terça-feira, 4 de maio de 2010

Fórum sobre o documentário "O desastre de Chernobyl"


"Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, um dos reatores da usina nuclear de Chernobyl explodiu. Um inferno de chamas coloridas alcançou quase 1000 metros de altura nos céus da Ucrânia. O documentário 'O Desastre de Chernobyl' acompanha a luta contra o tempo que milhares de soviéticos jamais poderão esquecer. Durante os oito meses que se seguiram à explosão da central nuclear, 800 mil jovens soldados, mineiros, bombeiros e civis de todas as regiões da antiga União Soviética, trabalharam sem descanso na tentativa de diminuir os efeitos da radioatividade, e com isso tentar salvar o mundo de outra provável tragédia. Os efeitos dessa explosão haviam sido cem vezes superiores aos provocados pela bomba de Hiroshima e mais de 200 mil pessoas tiveram que ser evacuadas de seus locais de origem. O pior acidente nuclear da História, produziu uma chuva radioativa que pôde ser detectada desde a antiga União Soviética, passando pela Europa Oriental, Escandonávia, Inglaterra e atingindo até a costa leste dos Estados Unidos..."

Diante do que vimos no documentário, é possível tirarmos algo de positivo desta tragédia?

63 comentários:

  1. Vixe, Junão, positivo é meio difícil! Mais olhando por um lado quantas usinas nucleares têm ai espalhadas pelo mundo, pode ocorrer o mesmo erro com qualquer uma, mais com esse acidente tendo ocorrido às outras vão serem mais cuidadas para que esse acidente não ocorra novamente, pois sem duvida o desastre de Chernobyl foi o maior desastre da historia!Esse é praticamente o único ponto positivo, pois nesse acidente morreram milhares de pessoas, e inacreditavelmente, locais que se encontram a centenas e centenas de quilômetros de distância de Chernobyl foram afetadas e a sua população sentiu os graves problemas causados pelas radiações da central nuclear e muitas pessoas esperavam a morte devido ao câncer causado pela radioatividade!
    "É mais fácil suportar a morte sem pensar nela do que suportar o pensamento da morte sem morrer."
    A frase diz que é mais fácil suportar a morte sem pensar nela, ou seja, se uma pessoa nesta época que só via a morte como o seu caminho de vida ao menos se não pensasse nela talvez o seu sofrimento não fosse tão acentuado como foi.

    http://www.sydneyr.det.nsw.edu.au/support/curriculum/ict/dulwich07/Migration%20pictures/Chernobyl.jpg


    Tamyres Leite Araújo, 2ºAzul.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem,num tem nada de positivo nessa catastrofe,ele retirou milhares de vidas,a cidade de pripiaty so pd ser habitada em 2098,todas as pessoas de la q ñ morreram no acidente sofreram pq nunca mais iam poder ver suas casas novamente,e tiveram q fazer tratamento pra tentarem se curar da radioatividade,mas a um positivo sim,que não houve uma segunda explosão do reator número 4,que poderia ser pior e destruir a europa inteira!!!

    Andrey Climaco 1ºAzul

    ResponderExcluir
  3. A energia nuclear é uma energia "perigosa" e é preciso tomar muito cuidado ao desenvolve-la. O acidente de Chernobyl ocorreu por erros que poderiam ter sido corrigidos previamente, este acidente poderia não ter ocorrido e causado tanta dor. Então, sim, é possível tirarmos algo positivo dessa tragédia, por que o mundo aprendeu que é preciso tomar cuidado quando o negócio é energia nuclear. Pelo menos eu espero que o mundo tenha aprendido, pois existe um projeto em que vão ser instaladas usinas próximas a nossa região.

    Breno Silveira 1º A

    ResponderExcluir
  4. Podemos , pois as pessoas que trabalham lá poderiam ter mais cuidado e não fazerem teste se não tiverem segurança , iso que aconteceu foi por causa de uma falha tecnica , eles deveriam ter pensado antes de fazer os testes , as possibilidades que podia dar errado e acontecer o que aconteceu .

    Helena Rattis
    1º B

    ResponderExcluir
  5. Mesmo diante dessa TERRÍVEL tragédia, é possível sim tirarmos algo de positivo! Com esse acidente nuclear foi possível abrir os olhos e tomar medidas maiores de segurança nas Usinas, vimos que o acidente foi provocado por uma falha técnica na cabine de controle, mas acho que quando o assunto é USINA NUCLEAR esses "erros" NÃO DEVEM ACONTECER, pois mesmo a energia nuclear sendo LIMPA, ela é PERIGOSA! É preciso prestar mais atenção e colocar profissionais especializadas para comandar além de equipá-las com roupas especiais. Também acho que outro ponto são as cidades situadas PRÓXIMAS a essas usinas, no caso de Chernobyl as pessoas além de não serem avisadas do acidente se contaminaram E MUITO o que houve um acréscimo de fatalidades, doenças cancerosas além de quase DESTRUIR e tornar a EUROPA inabitável, o que causaria um enorme caos. Repensando esses pontos é possível tomar cuidado e utilizar a Energia Nuclear de forma consciente e principalmente SEGURA !

    Beatriz Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  6. Positivo ? Complicado isso ,mais por um lado a sociedade parece que aprendeu com Chernobyl.Muitas usinas nucleares foram desativadas e estão sendo até hoje!Isso é bom pois evita que novos desastres ocorrão.Além disso ,existe o fato das armas nucleares.O desativamento das usinas acabaria com o enriquecimento de uranio e plutônio e ,consequentemente, com a fabricação de armas nucleares!Se por um lado Chernobyl foi o maior acidente da história ,ele serviu de lição para o homem parar com o uso da tacnologia nuclear!

    Raphael Barbosa Reis
    2° ano A

    ResponderExcluir
  7. Nossa a Energia Nuclear foi uma das grandes explosão que atingiu 1000 metros de altura nos ceus da Ucrania e que movimentou mais de 800 mil jovens militares,bombeiros e etc...E que o povo da Ucrania ficou por 8 meses com essa fumaça nos ceus.Sendo que 2 homens morerão aquelas noite e depois 28 morerão com o acidente de Chernobyl,aqueles homens ajudantes foi muito importante pois eles ajudarão a não acontecer uma outra exploção 10vezes maior do que a primeira e que teria destruido a metade da Europa.Depois da exploção podia se ver de cima uma grande Cratera na usina e população dizia que sentia um gosto ruim na boca um gosto metalico meio acido e só mais tardes eles perceberão que era o gosto do iodo radioativo.

    Bárbara Barbosa Lausada 1*A

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que o unico ponto positivo mesmo,é o fato de hoje estarmos mais alerta e mais conscientes com usinas de energia nuclear,depois desse terrivel acidente.Onde varias pessoas morreram e o lixo ainda continua sendo decomposto.Sem contar que a região onde está interditada corresponde a uma área tres vezes maior que o Estado do Rio de Janeiro.


    Francine Santos J. Bogo 1° A

    ResponderExcluir
  9. CAIO CÉSAR 1°B
    COM ESTA TRAGÉDIA PODEMOS TIRAR SIM ALGO DE POSITIVO,PORQUE COM TUDO QUE ACONTECEU NO ACIDENTE DE CHERNOBYL OS TÉCNICOS DE USINAS NUCLEARES VÃO TER MAIS CUIDADO E COLOCAR PESSOAS MAIS COMPETENTES.E EU ACHO QUE O DESASTRE DE CHERNOBYL FOI UMA FALHA HUMANA.

    ResponderExcluir
  10. Sim. De certa maneira é possível de se dizer que houve este ponto positivo de que o desastre de Chernobyl, possa servir de exemplo para as futuras usinas nucleares que venham a ser construídas. Porém, este simples ponto positivo não muda o fato existente. Muitas vidas foram colacadas em risco, muita coisa esteve em jogo, e, "acabou dando no que deu".
    Este é um caso que exige extrema atenção, ainda mais agora que há o projeto de instalação de novas usinas nucleares em nossa região.

    Lorraine Reis
    1º ano A

    ResponderExcluir
  11. Nao, nao da pra tirar nada de positivo disso foi uma grande tragédia que matou muitas pessoas e tudo isso podia ter sido evitado, mas por teimosia do senhorzinho lá que controlava tudo, aconteceu o que aconteceu.

    agora é só tomar cuidado pra nao acontecer mais isso.

    Leonardo J. C. 2 azul

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que o único lado 'positivo' que sobrou da tragédia em si, foi o fato de as pessoas, que acompanharam e viram realmente o que se pode acontecer em um acidente desses, possam ter mais consciência do perigo que isso pode trazer à sociedade. Mas se pensarmos, é bem difícil um acidente desses acontecer da forma como o de Chernobyl aconteceu. Foi um acontecimento que marcou sim a história de muita gente, principalmente porque mesmo aquelas que não morreram, levaram sequelas da radiação (câncer, problemas de pele, etc.). Além disso, houve também um gasto muito alto para a construção daquela 'caixa' que cobriu a usina para parar a saída do gas tóxico.
    Hoje no mundo existem várias usinas nucleares e mesmo essa energia sendo limpa, ela é perigosa e uma energia 'de risco', caso aconteça acidentes como esse.

    Marina Garcia; 2ºAzul

    ResponderExcluir
  13. É dificil falar de algo positivo sendo que a maioria das causas do acidente de Chernobyl foram negativas,mas na minha opnião a única lição positiva que se pode tirar deste acidente é o fato das pessoas ficarem mais conscientes e saberem o que acontece sobre a energia nuclear.

    Joyce Martins 1°A

    ResponderExcluir
  14. Concordo com a Joyce e penso que com esse desastre que foi o acidente de Chernobyl,o unico ponto "positivo" poderia ter seria a concientizaçao das pessoas sobre energia nuclear!
    Marina Silveira, 1ªAzul

    ResponderExcluir
  15. A energia nuclear é uma energia perigosa,é preciso tomar muito cuidado ao desenvolvela e para que utilizala.Por outro lado essa mesma radiação também salva vidas,por exemplo a radioterapia,que é usada para destruir as células tumorais,mais claro é usada uma dose pré-calculada de feixes de radiações ionizantes com o menor dano possível às celulas normais,esse é um exemplo que a energia nuclear usada de forma inteligente é muito mais benéfica e pra quem duvida que essa energia nuclear além de tudo salva vidas,EU AINDA ESTOU VIVO E MUITO BEM DEPOIS DE ENFRENTAR 100 SESSÕES DE RADIOTERAPIA,E APÓS ISSO, 1 ANO E 2 MESES INTERNADO FAZENDO QUIMIOTERAPIA(aos 5 anos de idade),DE 5 CRIANÇAS ENFRENTANDO O MESMO TRATAMENTO,EU CONSEGUI VENCER,ANTES DE QUALQUER COISA FOI GRAÇAS A DEUS,E TAMBÉM A TECNOLOGIA NUCLEAR.

    Dificilmente é possivel tirar alguma coisa de positivo dessa tragédia,mais se refletirmos sobre tudo o que houve podemos tirar 2 coisas positivas disso tudo,fez as pessoas ficarem mais conscientes e tomarem mais cuidado quando o assunto é energia nuclear e usina nuclear e o outro ponto positivo é que GRAÇAS A DEUS não ocorreu uma 2ª explosão do reator número 4 que poderia ser muito pior do que a 1ª.

    DANIEL 1º Ano A

    ResponderExcluir
  16. Beem, acho que de positivo são poucas coisas, como por exemplo : devemos ter mais cuidado em relaão as usinas nucleares, tanto as pessoas que moram na redondeza, quanto as pessoas que ali trabalham. Mas isso com certeza não vai apagar os danos causados pela explosão em Chernobyl, várias pessoas morreram, um caos total, o que nos resta então é a conscientização !

    MARCO TULIO SIVLA VICENTE - 1ºbB

    ResponderExcluir
  17. O Ponto positivo que podemos extrair é que com o desastre, as novas usinas nucleare estão vindo mais preparadas para utilizar componentes radioativos ou seja eles estão mais cautelosos

    Pedro Ivo 1ºB

    ResponderExcluir
  18. Com o desastre da explosão de Chernobyl é muito dificil achar um ponto positivo com essa explosão. Mas o único ponto positivo é o conhecimento que as pessoas adiquiriram após o desastre, e a conscientização sobre as usinas nucleares.

    ResponderExcluir
  19. Achar um ponto positivo em um desastre tão grande e marcante como esse é bem difícil, até porque, foram milhares de vidas perdidas e milhares de pessoas que tiveram de se mudar (e que ainda sofrem as consequências até hoje), sendo que o desastre poderia ter sido pior, e só não foi por causa da ajuda dos bombeiros, soldados, especialistas etc. Não acredito que seja impossível, mas para mim, também acho que o único ponto positivo foi que as indústrias nucleares aumentaram mais seus cuidados e preocupações, porque ficou evidente que foi uma falha dos operários, e essa com certeza foi uma lição que o mundo não vai esquecer. Pelo menos para concietização do risco e do perigo, serviu.

    Layra Silveira - 2º Azul

    ResponderExcluir
  20. Sim, ganhamos experiência, afinal esperto é aquele que aprende com o erro do outro. Mas tirando isso, não pode se tirar nada de positivo do desastre, pois só prejudicou, principalmente as pessoas, mas isso não quer dizer que a energia nuclear seja uma coisa ruim, afinal assim como ela pode destruir, ela também pode salvar vidas.

    Henrique Lima 1º Azul

    ResponderExcluir
  21. O lado positivo foi que , depois desse desastre o mundo todo se conscientizou do perigo que eram as bombas nucleares. Há hoje, várias usinas nucleares e mesmo essa energia sendo limpa, ela é perigosa e uma energia de risco,por isso é necessario extremo cuidado para que nao aconteça acidentes como esse. Por exemplo, a usina Angra 1 no Brasil, que em 1997 ficou em alerta em razão de falhas nas varetas de combustível que levou ao aumento consideravel no nivel de radiotividade na região.

    TAYNÁ - 2ºA

    ResponderExcluir
  22. Um ponto positivo que dar pra tirar dessa tragédia é as outras usinas nucleares espalhadas pelo mundo tomar muito cuidado para não ocorrer outro acidente assim no mundo, porque esse já matou muitas pessoas.

    Lorraine 1B

    ResponderExcluir
  23. o único ponto positivo de uma usina nuclear é que esse tipo de energia precisa de pequena matéria prima para transformação. Mas os ricos são muito maiores, a chance de vasameto,de explosão,o que vai contaminar o solo, os recursos hidricos e o ar, colocando a população em risco. Outro grande problema dessas usinas, é o lixo nuclear, que talvez a unica soluçao seja mandar pro espaço.

    Bárbara 2ºB

    ResponderExcluir
  24. Mesmo com todo esse problema a tragédia tem sim um lado positivo,depois desse grande susto à humanidade, creio que sempre serão tomadas medidas de segurança maiores e mais eficientes relacionadas as USINAS NUCLEARES.

    Beatriz de Souza Garcia. 1°B

    ResponderExcluir
  25. Assim como a maioria abordou, creio que depois do acidente as pessoas perceberam que apesar de limpa a energia nuclear é extremamente perigosa, portanto era necessário maior rigidez.

    Após o desastre também foram aceitas algumas leis ligadas à energia nuclear. Segue um site bem interessante para quem quer saber mais sobre energia (tem as leis também):

    http://www.foronuclear.org/legislacion_nuclear.jsp

    KARLA 2B

    ResponderExcluir
  26. Não tem praticamente nenhum ponto positivo nessa catastrofe, aliás ele quase destrui parte da europa, desabitou uma cidade inteira por mais séculos, gastaram-se milhões com a cobertura de Pipriaty, então o que se ganhou mesmo foi o cuidado excessivo que se deve ter com usinas nucleares, porque o resto não pode ser tirar nada de bom disso.
    Matheus Ferreira 1ºA

    ResponderExcluir
  27. Sim, acho possivél tirar um pouco de positividade direcionada a este ponto. A partir do mfato acorrido vai alertar a população e sob seus atos talvez mudarem.Apesar da energia nuclear é extremamente perigosa,é necessário maior rigidez.Foi um terrível desastre que deixou medo a população inteira.

    ResponderExcluir
  28. Acho que não há para encontrar pontos positivos,pois,essa catastrofe apenas destruiu a vida de familias de trabalhadores honestos que davam suas vidas pela sua familia...

    Renato Rodrigues 1ºA xD

    ResponderExcluir
  29. Agora sabemos o que as usinas causam a natureza e a saude do ser humano , esse é o unico olhar positivo da sociedade.

    Bruce Dickson Arruk 1ºA

    ResponderExcluir
  30. Por um lado é meio difícil pensar sobre algum ponto positivo consequente do acidente nuclear de Chernobyl, visto que os pontos negativos são muitos. Mas por outro lado, desde então houve uma maior ênfase no assunto de usinas nucleares, e as pessoas estão mais conscientizadas sobre o perigo que uma usina oferece a população. Depois que a sociedade viu o estrago que a energia nuclear pode causar, muitas usinas foram desativadas, e isso é um ponto positivo, pois isso diminui o enriquecimento de plutônio e urânio para a fabricação de armas nucleares.

    Maria Luisa Coutinho - 2°B

    ResponderExcluir
  31. Achar um ponto positivo nessa tragédia toda é complicado. Depois de tantas mortes, tanta tristeza causada pela radiação, ponto positivo seria meio impossível. Talvez o que tenha sido ''proveitoso'' nessa tragédia tenha sido a preocupação das pessoas, o cuidado, com usinas nucleares. Todos ficaram em alerta, mais espertos diante da situação.

    Isabela Calixto, 2° A.

    ResponderExcluir
  32. o ponto positivo é que a energia gerada por ela não causa efeito estufa, já o ponto negativo e que no caso de um vazamento nuclear pode causar grander danod ao meio ambiente e as pessoas em torno dela, pois uma pessoa que é contaminada por radioatividade pode gerar um cancer claro a morte.

    AMANDA SOARES 2°A

    ResponderExcluir
  33. Sim, ate nas piores tragédias a algo positivo, pois tudo que fazemos sempre tiramos algo positivo, claro que nessa tragédia não houve muito ponto positivo mais houve o ponto mais importante que hoje eles preocupam demais “o cuidado e o respeito com os seres vivos e com nossa Planeta Terra.

    ResponderExcluir
  34. È difícil pensar em algo positivo, depois de tantas mortes, de tanta radiação de tanto mal para os seres vivos. Essa catástrofe serviu de alerta para que as outras USINAS NUCLEARES possam tomar mais cuidado , tomando esse fato de Chernobyl um exemplo, talvez esse seja o único ponto positivo.
    Felipe de Paula Jeronimo. 1º B

    ResponderExcluir
  35. É difícil tirar algo positivo de um acidente nuclear como o de Chernobyl, mas não podemos nos esquecer que o mundo mudou seu posicionamento com relação a construções dessas usinas, novas leis foram criadas, a sociedade está mais atenta aos perigos que uma usina nuclear pode trazer.

    Mariana 2ºB

    ResponderExcluir
  36. Apesar disso ter sido uma tremenda tragédia principalmente nas regiões da Europa, teve um ponto positivo como por exemplo essa explosão serviu para conscientizar as pessoas que para tomar mais cuidado com as usinas nucleares pois catástrofes como essas são capazes de destruir um pais
    Izabella 1ºA

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Sim. Apesar de tudo é possível que tiremos dessa história toda alguns pontos positivos. Pois além do fato de que a partir desse acidente haja uma maior precaução em relação a isso, podemos concluir que, com essa tragédia, toda a população de um modo geral, possa adquirir mais conhecimento a respeito e ainda por cima, possa tirar sua própria conclusão formando assim sua opinião sobre o assunto em questão.

    MARIA AMÉLIA COSTA
    1º ANO A

    ResponderExcluir
  39. O único ponto "positivo" que sobrou da tragédia foi que as pessoas viram realmente o que pode acontecer em um acidente desses e que elas possam agora pensar antes de construir as usinas,possam ter mais consciência do perigo que isso pode trazer. Mas se pensarmos, é bem difícil um acidente desses acontecer da forma como o de Chernobyl aconteceu. Foi um acontecimento que marcou a história do mundo, das pessoas principalmente aquelas que não morreram, levaram sequelas da radiação (câncer, problemas de pele, etc.).
    Hoje no mundo existem várias usinas nucleares e mesmo essa energia sendo limpa, ela é perigosa e uma energia de risco, caso aconteça acidentes como esse.Mas por um lado a sociedade deve ter aprendido um pouco com isso , porque muitas usinas foram e estao sendo desativadas e antes de se contruir uma agora eles pensam muito em todos os danos que podera causar um outro desastre.Porem de posotivo nao tem nada, o desastre de Chernobyl acabou com a vida de muitas pessoas e marcou pra sempre a historia do mundo .

    Guilherme Zaparoli 2°B

    ResponderExcluir
  40. É difícil enchergar toda essa tragédia de Chernobyl de uma maneira positiva, pois houve uma enorme quantidade de prejuízos de maneira geral. Muitas pessoas moreram, houveram muitas mutações devido as pessoas que sobreviveram e que estavam com radiação no corpo terem tido filhos por exemplo, etc. Enfim, foi bastante chocante; porém se olharmos por um outro lado bem distante, podemos concordar que houve um lado positivo pelo fato da conscientização da população em relação a isso.

    Caíque
    1º ano A

    ResponderExcluir
  41. Na minha opinião podemos tirar sim algo de positivo,como por exemplo,ficarmos mais alertas sobre esse tipo de asssdentes,ficarmos mais experientes,e também colocar pessoas capacitadas para trabalhar lá dentro,porque vimos que foi a teimosia de um dos funcionários que ocasionou o assdente.
    Mas perto de todo esse transtorno,é quase impossivel tentarmos achar algo de positivo.

    Cassiano Silveira 1°Ano A

    ResponderExcluir
  42. A energia nuclear num todo, quando citada, causa grande espanto e apavoramento nas pessoas, pois essas lembram dos grandes acidentes que ja se passaram em toda a história, isso é falta de conscientizar que esta energia é também usada para salvar vidas, como nosso amigo Daniel (Dan Dan) citou la em cima, que está firme e forte hoje conosco graças a Deus e aos recursos que essa energia nos oferece. E agora se referindo ao desastre de Chernobyl, houve muitos pontos negativos, mas pra mim um ponto positivo que hoje é o mais importante é que os funcionários dessas usinas nucleares devem trabalhar com mais cuidado e atenção, para nao deixar que um "pequeno" torne mais um "grande" desastre.


    Eduardo Queiroz Avelar Silveira 1º ano A
    Abraços Junão.

    ResponderExcluir
  43. A energia nuclear usa o urânio como principal matéria-prima,e,comparada à combustíveis fosséis, tem a vantagem de depender de pequenas quantidades de matéria-prima.Outra vantagem,é que o urânio,apesar de não renovével,tem um tempo de vida muito mais longo,consequentemente, suas reservas durarão mais que a dos combustivéis fosséis.
    Apesar destas vantagens,um acidente nuclear,como o de Chernobyl,mostra nos que a implantação desta,pode gerar complicações, no caso de um acidente.A radiação matará milhares de pessoas e populações posteriores também irão ser afetas. Alem de destruir o solo,causando grande desequilibrio na cadeia alimentar.E um grande problema,é o destino do lixo nuclear,que pode poluir diversos recursos naturais.

    Maria Tereza Lemos Vasconcelos - 2º B

    ResponderExcluir
  44. Acho que de positivo são poucas coisas, como por exemplo : devemos ter mais cuidado com as usinas nucleares, as pessoas que moram na redondeza, quanto as que ali trabalham. Mas isso com certeza não vai apagar os danos causados pela explosão em Chernobyl, várias pessoas morreram, um caos total, o que nos resta então é a conscientização.

    Marcos Tulio Da Cunha Junior-2ºB

    ResponderExcluir
  45. Acredito que seja bem dificil encontrar algo de positivo no meio desta historia toda,depois do relato de como tantas pessoas e famílias foram prejudicas,seria até egoista de minha parte falar que algo nisso tudo foi REALMENTE bom.Porem,por outro,lado podemos enxergar no fundo desssa tragédia toda o fado de que após esse acidente as pessoas realmente viram o perigo causado por essas usinas e a necessidade de não construi-las.Muitas pessoa ainda alegam que essa tipo de energia e muito mais barata e mais limpa,embora gere riscos de explosão.Mas sera que a vida de varios pessoas,muitas veses, inocentes merece ser colocada em risco por motivos econômicos??
    Acredito que não.

    Edna de Sena Ribeiro-2ºcolegial(branco)

    ResponderExcluir
  46. Num desastre desse porte,é muito difícil alguma coisa boa ter acontecido.
    Mas sim,aconteceu.
    Ocorreu a conscientização de que podem ocorrer acidentes em usinas nucleares e que o maoir cuidado deve ser tomado.

    Pedro Hippólito 1ºBranco

    ResponderExcluir
  47. Com esse desastre de Chernobyl, as pessoas viram de perto o quão perigoso é um acidente nuclear e quais são suas consequências para a vida humana.
    A partir de então houve um certo cuidado ao se tratar desse assunto, pois os pontos positivos da construção de uma usina nuclear se referem à economia (por ser uma energia barata) e também ao meio ambiente (energia limpa, não emite gases poluentes), enquanto os pontos negativos se referem à saúde humana.
    Pelo menos no Brasil, um país cheio de recursos naturais para a produção de energia, não é necessário a construção de mais usinas nucleares, existem outras formas tão eficientes que oferecem menos riscos à população.


    Laurinda C. M. Ribeiro - 2°B

    ResponderExcluir
  48. Eu acho que o ponto positivo foi o fato da conscientização do risco da radioatividade, mostrando a gravidade de um acidente como esse, que causa muitas mortes, além da dificuldade para achar um destino para o lixo radioativo. Fernanda G. Lima 1ºB

    ResponderExcluir
  49. retirar algo de positivo desse acidente é dificil! Muito dificil!!
    mais vale com "experiencia" e "alerta" para as outra usinas nucleares para que essa historia nao se repita!!. Thayná Santos Alves 2°B

    ResponderExcluir
  50. O único ponto positivo é que ao construir usinas nucleares deve-se pensar bem , pois pode acontecer acidentes como o de Chernobyl ou ate piores .

    VIVI- 2°B

    ResponderExcluir
  51. Apesar desta catastrofe acontecida por uma falha tecnica , acredito que pode sim tirar um ponto positivo, pois as pessoas ficaram mais alertas se tratando disso, viram que é um problema muito grande para a humanidade e tambem tomaram mais cuidados , se conscientizaram em relaçao a usinas nucleares .



    Leticia Sousa - 1°B

    ResponderExcluir
  52. Que apesar desta "desgraça" ainda tempos pessoas que ajudam a diminuir os efeitos da radiotividade tentando assim salvar o mundo de outra tragédia. Também tentar traçar um plano melhor de segurança no caso tratando-se de energia nuclear , que é altamente perigoso .

    Natália Pereira 2°colegial B

    ResponderExcluir
  53. Apesar deste acontecimento que foi trágico para muitas pessoas, podemos ver que muitas pessoas se dispuseram a trabalhar, mesmo sabendo o risco que correriam em ajudar a fechar o reator.

    Leonardo 1ºB

    ResponderExcluir
  54. Dessa tragedia tao grande e bem dificil tirar algo de positivo.A nao ser pela experiencia que os especialitas adiquiriram com esse acontecimento.Pois a energia nuclear apesar de ser utilizada hoje em dia,e uma energia que traz muitos gastos e altos riscos.
    Mariana Felix.2col.A

    ResponderExcluir
  55. Vendo uma tragédia como esta e complicado tirar algo de positivo. Pelo fato de que a tragédia não trouxe nenhum resultado bom, trouxe apenas mortes, doenças e tristezas, que deixa ate um hoje um trauma na humanidade.

    Amanda Pereira 2col.A

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Pouca coisa pode se tirar de bom mas estão tomando mas cuidado nas usinas nucleares,a segurança está maior e está tudo bem dessevolvido,tendo pessoas mais copetentes ajudaria mais na segurança.
    Isadora Dias 1ºB

    ResponderExcluir
  58. Vendo uma tragédia como esta e complicado tirar algo de positivo. Pelo fato de que a tragédia não trouxe nenhum resultado bom, trouxe apenas mortes, doenças e tristezas, que deixa ate um hoje um trauma na humanidade.

    ResponderExcluir
  59. Em tragédias como está é muito difícil a gente encontrar um lado positivo.Na minha opinião o único fato positivo é que com acidentes desta proporção como o de Chernobyl alerta a humanidade a se cuidar para nao ocorrer novos acidentes como esse.


    Guilherme Machado 1col.A

    ResponderExcluir
  60. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  61. È bem difícil tirar algo positivo dessa tragedia,não so dessa mais de qualquer outra.Porque uma tragédia é causada por coisas ruins,mas tirar algo de positivo diante desse acidente é meio que impossivel.Mas a unica visão positiva que eu tenho sobre esse acidente e de que agora eles se preocuparão mais diante de outros acidentes.
    Jocilio Jorde Aoun Piantino 1col B

    ResponderExcluir
  62. O único ponto positivo de tudo isso que aconteceu na usina de Cherbobyl, é que com o erro, outras usinas nucleares que estão espalhadas pelo mundo poderam aprender, e espero que não cometam o mesmo erro. E se isso ocorrer muitas pessoas vão morrer, e sofrer com as consequencias como pessoas até hoje sofrem.

    Letícia Martins - 1°B

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir