quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fórum sobre o documentário "Nós que aqui estamos por vós esperamos"


A mistura de personagens anônimos com alguns rostos famosos de artistas, cientistas, intelectuais, dentre outros líderes faz mostrar neste documentário os diferentes níveis da experiência pessoal vivida por todos nós de uma forma geral. Porém, se vive e também se morre muitas vezes no anonimato, não havendo diferença nesta hora, a não ser pelo fato de que muitos morrem sem ao menos um lugar decente para descanso do seu sofrido corpo. Que cena deste documentário mais lhe chamou atenção para a banalidade da morte e por quê?

38 comentários:

  1. Na verdade, praticamente todas as cenas me chamaram a atenção. Porém, dentre elas a que mais me tocou, foi a cena em que um homem estava segurando uma perna toda ensanguentada que logo em seguida foi arremessada.

    Lorraine Reis Avelino

    ResponderExcluir
  2. O documentário é bem interessante. Duas cenas me chamaram atenção: a da Primeira Guerra onde colocam um corpo (Tom Jones) dentro de um saco branco, e a que o Alfaiate constrói “asas” com o objetivo de voar.
    Maria Amélia Costa /1° ano A

    ResponderExcluir
  3. O documentário é muito interessante aborda a violência e a globalização.Várias cenas me chamaram a atenção,mas a que me chocou foi a de um homem pegando uma perna no chão e a jogando com muita inrônia,rindo.


    Guilherme Machado//1 ano A

    ResponderExcluir
  4. Axei o documentário bem interessante, gostei das cenas, de guerras e das histórias das pessoas, que foram bem tristes , mas o que eu mais gostei foi da evolucção das mulheres através do tempo.

    Ingrid Lima Andrade/ 1 ano A.

    ResponderExcluir
  5. achei o filme bem interessante, de cenas bem marcantes.
    mostra que as pessoas do mesmo que jeito que vieram do pó ao pó retornara, e uma das cenas que mas me toco muito foi quando o homem pega a perna e lança ela pra cima.
    muito bom mesmo

    Ana Carolina de Oliveira Melo / 2 ano B

    ResponderExcluir
  6. Documentário muito interessante, ele faz uma retrospectiva do século XX, que foi marcado mais por guerras,e insanidades. Também sugere que a morte iguala a todos, que o homem veio do pó e ao pó retornará, independente de seus feitos no decorrer da vida.
    "Os homens criam as ferramentas, e as ferramentas recriam os homens."

    Daniel 1º Ano A

    ResponderExcluir
  7. gostei da retratação das guerras ocorridas, das familias sofrendo. Documentario interessante, nos envolve em suas imagens, principalmente das pessoas tentando sobreviver.

    Renato Rodrigues Mariano 1º A

    ResponderExcluir
  8. Achei o documentário bem interessante,várias cenas me chocaram é muita crueldade.A que mais me chocou foi ver o homem jogando uma perna toda insanguentada com tanta ironia.

    Júlia Furtuoso
    1º A

    ResponderExcluir
  9. A cena que mais me chamou atenção foi a de Tom Jones, o bisavô, morto na primeira guerra e em seguida a mostra a seguinte frase:"Em uma guerra não se matam milhares de pessoas.Mata-se alguém que adora espaguete, outro que é gay, outro que tem uma namorada.Uma acumulação de pequenas memórias." Retrata perfeitamente a generalização da morte na guerra.Tal pessoa diz que morreram milhares de pessoas, mas não assimila que cada uma dessas milhares tinha uma história, pois se pensasse assim a realidade seria muito mais chocante não só para ela como para todos nós.

    Tayla Nogueira 1ºB

    ResponderExcluir
  10. Todas as partes foram bem marcantes,mais me assustei mais com a parte que jogaram a perna do cara pra longe,com um desprezo visivel.Como se isso eles ja estivessem acostumados,como se isso fosse algo comum pra eles.

    ResponderExcluir
  11. Achei o documentário bem interessante,ele retrata de várias guerras ocorridas o que me chamou bastante atenção,igual a Maria Amélia a cena que mais me marcou foi a que colocam um corpo dentro de um saco branco.

    Joyce Martins 1° A

    ResponderExcluir
  12. O documentario é muito triste,mais mostra a verdadeira realidade daquela epoca...uma cena que me marcou de mais foi o tanto de pessoas importantes que ajudaram e fizeram historia antigamente que morreram muito cedo e com pouca esperança de vida!

    Fernanda Freitas 1°B

    ResponderExcluir
  13. Achei o documentário bem interessante. Apesar de mostrar bastante cenas fortes, como por exemplo, o homem jogando a perna como se isso fosse normal. E isso mostra, que muitas pessoas talvez não ligam para o sofrimento dos outros.

    Débora Castro, 1ºA

    ResponderExcluir
  14. Eu apenas concordo com o que todo mundo disse, o documentário é bem marcante, principalmente por se tratar de assuntos interessantes como as guerras, e como a maioria, também achei a cena da perna a mais chocante.

    Henrique Lima 1ºA

    ResponderExcluir
  15. A cena que me chamou a atençao foi quando o bisavo de Tom Jones morre e diz uma frase.

    Leonardo 1ºb

    ResponderExcluir
  16. O documentário mostra cenas do "breve século XX", cenas bastante interessantes, principalmente quando retratam uma evolução histórica, como a produção de um Ford T que diminuiu o seu tempo de produção, e mostram uma pessoa desonhecida, nesse caso o Alex Anderson, que esteve presente nesse momento, um trabalhador como qualquer outro, mas que fez história anonimamente.

    Breno Silveira 1ºA

    ResponderExcluir
  17. A cena de morte que mais me chamou a atenção é a da familia jones, quando aparece o vô na 1ª guerra mundial, o filho na segunda e o neto no vietnan voltando pra ser o dono do Mcdonalds
    Pedro Ivo 1ºB

    ResponderExcluir
  18. A constante necessidade de se provar superior que o homem tem, leva muitas vidas inocentes, histórias de vida e emoções para baixo da terra. Na primeira cena do documentário, um Alfaiate pula do alto de uma torre (que se me lembro bem era a Eiffel) para tentar voar. Muitos podem pensar que ele morreu por um ideal maior, mas há necessidade de salientar que com ele, morreram histórias, contos, idéias, morreu um grande homem para alguns, o grande amor de sua vida para outros, e tudo isso na tentativa de fazer o mundo avançar. É claro que há uma necessidade de avanço tecnológico, mas isso não significa que precisemos de vidas para evoluir. A cena mais marcante, com certeza, é a que retrata os cem anos da família Jones, principalmente a parte da perna. O bisavô, o avô, o pai e o filho morrem pela “pátria” (se é que podemos dizer que realmente é pela pátria, porque a guerra não foi uma decisão da população, e sim de alguns poderosos de interesse maior), mas foram apenas mais alguns, nas várias guerras que se instauraram no século XX para a imposição de determinada ideologia política. A cena da perna é asquerosa, mostra como os homens lidam com a guerra. O fato de termos ali, uma perna arrancada, é de dar pena, o que piora quando, com um sorriso, o militar taca-a para cima, como se fosse uma bola, um brinquedo. A constante necessidade do homem de provar contrapõe a principal ideologia da vida, que é vier. Do pó viemos, para o pó voltaremos. Devíamos aproveitar nossa vida para sermos justos, importantes para o mundo, evitar guerras e destruição, e construir cada vez mais um futuro melhor.

    Cassiano Firmino Pires – 2º A

    ResponderExcluir
  19. A guerra! A necessidade de provar que "eu" sou melhor que "você".Quantos morreram ,quantos foram lembrados,quantos ganharam alguma medalha de honra pelo país?!Rostos que são estranhos para a maioria de nós ,deixaram saudades para outros.Feridas que não se fecham ,será que realmente valeu a pena perder tudo ,vida ,amigos ,emprego,pela nação? Por objetivos imundos ,de conquistas territoriais ,diferenças ideológicas.Diga-me se a família Jones ganhou algo além de dor e um século de perdas . Tom Jones ,ganhou um enterro digno? Não ,apenas um saco plastico velou o seu corpo.Será que Paul Jones foi lembrado?E Robert Jones ,algo além de sua perna e sua alma?E o Robert Jones Jr. ,o que ele pensava segundos antes de morrer?Será que as mães ,mulheres ,filhos e filhas ,dessa descendencia dos Jones foram beneficiadas pela guerra? Creio que não! Apenas o "Tio Sam" conquistou o que queria, e o pior de tudo é que vidas foram perdidas. Até quando isso durará ,quem nos garante o mínimo de segurança contra possíveis novas guerras,mais quantas famílias serão destruidas para que a carnificina acabe.Porque o dinheiro e o poder valem mais que uma vida ?! POR QUE ?

    Raphael Barbosa Reis -2° ano A

    ResponderExcluir
  20. O documentário é triste mais mais nele retrata a verdade, mesmo que difícil ela seja, é a verdade.Na guerra tudo é tratado de uma forma insensível, cruel, onde ninguém liga em tira a vida de ninguém.Na guerra não existe amor, compaixão, a cena que marca isto com clareza, foi quando jogaram a perna do cara para longe, como se isso você uma coisa simples.

    1B

    ResponderExcluir
  21. Muitas cenas interessantes nesse documentário, como a história de Hans e Anna no qual ela fabricava as bombas e ele as usava na guerra, além também da crueldade com as pessoas mostrada a partir dos relatos das guerras e dos crueis ditadores existentes. Também me chamou a atenção a triste história de trabalhadores que viviam nas minerações, procurando através do ouro a única forma de sobrevivência.

    Beatriz L.Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  22. A cena que mais me impressionou foi quando um homem pegou uma perna que estava no chão toda cheia de sangue e á arremessou.

    Beatriz Garcia. 1°B

    ResponderExcluir
  23. O documentário: "Nós que aqui estamos por vós esperamos", em geral, foi, simultaneamente, chocante e interessante. Com todo um jogo de imagens e sons ele nos tranmitiu cenas bem chamativas a respeito de guerras e, consequentemente, mortes. No entanto, dentre todas elas a que mais me chamou a atenção foi a cena em que um homem, com total tranquilidade, arremessou uma perna toda cheia de sangue.

    Caíque 1º ano A

    ResponderExcluir
  24. O documentário foi uma coisa muito marcante,pois retrata cenas tristes das guerras e o sofrimento dos soldados e uma cena que me chamou muito a atenção foi quando um homem pegou uma perna no chão e ficou balançando ela e até parecia que ele estava achando graça,sendo que era uma grande tragédia.
    Caio César 1°B

    ResponderExcluir
  25. Uma das partes que me chamaram mais atenção foi a industrialização do mundo. Onde se trata da alienação dos trabalhadores que se transformaram em peças da engrenagem capitalista. Mostra regimes totalitários, religiões, em suma, humaniza e contextualiza a história do século passado.
    Outra parte que também me chamou a atenção foi a dissipação de famílias e sonhos nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, devastadas pelas bombas atômicas.

    " Os homens CRIAM as ferramentas,e as ferramentas RECRIAM os homens "

    Marco Tulio Silva Vicente - 1ºB

    ResponderExcluir
  26. O documentario é muito interessante pois mostra os figrandes conflitos internacionais, a banalização da violência, o desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura das pessoas.
    As partes que mais me chamaram atençao foi a tristeza dos trabalhadores que viviam nas minerações, procurando através do ouro as suas sobrevivência e tambem me chamou atenção na parte que um Alfaiate pula do alto de uma torre (a Eiffel) para tentar voar.

    Leticia Sousa-1ºB

    ResponderExcluir
  27. Sempre que ia contar a vida de alguém aparecia o cemitério. Nos mostrando o quanto temos que viver bem a cada instante, pois também temos uma história para contar, com nossa vida.

    Mariana Silveira 2ºB

    ResponderExcluir
  28. A parte que mais me passou a idéia de banalidade da morte foi na citação de Cristian Boltanski
    "Em uma guerra não se matam milhares de pessoas. Mata-se alguém que adora espaguete, outro que e gay outro que tem uma namorada. Uma acumulação de pequenas memórias..."
    Onde mostram os corpos sendo colocados em uma espécie de saco sem a menor cerimônia.

    Amanda Pereira 2° Azul

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O documentario nos mostra várias pessoas que ganham a vida em minerações, através do ouro, que é uma historia muito triste; várias cenas como a do alfaiate, da perna que jogaram longe, do corpo no saco branco me chamaram muito a atenção, isso nos mostra que temos que fazer uma ótimo "hoje" para termos um excenlente "amanhã".

    Eduardo Q. A. Silveira 1º ano A.

    ResponderExcluir
  31. O documentário nos mostra a industrialização do mundo,falando dos trabalhadores que se trasformam em peças da engrenagem capitalista.
    Fala também de algumas pessoas que através das minas de ouro tentam ganhar a vida,entre outras coisas mais.
    É um documentário bem interessante.


    Cassiano Silveira 1ºAno A

    ResponderExcluir
  32. a contruçao de "asas" pelo arquiteto com o objetivo de voar. foi muito interessante...

    Tayná Santos Alves 2°B

    ResponderExcluir
  33. POST ENCERRADO ...
    ALGUNS REALMENTE MUITO BONS ...
    OUTROS PRECISAM ESCREVER MAIS E PRINCIPALMENTE REFLETIR MAIS ...
    ABÇ. PROFº JUNÃO

    ResponderExcluir
  34. E um documentário muito interessante,que aborda a violência,globalização,tem muitas cenas fortes,com pedaços de corpos ,fala muito sobre a revolução das mulheres ao longo dos anos!

    Marina Silveira,1°azul

    ResponderExcluir
  35. É um otimo documentario e para mim a cena que mais me chamou atenção foi a cena da perna, porque ela retrata como uma vida era tratada, que uma vida tinha pouca importancia, o que realmente importava era poder, dinheiro.
    Talita 2º azul

    ResponderExcluir
  36. Este documentário mostra-nos como é frágil a nossa vida, a nossa existência... Uns morrem por doença, outros guerra, outros tentando ter glória, uns de velhice... Não existindo diferença nessa hora. Entretanto percebemos como o mundo está ficando cada vez mais desumano. O capitalismo, nosso sistema opressor que nos atiça, nos estimula a preocuparmos cada vez mais com o material do que a pessoa humana, a vida do outro se torna insignificante. Cultivando diferenças, guerras, mortes, revoluções...

    É como mostra a cena do Heinrich Straken, quando o mostra em “choque de guerra”. Retrata como a guerra machuca, a pessoa a família, amigos... E isso não é só no documentário que isso acontece, ou com pessoas importantes, ou loucas ou outras bem longe de você, pessoas que promovem o mal, matando e agredindo pessoas em nome de nada. Somos nós, quando ridicularizamos alguém, quando agredimos outros, quando desrespeitamos... Algo em alguém você terá matado, pode ter certeza. Você também entra nessa dança de não ligar para seu próximo. Quero dizer que para que isso mude depende de você, de nós, não adianta culpa Hitler se você faz algo parecido com o que ele fez com sua colega se sala, julgando, agredindo, matando... Cuidado.

    Gostei muito Júnior.
    É um ótimo documentário.
    Karla Karine, 2º B

    ResponderExcluir
  37. A cena em que um homem se joga de um lugar bastante alto na esperança de conseguir voar .

    VIVI 2°B

    ResponderExcluir
  38. Achei muito interessante a parte que passa o Monge q colocou fogo no seu proprio corpo em publico em protesto do Vietña! Estavamos assistindo na sala de aula,
    e as meninas falaram : "tadinho" .
    Mas na minha visão,não é pena q devemos ter,
    pois ele estava protestando contra alguma coisa q acontecia TODOS os dias com milhares de pessoas e ninguem era capaz de dizer o mesmo
    para aquelas pessoas inocentes : "tadinhas".
    MLDJ - 18 anos
    Fpolis -SC

    ResponderExcluir