uma coisa muito triste para a sociedade, alem de não querer mexer com política, eles só querem saber de drogas e dinheiro em um apanhado geral.
    Imagine só: vinte milhões de brasileiros indo às urnas e votando em uma pessoa que representa um ótimo futuro para a sociedade. Isso é muito?
    Claro que sim! E olhe que foi colocado só 20 milhões de uma população de mais de 200 milhões.
    O jovem é importante para a política? Sim! Além do alto senso critico, eles são o futuro do país!

    Pedro Hippólito 2ºB

    ResponderExcluir
  22. A corrupção no mundo da política, não só no Brasil, mas em todo mundo, tem feito a maioria dos jovens não se interessarem e se afastarem dela.
    Essa seqüência de escândalos no nosso país se tornou um desrespeito para toda população. Tem vários casos de políticos envolvidos em escândalos que ainda continuam em cargos públicos, o que é uma vergonha para nosso país. A população crítica, fala que do jeito que está, não dá, mas não fazem nada para mudar, a prova disso é o tanto de políticos corruptos que ainda são eleitos, mesmo depois de vários escândalos.
    Enquanto essa política suja e corrupta não acabar, jovem nenhum vai querer se interessar e fazer parte dela.

    Cassiano Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  23. Os jovens não se afastaram da política de repente, foram às atitudes vergonhosas e erradas que alguns políticos cometeram que foi a principal causa desse afastamento. Com tantos escândalos a política brasileira ficou insignificante para eles, pois sempre é a mesma coisa, com algumas exceções é claro, que infelizmente são raríssimas.
    Se a política do Brasil não passar a ser mais “séria” essa ideia de hoje vai passar de geração em geração até chegar em um ponto que ninguém mais vai se interessar, no futuro pode até virar motivo de “zoação”. Exemplo: nossa você ainda vota?! Que troxa!
    Será que os políticos vão deixar isso acontecer? Essa política tem que ficar mais interessante e honesta para despertar interesse nos jovens.

    Eduardo Q. A. Silveira
    2º ano A

    ResponderExcluir
  24. A eleição de um candidato, deveria ser feito por todos de uma comunidade, afinal ,será o que vai determinar o presente, e o futuro. Os jovens, andam cada vez mais afastados dessa área, não tendo maturidade para saber o que é realmente uma eleição.Os jovens não dão importância com esse setor, muitas vezes porque eles percebem que tal setor não da a mesma importância para eles. A política no Brasil, não e uma motivação no interesse dos jovens, ate porque não há honestidade, e não serve de exemplo na maioria das vezes. O meio político, e complexo, e muitas vezes, tanto jovens quanto mais velhos, não sabem o que estão fazendo ao votar. Campanhas, palestras educacionais, ensinando de uma forma real o que e a política, deveriam ser mais promovidas, para ter uma presença maior de toda população na escolha do nosso futuro.

    Aline Brusiquesi Silva - 2°A

    ResponderExcluir