domingo, 23 de outubro de 2011

Fórum para o 2º EM Status sobre palestra do dia 20-10 Seminário Juventude Plena


O Fórum em questão, logicamente é só para aqueles que estiveram presentes neste dia no seminário "Juventude Plena".
Diante do que foi apresentado pelo Cap. Coimbra da Comandante da 77ª Cia da Polícia Militar de MG, levando ainda em consideração também sua opinião acerca do assunto, qual a responsabilidade dos jovens frente a crescente onda de violência que estamos vendo?

Data máxima para comentar: 01 de novembro

33 comentários:

  1. A violência é um dos maiores problemas atuais que enfrentamos e a juventude está sendo a principal vítima dessa onda de atrocidade. Tudo começa a partir da educação que se tem em casa, pois é nesta que criamos o nosso caráter para continuarmos caminhado com fé e seguindo os nossos passos com dignidade. A juventude precisa estar atenta a toda essa tribulação e ter plena concepção de que isso não leva nada em lugar algum. A personalidade é de total importância na criação de uma cabeça firme e responsável. É preciso combater essa nova “doença” que está surgindo e adoentando os jovens, precisamos tomar a vacina e criar anticorpos contra essa epidemia que se dissemina pelo mundo em prol da morte.

    Beatriz Lemos Piantino – 2ºB

    ResponderExcluir
  2. A Educação e união familiar é a base que todos os jovens deveriam ter desde cedo,para não sucumbir as falsas ilusões que a bebida e droga promete.
    Os pais não devem ter medo de dizer "não" a um filho,pois Só assim ele aprende a dar valor em tudo na vida.
    A violência está em toda parte,mas se cada um tiver a tolerância e discernimento do que é certo ou errado,não vai cair tão fácil em qualquer cilada

    ResponderExcluir
  3. A participação dos jovens frente a essa onda de violência é muita. A fase da adolescência é a fase mais vulnerável para mexer com coisas erradas, é um período confuso, cheio de emoção. É nessa fase que o jovem precisa da ajuda dos pais, precisa de conselhos para saber o que é ou não errado, precisa de apoio. Porém muitas vezes os pais estão ausentes, sejam porque morreram ou porque trabalham. É ai que chega os maus amigos que o influenciam, a fazer certas coisas para fazer parte do grupo, ou a se vestir de tal maneira, ter coisas caras. Esse jovem então descobre nas drogas uma forma de conseguir dinheiro fácil, traficando; ou subir de posição no grupo, usando. Ele que não teve nenhuma referência dos pais, por não tê-los por perto acaba roubando, matando, fazendo de tudo para conseguir comprar mais drogas, usando a violência como meio para se chegar a um fim.

    Ingrid Lima 2ºA

    ResponderExcluir
  4. A violência nos dias atuais é um assunto muito discutido pois engloba uma grande parte da população,os jovens.Muitos jovens hoje estão indo para o crime por falta de instruções na escola e principalmente em casa,hoje em dia á familias que ensinão seus filhos a matar,roubar e traficar.Nos temos que acabar com isso nas familias,ou onde nosso mundo vai parar? Todo dia morre algum jovem por causa do crime,se nós unirmos forças conseguiremos vencer essa guerra contra o crime,e consiguiremos viver em um mundo de paz e felcidade.
    Cassio Rezende 2ºB

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A violência é um problema que esta em medidas mundiais, e não esta dentro somente de famílias com baixa renda, esta presente também nas famílias de classe altas, mas o que o jovem tem haver com isso? Muitas pesquisar mostram que os jovens estão a frente da violência e talvez o motivo disso tudo, seja a vontade de experimentar coisas novas, por isso os pais tem que serem responsáveis e verem que os filhos precisam de seu apoio, pois com eles do lado, os filhos vão saber o que se deve experimentar e o que não se deve, os pais também devem estar mais rigorosos com os filhos, marcando hora para eles chegarem em casa, e deixar bem claro que se eles chegarem bêbados ou ate mesmo drogados irão ter conseqüência, mais isso não deve ser imposto de forma bruta, e sim com uma conversa, pois assim os pais ganharão o respeito, e não o medo

    Izabella Reis - 2 ano A

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. o Papel do jovem mediante á onda de violência pode se dar na sua contribuição com denuncias, e opçao por descriminar lugares onde se tem o fluxo de bebidas alcoólicas e "bagunça" ,dificultando sua participação violenta na sociedade, lembrando que o começo de tudo vem com as drogas licitas ou ilícitas...
    Pedro Ivo Nasser 2B

    ResponderExcluir
  9. A violencia é um problema muito grave que esta acontecendo na juventude, muitos jovens pensam que com briga se resolve tudo mas nao é bem assim.
    A maior contribuiçao para que isso tudo ocorra é a falta de recursos dentro de casa fazendo com que muitos jovens vao se envolver no mundo das drogas para tentar conseguir dinheiro facil que muitas vezes esse dinheiro vai acabar com sua vida.

    FELIPE ILGNER 2°B

    ResponderExcluir
  10. Violência vem tornando-se muito com na sociedade e o numero de jovens envolvido e grande, sendo motivos às drogas, dinheiro, ou mesmo motivos tolos... As vezes são os próprios pais que dão exemplos .
    O que tem que melhorar não é o numero de policia nas rua mas sim ,a prevenção para que o diminua o envolvimento das pessoas nesse meio.

    ResponderExcluir
  11. A violência que antigamente era restrito as grandes cidades, hoje esta tomando conta até das pequenas e medias cidades, um exemplo claro é Passos, tudo causado pelo tráfico de drogas que esta destruindo famílias e pessoas. Os jovens são os principais usuários e veem nas drogas uma solução para resolver todos os seus problemas. A falta de empenho das autoridades fazem das drogas um caminho fácil e rápido de se comprar. Para mim deve haver uma mudança total no código de leis, pois aqui no Brasil as pessoas fazem o que querem e não são punidas.

    Guilherme Machado 2°A

    ResponderExcluir
  12. A violêcia esta mais perto que agente acha, muitas pessoas acham que isso só escontra em cidades grandes mais na nossa região esta cheio de casos de violêcia. Muitas pessoas acham nas drogas respostas para problemas em suas vidas, com envolvimentos nas drogas muitos começam a roubar com isso o trafico de drogas aumenta e consequentemente vem muitos assasinatos.
    Muitas cidades aumentam o policiamento achando que vai resolver os problemas, mais isso pode ser resolvido com a educação de joveins em suas familias.

    Lorraine Silva Pires 2 B

    ResponderExcluir
  13. A violência é um dos maiores problemas atuais que enfrentamos e a juventude está sendo a principal vítima dessa onda de atrocidade. Tudo começa a partir da educação que se tem em casa
    Os pais não devem ter medo de dizer "não" a um filho,pois só assim ele aprende a dar valor em tudo na vida.
    A fase da adolescência é a fase mais vulnerável para mexer com coisas erradas, porém muitas vezes os pais estão ausentes, sejam porque morreram ou porque trabalham. É ai que chega os maus amigos que o influenciam, a fazer certas coisas para fazer parte do grupo lembrando que o começo de tudo vem com as drogas licitas ou ilícitas.

    Marina Silveira 2° Azul

    ResponderExcluir
  14. Em Passos a violência anda em alta, crianças são influenciadas a roubar, usar drogas, andar com armas, até matar, pois com crianças as penas são menores e menos severas, então os traficantes usam essa arma para chegarem aos compradores, usuários, entre outros. Como o Cap. Coimbra estava falando, a repressão policial está causando um certo desconforto na população, que não sabe a atitude verdadeira que os policiais estão praticando, esses policiais entraram na favela e foram recebidos a pedrada por crianças, que são mandadas por traficantes para fazerem isso, o que é um problema sério, pois essas crianças são o futuro do país, então se elas crescem com violência, futuramente você será violento, o que é um grande problema enfrentado por Passos, e que está aos poucos sendo resolvido pela Polícia.
    Matheus Ferreira 2ºA

    ResponderExcluir
  15. Como já é de nosso conhecimento, os jovens são os mais vulneráveis às práticas criminosas, havendo até mesmo o envolvimento de crianças em tais situações. Há uma série de fatores que contribuem ao exacerbado aumento de atos criminais, tais como: ausência do amor e da educação familiar, a ausência da escola no processo educativo, ausência de fé em Deus, as condições de vida e até mesmo algum trauma vivido. No geral, é fato que o caminho que leva a esse mundo é muito fácil, prático e chamativo; porém, o caminho de volta é muito longo, árduo e pode parecer até mesmo impossível. Enfim, cada jovem deve estar ciente do seu papel na sociedade e não se deixar levar pelo que o mundo tem a nos oferecer.

    Lorraine Reis Avelino - 2° ano A

    ResponderExcluir
  16. Os jovens são os principais causadores da violência e por isso eles são de extrema importância para diminuir a violência que está em toda parte. Primeiramente, os jovens têm que ir para as escolas freqüentemente, pois um adolescente que tem educação vai ter também a consciência do que é certo e o que é errado. Posteriormente os órgãos públicos deveriam fazer um pouco mais de eventos sociais para evitar que os jovens de baixa renda caiam na criminalidade, pois se eles não tiverem um foco, uma oportunidade e até mesmo um objetivo de vida,facilmente eles irão entrar para o mundo do crime.Isso deve ser evitado ,pois somente com a ajuda da população juntamente com a policia e o poder publico que nós podemos ter, quem sabe um dia, um mundo melhor.
    Felipe Gomes 2 B

    ResponderExcluir
  17. Não é segredo para ninguém que a violência tomou conta da sociedade de hoje,tanto nas cidades grandes quanto nas pequenas,como anda acontecendo em Passos e os mais vulneráveis a essa onda de violência que anda acontecendo são os jovens,pois eles ainda não tem uma mente formada e acabam se envolvendo e entrando em caminhos errados.Os pais,como grande exemplo para os filhos devem sempre estar olhando por eles e instruindo no que for preciso para que seus filhos não tomem um rumo errado na vida.Os jovens também precisam ter a consciência do que está fazendo,se está andando com amigos de confiança e não entrar para esse caminho que na maioria das vezes não tem volta.

    Joye Martins 2°A

    ResponderExcluir
  18. A violência é um problema muito grave na sociedade. Os jovens tem maior participação nessa questão, a fase da adolescência é a fase mais vulnerável para querer descobrir coisas novas. Não podemos culpar a família pelo indivíduo ter se voltado para o lado das drogas, do tráfico, por acabar roubando e até mesmo matando, não se trata mais de famílias de classe altas, classes baixas, de famílias com baixa renda, a violência pode se desencadear de qualquer uma delas, todas elas estão sujeitas a isso.
    É nessa fase que os pais têm que procurar conversar mais com os filhos, dar conselhos, saber com quem eles andam, quais são suas amizades e conversar sobre o que é ou não errado, o que podem ou não usar, e as consequências que isso pode levar. É claro que a maioria dos filhos não gosta de conversar com os pais, não gostam de ouvir seus conselhos, preferem ouvir os conselhos dos amigos sobre o mesmo assunto do que os dos pais, acham que os pais não entendem, mas é justamente o contrario. É exatamente com esse pensamento que sempre estão presentes as más influencias as más companhias, as más amizades que dão conselhos errados e influenciam esses jovens a fazer certas coisas para fazer parte do grupo como beber, fumar e usar drogas . Isso faz com que sem a conscientização dos pais o jovem afunde nas drogas e os pais só vão descobrir quando no meio da noite toca o telefone dizendo que precisa comparecer a delegacia, pois seu filho foi preso por envolvimento com drogas e é aí que começa o sofrimento da família. Acho que é necessária a conversa dos pais com os filhos (mesmo que os filhos não queiram ter essa conversa com eles) também para deixá-los saberem que podem conversar sobre qualquer assunto com os pais, e também ter nas escolas em forma de palestras aconselhando e informando sobre o uso, a dependência o sofrimento da família e na maioria das vezes que resulta na morte do usuário. Com a informação e a conscientização dos jovens, podemos mudar essa realidade não de uma vez mas de pouco em pouco conseguiremos mudar isso, e quem sabe um dia que não tivermos mais que nos preocupar com a violência aí sim poderemos viver em um mundo melhor.

    Daniel 2º A

    ResponderExcluir
  19. Não existe um lugar certo ou um momento, para que ocorra tanta violência. Antigamente, era de se ouvir que ocorria a violência apenas nas grandes cidades, mas hoje em dia, pode se constatar ela em qualquer lugar do mundo, desde a cidade mais pequena até a maior. Um exemplo disso é Passos, que é uma cidade onde não há tendência de ocorrer tanta violência, como está hoje. Os jovens, são os principais alvos desse assunto. Tudo isso ocorre, pelo fato deles não se satisfazerem com uma simples conversa em um lugar normal com seus amigos. Os jovens, eles sentem necessidade de algo mais, e por isso, eles procuram essa tal alegria nas drogas, que o próprio nome diz, é uma droga. Ela apenas destrói com a vida do usuário, sem dar ao menos uma coisa boa. A violência é dependente de tudo isso, e não podemos viver com um mundo tão violento.

    Débora Castro, 2ºA

    ResponderExcluir
  20. A violência tem em todo lugar, até os jovens praticam a violências crianças q mexem com o crime é ou porque os pais eram criminosos, ou por que nunca foi educado do jeito que tinha que ser, o único jeito de a violência com jovens é colocando em escolas ou lugares onde possam realmente receber a educação que precisam já os criminosos que já são adultos, a única solução é cadeia! Não é possível acabar com a violência, ela sempre vai aparecer, não importa onde for! Mas a pior que tem é quando um crime é cometido por crianças, é muito pior do que um crime cometido por um adulto!

    Andrey Clímaco 2º A

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. A violência está sendo algo muito grave em todo o mundo. Jovens e mais jovens entram no mundo das drogas, roubos e assim por diante, e tal violência gerada causa transtornos em muitas vidas.
    A responsabilidade é de que cada jovem se conscientize com cada ato que se faz, para não gerar tanta violência.

    Karoline dos Santos Silva 2ºB

    ResponderExcluir
  23. Juventude e crime. Como aguentar duas palavras tão distintas se aproximando cada vez mais? Os jovens são crianças influenciadas pelo meio e assim não sabem o que estão fazendo quando não são alertadas sobre o que é errado e o que é correto. Um equívoco é pensar que se deve diminuir a idade mínima para a prisão de jovens com 16 anos que já cometem crimes. E por que é um equívoco? O termo “influenciadas” dito anteriormente mostra exatamente este ponto, pois quando se prende um menino de 16 anos na frente de uma criança de 10, por mais que seja uma cena triste, esse moleque terá pensamentos baseados neste fato. O meio é um grande fator mutante nas características mentais de uma criança como, por exemplo, a escola, se esta não tiver uma convivência digna de um aluno normal, ele não vai ser muito diferente. O jovem está tão presente na criminalidade quanto um adulto qualquer, pois eles são armas poderosas de tráfico, pois ninguém desconfia de uma criança, de roubos e de persuasão, já que os jovens gostam de se espelhar nos mais populares e nestas comunidades, os populares são aqueles que fazem coisas julgadas inapropriadas para os menores. Esta realidade parece estar muito distante dos leitores deste blog então não se engane, pois quase todo grupo de jovens andando pela rua mais à noite é do tipo tratado no texto.
    Pedro Hippólito 2ºB

    ResponderExcluir
  24. Os jovens vem sendo influenciado com muita freqüência ,quando vê um amigo usando droga quer ser igual a ele, não pensa aonde pode parar, não pensa na família não pensa em nada!E quase sempre os que entraram na droga o futuro e ir preso por roubos que foi feito para poder pagar o que devia, ou infelizmente acaba morto em um lugar qualquer.Esta na hora de abrir os olhos, pensar no futuro, e ver se essa vida que esta levando valha mesmo a pena pois pode ser tarde de mais
    Isadora Dias -2ºB

    ResponderExcluir
  25. Não nos assustamos mais com notícias de jovens nas ruas roubando,traficando e matando.
    Não fazemos nem ideia da historia que há por tras disso.
    Estas crianças não tiveram uma infância do jeito que nós achamos que deveria ser. Geralmente,vêm de lares onde não há harmonia; muitas vezes estão inseridas em contextos de violência como testemunhas ou vítimas; são garotos que não tiveram pai ou pelo menos um modelo paterno por perto; que estão há muito tempo fora da escola; que foram esquecidos por suas famílias, comunidades e pela a própria sociedade.Se inspiram no modelo que têm, já que muitas vezes não têm referência mais forte de pais ou mães.
    Assim como todos os jovens, a questão da afirmação social pesa muito e a necessidade de evitar a rejeição social naquele grupo ao qual pertencem é muito grande.
    Essas crianças ainda lutam para encontrar seu lugar no mundo.

    ResponderExcluir
  26. Os jovens de hoje,estão sendo muito influenciados pelos amigos.Se um amigo da turma rouba ou mata,pra uma pessoa que é de fora da turma entrar nela,ela precisa fazer algo do tipo,e assim acaba entrando em um mundo em que quase sempre não há volta.Acredito também que a violência venha um pouco da educação que a pessoa tem em casa.Temos o exemplo que se um marido bate na mulher,e o filho vê,ele irá achar que isso é uma coisa normal,pois ele vê isso todos os dias acontecendo.Até mesmo as crianças estão sendo influenciadas,mesmo elas não sabendo o que está acontecendo.Creio eu para que possamos reverter essa situação,cada um deve pensar nas suas ações,e também no futuro das outras pessoas,porque se diminui uma pessoa no crime,já ira reduzir muito o numero de pessoas influenciadas,então deveríamos rever nossos conceitos,e parar de pensar que na vida tudo é oba oba.
    Helena Rattis 2B°

    ResponderExcluir
  27. Em todas as cidades, das menores até as grandes metrópoles, estão sofrendo com algo quase impossível de ser nula, e que a cada dia aumenta mais, a violência. Os jovens estão cada vez mais envolvidos com diversos tipos de drogas, e o vício é um fator que aumenta muito o índice da violência no mundo inteiro. E o uso de drogas, atinge somente as comunidades mais pobres, hoje em dia, também chega na classe média, e até mesmo a classe alta. Além dos furtos, o assassinato é fruto do vício também. Através de campanhas, programas de televisão, é que o Brasil deve investir na conscientização dos brasileiros do correto, e em cada cidade, o aumento da escolta policia será essencial para um queda brusca na violência dos municípios.

    Aline Brusiquesi Silva. 2º - A

    _______________________________________________

    A violência, a cada dia eu passa esta crescendo mais e mais. Estamos todos os dias ameaçados de alguma coisa, ou um assalto, ou um tiro, e ate mesmo um seqüestro. O mundo está muito perigoso e o jovem tem grande responsabilidade sobre isso, pois, muitas vezes é ele o quem faz esses roubos, assaltos, entre outros crimes visando o dinheiro que ele vai conseguir para muitas vezes comprar drogas; e também eles roubam para conseguirem aquilo que eles não possuem, como um tênis, um celular, uma TV, entre outras coisas. Então, o jovem tem sim grande responsabilidade no alto índice de violência em que estamos vivendo.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2°- A

    ResponderExcluir
  28. Esse é um problema que atinge a todos, desde os grandes centros urbanos, até as pequenas cidades do interior, e deve ser encarado pelas autoridades e pela sociedade.O maior foco de criminalidade começa na fase da adolescência, pois eles ainda não tem a capacidade de saber o que é bom ou ruim para eles,e, por isso as autoridades devem dar uma atenção imensa para esses jovens, pois eles são a base para um país melhor.O governo deve fazer um alto investimento em atividades socioeducativas para reeducar os jovens de hoje, pois no futuro o que será de nós.
    Caio Silveira 2°B

    ResponderExcluir
  29. Os jovens devem ser conscientizados urgentemente, pois somos o futuro do mundo e poucos tem o mesmo privilégio que nós para estar por dentro do que é cento e errado, do que é ético, de como devemos agir.
    Desde já devemos por em ação o que sabemos e não fazemos. Não brigar e desrespeitar os outros é muito importante, pois ultimamente as pessoas estam matando por qualquer coisa...
    Primeiro é uma implicancia, depois vem os gritos, o desrespeito, a "pancadaria" e acaba em morte.
    Tendo violência no mundo, um dia ou outro você sairá ferido, seja fisicamente, ou emocionalmente, pela perda de alguém querido e algum trauma de pressões psicológicas, por exemplo.
    Drogas, abuso sexual, bullyng... Tudo isso é violencia e nós como jovens cidadãos devemos combatê-la, denuncia-la e nunca apoia-la.Isso é para que nós e nossos filhos tenhamos um futuro melhor do que estamos tendo. A questão da violência está nas nossas mãos, temos um papel importantíssimo, uma alta responsabilidade de fazer com que ela "entre em extinsão".

    Tayla Nogueira - 2ºB

    ResponderExcluir
  30. Não só a nossa cidade Passos, como o mundo inteiro, vem enfrentando uma onda assustadora de violência. E o que nos assusta muito é o quanto a juventude estão, de alguma forma, envolvidos em tais acontecimentos. E isso acontece, pois alguns jovens não são julgados pela justiça como deveriam ser. Tivemos um exemplo com o Cap. Coimbra de um jovem que já cometeu um assassinato e anda livremente pelas ruas de passos sem punição. E isso motiva alguns jovens a entrar no mundo do crime, pois veem que sempre "não dá nada", permanecem impunes.
    Infelizmente essa é a nossa realidade, que vem assustando e amedrontando todos nesse mundo tão violento.

    Cassiano Queiroz Avelar Silveira 2ºA

    ResponderExcluir
  31. A violência ainda é um grande fator que ocasiona de modo constrangedor a população de uma sociedade, tendo como o principal ponto de vista a grande juventude hoje existente. Os jovens precisam entrar em vidas melhores. O que é uma vida com uso de drogas, bebidas, fumo...? Só gera violência entre ambos. O pior é que esse fator é de grande abundância. “Responsabilidade” essa é a palavra chave pra que jovens se afastem de más companhias, não entrem em mundos diferentes e não percam suas vidas por fatos medíocres. Adotar medidas simples é fácil, só basta aprender a praticá-las!

    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2°B

    ResponderExcluir