quarta-feira, 26 de maio de 2010

Fórum sobre o filme "Crash, no limite"



O filme mostra o encontro de vários personagens totalmente diferentes nas ruas de Los Angeles: uma dona-de-casa e seu marido, um promotor público da alta sociedade. Um lojista persa; um casal de detetives da polícia - ele afro-americano, ela latina. Um diretor de televisão afro-americano e sua esposa; um mexicano especialista em chaves; dois ladrões de carros da periferia; um policial novato; e um casal coreano de meia-idade, dentre outros interessantes personagens... Todos vivem em Los Angeles e cada um tem sua vida e história... Porém, não muito diferente de todos nós, vivemos nos esbarrando um nos outros ...

Tendo o filme como inspiração, como podemos pensar neste convívio de uma forma mais ética?

34 comentários:

  1. O filme mostra que ,mesmo sendo todos tão diferentes uns dos outros ,suas histórias acabaram se cruzando!A sociedade atual não encontra mais tempo para se relacionar ,com a "correria" das coisas.Quase nunca reparamos em nossos companheiros ,as pessoas que nos rodeiam,quem se encontra ao nosso lado!Isso faz com que nos tornemos menos sociaveis e evitemos novas pessoas.Como no filme não reparamos em quase ninguém e ,as vezes,podemos precisar dessa pessoa ,que não reparamos, no futuro!As vezes aquela pessoa com quem voçê topa na rua ,em um ponto de ônibus ,que senta ao seu lado na escola,pode cruzar com voçê em um momento crucial da sua vida!Por isso ,passe a reparar em quem está a sua volta,pois essa pessoa um dia pode mudar a sua vida!

    ResponderExcluir
  2. o Filme é uma mistura de historias e que mostras pessoas de varios tipos, e q ao decorrer do filme,as historias foram se unindo até formar uma unica historia,dando mais entendimento ao filme!

    Andrey Climaco 1º Ano A

    ResponderExcluir
  3. Tanto no filme quanto na nossa vida podemos presenciar varios 'casos' de racismo,preconceito,abuso de poder e atitudes desesperadas.Que nos fazem a pensar em como a sociedade e injusta e despreparada nessas ocasioes.E que precisamos rever nossos conceitos e (re)formar nossa etica.
    Mariana Felix 2col.A

    ResponderExcluir
  4. O filme mostre vários casos reais na sociedade de hoje, como: racismo, preconceito, abuso de autoridade e vandalismo. Para que não ocorram mais crimes como esses é preciso que a população como um todo cobre mais justiça, e que as desigualdades sejam combatidas.

    Amanda Pereira 2col. A

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O filme retrata uma sociedade marcada pelo preconceito, tanto racial como social como acontece nos dias atuais.Para acabar com o preconceito na sociedade deve se tomar varias medidas, tais quais:acabar com a desigualdade social,fazer leis mais severas em relação ao racismo, entre várias outras.


    Guilherme Antonio 1Col.A

    ResponderExcluir
  7. No filme há o encontro de vários personagens de diferentes classes sociais, raças e histórias. Os personagens ao se ver primeiramente discriminam uns aos outros além de cometer atitudes indevidas, mas no decorrer da história eles precisam dos serviços e ajudas dessas mesmas pessoas que foram esnobadas. Para que haja um convívio mais ético é preciso que mudemos nossas atitudes preconceituosas e orgulhosas, pois somos todos iguais além também de que não sabemos o futuro, ou seja, talvez precisaremos dessas pessoas algum dia em nossas vidas.


    Beatriz Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  8. É retratada uma sociedade envolvendo ambos os preconceitos(racial e social), abuso de altoridade, e também vandalismo.Para que possamos ter um melhor convívio é preciso mudar nossos atos com relação a esses assuntos, mudar nossas atitudes preconceituosas e orgulhosas,pois somos todos iguais,ninguem é melhor que ninguem, não devemos julgar as pessoas pela sua aparençia, por seu status financeiro (rico ou pobre), e SIM PELO SEU CARATER.Nunca se sabe o que vai acontecer amanhã, talvez essa mesma pessoa que você tenha humilhado,descriminado pode salvar sua vida no futuro.

    Daniel 1º A

    ResponderExcluir
  9. A sociedade atual vive com um olhar superficial, olhamos uns aos outros e tiramos conclusões precipitadas, na maioria das vezes preconceituosas, como é retratado no filme (que inclusive foi a grande surpresa no Oscar 2005 ao vencer na categoria de melhor filme), existe uma dependência na sociedade e quem nós olhamos com um certo preconceito pode exercer um papel importante na nossa vida.

    Breno 1º A

    ResponderExcluir
  10. O filme retrata a vida cotidiana das passoas hoje em dia, fala sobre o racisco, preconceito, que nos certa diariamente por todos os lados. Uma parte do filme mostra a indiferença, que uns possuen com outros que mesmo você sendo diferente dos outros, sua história um dia ainda pode se cruzar, e você ainda possa prescisar dessa pessoa um dia ! As vezes aquela pessoa com quem voçê topa na rua ,em um ponto de ônibus ,que senta ao seu lado na escola,pode cruzar com voçê em um momento crucial da sua vida!Por isso ,passe a reparar em quem está a sua volta,pois essa pessoa um dia pode mudar a sua vida!
    Resumindo, nunca julgue as pessoas pelo o que ela parece ser e sim passe a conhecer ela antes de fazer qualquer comentario inadequado que voocê tome, independente da cor, raça,ou até mesmo condições financeira se são boas ou não, todos nós somos igual, e é isso que importa..



    Amanda Cristina 2 Azul

    ResponderExcluir
  11. De acordo com o que eu penso, o filme mostra que as pessos nem sempre são aquilo que demonstram ser.Ex:O personagem que demonstrava ser racista( uns dos policiais), acabou fazendo um ato heroico com uma personagem negra.
    Saulo de Freitas RIbeiro 2º azul

    ResponderExcluir
  12. No filme retrata a desigualdade social existente entre a população e mostra que as pessoas olham pela aparência e não pelo caráter da pessoa e na minha opinião isso é racismo com o próximo.
    CAIO CÉSAR 1°B.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Crash - No Limite: Trata-se de um filme que praticamente não possui um protagonista, pois todos os atores o são! Ele mostra a vida real, nos faz refletir sobre nós como seres humanos,nossas dúvidas, medos, preconceitos e atitudes, no decorrer da vida. Seus assuntos são fortes, muitas vezes nos choca. Muitas vezes só assim,de maneira chocante, nós seres humanos muitas vezes tão pequenos, podemos verdadeiramente fazer algo em nossas vidas a qual valha a pena, nos faça refletir sobre tudo e AGIR, antes que a vida passe e nos reste somente lamentar..... Enfim, excelente história, atores, direção, trilha sonora, efeitos visuais e principlamente, excelente maneira de nos transmitir a mensagem!

    Lorraine Reis Avelino
    1º ano A

    ResponderExcluir
  15. Para que haja um convivio ético ha necessidade de respeito com o próximo, a mensagem principal que o filme deixou pra mim foi essa, o respeito,

    Pedro Ivo 1ºB

    ResponderExcluir
  16. Nesse filme apresenta fatos que acontecem na sociedade,como:racismo,xenofobia e abuso de autoridade.Ele nos faz refletir sobre os preconceitos a partir da açao de individuos comuns,revelando os limites e as suas diferente atitudes num determinado tempo historico da sociedade capitalista. Para termos um convivio ético as pessoas deveriam deixar de serem orgulhosas,de pensarem só nelas e terem mais respeito e serem abertas as pessoas novas , independentemente da cor,raça,carater ...,pois todos nos somos iguais.


    Leticia Sousa - 1ºB

    ResponderExcluir
  17. Na nossa sociedade atual, há muito preconceito em relação a raça e classe social. Mas devemos saber que todos nós somos iguais e poderemos necessitar de qualquer um algum dia.

    Leonardo 1ºb

    ResponderExcluir
  18. No mundo em que vivemos hoje, o preconceito predomina, seja racial, sexual ... o que precisamos é nos conscientizar de que não há ninguém melhor que ninguém,que todos somos filhos de um mesmo Pai (Deus), e que devemos praticar o ato do RESPEITO,que é palavra chave desse filme !

    MARCO TULIO SILVA VICENTE ! 1ºB

    ResponderExcluir
  19. O filme revela uma triste realidade de preconceitos em pleno século 21.Um típico exemplo verídico deste fato pode ser obeservado na tese do psicólogo social Fernando Braga da Costa,que vestiu uniforme e trabalhou oito anos como gari, varrendo ruas da Universidade de São Paulo. Ali,constatou que, ao olhar da maioria, os trabalhadores braçais são ‘seres invisíveis, ou seja, uma percepção humana totalmente prejudicada e condicionada à divisão social do trabalho, onde enxerga-se somente a função e não a pessoa.Esta cruel realidade e qualquer outro tipo de preconceito deve ser extinta o quanto antes.

    Maria Tereza Lemos Vasconcelos - 2ºB

    ResponderExcluir
  20. O filme "Crash, no limite", mostra que mesmo sendo tão diferentes uns dos outros ,a vida fez com que eles acabarem se cruzando!A sociedade atual não encontra mais tempo para se relacionar nem com familiares, e nem com amigos, e nem com ninguem, com a correria das coisas.Quase nunca reparamos em nossos companheiros ,as pessoas que nos rodeiam,quem se encontra ao nosso lado!.Como no filme não reparamos em quase ninguém e ,as vezes,podemos precisar dessa pessoa ,que não reparamos, no futuro! E isso é Fato !

    ResponderExcluir
  21. Hoje,para se ter um convívio mais ético é necessario deixar de lado o preconceito, tentar prestar atenção e ser educado com todos á nossa volta, pois quem sabe se algum dia talvez precisaremos dessas pessoas?!
    Tayla Nogueira 1ºB

    ResponderExcluir
  22. O filme mostra realidades de pessoas bem diferentes. As atitudes de cada uma, acabou que interferindo na vida das outras. E temos que pensar que isso pode acontecer com cada um de nós. Somos tão 'individualistas' que nem nos tocamos que à nossa volta existem pessoas, cidadãos como nós mesmos. A famosa correria do dia-a-dia, nos impede que conheçamo-as melhor, seja de qual maneira for; até um simples "oi".
    Que poçamos tomar isso por base em nossas vidas e pensar que o nosso "próximo" pode estar do nosso lado, precisando de nós.

    Marina Garcia, 2ºA

    ResponderExcluir
  23. O filme trata de varias questoes do cotidiano,e nos mostra que nem nós mesmos somos capazes de saber qual será nossas atitudes numa determinada situação.O filme nos ajuda a pensar e refletir sobre as diferenças que existem.O filme retrata também o preconceito,racismo,o vandalismoe abuso de poder.

    Joyce Martins - 1°A

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tento responder este fórum há tempos, simplesmente não encontro as melhores palavras para responder essa pergunta. Parece-me tão óbvio que não sei expressar.

    Participei do "Mutirão de prevenção e combate às drogas" na semana passada. Carlos César, o palestrante, disse que vivemos em um SPA (síndrome do pensamento acelerado). Acordamos vivendo a novela das oito, torcendo pra menina cair do penhasco, pra outra voltar pra casa, pensando em coisas futuras. Não conseguimos viver o momento porque sempre estamos preocupados com o que será feito mais tarde e em função disso esquecemos de prestar atenção no que fazemos e com quem fazemos.

    Influenciados ou até “hipnotizados” pelo nosso sistema capitalista vivemos correndo atrás de coisas supérfluas, gastamos nosso tempo preocupados com trabalho, dinheiro, e esquecemos o que realmente vale. Muitas vezes passamos por cima de pessoas ignorando o simples fato de também serem gente.

    Lendo alguns comentários pode-se perceber que a maioria disse sobre a “igualdade” tão desigual entre os homens. Entretanto não podemos colocar a palavra “maioria” para caracterizar aqueles que realmente lutam pelo o dizem. A sociedade somos nós, não adianta culpar ninguém porque o culpado é você mesmo, se todos tivessem a coragem e a força para mudar o mundo não seria o que é hoje. Como disse Gandhi “Seja a mudança que você deseja ver no mundo”

    KARLA 2°B

    ResponderExcluir
  26. Bom o filme mostra muitas individualidades ruins, para que aja mais ética em nossa sociedade devemos em primeiro lugar acabar com preconceitos e nos tratarmos com maior igualdade. Como foi dito acima cada pequeno dialogo que for feito, como por exemplo em um ponto de onibus, pode traser grandes mudanças em nosso dia-dia. Devemos mudar as nossa atitudes para que os outros mudem tambem.
    Rhania Barini - 2º Azul.

    ResponderExcluir
  27. No filme é retratado a discriminação social, como, de raça e sexual(exemplo) no qual as mesmas pessoas que sofrem esse cruel ato é depois precisada pelos que as discriminam. O filme é bom para por retratar a realidade no qual é completamente cruel, com tantos preconceitos, indiferenças, individualidades existentes no mundo, não só hoje, mas como sempre existiu e nunca teve fim.

    Isabella Salgado, 1B

    ResponderExcluir
  28. o filme retrata o preconceito no mundo que sempre existiu. e que talvez pequenas coisas podem mudar nossas vidas e a de outros. tudo que fazemos nos reflete se certa forma. Por isso devemos começar mudar as nossas atitudes para as outras pessoas também mudarem.

    Bárbara R.G.Amorim 2ºB

    ResponderExcluir
  29. O filme trata de historias diferentes que no fim acabam se interligando,de qualquer forma,a mensagem que o filme passa e de que devemos nos portar corretamente em qualquer sentido porque tudo o que fazemos vai refletir algum dia no futuro.

    ResponderExcluir
  30. Tratando as pessoas que estão ao nosso lado , de uma maneira mais atenciosa , mais respeito com elas . Pois no dia de amanhã ninguém sabe quem vai estar vivo.

    VIVI 2ºB

    ResponderExcluir
  31. O filme mostra que devemos respeitar as pessoas, ser correto com as nossas atitudes, ser justo.
    Tratar as pessoas como queríamos ser tratados, pois tudo de bom ou ruim que fazemos um dia volta para nós.

    Mariana Silveira 2ºB

    ResponderExcluir
  32. O filme mostra que uma pessoa que um dia passou ao seu lado e você nem ligou pode fazer parte de um momento muito importante em sua vida, e para que isso ocorra você precisa aprender a conviver com os vários tipos de pessoas existentes na sociedade.

    Letícia Martins - 1°B

    ResponderExcluir
  33. Para tornarmos o convívio com as pessoas mais ético precisamos ter respeito uma com as outras.
    Danielly Ferreira Terra - 2ºB

    ResponderExcluir
  34. Para que tenha um convívio de uma forma mais ética as pessoas tinham que respeitar uma com as outras.
    Lorraine Silva Pires 1B

    ResponderExcluir