terça-feira, 1 de março de 2011

Fórum sobre o filme: 5X favela - Agora por nós mesmos



A violência, antes uma realidade até certo ponto distante de nós, moradores de um cidade relativamente pequena, agora bate à nossa porta.
O ano de 2010 foi provavelmente o mais violento da nossa história recente. Nas últimas semanas aconteceram três brutais assassinados em nossa cidade.
Usando a temática e o que foi mostrado no filme, faça um paralelo entre o que você sente dessa nova realidade que estamos enfrentando em Passos e o que acontece nos grandes centros urbanos do nosso país:

49 comentários:

  1. É uma grande absurdo oque está acontecendo com nossa cidade e com as grandes cidades do Brasil. Assasinatos sem sentidos, pessoas se matando a onde o mundo vai parar? Com esse filme podemos ver oque esta acontecendo com o mundo, as pessoas não tem mais amor a si proprio. As drogas, maconhas o mundo está perdido esse é o mundo que as pessoas querem deixa para seus filhos e netos. Se cada um fazer sua parte não averá mais violencias.

    Bárbara 2B

    ResponderExcluir
  2. Quando assistimos a filmes voltados a realidade da violência e das drogas, pensamos: "Ah! mas isso só acontece nas grandes cidades, não preciso me preocupar com isso." Realmente, a grande característica dos grandes centros é essa violência abordada neste filme. Mas quando saimos do nosso "mundinho perfeito" e analisamos a nossa cidade (Passos), vemos que temos favelas, não como os morros do Rio de janeiro, mas periferias onde acontece todas essas barbaridades. Diarimente ouve-se na rádio comentários de assassinatos envolvendo namorados x namoradas; professores x alunos entre outros casos de violência, houve até casos de suicídio recentemente. Parece ignorância de minha parte, pois até ontem cidades do interior eram consideradas pacatas, onde os cidadãos viviam em plena paz e liberdade. Hoje, você corre o risco de sair para trabalhar/estudar e NÃO VOLTAR MAIS ! Isso é um caso a se pensar, será até onde isso vai? Num mundo onde o individualismo predomina, ninguém pensa em mais nada a não ser no próprio bem. Precisamos abrir os olhos e começar a pensar no coletivo, na nossa sociedade, que está cada vez mais nas mãos dos assassinos.



    Obs.: Junão, passa filmes mais alegres !



    Beatriz L.Piantino - 2ºB

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é fato que os meios de comunicação nos revelam, constantemente, notícias a respeito da violência que, a cada dia que passa, aflige mais e mais pessoas de todas as regiões.
    E até bem pouco tempo essa realidade era tida, para muitos, como algo distante e que ocorria apenas nas chamadas ''cidades grandes''. Porém, com o passar dos anos, a violência, o tráfico e uso de drogas, entre outros, vêm aumentando de maneira extremamente preocupante; de modo que essas novas gerações que estão surgindo se ''acostumem'' a essas situações.
    Um exemplo bastante cotidiano é a maneira absurda como a violência em nossa cidade, Passos, aumentou. Os casos de violência, dos mais variados tipos, nos surpreendem e amedrontam a cada dia.
    Penso que não somente eu, mas também todos os que ao menos tenham refletido um pouco a respeito do assunto, tenham chegado à conclusão de que a nossa insegurança está se tornando cada vez maior, e que as chances de sermos vítimas de qualquer tipo de violência só tende a aumentar (óbvio). Ainda mais que é como dizem: "Entrar no mundo da violência, da criminalidade e, principalmente das drogas é muito fácil, o difícil é sair (com vida)! "

    Lorraine Reis Avelino
    2º ano Azul

    ResponderExcluir
  5. O que acontece é a constante influência da mídia em nossos pensamentos.
    Se, no caso da Isabela Nardoni, ninguém tinha jogado uma criança pela janela, depois do ocorrido surgiram outros casos do mesmo crime.
    O que acontece é aquilo que nosso professor Chiquinho uma vez disse:
    "A vida imita a arte e a arte imita a vida"
    Quando alguma coisa aparece na televisão, com certeza aquilo irá virar uma coisa normal.
    Isso ocorre em todo lugar.
    O bandido assiste um filme de roubos e consegue, baseado no filme, fazer um roubo melhor e mais proveitoso.
    Assim como outras coisas como assassinato e sequestros.
    Você pode pensar que eu sou louco de não gostar da mídia, mas é a realidade!

    Junão, esse documentário foi ótimo, pena que as pessoas não me deixaram entrar no clima dele.

    Pedro Hippólito
    2ºB

    ResponderExcluir
  6. A violência infelizmente esta cada vez mais presente em nossas vidas, casos que antes nos pareciam absurdos ja nem nos surpreendem mais, na televisão, nos jornais, revistas, internet, nos mostram histórias inacreditaveis de crueldade e o que antes parecia só existir nas grandes cidades e que viamos apenas pela TV esta cada mais mais proxima de nós, na nossa cidade, do lado das nossas casas.

    Evelyn Alves Dias 2º A

    ResponderExcluir
  7. Esta realidade na qual vivemos hoje está se tornando cada vez mais absurda, antes a violência era mais frequente em cidades grandes e que hoje em cidades pequenas vem se tornando algo normal entre as pessoas.Isto se revela com o tempo que pra se ter violência basta as pessoas cultivarem -as , Passos já vem vivenciando com assassinatos , coisas absurdas por causas pequenas e que isso bate cada vez mais em nossa porta.Cidades grandes vemos que nem podemos sair nas avenidas pois estão com alto nível de risco de vida.

    Karoline dos Santos Silva 2ºB

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia as grandes mortes ocorridas nas favelas se dão ao fato do grande uso de drogas, roubos, brigas e más relações. Não somente em grandes centros urbanos como também em pequenos. No meu ponto de vista, acredito que tudo isso é um absurdo, me dá medo e insegurança. Imagine que a qualquer dia, hora ou lugar um de nós podemos ser vítima de balas perdidas vindas de traficantes; inalaremos drogas sem sabermos ou sendo levados pelos outros. É muito ruim vermos hoje fatos realmente verdadeiros de crianças e jovens traficando, roubando, matando. Muitas vezes fazendo isso para sobreviver, para ter um prato de comida em casa ou ás vezes por satisfação própria. E até que ponto se dará isso? Um dia vai acabar? Qual a saída para esses transtornos? Essas são perguntas que "sozinha" não posso responder...

    Ana Claudia Vasconcelos da Costa 2°B

    ResponderExcluir
  9. A violência esta cada vez mas presente em nossa realidade. Estamos vivendo um tempo, em que é necessário traçar programas para mudanças comportamentais, principalmente no que se refere a violência. O mundo está cada vez seguindo um caminho sem volta, se não mudarmos agora, talvez seja até tarde. Quando ligamos a Tv, ou lemos o jornal deparamos com noticias sobre mortes, agressões, golpes e trafico de drogas. Bobo de quem pensa que a violência existe somente em grandes cidades, isso é uma mentira e nossa cidade é um exemplo vivo disso. Em 10 dias houve 3 assassinados, isso é triste, a violência esta chegando a um ponto extremo e deve ser levada a serio. Mas como acabar com isso? Devemos pensar numa solução porque a cada dia que se passa pior fica.

    Maria Amélia Costa 2°A

    ResponderExcluir
  10. A violência pra mim sempre esteve distante,algo que eu só via na televisão,acontecendo em grandes cidades.Mas vendo como ela se expande cada vez mais e que se encontra em todo lugar,fico insegura e com medo.
    O ruim é que as pessoas ficam quietas,por nao terem confiança na polícia não se comunicam diante de um ato violento.Banaliza-se a morte como solução de conflitos.As pessoas admitem a violência,não ligam muito,não imaginam o sofrimento alheio,até a hora que algo violento aconteça com elas,ou com a família.


    Francine Bogo,2°A

    ResponderExcluir
  11. Tanto nas cidades grandes como nas cidades pequenas a violencia esta em todo lugar...ela vem se aumentando a cada dia e fazendo ainda mais parte de nossa vida ...antes ouviamos dizer somente em televisao,radio e internet mais hoje ela bate em frente a nossa porta,em nossas familias e amigos ...por isso devemos ter cuidado a partir de agora em todos os lugares que vamos pois isso é realidade e nao ficçao.

    Fernanda F 2°B

    ResponderExcluir
  12. A gente pensa que a violência ocorre na sua maior parte nos grandes centros urbanos mas isso é mentira pois aqui mesmo na nossa cidade esta acontecendo uma grande quantidade de assassinatos e pessoas que são mortas violentamente.
    As leis brasileiras não punem as pessoas adequadamente, deixando a maioria dos marginais soltos pelas ruas. Esta na hora dos políticos tomarem atitudes mais severas e mudar as nossas leis, caso isso não aconteça o nosso país continuara desse mesmo jeito. O filme mostra a realidade do nosso país.

    Guilherme Machado 2°A

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Nos dias de hoje já não se fala mais "aquela cidade é violenta",a violência hoje está presente em tudo quanto é lugar.Todo dia vemos notícias de gente sendo assasinada e por modos muito cruéis.Até um tempo atrás eu não me preocupava em andar sozinha à noite nas ruas aqui de Passos,hoje em dia eu ja tenho um certo receio sobre isso.O que fazer para acabar com a violência eu infelizmente não sei.

    Joyce Martins 2ºA

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Atualmente não se pode mais dizer que a violência só está mais presente nas grandes cidades,
    Todos os dias vemos casos de assasinatos seja na televisão ou na internet isso aqui mesmo em Passos. O fato é que a violência esta presente na nossa realidade muito mais do que imaginamos o filme 5X favela - Agora por nós mesmos mostra essa realidade, e mesmo assim não são tomadas as devidas providências. As perguntas são: se não fizermos nada sobre essa violência agora até que ponto se dará isso? e se algum dia isso vai acabar?

    Daniel 2ºA

    ResponderExcluir
  18. Realmente a violencia na nossa cidade e em todo o pais é grande. Aqui em Passos, a violencia tem aumentado a cada dia, com roubos, sequestros e ate assassinatos como voce havia citado. Nos grandes centros urbanos, a violencia é maior ainda, favelas, traficantes de drogas e armas e todo tipo de bandidos habitam esse local. Isso deveria ter um fim, mas todos se perguntam: como?

    ResponderExcluir
  19. Quando assistimos o filme: 5X favela - Agora por nós mesmos, ficamos chocados com a realidade que vivemos e nós perguntado onde isso tudo vai para! Cidades que eram consideradas calma hoje em dia você corre o risco de virar a esquina e ser assaltado, até que ponto a violência vai conseguir invadir nossas casa? Até que ponto isso vai chegar?

    Marina Silveira 2°Azul

    ResponderExcluir
  20. O filme apesar de dizer 5x favela, querendo demonstrar algo talvez consequência das favelas, mostra o contrário, mostra que você pode muito bem ser o que quer, mesmo morando em uma favela, pode fazer faculdade mesmo sem ter muitos recursos pra isso, você pode ser honesto, mesmo quando criança, que rouba um frango, mas o devolve, ou seja, apesar de você morar numa favela, conviver com o crime todos os dias, não é desculpa para você ficar se queixando pela vida que tem, pois se você corre atrás do que quer, você consegue, não importa quem seja, o que seja, seus objetivos sempre serão alcançados, seja quão grande ou pequeno ele seja.

    Matheus Ferreira - 2ºA

    ResponderExcluir
  21. 5x Favela ,por outro lado, pois todos já vimos falar de como é na favela mas por angulo em que so mostra a desordem.Esse filme tem como também o objetivo levar a realidade do cotidiano de uma pessoa lá,o preconceito ,a amizade e o respeito,logico também ha comflitos entre o trafico e a policia fato hoje tão comum.Porém cidadania e o que move o filme.

    ResponderExcluir
  22. o documentario 5x favela conta 5 historias que muitas vezes ja conhecemos seu destino , pois a violencia domina essa regiao,sem misericordia, traficantes eliminam sem peso na consciencia. Mas tambem ha pessoas justas que mudam o ponto de vista externo da favela, provando que nem tudo é ruim

    Renato Rodrigues Mariano 2º Azul

    ResponderExcluir
  23. Ao assistirmos esses filmes e documentários sobre a violência nas cidades grandes, meio que ignoramos, e ficamos pensando que essa realidade nunca vai chegar até nós, e nunca irá acontecer com agente. Mas, infelizmente, estamos errados, pois sabemos de inúmeras atitudes violentas que nossa cidade vem vivenciando, por exemplo, assassinar uma mulher grávida, uma atitude mais cruel e desumana que essa, não existe. E esse é apenas um de muitos crimes e atitudes violentas que estão bem perto de nós.
    E, em vez de ficarmos ignorando e fazendo de conta que não estamos enxergando isso tudo, devemos tomar atitudes para tentar pelo menos diminuir essa triste realidade.

    Cassiano Silveira 2°Ano A.

    ResponderExcluir
  24. O filme 5x favela, nos mostra o que realmente se passa nas favelas, comunidades. a violência, o tráfico, a corrupção, entre outros. isso é a realidade que muitos não querem acreditar, mas é o que realmente acontece.
    Nós vemos e ouvimos notícias o tempo todo sobre violência e afins, mas a maioria o que se passa nas cidades grandes. muitos crimes acontecem em nossa cidade e vão aumentando cada vez mais. mas muitas vezes as pessoas não imaginam que isso pode acontecer com elas a qualquer hora.

    Taismara Dadall - 2ºb

    ResponderExcluir
  25. O que mais está gerando violência nos dias de hoje é o uso de drogas, o tráfico, dividas com traficantes... o que sempre pareceu estar bem distante da nossa cidade, mas não, está em todo lugar e aumentando a cada dia. hoje em dia até as crianças estão indo parar no mundo da criminalidade e não é diferente em Passos.
    Devemos procurar meios de "proteger" nossa cidade e nós mesmos.

    Luiz Carlos Martins Junior 2°A

    ResponderExcluir
  26. Até pouco tempo atrás a violencia era só coisa de filme pro povo de Passos. Hoje, a realidade é outra, qualquer um que lê o jornal v~e pelo menos uma vez na semana algum crime surpreendente...
    As pessoas de cidades pequenas se inspiram na brutalidade das cidades grande, será que eles acham bonito?
    A violencia tem se tornado tão comum que algumas pessoas até já acham que é normal, eles tentam dar desculpas tipo " ele matoua mulher e os filhos porque ela o traía". Alguns hipócritas podem até concordar em ele ter matado a mulher, coisa que ao meu ver não tem cabimento, pois ninguem resolve os problemas descontando, "quem faz aqui, paga aqui", ninguem precisa vingar, porque Deus sabe bem quem é errado. Se alguns acham certo ele ter matado a mulher, me dê uma razão para ele ter matado os filhos. Nenhuma. As pessoas tem agido diante dessas situações com frieza e alguns até erram por emoção e sem pensar, mas nada justifica a violencia. Dívida, desentendimento, rancor, falta de instrução e educação , nem o erro de outra pessoa justifica isso. As pessoas estam esquecendo oque são valores, equalquer um mata, bate, abusa ou rouba sem sentir culpa...
    Não é bem assim que o mundo vive, só falta essas pessoas perceberem, mas sem punição, isso nunca vai acontecer.

    Tayla Nogueira 2ºB

    ResponderExcluir
  27. A violência é muito presente na nossa vida . Ela está em qualquer lugar . A gente a encontra a qualquer momento, sem menos saber o que está acontecendo.O que acontece nas cidades grandes, se integra também nas pequenas.Violências, roubos, assassinatos,sequestros entre vários outros fatores.
    Isso deve ser paralisado, as pessoas precisam de uma conscientização para que possam entrar em um mundo melhor, onde a paz reina e não usa qualquer artefato violento . E sim usa Deus, como base de todas suas coisas .

    Rafael Oliveira Reis - 2ºA

    ResponderExcluir
  28. Hoje jovens e ate mesmo adultos estão matando ou violentando pessoas para conseguirem drogas. Este é um problema que estamos acostumados a ver todos os dias, o tráfico de drogas que hoje recebe qualquer tipo de pessoa, sendo crianças, jovens e adultos. É um dos maiores problemas do nosso país, que até pouco tempo era mais frequente em cidades grandes, mais que já bate a nossa porta, gerando muitos roubos, assassinatos e violência.
    E também existem pessoas que nao usam drogas, mais que vendem para terem uma renda para estudar ou ajudar as suas famílias necessitadas, que é o caso do jovem do documentário.
    Infelizmente essa é a realidade que todos nós estamos sujeito a entrar.


    Eduardo Queiroz Avelar Silveira
    1º ano A
    Abraço Junão! Vlw.

    ResponderExcluir
  29. Sempre temos uma visão de que as coisas que acontecem nas grandes cidades,pelo fato de serem grandes metropóles e de obterem maiores quantidades de pessoas em envolvimento de drogas,pelo preconceito,mortes brutais,etc.Com isso acreditamos que não irá acontecer aqui na nossa cidade,mais esses acontecimentos presentes em Passos,mostra que as pessoas estão ficando mais desumanas,e acredito que a influência da mídia faz as pessoas a praticar atos ilícitos com grande crueldade.As pessoas atualmente estão ficando com receio de sair de casa e medo,por essa violência.E enquanto não haver justiça honesta,não irá melhorar essas violências,porque as pessoas matam gente inocentes ou acham que a melhor forma de resolver algum problema é matando,e a justiça deixam esses casos sem solução certa.

    Letícia Sousa 2ºB

    ResponderExcluir
  30. Atualmente a violência não esta muito longe da gente assim antes as noticias relacionada a violência só vinha de cidades grandes hoje recebemos noticias de assassinatos violentos em Passos mesmo.Particularmente acho que esse problema vai alem do que foi retratado no documentário,acho que esse problema não começa na favela mas sim nos políticos do pais,eles acabam se beneficiando com o dinheiro que podia esta ajudando a população pobre, que poderia ter uma boa educação ,poderia esta vivendo em condições melhores mas já que isso não acontece então a solução que eles acham para sobreviver é roubar e com o roubo vem a violência e eles acostumaram tanto com isso que acabou virando uma coisa cotidiana,e isso só foi se espalhando cada vez mais agora só porque uma pessoa esta te incomodando é motivo para mata-la (no caso da favela dos "chefãos") e cada vez os políticos roubam mais e a população acaba sendo cada vez mais prejudicada e com isso ate em cidades pequenas estão surgindo favelas que por fim usa a violência para "sobreviver".Afinal como uma pessoa pode mudar de vida sem a educação correta, eles acham certo agir com violência pois foram criados assim e cheios de exemplos ruins por perto.Se os nossos exemplos não melhorarem (políticos) porque a população mudaria ?
    Luiza Gontijo 2° B

    ResponderExcluir
  31. Muitas vezes pensamos que uso de drogas, assassinatos, ou seja, bandidagem só acontece em cidades grandes, principalmente nas favelas, mas devemos olhar ao nosso redor e ver que isso está presente muito proximo da gente, as vezes até mesmo dentro de casa. Hoje em dia cada vez mais os jovens começam a usar drogas, roubar, acabar com sua vida. E para vermos isso nao precisa ir muito longe, basta andar por nossa cidade.

    Leticia Martins - 2ºB

    ResponderExcluir
  32. Quando vimos o filme "5x favela-Agora por nós mesmos" ,percebemos alto índice de violência,trafico de drogas,a dificuldade da vida das pessoas mais pobres e os desafios e preconceitos que elas passam.Dai vem a idéia que isso só acontece em cidades grandes,aonde tem muito mais favelas do que na nossa cidade.Mas de uns tempos pra cá vemos todo esse caos batendo a nossa porta,acontecendo com nossos familiares,amigos e conhecidos.Nossa cidade que era vista como uma cidade até "meio parada",agora só tem violência atras de violência,pessoas se suicidando,filho matado mão,são homens matando e espancando mulheres,mães matando bebes,etc.Enfim,todos hoje corremos risco de isso acontecer com agente e por isso precisamos não só pensar em nós mas sim em toda nossa sociedade,para que possamos mudar o caos que isto está tomando.
    Helena Rattis 2ºB

    ResponderExcluir
  33. No filme 5x favela, é mostrada a violência que está ocorrendo em qualquer lugar do Brasil. Se mostra qual a verdadeira situação que se encontra o nosso país. Vemos muitos noticiários na tv, em jornais e revistas, mas deixamos isso 'de lado', pelo fato de não querermos acreditar que essa é a realidade. Mas infelizmente o tráfico, e a violência está presente em todos os lugares, independente se é na favela, ou no morro; está sempre presente.


    Débora Castro, 2º A

    ResponderExcluir
  34. Passos vem surpreendendo cada vez mais em relação à brutalidade de assasinatos e na ousadia dos bandidos, se compararmos com os grandes centros urbanos a diferença notável é que na maioria das vezes os autores dos crimes são punidos, o que nao acontece em Passos. Falta a Atenção do Prefeito diante esse assunto.








    Pedro Ivo - 2ºB

    ResponderExcluir
  35. O filme retrata a difícil realidade de quem vive uma vida com dificuldades, nos mostra os sacrifícios que essas pessoas enfrentam, e o alto índice de criminalidade no nosso país.
    Quando sabemos dos crimes absurdos que acontecem nas grandes cidades pensamos que nossa realidade esta bem distante de ser esta e que estamos longe de enfrentar esse tipo de problema, é aí que nos enganamos, pois o crime está cada vez mais presente na nossa vida, e nós só conseguimos perceber quando sentimos na pele esta realidade.
    Fernanda G. Lima 2ºB

    ResponderExcluir
  36. O filme 5x Favela retrata a vida difícil das pessoas que vivem na favela, suas condições precarias por falta de sistemas de esgoto, mal planejamento das casas, e vários outros motivos.
    Apesar da violência diária que esses pessoas enfrentam, essas pessoas vivem felizes e também comemoram datas especiais como o natal.
    Nós também vivenciamos a violência e a desigualdade social na nossa cidade, que as muitas vezes esquecemos que nós também fazemos parte desse mundo.

    Bruce Dickson 2ºA

    ResponderExcluir
  37. A violência nos dias de hoje já está se tornando algo muito comum. Não apenas em grandes centros urbanos, mas em cidades pequenas tambem já há um numero bastante elevado de casos de violência.
    Hoje muitas noticias sobre a violência não surpreende mais algumas pessoas; isso não é uma coisa boa, pois algo que deveria estar sendo evitado está se tornando cada vez mais normal na vida das pessoas.

    Larissa Basílio Vasconcelos. 2º A

    ResponderExcluir
  38. A verdade, é que a violência está cada vez mais presente no nosso cotidiano.Filmes como o citado acima, estão ficando cada vez mais comuns, e retratam uma realidade que a um tempo a trás, estava longe de cidades pequenas, como Passos.Coisas que faziam parte da nossa vida, como ir a padaria, torna-se perigoso.Então pensamos, onde o mundo vai parar?A concientização das pessoas devem ser feita o quanto antes, pois se não mais tarde será tarde de mais.

    Aline Brusiquesi Silva 2°A

    ResponderExcluir
  39. Quando assistimos a filmes que mostram a realidade dos dias de hoje pensamos que ao nosso redor não existe nada disso,mas se pararmos para pensar a situação esta muito precária em nossa cidade,devido ao alto nível de criminalidade e na maioria das vezes pensamos que isso só ocorre nas cidades grandes,mas ela esta em nossa cidade e batendo em nossas portas...
    Caio Silveira 2°B

    ResponderExcluir
  40. O homem já não se importa mais com seu próximo. Nos jornais vemos a todo instante, a dor das pessoas que são vítimas da violência urbana. Mas isso é comum em grandes cidades, que possuem mais favelas e o tráfico de drogas reina. Ultimamente tem acontecido muita coisa em Passos que tem deixado muita gente boquiaberta, pois aqui sempre foi um lugar seguro, justamente por ser uma cidade pequena. Mas igualmente a uma cidade grande a violência está presente. Já não surpreende mais a notícia de alguém que foi assassinado brutalmente.

    Breno Silvaira 2º A

    ResponderExcluir
  41. Realmente o filme retrata claramente o cotidiano dos moradores das favelas dos grandes centros urbanos, o que nos mostra como é a vida nesses lugares e o que as pessoas são capazes de fazer para sobreviverem, ou por falta de oportunidades, ou por terem sido influenciados pelo meio em que vivem, por exemplo.
    No entanto, apesar de estarmos sempre bem informados, devido aos meios de comunicação, a respeito de toda violência que passa nesses lugares, é comum pensarmos sempre que essa realidade está bem distante da nossa. Porém, é aí que a gente se engana. Há algum tempo atrás, realmente isto não era tão comum assim, mas a violência e as drogas estão cada vez mais presentes, por exemplo, em nossa cidade.
    Atualmente, aqui em Passos, é bem comum nos depararmos com jovens fumando drogas ou se envolvendo em crimes, e é isso que mais preocupa: os adolescentes estão começando a se envolver nessas situações cada vez mais cedo comprometendo assim, o futuro de todos nós. O que será de nós se a violência continuar aumentando desta maneira?

    Caíque - 2º ano B

    ResponderExcluir
  42. O filme retrata oque realmente esta acontecendo,pessoas fazem transparecer que a vida nao passa de um "nada",as pessoas acham que tem o direito de tirar a vida de outra sem ao menos se importarem se ela tem familia para criar, filhos,mulher. A vida e trata como um simples objeto,issu e tao errado quanto pensar que podemos fazer oque bem entendemos,vivemos em uma sociedade em que quem tem poder manda mais que os que nao tem,o filme retrata o lado da favela das grandes metropoles,retrata oque eles tem que passar para conseguir serem alguem, sem roubar,matar ow se prostituir! Ate quando vamos aguentar isso? Um mundo onde ninguem liga e se preocupa com ninguem! Issu tem que mudar, e rapido pois ate mesmo cidades pequenas como Passos esta passando a ser violenta, issu e o cumulo! Issu tem que parar, so resta tentar fazer cada um entender que precisamos respeitar o proximo para sermos respeitados de igual para igual!

    Isadora Dias 2ºB

    ResponderExcluir
  43. Nesses paramentros, os problemas populacionais enfrentados merecem devido olhar critico, a pondo de se comparar com o lugar em que vivemos.Pois Passos nao esta tao longe assim na parte da violencia, o filme retrata isso correntamente mas falando dos grandes centros urbanos!

    Júlia 2ºB

    ResponderExcluir
  44. A questão da pobreza e das favelas, que antes era visto somente no RJ e em locais mal vistos, está sendo desmascarada e mostrando-se em todos os lugares, até mesmo aqui em Passos, existem favelas, com essas mesmas condições de vida e problemas, não podemos simplesmente fechar os olhos e deixar isso acontecer, temos que lutar por um país melhor

    Thiago - 2° A

    ResponderExcluir
  45. Quando vemos filmes assim sobre violência,pensamos que essa realidade é um ponto muito distante da nossa realidade,mas ao mesmo tempo vemos coisas absurdas acontecerem bem aos nossos olhos e as vezes achamos simples.
    A violência está cada vez maior e devido a isso,nem nos importamos tanto com tal atitude.
    Percebemos tambem alto índice de violência,trafico de drogas,a dificuldade da vida das pessoas mais pobres e os desafios e preconceitos que elas passam.

    Lorraine,

    2 B

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Muitas pessoas colocam na cabeça que só porque é favela,só tem gente do 'mal'.Isso é uma afirmação falsa porque,igual existe pessoas boas na favela,existe pessoas más nas cidades pequenas,etc.
    Todos os dias vemos casos de assasinatos seja na televisão ou na internet isso aqui mesmo em Passos. O fato é que a violência esta presente na nossa realidade muito mais do que imaginamos

    Beatriz Garcia
    2 B

    ResponderExcluir
  48. Hoje, nossa sociedade tem apresentado graves problemas de violência, e não só nas grandes metrópoles, mas também nas cidades de interior, onde tem crescido cada vez mais o índice de violência urbana.Até mesmo em Passos, que costumava ser uma cidade segura e tranquila está sendo tomada por uma onda de criminalidade. Assassinatos brutais, assaltos à mão armada e outros casos de violência tem se tornado comuns nas páginas do jornal passense.E o número de usuários de droga tem crescido num ritmo assustador.O que antes só acontecia nas favelas, e com pessoas marginalizadas, agora se torna uma realidade para todos nós.

    Aluna: Inaê de Lucena Pereira Teodoro.
    2º ano A.

    ResponderExcluir
  49. Infelizmente essa tem sido a realidade do Brasil atualmente....
    Inclusive o constante aumento da violência, que é um fato que está atingindo todas as classes, e ficando cada vez mais perto da realidade da população em geral.

    ResponderExcluir