segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pronunciamento feito na formatua da ETEP - Julho/2010


TURMAS:TÉCNICO EM QUÍMICA - TÉCNICO EM NUTRIÇÃO
Primeiramente gostaria de dizer que estou profundamente emocionado e feliz pelo convite para ser paraninfo dessas duas turmas que se formam hoje. Tenho sido extremamente agraciado por Deus nestes anos de trabalho na Escola Técnica de Passos, minha querida Etep. Neste último ano fui escolhido pela escola para receber o prêmio de professor do ano pela escola junto a Fesp e agora esse convite de vocês meus alunos. Desde já fica meu muito obrigado, mas palavras não conseguem revelar meu sentimento.
Prometo não ser longo na minha fala, mas também não iria deixar este momento, que pode ser o último contato que terei como professor de muitos de vocês, passar assim. Aquela aulinha da saudade que me pediram e acabou não acontecendo por causa das provas... do workshop... vou tentar fazer agora... uns 50 minutos... brincadeira. Se bem que o Fidel Castro costumava falar por duas, três horas com todo mundo de pé, debaixo do sol e ninguém reclamava. Mas nem podiam... o que graças a Deus não é o nosso caso, pois vivemos numa democracia, juvenil ainda é verdade, mas não deixa de ser um democracia.
Fiquei pensando muito no significado que tem o professor de Ética Profissional, que no caso da turma de Química só tive contato por 6 meses e lá no início do curso, ser o convidado para paraninfo. Sem falsa modéstia cheguei a uma conclusão simples: estamos sedentos por um país mais ético, e nossos papos em sala de aula, o despertar dessa necessidade, seja o motivo. Como digo sempre, não me ponho como alguém que vá ensinar ética, sempre me coloco como quem vai trabalhar o assunto e fomentar a discussão a respeito do mesmo.
A idéia de um povo mais politizado, conhecedor de seus direitos, contudo, profundos sabedores também das suas obrigações é um sonho que parece inatingível. Muitos passam a vida toda lutando por isso. Certas mudanças são quase imperceptíveis a olho nu. Algumas vezes entendemos até mesmo que houve retrocesso e isto realmente ocorre, nos deixando muito tristes, pois as forças contrárias são fortes e contam com um aliado poderoso que é a falta de memória das pessoas. Mas contra isso vem uma formação diferenciada que algumas instituições de ensino, empresas e alguns poucos homens públicos tentam, de forma insistente, colocar na ordem do dia. Falo aqui não só em meu nome, mas tomo a liberdade de falar isso em nome da escola Etep, na pessoa da Rosângela, da Josiane, do Agnaldo e do Carlos, pois desde que comecei lá há 5 anos atrás sempre me foi dado toda liberdade e incentivo de trabalhar as virtudes, passar para nossos alunos a importância da ética e do compromisso profissional.
Tenho certeza de que vocês são o desabrochar do nosso Bambu Chinês. Abro um parêntese aqui para falar o que significa esse tal Bambu Chinês.
O Bambu Chinês é uma das plantas mais lindas que existe. Mas quem vê o Bambu Chinês e sua perfeição não imagina o que se esconde por trás, ou melhor, por debaixo de sua história. “Depois de plantada a semente nada se vê por 4 anos, exceto o lentíssimo desabrochar de um diminuto broto. Durante esses 4 anos, praticamente todo o crescimento é subterrâneo, contudo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra”. Todavia, no seu quinto ano, o bambu chinês cresce de uma vez, atingindo mais de 20 metros de altura e uma beleza indescritível. O escritor Covey, em uma brilhante analogia escreveu: “Muitas coisas na vida (pessoal e profissional) são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e às vezes não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos. Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o "quinto ano" chegará e o crescimento e a mudança que se processam o deixarão espantado. O bambu chinês mostra que não podemos desistir fácil das coisas... Em nossos trabalhos, especialmente projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e ações novas, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos frente às dificuldades que surgem e que são muitas...”
Para encerrar, quero deixar a todos os presentes que, apesar de toda felicidade que estou sentindo pela lembrança dos meus alunos, sei que todas as vitórias vêm do nosso Senhor Jesus Cristo, único digno de toda Honra e Glória. Assim, lembro o Salmo 55: Confia os teus cuidados ao Senhor, e Ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. E completo com palavras de ânimo, para que vocês sejam profissionais éticos e valorosos, vindas do apóstolo Paulo, que em I Corintios 10:13 nos diz: Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. Desta forma, meus queridos alunos, fiquem firmes e sejam homens e mulheres que irão ajudar na grande virada ética que se dará neste país. Vocês não são mais o futuro dessa nação, vocês agora são o presente. Curtam esse momento e que Deus os abençoe sempre. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário