quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trabalho sobre as Corporações Mundiais


Esse trabalho irá valer 7,0 pontos

(será a tarefa final deste bimestre)

A data final para postar seu trabalho será dia 28/06 às 23:59hs.

Não deixe para a última hora.




Leia o texto
“Corporação e espaço” do Professor Roberto Lobato Correa ...

“As grandes corporações desempenham papel fundamental na organização do espaço. Consumidoras de uma gama variada de matérias-primas, interferem no processo produtivo de áreas agropastoris e mineradoras. Consumidoras e produtoras de uma gama também variada de produtos intermediários e finais, as corporações estabelecem ligações internas entre si e com outras empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.

Ao empregarem um número elevado de pessoas, interferem no mercado de trabalho e na esfera do consumo pessoal, gerando o aparecimento de novas atividades e novos empregos.

[...]

Os impactos resultantes da ação das grandes corporações sobre a organização espacial preexistente são múltiplos, afetando as suas dimensões econômica, social, política e cultural, assim como as formas espaciais. Consideraremos apenas dois dos mais importantes impactos:

- A manutenção, o desfazer e a recriação das diferenças espaciais constituem o principal impacto. Resultam elas da ação das corporações multifuncionais, segmentadas, multilocalizadas e dotadas de grande escala de operações e poder econômico e político, sobre uma organização espacial prévia, já desigual. [...]

As novas especializações produtivas, tanto rurais quanto urbanas, resultantes de novos padrões locacionais relevantes para a acumulação capitalista, vão traduzir-se na recriação das diferenças espaciais.

Diferenças de custos da força de trabalho, na distribuição dos recursos naturais, da infra-estrutura e dos mercados consumidores são fatores que afetam as novas localizações, geradoras, por sua vez, de novos padrões de interações espaciais. Mas as grandes corporações têm poderosas economias internas de escala e podem prescindir dos fatores locacionais tradicionais, implantando um estabelecimento industrial em uma ampla gama de pequenas cidades que, em um passado não muito distante, jamais atrairiam atividades industriais. Com isto as diferenças espaciais são refeitas: a singularidade dessas cidades é alterada, elas estão sendo inseridas de novo na rede urbana. [...]

- A perda do poder de controle e decisão das cidades da hinterlândia dos centros de gestão, através de falência e dos processos de fusão e satelização funcional das empresas locais, que não apresentam condições de competição com a grande corporação (Westaway, 1974).

A perda em questão inclui não apenas atividades industriais, que em muitos casos são reestruturadas, mas também as atividades financeiras e comerciais através da penetração de filiais bancárias, lojas departamentais, de eletrodomésticos e supermercados que pertencem aos grandes bancos e cadeias de lojas sediados nos grandes centros de gestão.

A perda do poder de controle e decisão desestrutura uma série de atividades das cidades da hinterlândia dos centros de gestão, implicando ainda a drenagem de lucros, juros e parte da renda fundiária para os grandes centros de acumulação e decisão.”

Agora assista o documentário sobre a "história das coisas" no link abaixo (aproximadamente 21 minutos)

http://www.videolog.tv/video.php?id=594387


Escreva um pequeno texto com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras falando sobre a importância que as Corporações têm no mundo hoje. Cite algumas corporações que expressão essa importância.

58 comentários:

  1. A corporação é um conjunto de empresas que buscam um mesmo objetivo, tem um centro de comando comum. E o objetivo dessa corporação, é obter o máximo de lucro,não importa como. Recursos e pessoas são disperdiçados e explorados ao máximo, e os mais afetados são países de terceiro mundo,pois quando acaba os recursos de seu país,a corporação vai em busca de outros países, para explorar seus recursos até se esgotarem. Então quando são explorados esses recursos, as pessoas que viviam bem onde estavam, são obrigadas a migrarem para a cidade e a procurar emprego nessas corporações para conseguirem seu sustento. Além disso o governo ignora essa situação , pois a corporação é mais importante que ele,devido a sua maior economia, e o único posicionamento do governo em relação a isso é mandar-nos fazer compras... Wallmart, Microsoft, Sony, Apple, são exemplos.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos em um mundo neoliberal, ou seja, as empresas privadas tomaram o lugar do Estado nas decisões. Hoje, as corporações possuem lugar de destaque no cenário mundial, e quem é que deu todo esse poder a elas fomos simplesmente NÓS MESMOS. Surpresos com a resposta não?! Mas com o consumismo à tona e com a procura desenfreada por riquezas e dinheiro, só aumenta a ascensão das corporações, cujas só se interessam pelo bem dos acionistas e pelo enriquecimento próprio, não se importando se fazem bem a população ou ao ambiente. O lema aqui é: Queremos mais e mais e pisamos em quem estiver na frente! Um exemplo na área tecnológica: Apple, que gera novos modelos de informática que inova na área da computação. Na alimentícia temos o Mc Donalds, que atraem pessoas com seus lanches. Temos também a Fiat na área automobilística, entre outras corporações.

    Beatriz Lemos Piantino - 2ºB

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. : As corporações têm como objetivo o lucro, e com isso ganharam um espaço muito grande no mundo, deixando ate o governo dependente delas, já que possuem um capital bem maior, e como conseguira isso? Simples, com a nossa ajuda, que da forças a essas corporações para que elas acabem com os recursos de nosso planeta, principalmente do terceiro do mundo, deixando sua população na miséria, para conseguirem fabricar ‘’coisas’’ toxicas, que na maioria das vezes, consumimos mais do que o necessário, alem de ajudarmos a acabar com o planeta, ajudamos a acabar com as pessoas que trabalham nas empresas, que sem alternativa ficam o tempo todo se contaminando com esses tóxicos, depois de consumirmos, desfazemos dessa ‘’ coisas’’ isso ira acabar ainda mais com o nosso planeta, e depois compramos tudo de novo, e o governo? Ele simplesmente nos apoia. Exemplo disso é a Apple, Fiat, Sony, MC Donald’s

    IZABELLA REIS
    2°ANO A

    ResponderExcluir
  6. Corporações são muitos lugares em um só,que só tem um próprio objetivo: GRANA!
    Eles acabam com o planeta, acabando com o que tem de recurso natural remanescente,
    Depois acontece uma tragédia sem precedentes como mais famílias famintas,mais nada enquanto os poderosos nadam em dinheiro invés de investir em muitas coisa que precisam invés de ficar só acabando com o que sobra,ta bom que eles fazem muitas coisas boas com isso,mas quando o mundo ficar insustentável e muita gente morrer,ai eles vão pensar 2 X em continuar desmatando,queimando, e começar a tentar reverter o estrago feito.
    Exemplos de corporações:Sony,Microsoft,Apple,Carrefour,Wal Mart e varias outras!
    Andrey Clímaco 2º A

    ResponderExcluir
  7. As Corporações ditam o mundo de hoje. Elas atualmente são detentoras da maior parte da riqueza mundial, fazendo com que até os governos se tornem subordinados a elas. Com o objetivo de gerar lucros, as corporações destroem o planeta, para encontrar matéria prima, principalmente dos países de terceiro mundo. Exploram pessoas, crianças, que trabalham se expondo a materiais que podem prejudicar a saúde e nem bem recebem para isso. E nós nos tornamos os consumidores, e consumimos mais do que precisamos. Depois tudo isso se torna lixo, poluindo o lugar em que vivemos, e, mesmo que nós reciclemos, não ajudaria, pois a cada saco de lixo que produzimos, as industrias produzem 70. Tudo o que importa para as corporações é o produto final. Nesse caso, será que o fim justifica os meios? Toda destruição, morte e intoxicação pela produção de um simples computador da Apple, por exemplo?
    Breno Silveira 2º A

    ResponderExcluir
  8. Uma corporação é necessária, assim como muitas outras coisas no mundo onde nem tudo o que se faz são resultantes de beneficio, porém, é impossível vivermos sem sermos consumidores, nós nos escravizamos , somos vitimas de nossos próprios consumos. Na verdade essas empresas só querem lucrar, pois recebem incentivos do governo e quando começam a deixar de faturar, vão embora atrás de outro lugar precisando de desenvolvimento e que trabalhem muito por pouco. São essas empresas que mais visão lucros e expandem mais e mais seus horizontes, sem se preocuparem com fronteiras culturais, religiosas e sociais. Essa corporação ate “podem” elevar o nível social de um lugar. Há vários exemplos dessas corporações como: Apple (grande tecnologia na área de informática); Shell; Nike; Volkswagen (automobilística); Mc Donald (área alimentícia) e varias outras.
    Letícia Sousa-2ºB

    ResponderExcluir
  9. Vivemos em um mundo capitalista que sao dominados pelas empresas privadas ,assim foram criadas as corporaçoes que tem como único objetivo lucrar .O pior defeito dessas corporaçoes é que elas se desenvolvem explorando os recursos naturais do nosso planeta,levando o desenvolvimento apenas para os países da europa e esquecendo os países do terceiro mundo .Alguns exemlplos de corporações são:Nike,Mc Donalds ,Shell e várias outras
    Felipe Gomes 2B

    ResponderExcluir
  10. As corporações querem lucrar por isso ganham muito destaque no mundo em que vivemos,elas mandam no mundo de hoje,elas ditam as regras.As corporações se fortalecem muito rapido assim tornando uma moda no mundo atual,nós nos tornamos os consumidores, e consumimos mais do que precisamos,as corporações se importam apenas com o produto final,não ligam se com isso vão matar pessoas inocentes,matar o planeta,maltratar a sociedade,elas querem lucrar e lucrar e com isso torna-se os ditadores do mundo.Algums exemplos dessas grandes corporações são marcas conhecidas mundialmente como:Mc Donald,Nike,Adidas,Apple e entre outras. Cassio Rezende - 2ºB

    ResponderExcluir
  11. As corporações só querem tirar nossos dinheiro que custamos a ganhar, alguns exemplos..são Mc Donald,Nike, adidas etc.. resumindo são marcas famosas atoa pois existem outras marcas que podem ate não ser muito famosas mais Mc donald é uma delas em todas cidades existe um lugar que vende todas crianças são viciadas nisso e não
    faz muito bem a saúde. Eles gastam dinheiro fazendo propaganda só para vender mais eles não ligam se vai fazer bem ou mal para gente eles só querem vender e torna mais famosos ainda.
    Para mim as corporações não valem nada, pois os brasileiros de hj não estaum nem ai se vai pagar mais caro ou não eles querem é aparecer mesmo com coisas de marcas famosas...
    Bárbara 2ºB

    ResponderExcluir
  12. As corporações hoje em dia,movem o mundo.Elas praticamente mandam nos estados,assim sendo elas exploram os paises até que seus recursos tenham acabados.Eles não pensam em como vai ficar os paises e pessoas afetas,eles só querem lucros,quanto mais melhor.o Mc donald’s é um desses,que ele prefere visar lucros do que a saúde e bem estar das pessoas que estão comento seu produto,que é feito de gordura pura.Como podemos ver as pessoas perderam seus princípios e so estão pensando no bem estar deles,e é por isso que o mundo não vai pra frente.Exemplos de outras corporações do mundo:Aple,Nike,Adidas,Girafas,Volkswagen,Sony,Shell,etc.

    Helena Rattis 2ºB

    ResponderExcluir
  13. As corporações tem como objetivo tirar nosso dinheiro e ao mesmo tempo crescer em torno de outras,não pensando no mal que elas podem fazer em meio da sociedade.Se instalam em vários lugares do mundo com um pensamento ganancioso de lucrar o máximo possível,e por incrível que pareça quem faz com que elas cresçam somos todos nós,os consumidores.Porem uma corporação pode ajudar muito um país no seu crescimento tecnológico,como a Apple,Sony,Fiat,Volkswagen.Outras corporações atrapalham um pouco,como Mc donald's seus lanches não são saudáveis e não fazem quase nada para mudar isso,pois só visam o dinheiro,o lucro.E o pior e que todos nos somos dependentes delas,até os índios de hoje tem uma certa dependência!
    Exemplos de corporações:Google,Apple,Coka Cola,Microsoft,Marlboro,HP,VISA,HSBC,Gillette,Colgate,Vallmart,Carrefur,Nike,GUCCI.

    ResponderExcluir
  14. As corporações se dizem estar sempre criando produtos que melhoram a vida dos consumidores, cumprindo assim, seu papel na sociedade. Entretanto, sabemos que o único objetivo de uma corporação é maximizar os lucros de seus acionistas, sem ao menos se importar com os métodos usados ou as consequências geradas. Por exemplo, as montadoras de automóveis produzem milhares de carros anualmente, porém, não se preocupam em construir estradas a fim de evitar o congestionamento que, consequentemente, será causado. Neste caso, é o Estado o responsável por tomar tais medidas. Algo também interessante a ser observado é que as empresas que dizem visar à qualidade de vida das pessoas, muitas das vezes possuem dificuldades em lidar com a qualidade de vida de seus próprios funcionários, se fazendo valer da utilização de mão-de-obra barata, o que nos revela a tamanha obsessão por lucros. Exemplos de corporações são: Sony, GM, Bayer e Mc Donald.

    Lorraine Reis Avelino
    2º ano A

    ResponderExcluir
  15. As grandes corporações tem como objetivo lucrar,não importando como.Elas não ligam como as pessoas ficarão,destroem os recursos,que nem são delas,e quando estes acabam,simplesmente se mudam,poluindo outros lugares.Sem contar na exploração,pessoas sem outra opção,vão para esses locais,sendo sujeitas a vários tipos de intoxicação.E somos nós que movimentamos essas corporações,com nosso consumismo desenfreado.99% daquilo que circula vai pro lixo.As empresas fazem as coisas de modo que sejam inúteis para jogarmos no lixo e voltarmos a comprar.Você compra um celular,por exemplo,e as empresas rapidamente mudam o modelo,de forma que seja quase impossível você não comprar um novo.Elas fazem nós jogarmos fora coisas que ainda são perfeitamente úteis,mudando somente sua aparência.A mídia faz com que trocamos o 'feio' pelo 'belo',faz comprar coisas que não precisamos.Porque se o colega tem,se o adolescente tem,todos querem.E não é bem assim,vamos em busca de um futuro sustentável,o único futuro possível.Como exemplo:Apple,Nike,McDonalds...


    Francine Bogo,2ºA

    ResponderExcluir
  16. As corporações estão tomando conta do nosso mundo, até mesmo dos governos. Se formos pensar no mal que essas corporações geram ao meio e os habitantes do mesmo ficamos surpresos por exemplo, para se fabricar coisas você precisa de lugar, obras primas e trabalhadores com isso exploram o meio ambiente onde são construídas, prejudicando a vida daquele lugar totalmente, sem falar nas pessoas, crianças, que trabalham se expondo a materiais que podem prejudicar a saúde e nem bem recebem para isso, isso não são coisas importantes para as corporações pois tudo o que importa para as elas é o produto final. E o pior e que todos nos somos passamos a depender um pouco de cada uma delas.
    Exemplos de corporações do mundo: Apple,Nike ,Adidas ,Girafas ,Volkswagen ,Sony ,Shell ,Fiat, Mc Donald’s entre outras

    Marina Silveira, 2° Azul

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. As corporações então em todos os lugares do mundo, são empresas que visão somente o lucro, degradando o meio ambiente cada vez mais. Essas empresas produzem objetos com pouca vida útil para que os consumidores comprem de novo objeto, um exemplo claro disso são as TV´s LCD que possuem uma vida útil de apenas cinco anos, logo quando estragar o consumidor vai comprar outra, com isso as grandes corporações lucram ainda mais. O marketing ganha cada vez mais espaço pois quando o produto é muito divulgado nos meios de comunicações aumenta o lucro das corporações vale lembrar ainda que os produtos estão em constantes renovações um modelo novo de carro que você compra hoje daqui um mês já é considerado modelo antigo, pois logo as empresas lançam outros modelos . Exemplos de corporações: GM,Nike, Adidas, Ford entre outras.

    Guilherme Machado 2°A

    ResponderExcluir
  19. De acordo com a razão e a ação humana, o homem está destruindo o planeta Terra. Sabe-se que estamos vivendo o capitalismo selvagem. O Objetivo é obter lucros. As corporações tem a meta de extrair , industrializar e vender . Nós consumidores, somos bombardeados por propagandas que nos levam a consumir descontroladamente. Tudo o que é industrializado tem uma vida útil e permanece mais ou menos 5 anos. Isto porque novos modelos nos remetem a adquirirmos um novo produto.A solução da humanidade é viver e conviver na sociedade do descartável porque tudo não se resgata. E assim gera grandes cargas de lixo , como atômicos , eletrônicos e etc . O viável é que a sociedade passa de consumidor para conhecedor de todo o processo de produção e que seja pronta para reutilizar os produtos adquiridos . Exemplos de corporações : Fiat, Sony e Dell .
    Aluno : Rafael Oliveira Reis , 2ºAzul

    ResponderExcluir
  20. As corporações nada mais são do que um instrumento legal através do qual determinado negócio é transformado numa estrutura cujo funcionamento acaba com as limitações individuais de seus responsáveis. Por conta disso, apesar das posições individuais de seus fundadores, uma corporação segue em sua existência mesmo sem eles, operando como um "organismo" autônomo em busca de um objetivo bastante específico: o lucro.
    Isso é refletido também nas relações de trabalho. Muitas vezes ocorre a desumanização do processo de produção, existe no ideal corporativo, algo próximo da diminuição do homem à condição de máquina. Exemplos de corporações: Google,Apple,Coca Cola,Microsoft, entre outras.
    Fernanda G. 2ºB

    ResponderExcluir
  21. Sem dúvida alguma o maior objetivo das grandes corporações é o lucro.Elas querem dinheiro,por isso de uma forma ou de outra elas colocam na cabeça dos consumidores que eles devem comprar seus produtos,fazem propagandas chamativas,promoções,entre outros.Eles não ligam para o que vai acontecer,se áreas vão ser desmatadas,pessoas desempregadas,lares destruídos,eles só querem o bem a eles,só querem saber de lucrar e mais nada,e quem sustenta eles é quem ? Nós.Acaba sendo uma ironia isso,mas infelizmente é essa a realidade.Nós que apenas de olhar para um tênis bonito da Nike por exemplo,ou comprar um lanche da McDonald’s que mesmo sabendo que vai mais nos fazer mal do que bem,ou comprar aquela última invenção da Apple são exemplos da nossa ajuda para fazer essas empresas crescerem mais e mais e um indício de que na maioria das vezes consumimos essas ‘coisas’ apenas pelo nome em si.
    Joyce Martins - 2°A

    ResponderExcluir
  22. Hoje vivemos em um mundo totalmente capitalista, que esta tomado pelo consumismo exagerado.Eu penso que a grande culpa desse consumismo descontrolado ocorre pela influência das grandes corporações existentes no mundo, que faz com que as pessoas vão a loucura.As corporações no mundo de hoje são muito importante pois são elas que movem a economia no mundo, mas sempre elas estão lucrando nas custas das pessoas,e isso faz com que elas se tornem cada vez mais ricas, porque elas não estão se lixando nem um pouco para as pessoas, elas querem é ganhar e mais nada.Como exemplo podemos citar a McDonald´s que cobra um absurdo pelo seu sanduíche, todos comem e acha uma beleza e não vêem que foram roubados e esse é o mundo capitalista em que vivemos.
    CAIO SILVEIRA 2°B

    ResponderExcluir
  23. A importancia das comporaçoes hoje tem no mundo esta ligada à o aumneto de empregos no mundo, a grande variedade de bens de consumo pra agente escolher e muitas outras facilidades que voce encontra em sua vida.Mais assim como coisas boas que essas corporaçoes podem causar tambem existem as suas desvantagens,que podem nao agradar a todos,mais no meu ponto de vista todas as corporaçoes ajudam muito na vida de todos e nao podem parar de existir.Imagine sua vida sem um carro para voce se locomover com tanta facilidade como hoje en dia e muitas otras coisas tambem , por isso eu falo que nao seriamos nada nos dias de hoje sem nossos bens de consumo.

    FELIPE ILGNER 2°B

    ResponderExcluir
  24. As corporações são empresas, que não visam nada mais do que o lucro. E os maiores ajudantes da obtenção desse lucro, somos nós mesmos. Elas dizem que os produtos são essenciais para nosso dia-a-dia, mas ao mesmo tempo, estão pensando apenas no dinheiro que todas as vendas irão render. E os meios de comunicação, também ajudam essas corporações, que fazem de tudo para que todo tipo de material novo, apareça e seja o mais vendido entre todos. Elas extraem o que o ser humano tem de mais frágil, que é sempre querer algo novo, sendo que de dia em dia, nós fazemos o desuso de muita coisa útil, pelo fato de querermos sempre algo inovado e novo. Exemplos de corporações são: Apple, Nike, Sony, Ford.

    Débora Castro, 2º A

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. As corporaçoes agem em todo mundo pois todos nos apesar de tudo tambem somos uma grande sociedade consumidora e nao pensamos em nada do que esta sendo feito com os recursos das outras pessoas.Apesar de todo mal que muitos podem falar que as corporaçoes causam ela alimenta a economia mundial pois se nao existisse o que seria do mundo haveria apenas pequenas indutrias que nao conseguiriam manter a necessidade das pessoas, pois nos somos um povo muito exirgente a nao nos contentamos com pouco.Tente se imaginar com apenas um par de roupas vivendo em uma pequena casa e tendo que ir buscar sua comida a pé do outro lado da cidade.!Nao é muito bom né,pois intaoagora veja a importancia das corporaçoes.

    JULIA VIDONI 2°B

    ResponderExcluir
  28. Neoliberalismo seria a melhor palavra para explicarmos com ênfase nossa situação. É um capitalismo onde o governo não se interessa pelo bem social e há grande poder do mercado, e esse até interfere no estado. E com o mercado no “poder” perdemos um governo que foi feito para que houvesse o bem de todos, para um ambicioso que este é braço direito do mercado.
    E desde quando o mercado vai querer o nosso bem? Ele quer a melhor forma de se enriquecer mesmo que para isso tenha que fazer qualquer coisa. Ai entra a questão da ética não é mesmo? Até onde vai a ganância desse mercado? Não sei de certo, mas sei que ele é capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer. Mesmo que para isso custem vidas ou algumas florestinhas. Mais qual é a opção dos trabalhadores? É isso ou nada.

    O maior exemplo é a Nike.

    Maria Amélia Costa.2°A

    ResponderExcluir
  29. As corporações são importantes para todo o mundo atual. Pois elas movimentam o comercio mundial, trazem inovações e facilitam a nossa vida. Mas não são apenas coisas boas que elas trazem. Elas também geram problemas para a população. Alguns problemas que as corporações trazem são a extração intensa dos recursos naturais que possuímos, e quando esses recursos acambam no país que a corporação se localiza, ela busca recursos de outros países. Outro problema é o desemprego que elas podem causar. Ao mesmo tempo que elas geram vários empregos podem gerar também vários desempregos, por exemplo: se uma empresa falir, haverá a demissão de muitos empregados, geranda um grande desemprego.

    Leonardo,2ºA

    ResponderExcluir
  30. As corporações no mundo atual vêem auxiliar o desenvolvimento das pequenas organizações e das pequenas cidades, elas proporcionam maior credibilidade da população nas empresas locais, estas também são melhor vistas por parte de seus funcionários já que as pequenas empresas se unem com as grandes corporações fortalecendo seu nome e garantindo a estabilidade para os seus empregados. Conseqüentemente ocorre o desenvolvimento econômico e social local já que a renda dos empregados é gasta na cidade onde residem movimentando o comércio. Esta é uma forma de gestão que as pequenas empresas adotam para se manterem no mercado competitivo atual e também uma forma das grandes empresas não perderem espaço num certo mercado para empresas menores. Podemos citar como exemplo de corporação a Petrobrás, a Vale do Rio Doce, a Usiminas, entre outras, pois, proporcionam um desenvolvimento lucrativo e social muito grande.

    Beatriz de Souza Garcia
    2°B

    ResponderExcluir
  31. As corporações são como pessoas mas são as pessoas chamadas jurídicas.
    No documentário passado terça feira retrasada, essas empresas são vistas como pessoas e pessoas com sentimentos e características.
    No filme eles disseram que elas são psicopatas pois só importam com dinheiro e não importam em acabar com a vida humana.
    Mas esse texto não é sobre o mal que elas trazem e sim sua importância:
    As empresas corporativas são tão importantes no mundo atual e passado que se o planeta não tivesse a presença de tal, estaríamos catando coquinhos em bananeira!
    Nossa intelectualidade cresceu graças ao poder destas e assim também cresceu nossa dependência por elas.
    Sem as corporações não teríamos aqueles produtos de qualidade mas também não teríamos as doenças e dificuldades atuais.
    Algumas das corporações importantes são: Petrobrás, Shell, Esso, Nike, Ford,Vale e outras.
    Pedro Hippólito 2ºB

    ResponderExcluir
  32. As grandes corporações são de total influência no mundo, e querendo ou não acabam tomando as decisões no lugar do governo. Existem empresas de boa e ma influencia por mais que objetivo de uma empresa seja o lucro muitas delas nos tempos de hoje vem desenvolvendo alguns projetos sustentáveis para o bem estar da natureza, de animais, e de algumas comunidades, neste caso podem observar a “Petrobras” que tem o projeto de reflorestamento das matas, o compromisso com a biodiversidade marinha e tornou-se referencia em responsabilidade socioambiental. Porem há empresas que não estão ligando para o mal que fazem a natureza e a todo ser vivo, cortam árvores, exploram montanhas, e acabam com o habitat dos animais e o mundo esta ficando sem recursos naturais. O consumismo exagerado do ser humano só aumenta o poder das corporações tais como em indústrias automobilísticas, tecnológicas, alimentícias, têxteis entre outras.

    Isadora Dias Barbosa 2ºB

    ResponderExcluir
  33. Com o simples objetivo de gerar lucros aos seus integrantes, as chamadas corporações propõem passar por cima de tudo e de todos a fim de realizar suas ambições. Sendo a natureza, portanto, uma das mais prejudicadas devido ao consumo desmedido de matéria-prima e também o próprio homem, tanto o funcionário quanto o consumidor. A propaganda é o principal meio pelo qual somos incentivados a comprar de maneira desenfreada, os modelos e as tendências estão sempre se modificando fazendo com que o consumismo nos suba a cabeça. De modo discreto e quase que imperceptível, as corporações colocam ideias em nossa mente, nos direcionando ao consumo de seus produtos, nem ao menos se importando com o nosso bem estar e com o que nós realmente necessitamos; o que as tornam poderosas e cada vez mais influentes no nosso cotidiano.
    Algumas corporações são: Nike, Didas, Mc Donald's, Ford e Sony.

    Caíque Oliveira - 2º ano B

    ResponderExcluir
  34. O governo deveria se preocupar em “cuidar” das pessoas. No entanto ele se preocupa mais com as corporações que foram crescendo a partir do desenvolvimento e acabaram se tornando “maiores” que ele. As pessoas adoram comprar produtos de marcas, mas elas não procuram saber de onde eles vêem como são fabricados. Compram pelo simples fato de serem famosos, mas o que elas não sabem ou até sabem mais não se importam (o que é pior) é que por trás da produção desses produtos a muitas pessoas sendo exploradas, trabalhando em péssimas condições, sem nenhum direito e recebendo o que as vezes não e suficiente nem para comer.Além de acabarem com os recursos naturais não só do seu país mas também de outros não tão desenvolvidos, mas esses são só alguns dos problemas.
    Exemplo de corporações: Nike e Adidas

    Evelyn Alves Dias 2ºA

    ResponderExcluir
  35. Com a implantação do neoliberalismo, as grandes corporações passaram a comandar a economia mundial, e para elas o que mais interessa é o lucro obtido , levando-as a se instalarem nos países subdesenvolvidos, onde encontram matéria-prima e mão- de- obra baratas. Portanto, países pobres são muito prejudicados pela ação das corporações, pois sua matéria-prima é explorada até se esgotar e isso não traz nenhum lucro para eles, quem fica com todo o dinheiro são as empresas que os exploraram.
    Outros grandes problemas gerados por essas enormes empresas são em relação ao meio ambiente, muito afetado com lixo e outros tipos de poluição produzidos por elas.
    E a nós só resta refletir, é justo? Quem consegue ver justiça em tamanha exploração? A pior parte é que os ricos empresários, donos de ações nas empresas, tornam-se milionários à custa de um povo pobre e trabalhador. Exemplos de corporações: Nike, Sony e Ford.

    Inaê de Lucena Pereira Teodoro. 2º A
    Nº:14

    ResponderExcluir
  36. Corporações são formadas por um conjunto de pessoas que têm o objetivo de ganhar dinheiro. Elas buscam alto lucro sem se importar com ninguém, apenas com elas mesmas. Devido essa ambição, acabam agindo negativamente em vários países subdesenvolvidos, onde encontram mão-de-obra barata , e por falta de opção os pobres trabalhadores não podem questionar a mixaria que ganham. Se pegarmos o salário de um operário e compararmos com o lucro que a corporação têm todo mês , vamos ver que a injustiça é enorme para com eles que trabalham tanto.Além disso , essas corporações exploram toda a matéria-prima desses países, que acabam esgotando. E vocês acham que alguém se importa? Enquanto elas estiverem lucrando com essa atitude ,infelizmente não vão parar.Se hoje as corporações estão no comando , a culpa é toda nossa que nos deixamos levar pelo consumismo.Exemplos de corporações:
    Mc Donald’s , Ford , Nike , Shell.

    Bruna de Carvalho Le Sénéchal Horta – 2º A

    ResponderExcluir
  37. As grandes corporações trazem sim muitas melhorias a nossas vidas, sempre com inovações para facilitar nosso dia a dia. Mas não só trazem melhorias como também trazem grandes prejuízos ao nosso planeta, que no futuro irão refletir das ações que estamos fazendo, e já estamos sofrendo com esses prejuízos a cada dia. Como dito no vídeo “ História das coisas”, tudo está acontecendo em um sistema linear, ou seja, não tem reaproveitamento de nada, como o ultimo destino o “lixo”, e nosso planeta é finito, então uma ora iremos ficar sem recursos.
    Algumas corporações importantes são: Petrobrás, Nike, Microsoft, Sony e Aple.

    Bruce Dickson Arruk Almeida 2°A

    ResponderExcluir
  38. As corporações na realidade querem lucrar, de qualquer jeito, a qualquer custo. Por serem muitas vezes mais influentes que o estado elas ditam as regras, e esquecem, ou não se importam, para o mal que suas ações causam no meio em que vivemos. O grande problema é que nós já nos tornamos dependentes dessas marcas, elas já estão em todos os lugares, nas coisas que comemos, que bebemos, nas roupas que vestimos, entre outros... Funciona basicamente assim: compramos algum produto, eles criam outros “melhores”, então compramos os novos. Porque? Por que eles são novos, porque a sociedade diz que o novo é melhor do que o que você já possui, apenas por isso.
    Microsoft, Apple, Mc Donalds, Nike, são alguns exemplos.
    Jessica Abreu
    2ºA

    ResponderExcluir
  39. Como o Breno disse alí acima, as corporações ditam o mundo de hoje. As corporações não se importam com o estado, que não tem nenhuma interferência no assunto. As corporações são como um conjunto de empresas que só querem lucrar, sem se importar se estão fazendo algo prejudicial as pessoas, como o salário baixo, substancias tóxicas no meio ambiente. Tanto é que no filme em que vimos, não podem entrevistar funcionários e nem filmar o que se passa nas empresas. Mas sem essas tais empresas corporativas, nós não teríamos alguns produtos de qualidade.
    No filme em que nós assistimos, como exemplo da Nike, os trabalhadores não lucram nada, mostrando a obsessão por dinheiro dos patrões.

    Taismara Dadall 2ºB

    ResponderExcluir
  40. Corporação é um conjunto de empresas na qual o objetivo é o lucro, onde sua maior renda é obtida através de nós, que muitas vezes somos influenciados por propagandas enganosas que nos levam a consumir mais e mais trazendo ao mundo grandes problemas para o planeta. Essas corporações utilizam muito os recursos a ela acessíveis, e de pessoas, afetando muitas das vezes países de 3° mundo.
    Pessoas são usadas por busca de matérias primas e nem sempre são bem recompensadas, e a cada vez mais detonamos o planeta, pois apenas vemos o produto final e nunca paramos para ver o que ficou para trás como a destruição do planeta com gases tóxicos, lixos, etc. Essas corporações precisam se avaliar mais, pois o mundo já possui grandes pontos de misérias e o que será disso se nada se resolver? É preciso inovar porem de forma legal. Exemplos de empresas: Mc Donalds(alimentícia), Apple(informática), Fiat(automobilística), entre outras.
    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2°B

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Vivemos em um mundo neoliberal, em que a burguesia tem poder sobre a ''nobreza'' e o ''clero'', em que o lucro é o objetivo principal dessa reação desenfreada, em que a ''elite'' não se incomoda ou preocupa com o futuro do planeta nem da população, somente com o lucro ganho, não importando com quem estão passando por cima.
    Tantas pessoas são prejudicadas socialmente, economicamente e até na saúde pelo interesse desenfreado e egoísta dessas pessoas que só pensam em seu ego empinado, as corporações são um grupo ''malígno'' que não medem esforços para alcançar seus objetivos, passando por cima de quem for, o Mc Donnald's, lucra em cima da saúde das pessoas com comidas hipercalóricas e gordurosas levando seus consumidores a sérios riscos de saúde e talvez até à morte.

    Thiago - 2° Ano A

    ResponderExcluir
  43. As grandes corporações são fruto do capitalismo, uma vez que se é possível acumular capital sempre surgirão pequenos grupos que deterão grande parcela do capital. O mundo corporativo se baseia numa economia com forte atuação da “mão invisível”, termo utilizado pelo pai da economia, Adam Smith, para justificar a livre transação comercial. Hoje vivemos em meio a grandes corporações como a Procter e Gamble e a Unilever que produzem um vasto mix de produtos, muitas vezes consumimos sem saber que os produtos são dessas empresas. Muitas das grandes corporações não são muito conhecidas e nem se fazem conhecer. A China vive um momento corporativo mesmo sendo um país comunista com inclinações socialistas, muitas organizações foram para lá com benefícios tributários e mão de obra barata e não sindicalizada. Hoje os governantes buscam atrair tais empresas para gerar riqueza para sua região e isso só faz aumentar os ganhos corporativos.
    Ludmilla Vieira 2º A

    ResponderExcluir
  44. No mundo de hoje, todos estão vendo o quanto as Corporações exercem um real domínio sobre uma cidade ou um país, estão diretamente ligadas a economia e são elas que ajudam determinar a posição de um país, pois proporcionam muitos benefícios para o lugar que estão.
    E essas empresas estão cada vez mais crescendo e enriquecendo graças ao consumismo sem controle do ser humano, cada vez mais querendo inovar e adquirir o melhor produto.
    Mas essas corporações não geram apenas benefícios, como também muitos prejuízos não apenas para os lugares onde estão, mas também para muitos outros lugares, por exemplo, a Nike, que muitos de seus produtos são feitos em países pobres, onde crianças trabalham a troco de comida, e são muito mal remuneradas.
    Outros exemplos são: a Apple, Adidas, Sony, entre outras.

    Cassiano Silveira 2ºAno A

    ResponderExcluir
  45. As corporações se dizem sempre estar fazendo de tudo para melhorar a vida dos consumidores. Mas como sabemos seu maior objetivo é de gerar lucros, essas corporações destroem o planeta, a procura de matéria prima. E nós nos tornamos esses consumidores, e consumimos mais do que precisamos, esse nosso consumismo exagerado só aumenta o poder das corporações assim poluindo e destruindo cada vez mais o planeta.
    Se continuar assim como está o mundo vai ficar insustentável e muitas pessoas morrerão, e talvez quando todos se derem conta disso seja tarde de mais para tentar reverter o estrago feito.
    Exemplos de corporações do mundo: Apple, Nike, Adidas, Mcdonalds, Girafas, Volkswagen, Microsoft, Sony, Shell, etc.

    Daniel 2ºA

    ResponderExcluir
  46. Como o estado não intervém na economia, as corporações mundiais fazem de tudo para sermos cada vez mais consumistas para ganharem mais dinheiro, e com isso as pessoas acabam virando "escravas" disso: trabalhar mais para comprar mais e se importam menos com a saúde , com as pessoas,e ficamos sem tempo para pensarmos e acabamos sendo influenciados ,como mostra o documentário.E quando acaba as matérias primas para fabricar seus produtos , eles vão para outros países e começam utilizar a matéria prima deles , e só vai aumentando o consumo e o lixo.
    Ai entra outro problema, o que fazer com o lixo?
    Temos que começar a pensar e deixar o consumismo de lado pois tem muita coisa que a gente compra sem precisar, só porque o que temos esta ultrapassado ou fora de moda ,mesmo quando os produtos ainda podem ser usados
    Corporações: Mc Donaldo, Apple,Nike...

    Luiza C.B.Gontijo
    2°B

    ResponderExcluir
  47. As corporações estão cada vez mais presentes no mundo. Elas se tornam uma grande influência em nossas vidas, pois tem abertura para novos empregos e maiores lucros . As corporações geram um grande consumo assim movimentando o mercado financeiro mundial. As mesmas nunca estão satisfeitas com o que tem, assim não se preocupando com a parte ambiental e com todos. Temos uma grande influencia nisto, pois consumimos mais e mais. Temos como exemplos: Fiat uma empresa que é altamente lucrativa e chamativa tendo em vista muitos negócios, Mc Donald na área alimentícia , Apple na área de informática, Nike e entre outras.

    Karoline dos Santos Silva 2ºB

    ResponderExcluir
  48. As Corporações são importantes no mundo de hoje, devido ao seu alto poder de mudança na economia mundial, uma corporação depende da outra, que depende da matéria prima de um país produtor, que usa trabalhadores para colhê-la ,e sucessivamente. Elas movem o planeta economicamente, de tal forma que estão em todos os lugares, mesmo que não seja seu local de origem, estão em toda parte, dando empregos, tirando formas de trabalho, ajudando, prejudicando. Elas são importantes para o rendimento econômico de lugares incapacitados, elas o desenvolvem com seus projetos, mas são prejudiciais desfavorecendo o comércio simples local, tirando formas de renda de habitantes mais humildes, o que é muito comum nos países menos desenvolvidos. Elas levam a tecnologia e o conhecimento, mas podem tirar a cultura, mas claro, elas dependem muito de nós, pois nós damos a ela condição de existir, usufruindo seus produtos. Exemplos: McDonalds, Microsoft, Petrobrás,Sony,Apple,Ford,etc.

    Renato Rodrigues Mariano 2º A

    ResponderExcluir
  49. É inegável o papel preponderante das corporações no desenvolvimento dos mercados em geral e principalmente nas organizações espaciais.
    O que realmente precisa ser analisado é o impacto que estas, exercem na vida das pessoas e no planeta. O principal malefício destas corporações, é a de confirmar e evidenciar cada vez mais as diferenças sociais já existentes.
    As corporações agem no poder de compra do cidadão, incentivando-o a um consumismo desenfreado e fazendo com que este cidadão pense que detêm algum tipo de poder por ser um consumista em potencial; sendo que na verdade o grande poder está em sermos cidadãos conscientes do que podemos fazer de útil por nosso semelhante e pelo nosso planeta.

    Luiz Carlos Martins Junior 2°A

    ResponderExcluir
  50. Corporações nada mais é que varias empresas que tem em comum seus objetivos , seus objetivo, é ter o Maximo de lucro não importa como , explorando funcionários , acabando com recursos naturais não importa a forma o que importa e lucrar . Essas empresas invadem países de terceiro mundo exploram ate acabar com tudo depois se mudam visando apenas os lucros .
    Essa ação devastadora das empresas faz com que os moradores desses lugares tenham que se mudar pois seus recursos se acabam com a exploração , o primeiro a tomar uma iniciativa a respeito disso teria que ser o nosso governo que por sinal não toma nenhuma atitude afinal e melhor manter as empresas com ele pois elas geram mais lucros ao
    governo .E na verdade o que eles realmente querem e dinheiro !
    Exemplo disso é a Apple, Fiat, Sony, MC Donald’s

    Marcio Junior 2° A

    ResponderExcluir
  51. São as Corporações que determinam o rumo da economia de um país. Este cresce se essas corporações crescerem, e pode também afundar junto com elas.
    Por exemplo a Coca – Cola, uma das maiores marcas do mundo, interfere muito na economia de um país.
    Uma corporação procura paises com mão de obra barata para produzirem seus produtos e depois serem exportados. A Nike usa essa técnica, o cadarço de seus tênis não passados por crianças africanas, que fazem isso a troco de comida.
    Técnicas como essas são muito usadas por corporações que ficam cada vez mais ricas por explorarem pessoas que trabalham a troco de quase nada, a troco do básico que é a própria alimentação.


    Eduardo Queiroz Avelar Silveira
    2º ano A
    Abraço Junão!

    ResponderExcluir
  52. As corporações atualmente são muito importantes e influenciam muito na vida das pessoas. São vários tipos de corporações, cada uma com uma função; e uma dependendo da outra. Nessas corporações existem vários tipos de trabalhadores cada um com sua função e setores diferentes. Tudo começa das extrações de recursos naturais; que é uma coisa que esta se tornando cada vez mais prejudicial pro planeta, tudo isso para sustentar nosso modo de viver. Mas as corporações também têm seus pontos positivos, um deles é a geração de novos empregos. Essas corporações dependem das pessoas que são os seus consumidores para que sejam poderosas e grandes potencias de capital. A Nike, GM, Bayer e Sony são exemplos de corporações.

    Larissa Basílio Vasconcelos 2º A

    ResponderExcluir
  53. Existem corporações pelo mundo todo, e ambas tem como principal objetivo o lucro. Tanto as corporações antigas, como as atuais, cumpriram a função de que onde não só a sociedade, mas também o indivíduo se beneficiariam, na medida em que seu caráter integrador seria um alívio às tensões sociais. Porém, as corporações não nos proporciona somente benefícios, existe também o lado negativo, que é o desgaste do nosso planeta. As matérias primas não são produzidas de uma hora para outra, muitas delas como o petróleo, e certos minerais, demoram milhares de anos, e algumas corporações abusam da natureza, o que propicia um enorme desgaste.
    Exemplos de corporações atuais, são McDonalds, Sony, Microsoft, Apple, Carrefour, Wal Mart e varias outras.

    Aline Brusiquesi Silva 2°A

    ResponderExcluir
  54. - Como as antigas corporações, as modernas também cumpririam uma função moral, onde não só a sociedade, mas também o indivíduo se beneficiariam, na medida em que seu caráter integrador seria um alívio às tensões sociais. Se considerarmos que a importância das famílias nas sociedades complexas diminui a cada geração, devido a sua crescente dispersão; e que o Estado está muito distante da vida dos indivíduos; só as corporações-profissionais, ainda que tenham um alcance mais restrito, podem dar conta de organizar as atividades econômicas, haja vista que “a vida profissional representa quase a totalidade da vida, ação corporativa manifesta-se em todos os detalhes de nossas ocupações, que são desse modo orientadas em um sentido coletivo
    *Mas, ao contrário das antigas, que tinham seus limites restritos às cidades, as novas corporações teriam alcance nacional e internacional, acompanhando as transformações econômicas e sociais, ou seja, “se encontrariam em harmonia com o equilíbrio móvel das
    necessidades e das idéias”

    Exemplos de corporações Sony,Microsoft,Apple..

    Alem disso todas essas corporações possui o ERP (Enterprise Resource Planning) tambem chamado de SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial) que são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. que faz uma grande importancia para todas as corporações.

    hudson :)

    ResponderExcluir
  55. As corporações interferem diretamente e indiretamente na vida das pessoas, gerando empregos consumindo matéria-prima, o que é prejudicial ao planeta Terra.Elas afetam o social, a politica e também a cultura.
    As corporações alem de gerar empregos,afetam nossas vidas tambem na forma de fazer produtos que agradam a nós consumidores, além de nos dar várias opções de compra, tentando agradar a todos os gostos, pois assim, ela estara também lucrando.Elas são as maiores responsaveis pelo rumo lucrativo que um país toma,determinado o rumo da economia desse país.
    Exemplos de corporações são : MC Donald’s,Fiat,Nike,Sony,Apple, entre outras.

    ResponderExcluir
  56. A importância que as corporações têm no mundo de hoje é que somente para elas que tem o lucro o dinheiro de uma forma organizada... Elas sempre saíram em vantagem porque são privadas, ou seja, ficaram com o lucro somente para elas e nunca irão dividir o lucro com a população, os países menos desenvolvidos são os que mais sofrem com isso porque não tem a economia totalmente instaurada podemos citar também danos os animais e a natureza assim desmatando e garantindo lucros ainda mais altos cara vez mais assim movendo somente o seu espaço e esquecendo-se da maioria ao seu redor. Podemos citar corporações como Mc´Donalds, Nike, Adidas, RBK, Sony, Panasonic, entre outras .

    Fernanda Freitas 2°B



    As corporações crescem cada vez mais através do nosso consumo. Isso faz com que cada vez mais elas queiram produzir mais e mais para nós, consumidores natos, compremos cada vez mais. Há muitos tipos de corporações: automobilística, alimentícia e a que mais cresce, no meu ponto de vista, a tecnológica. Como exemplos têm a Volkswagem (automobilística), Apple (tecnológica) e McDonalds (alimentícia). Essa última é uma das maiores, tem franquias espalhadas por todo o mundo. Outra corporação que vale a pena citar e a Microsoft, uma grande empresa especializada em computadores e que a cada dia mais gera empregos. Esses são alguns exemplos de corporações.

    Lorraine Silva - 2ºB


    Hoje, as Corporações têm como único objetivo, crescer mais e ter cada vez mais lucros. Para que isso ocorra eles fabricam a cada dia mais coisas que interessam a gente para que compremos cada vez mais, e é isso que fazemos, compramos cada vez mais. E quanto mais compramos, mais geramos emprego, e mais expomos os trabalhadores a, muitas vezes, produtos tóxicos. Um exemplo de corporação e uma muito famosa na área tecnológica: Apple. Ela a cada dia mais cresce e lança no mundo um produto diferente do outro, com mais tecnologia que o outro. Além da Apple temos também muitos outros exemplos, como: Volkswagem que é uma empresa automobilística e Nike que é uma empresa famosa por fabricação de tênis e roupas esportivas.

    Letícia Martins - 2ªB


    Corporação é um conjunto de empresas na qual o objetivo é o lucro, onde sua maior renda é obtida através de nós, que muitas vezes somos influenciados por propagandas enganosas que nos levam a consumir mais e mais trazendo ao mundo grandes problemas para o planeta. Essas corporações utilizam muito os recursos a ela acessíveis, e de pessoas, afetando muitas das vezes países de 3° mundo.
    Pessoas são usadas por busca de matérias primas e nem sempre são bem recompensadas, e a cada vez mais detonamos o planeta, pois apenas vemos o produto final e nunca paramos para ver o que ficou para trás como a destruição do planeta com gases tóxicos, lixos, etc. Essas corporações precisam se avaliar mais, pois o mundo já possui grandes pontos de misérias e o que será disso se nada se resolver? É preciso inovar porem de forma legal. Exemplos de empresas: Mc Donalds(alimentícia), Apple(informática), Fiat(automobilística), entre outras.

    Ana Cláudia Vasconcelos da Costa 2°B


    As corporações tomam amplo espaço do mundo atual. Elas são grupos de pessoas que agem como se fossem um só corpo, se tornando uma pessoa jurídica e não física. Assim essa “pessoa” tem limitadas responsabilidades e se julgam e são vistas como tendo responsabilidade social, pois levam “indústrias” e outras coisas paras áreas com quase nenhum potencial. Na realidade, elas não são essa gracinha que parece, o único objetivo delas é trazer mais e mais lucro aos acionistas, não importando com o impacto do que elas produzem. Elas ficam em países pobres apenas enquanto a mão de obra é barata e às vezes utilizam até mão de obra infantil. Elas continuam produzindo mesmo sabendo que seus produtos causam danos a saúde. Resumindo: a importância das corporações é o grande poder delas, maior até que dos Estados, assim elas que comandam o mundo de hoje. Exemplos: Mc Donalds, Nike, Microsoft.

    Tayla Nogueira 2ºB

    ResponderExcluir
  57. As Corporações são maquinas de fazer dinheiro com lucros exorbitantes, começou a existir com a revolução industrial, em 1712. Depois disso, elas se tornaram as comandantes de tudo, elas que ditam o valor de cada produto no mercado, são elas que valorizam as ações de outras corporações, são elas que usam e abusam da Mao de obra barata de asiáticos, e são elas que produz, exporta e importa os seus objetos, desde, a televisão de LED até a sua escova de dente. São elas que alegam ser uma pessoa, pessoa jurídica. Exemplos de Corporações encontramos a maioria com sede nos EUA, são elas: Sony, Roche, Microsoft, Apple, Google, entre outras milhares.

    Pedro Ivo 2ºB



    FINAL DAS POSTAGENS MEUS QUERIDOS ... ESSES QUE EU POSTEI POR ÚLTIMO FORAM OS QUE ME MANDARAM POR E-MAIL PORQUE NÃO CONSEGUIAM COLOCAR DIRETAMENTE NO BLOG ... VALEU ... LEIAM O QUE SEUS COLEGAS ESCREVERAM ... ISSO É QUE NOS FAZ CRESCER - JUNÃO

    ResponderExcluir