quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fórum sobre o documentário "Estamira"


"Em uma cidade, um estado e um país mergulhados num sufocante lixo ético, o "lixão" de Gramacho, nem tão longe da decantada "Cidade Maravilhosa", se transforma numa metáfora deprimente do estado a que chegamos". Luiz Fernando Gallego - psicanalista e cinéfilo.
Vendo a situação em que vive muitos brasileiros, como no caso a protagonista do documentário, Estamira, dá para falarmos que vivemos num país que existe justiça social? justifique.

44 comentários:

  1. Não, no Brasil nao há justiça social, a justiça sempre favorece as pessoas que estão no poder e também aqueles que tem mais codições financeira, essa é grande realidade do nosso país. O Brasil tem uma desigualdade social muito grande, enquanto poucos tem luxo, muitos não tem nem o que comer!!!

    Guilherme Machado 1 A

    ResponderExcluir
  2. Não. A desigualdade social no Brasil existe, e muito! O filme mostra a realidade vivida por dona Estamira e por muitos brasileiros que encontram no lixão, junto de animais e restos, uma forma de sobrevivência e moradia. A realidade é triste e as autoridades precisam tomar providências o mais rápido possível, pois isso é algo que está em todos os lugares e não adianta fechar os olhos para isso, a justiça tem que agir também aos menos favorecidos.


    Obs.: Não copiem meu comentário não hein !! Estou de olho viu !!!


    Beatriz Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  3. A falta de opçoes para os desfavorecios é imensa, a desigualdade os poe em uma posição de desprezo, sem oportunidades, sem renda, e com fome. Procurando então serviços que fazem a mais a sociedade os rejeitarem como o serviço no lixão.
    A desigualdade é Extrema

    Renato Rodrigues 1ºA

    ResponderExcluir
  4. NÃO!Infelizmente essa é a realidade da sociedade em que vivemos, a justiça SEMPRE favorece as pessoas que possuem maior condição financeira, a falta de condições de vida para as pessoas desfavorecidos é enorme e assim sem ter nenhuma condição encontram no lixão um lugar para morar mais que isso uma forma de sobreviver.

    Daniel 1ºA

    ResponderExcluir
  5. Não. A desigualdade é real no Brasil. E aqueles que não possuem condições favoráveis são insignificantes. Estamira apesar de ter problemas mentais, retrata a sociedade que vive, uma sociedade desumana.
    MAria Amélia Costa 1° ano A

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Não, o Brasil ainda é um país muito desigual, apesar do crescimento, e da "evolução" o Brasil ainda julga os mais necessitados, e apoiam os mais "ricos", o que é uma vergonha, pois a justiça é para todos, mas nem sempre é o que acontece. O Brasil é desigual e desumano, e precisa melhorar e muito para virar um país de primeiro mundo, se é o quer.

    Abraços Junão.
    Matheus 1ºA

    ResponderExcluir
  8. Não,a situação de pedintes nas ruas mostra o quão preocupante está a desigualdade social em nosso país.Justiça é o equilíbrio(real)entre classes,e nosso país acaba favorecendo os 'poderosos',e deixam os necessitados 'de lado',então não temos mesmo a justiça.


    Francine Bogo 1°A

    ResponderExcluir
  9. Obvio que o Brasil nao é um país de justiça social, acho que nenhum país capitalista pode ser jugado justo socialmente. As riquezas estão na mão de poucos, que se enrriquecem em cima de outros e o governo para omitir a realidade e tentar diminuir a voz do povo contra esse problema distribui a famosa bolsa família, que disturba a imagem do pais injusto. A realidade brasileira é triste!
    Pedro Ivo 1B

    ResponderExcluir
  10. Não ! O Brasil não a nenhum pouco de igualdade social !Nosso pais precisa melhorar muito nesse aspecto ! Quanto mais rico mais favorecido ! Quando e pobre nem dão bola !
    MArcio Jr 1°B

    ResponderExcluir
  11. É obvio que não! A existência da desigualdade social em nosso meio é algo já tido como verdade em nossas mentes, e o documentário: Estamira, só veio a nos confirmar isso.
    De uma forma um pouco que "exagerada", eu diria, o documentário em questão, nos leva a entender melhor o dia a dia dessas pessoas. Estamira, apesar de pronunciar muitas frases aparentemente "loucas", em alguns momentos demonstra certa lucidez e fala a respeito de coisas relevantes, o que muito me chamou a atenção!
    Lorraine Reis Avelino
    1º ano A

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Não.No Brasil a "justiça" está sempre do lado das pessoas com maior poder econômico, fazendo com que cada vez mais haja desigualdades entre os brasileiros.

    Beatriz de Souza Garcia. 1°B

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Não. o Brasil é um país cheio de desigualdades, e uma delas é a social.
    Negros e Brancos não têm os mesmos direitos, são tratados de forma diferente. Os moradores de rua são tratados como lixos, animais. A justiça com certeza está bem longe disso !

    Abraço Junão ! Marco Tulio - 1ºB

    ResponderExcluir
  16. Não.No Brasil a desigualdade é predominante e as condições financeiras favoráveis são aquelas mais altas como classe alta e média.
    Os brasileiros pobres são como nada na sociedade brasileira.

    Pedro H. -1ºB

    ResponderExcluir
  17. NÃO! No Brasil há uma grande predominância de desigualdade entre toda a população. O documentário Estamira, mostra um pouco de como é a vida desta mulher, que passa a maior parte do tempo falando sobre assustos geralmente desconectos, e que também que é a realidade de tantas outras pessoas.
    Enquanto pessoas como Estamira passam a vida toda nesse tipo de situação, outros esbanjam altíssimas condições financeiras. Isso nos mostra o quanto a desigualdade está presente em nosso país!

    Caíque - 1º ano Azul

    ResponderExcluir
  18. Claro que não, o Brasil ainda é um país em desenvolvimento constante, social e economicamente, de forma alguma podemos falar que há igualdade, pelo contrário... há muita desigualdade, e que ainda precisa ser vista com outros olhos, para que seja revertida, de forma proveitosa para a população brasileira.

    Henrique Lima 1º ano AZUL.

    ResponderExcluir
  19. Não,a desigualdade do Brasil sempre existiu,e se não investirmos em educação vai sempre continuar existindo.O filme estamira retrata isso perfeitamente,pois nos arredores da cidade maravilhosa pessoas sofrem trabalhando no lixão.A senhor,protagonista do filme,é uma pessoa muito ignorante em termos de conhecimento,mas as vezes ela fala coisas que fazem sentido,e até protesta ,de uma certa forma,que no país onde vive não justiça social nenhuma...

    ResponderExcluir
  20. No Brasil a justiça social está longe de acontecer, e, como Estamira, que morava em um lixão, milhões de brasileiros vivem a mesma situação; não possuem nada enquanto outros, em uma minoria, possuem quase tudo. No mundo que vivemos parece impossível que a justiça social exista, e é. Mas há várias maneiras de diminuir as desigualdades que existem na sociedade, como investimentos em programas sociais e na educação. Estamira é possuidora de uma certa instabilidade mental, mas quem não enlouqueceria ao viver na mesma situação?

    Breno S. Souza 1ºA

    ResponderExcluir
  21. Não.Nòs não vivemos em um país com justiça social.O filme mostra a realidade vivida por dona Estamira e por muitos brasileiros que encontram no lixão, junto de animais e nos dias de hoje,o lixão é a única forma de sobreviver.A realidade é triste e o governo precisa tomar providências o mais rápido possível, pois isso é algo que está em todos os lugares.
    Caio 1°B

    ResponderExcluir
  22. Claro que NÃO..
    Pois Estamira mostra um cenário que milhares de pessoas vivem hoje em dia. Que vivem na miséria, sem comida, quase sem roupas...Para ser sincera no Brasil não existe igualdade social por que se existese milhares de pessoas não estaria catando lixos nas ruas e nos lixões que existe no Brasil.
    Quando as pessoas vão falar do Brasil falam só as coisas bonitas ...das belas paisagem, e por que eles não falão das Justiça Social.Isso tudo é um Absurdo.quando o Brasil irá pra frente com a Justiça Socil???

    abraços Junão

    Bárbara 1°A

    ResponderExcluir
  23. Não.No Brasil ainda a muitas desigualdades, pois sempre vemos pessoas nas ruas na mesma situação que Estamira.Infelizmente a cada dia que passa percebemos o quanto nosso mais é desigual mas,com o tempo talvez essa situação possa melhorar e dar mais chances e oportunidades de trabalho,estudo,saúde,etc

    ResponderExcluir
  24. No Brasil, a desigualdade e grande, pois existem pessoas que "nadam" em dinheiro e outras que nao tem dinheiro algum. Por nao podemos falar que vivemos em um pais que haja justiça social.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Só para poucos,para a outra maioria a justiça sempre tende para o lado mais forte.O objetivo da justiça é ser justa, mas acaba sendo injusta -especialmente com as classes sociais menos favorecidas - por causa da burocracia,excessivo recursos penetrados por advogados bem pagos(para clientes ricos),sempre adiando punições e etc.Todos esses fatores transforma nossa justiça em uma das mais ineficazes do mundo e quem paga a conta mais são os mais pobres.


    Letícia Sousa-1ºB

    ResponderExcluir
  27. Não,infelizmente essa é a realidade.Enquanto poucos tem muito,muitos tem pouco.Em relação a justiça social "eles" sempre favorecem os ricos.Apesar do Brasil estar em desenvolvimento a desigualdade social ainda é muito grande.

    Joyce Martins 1° A

    ResponderExcluir
  28. Não,como o documentario mostra a realidade de muitas pessoas brasileiras ainda é essa: sobreviver com restos no lixão pois nao tem condiçoes sociais para melhorar de vida .No nosso pais ainda tem muita diferença social e a justiça nao faz quase nada em relaçao a isso,so favorece mesmo os que estão no poder ou seja os ricos, essa é a realidade do nosso pais.

    Luiza 1ºB

    ResponderExcluir
  29. Não.No Brasil a desigualdade é predominante e as condições financeiras favoráveis. Atraves de clases altas e baixas .

    Laís Martins 1ºB

    ResponderExcluir
  30. Não, infelismente não existe justiça social no Brasil.Os exemplos de injustiça social aqui são muitos, como a concentração de dinheiro na mão de poucos e a falta de oportunidades aos pobres...
    Mesmo que tenha alguns programas do governo que "ajudam" algumas famílias se manterem vivas, nenhum deles incentivam as pessoas a melhorarem de vida, tornando-as cômodas. Porque não investem em educação e emprego, que são os reais caminhos para a igualdade,ao invez de DAREM dinheiro aos necessitados?Mas quem sabe algum dia o Brasil realmente se desenvolva socialmente...

    TAYLA NOGUEIRA 1ºB

    ResponderExcluir
  31. Não.O Brasil sofre com a desigualdade e na justiça social a classe q sempre sai favorecida e a classe alta e a média.Muitos brasileiros sofrem com essa jusitça principalmente os de rendas baixas.


    Lorraine Silva Pires 1B

    ResponderExcluir
  32. nao, o brasil ainda e vitima da desigualdade, principalmente a desigualdade social, ja que o numero de pobres e necessitados nao muda muito a cada ano que passa, e essa desigualdade vem desde o seu processo de desenvolvimento.
    Izabella Reis 1ºA

    ResponderExcluir
  33. Não. No Brasil, infelizmente não podemos notar que há igualdade, principalmente quando se fala de igualdade social. Muitos brasileiros sofrem essa desigualdade ou pela sua renda, ou pela maneira em que vive. Enfim, o Brasil é um pais muito desigual, que não respeita a qualidade de vida de qualquer pessoa.

    Débora Castro 1ºA

    ResponderExcluir
  34. Não podemos dizer,porque nos tempos de hoje a igualdade é uma palavra que está longe no nosso vocabulário.Sofremos hoje com a desigualdade.Enquanto muitos tem tudo do bom e do melhor,outros nao tem nem o que comer.Enquantos uns tem carros importados que nao cabem mais na garagem,outros nao tem nem uma bicicleta...infelizmente

    Brenda Melo - 1 branco

    ResponderExcluir
  35. O Brasil não é um país com igualdades sócias, enquanto muitos não tem nem o que comer, o que vestir, nem aonde morar, como mostra o filme,(as essoas vivendo no lixão), outros vivem no luxo,com suas vidas bem resolvidas.

    Marina Silveira,1°Azul

    ResponderExcluir
  36. Com certeza não. O Brasil é um país onde existe muita desigualdade social. Enquanto algumas pessoas vivem com luxo, outras passam dificuldades financeiras, passam fome e muitas nem têm moradia. Um grande problema também é que pessoas sem condições financeiras, como as pessoas mostradas no documentário,são muitas vezes descriminadas e injustiçadas. Descriminadas porque há muito preconceito, e injustiçadas, porque na maioria das vezes quem tem mais dinheiro tem mais vantagens.

    Bruna Le Sénéchal 1º A

    ResponderExcluir
  37. Não. O nosso país é um lugar onde a desigualdade social é uma coisa absurda, enquanto algumas pessoas são extremamente ricas, muitas não tem o que comer, como no caso de Dona Estamira, que como muitas pessoas acham no lixão coisas para venderem, e também para comerem, como mostra o documentário, quando Dona Estamira acha no lixão restos de ingredientes para fazer um macarrão, e acha aquilo a melhor coisa do mundo. E são exemplos como esses que provam que infelizmente o nosso país tem muita desigualdade, quando para alguns sobra, para outros falta muito.

    Cassiano Q. A. Silveira
    1ºAno A

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Não, infelizmente no Brasil nao podemos falar que existe justiça social, se existe é só beneficiando as pessoas com melhores condições financeiras. Se existisse justiça social muitas pessoas como a D. Estamira nao estaria naquelas condições, de ter que achar comida "que ja foi comida" por alguem para sobreviverem.

    Eduardo Queiroz Avelar Silveira
    1º ano A
    Abração Junão!

    ResponderExcluir
  40. É nítido a desigualdade presente no Brasil.É notória esta no documentário,onde pessoas disputam espaço,comida,a sobrevivência em geral, em meio aos animais que ali habitam.Como já foi citado acima,políticas públicas deveriam agir sobre este problema que assola todo o nosso país.

    Maria Tereza Lemos Vasconcelos

    2 ano B

    ResponderExcluir
  41. A injustiça social presente no Brasil pode ser facilmente observada em algumas regiões como o nordeste. A riqueza se concentra nas mãos de poucos, enquanto a grande maioria luta para ter o que comer. Isso é um dos resultados do sistema capitalista de governo, que gera grande desigualdade entre a população. O documentário "Estamira" retrata muito bem essa desigualdade, vivenciada no Brasil.

    Maria Luisa Coutinho

    2ano Branco.

    ResponderExcluir
  42. No Brasil, a desigualdade social é um dos grandes problemas da população. Na prática, quem tem mais condição financeira, tem mais direitos sociais, como saneamento básico, educação de qualidade, etc.Este fato é observado no documentário Estamira,é esta é a realidade do nosso pais.

    Laurinda Conti Moro Ribeiro
    2anoB

    ResponderExcluir
  43. Infelizmente nosso país é desigual, e até demais!
    o documentario nos mostra uma pouco dessa realidade atraves de Estamira. Nosso país hoje é visto por muitos como um país que evoluiu, e realmente evoluiu, mas se pararmos para pensar veremos que não é bem assim, ainda existem pessoas pasando fome, sem teto, sem uma vida digna! Enquanto outros tem extremo luxo. Todos devemos ter os mesmos direitos sociais, e deveres também!

    Rhania Barini 2ºA

    ResponderExcluir