quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fórum sobre o documentário “Além do Cidadão Kane”

No documentário “Além do Cidadão Kane” da BBC de Londres vimos as nefastas relações entre a Rede Globo de Televisão, na época comandada por Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro. Trazendo o debate para os dias de hoje vemos que práticas de corrupção semelhantes ainda acontecem na imprensa brasileira. Comente:

65 comentários:

  1. Um documentário muito bom,dividido em 4 partes onde a gente vê a influência da TV na sociedade, onde podemos ver também o quanto o governo "dirigia" as emissoras de TV. Vimos o começo da Rede Globo,criada por Roberto Marinho, que com o passar dos tempos evoluiu e se tornou essa potência televisiva de hoje,tanto nacionalmente quanto internacionalmente, já que a sua emissora é a 4ª maior do mundo! Suas produções naquela época eram feitas em São Paulo e no Rio de janeiro,depois que seu prédio pegou fogo em São Paulo,as Organizações Globo mudaram para o Rio.No começo Roberto Marinho fez um acordo polêmico com a Time-Life, na qual a empresa de Roberto Marinho teve acesso a um capital de 6 MILHÕES de dólares, em troca a Time-Life teria 30% de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da Rede Globo.Mas para disfarçar perante o governo, a Rede Globo dizia que a Time-Life não paticipava das ações da emissora.O documentário cita também o envolvimento da Rede Globo no golpe militar.Vimos também que a Globo era líder de audiência no Brasil,mas em 1995 a Globo perdia pela 1ª vez no horário da 21:30 ás 22:30, para a novela transmitida pela TV Manchete,Pantanal,ganhando em uma média de 41 pontos contra 29 da Globo.Vimos também o poder de manipulação da Rede Globo, que não noticiava os fatos como realmente aconteciam,e fazia com que os brasileiros acreditassem na emissora.A Globo não era ameaçada por nenhuma emissora de televisão naquele tempo, a não ser pelo famoso PROGRAMA SILVIO SANTOS,no SBT, apresentado pelo dono do Baú aos domingos por 12 horas.Mesmo com a queda de audiência daquele tempo pra cá, a Rede Globo continua com a qualidade impecável em suas produções como sempre teve (EX: no ano de 2009 a Rede Globo ganhou o Emmy Internacional por Caminho das Índias,como melhor novela do mundo), e o tão famoso PLIM PLIM ainda pisca nos televisores dos brasileiros, mas ainda sim sabemos que mesmo com toda essa qualidade a emissora possui muitos podres, que só serão revelados ( se forem revelados..) com o passar o tempo,será que as ações sombrias da Rede Globo sobre o país serão descobertas ?

    Marco Tulio Silva Vicente - 1ºB

    ResponderExcluir
  2. Um interessante documentário que nos faz refletir sobre a grande influência que a televisão exerce sobre nós, principalmente a Rede Globo. A emissora de Roberto Marinho conseguiu altos níveis de audiência e de popularidade entre as pessoas. O humor de Chico Anísio, o jornalismo do Fantástico e do Jornal Nacional, a ficção das novelas, os programas de domingo além da folia do carnaval carioca agitavam os televisores de muitas famílias e derrubavam os concorrentes(Band,SBT,Manchete...)
    Com o Regime a Globo foi se consolidando e ganhando destaque com a "ajuda" do governo (os militares)ocultando as verdades a respeito do regime. Nessa época Roberto Marinho se tornou riquíssimo. No final do Regime, a Globo começou a mostrar os Sindicatos que até então não aparecia nas telas. Nas eleições de 1989, houve uma manipulação na hora da edição do Debate que houve na Globo a favor de F.Collor que ganhou as eleições. Essa manipulação ocasionou muitos comentários e modificou totalmente o resultado. Isso é uma prova de como a influência desse meio de comunicação afeta as escolhas e a liberdade das pessoas. Fora que também recentemente a Globo é premiada e homenageada muitas vezes agora é preciso saber A RAZÃO disso! Pois sem o Regime e sem o tal apoio governamental do passado ela está cada vez mais perdendo a liderança principalmente para a Rede RECORD que está cada vez mais ocupando lugar de destaque no jornalismo e nas novelas. Se a Globo quiser mesmo ter o tão sonhado número no IBOPE é preciso deixar de lado a infantilidade de criar confusão ao vivo (GLOBO X RECORD) e se tornar uma Rede de mais credibilidade se é que ela já foi um dia...


    Beatriz L.Piantino - 1°B

    ResponderExcluir
  3. O documentário Muito Além do Cidadão Kane (que faz uma referência ao filme de 1941, Cidadão Kane) nos mostra como é dominante a posição da Rede Globo na sociedade brasileira, como ela manipula as informações para que o Brasil siga ao seu modo, a audiência incomparável de suas novelas e de toda sua programação. Mostra as relações dela com a ditadura, em que não noticiava o que acontecia, enquanto o Brasil pegava fogo; o controle político que ela exerce, chegando a editar debates para colocar quem ela queria no posto. Mas acima de tudo, mostra como é fácil de a Globo manipular, pois praticamente todos brasileiros assistem ela e acreditam nas informaçõs veiculadas. E isso acontece até hoje, em outras redes de TV e na Globo mesmo. Atrás daquele mundo maravilhoso televisivo existem interesses políticos, ganancia e não apenas entretenimento. Nós todos temos uma opinião de todas as coisas, mas será que a nossa opinião é apenas nossa mesmo?

    Breno Silveira, 1ºA

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom esse documentario,muito instrutivo,ele nos mostra o inicio da globo,a disputa entre Fernando Collor e o Lula,A Ditadura Militar,O inicio da tv a cores,das censuras que a ditadura colocou.

    Andrey Climaco,1ºA

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante e informativo,ele fala sobre as relações políticas,o golpe militar,a censura,o inicio da Rede Globo e da tv a cores.

    Daniel Oliveira de Carvalho 1ºA

    Flw Junão.

    ResponderExcluir
  6. Além do Cidadão Kane

    O documentário Além do Cidadão Kane fala sobre as sombrias relações entre a Rede Globo de Televisão e a política do Brasil. Mostra também o quanto o governo dominava as emissoras de TV no Brasil na época da Ditadura Militar.
    Nessa época e até hoje a Globo exerce uma soberania sobre as outras emissoras televisivas brasileiras, sendo hoje a quarta maior emissora do mundo.
    O documentário fala também sobre Roberto Marinho, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor, entre outros.
    Será que depois de ver isso as pessoas poderão ver o quando a Rede Globo de Televisão pode influenciar na vida dos brasileiros?



    Beatriz de Souza Garcia. 1° B

    ResponderExcluir
  7. Um bom Documentary fala sobre a rede globo e outras emisoras de tv na epoca deste 1950
    com a tv tupi o golpe militar.
    depois em 1989 a globo ajudou elger o presidende Fernando Collor depois que ele ganhou de lula
    e sobre Roberto Marinho um dos maiores politicos do brasil e um dos bilionario do brasil
    depos de comando o jornal o globo e a tv rede globo
    a globo fez susesso so as novelas porque estava quanse falida nos primeiro 4 meses ganhava 180mil e gastava 700mil
    depois q contrataran um cara que foi um dos que mas contribuio para a rede globo muitos pessoas na epoca assistia a novele meu bem meu mal.


    Bruno Draib 1ºB

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Um bom documentario ,que fala sobre as atitudes nefastas da Rede Globo ,que possui um grande poder de manipulação em relação a comunidade. O nome em questão é do empresario,já falecido,Roberto Marinho,ex dono e criador da Rede Globo ,e do jornal o Globo.Roberto é acusado de manipular a opinião pública em épocas de eleição ,e de ajudar diversos políticos em suas campanhas.A principal forma de conseguir ses planos obscuros foi com sua rede de televisão,que domina o ranque de audiência até os dias de hoje,através da Globo Roberto ludibriou o povo ,e elegeu amigos seus no poder ,entre eles o ex presidente da republica Fernando Collor ,que foi retirado do cargo mais tarde!Como podem ver a Globo e o "ilustre" Marinho conseguiram ,de certa forma ,controlar o país na época de ditadura militar ,onde exerceram grande influencia ,graças aos contatos de Roberto e a sua furtuna incontavel!O documentario traz essas e outras informações em uma linguagem clara e direta ,revelando as principais "maracutáias" do poder da Rede Globo de televisão,e do magnata Marinho e sua corja de corruptos!Como podem ver a corrupção na midia e na política não é atual como a maioria pensa ,ela é fruto de uma herança obscura ,que foi esposta a pouco tempo e que a população tem que mudar!Por isso ,nós jovens que ,já iremos votar nas próximas eleições [2° ano do Ensino Médio] ,que tenhamos conciencia dos nossos atós ,porque eles podem influenciar o fututro do nosso país.

    Raphael Barbosa Reis - 2°ano A

    ResponderExcluir
  10. O documentario foi muito interessante pois falava da rede globo que ajudou a mostrar muitas pessoas importantes ,falou tambem do golpe militar no Brasil e das novelas que fizeram sucesso e de outras nao ..o ducumentario falou tambem do Lula e do Roberto Marinho um dos bilionarios do brasil..a Rede globo era o centro do conheçimento de todas as informaçoes do brasil..enfim a emissora influenciava a todos que a assistia.
    Fernanda Freitas 1° B

    ResponderExcluir
  11. O documentário discute sobre o poder da rede globo,com roberto marinho no comando a tv apoiava os governos ditatoriais para garantir seus interesses.Incluindo contratos ilegais e manipulação dos debates políticos.


    Francine Bogo 1°A

    ResponderExcluir
  12. na minha opnião a mídia sempre estará nos "mandando" pois sempre está não só ditando a nossa política mas sim, nosso estilo de vida, exemplo muito simples é no programa BBB, onde a globo colocou 2 homosexuais no programa, isso não se deve por causa de um sorteio ou nada do tipo mas sim por que a globo quer que a sociedade aceite esse tipo de opção, usando deste exemplo fica claro o comando das grandes mídias, elas não só alteram a política mas tambem as ações dos individuos assim como suas idéias e até suas escolhas, pois quem não sonha em ter uma vida como alguem de uma novela? Disso fica claro copmo as pessoas abrem mão de suas vidas para tentar ser como uma novela, ou minisérie mostra, a mídia é tão forte que até escolhe nossas músicas e quem faz sucesso, exemplo é Roberto Carlos, pois ele tira mais da maioria de seus fãs por causa da mídia, ou aindam quem não passou a ouvir uma banda pelo que viu na televisão? Nós não gostamos de admitir porém todos somos apenas peões do jogo da mídia, apenas fazemos e escolhemos o mundo que a mídia nos mostra, pois quem disse que a vida de novela ou dos filmes é a melhor? quem nos garante que nossos exemplos como atores e cantores não são piores que nós? e nós como grandes palhaços dessa grande brincadeira absorvemos tudo que a mídia joga, inclusive a opnião dela sobre a pol[itica exemplo: Collor contra Lula e hoje vemos, quem dos dois foi realmente melhor? collor da globo, ou o lula de hoje? E até quando seremos meros peões do jogo da mídia comandada pela vossa exelência a globo e passaremos a formar nossas idéias e opniões? Ou seremos sempre espelhos das novelas da sete?
    Essa é a minha opnião

    ResponderExcluir
  13. concordo com o davi, ai em cima, a midia sempre manipulou nossa opniões sobre diversos assuntos, sendo eles sociais, culturais, sexuais entre outros. Mas já no documentário mostra o dominio do governo sobre as organizações de tv, manipulando o que elas tinha que transmitir, mostrando sempre o lado bom do politico, nunca dando opniões contra a ditadura imposta pelos governadores brasileiros, ou seja sempre "acobertando" eles, fazendo sempre imagem boa para os cidadãos, que acreditavam e acoitavam também os governadores brasileiros, pois tudo que a midia dizia, podia se considerar uma verdade, o que nem sempre é verdade, pois a manipulação do governo sobre a tv era a vontade deles, não a verdade que está tendo no brasil.
    Abraço Junão

    Matheus Ferreira 1ºA

    ResponderExcluir
  14. O documentário fala sobre como a globo mostrou na época dos governos ditatoriais, a política na televisão,mostrado todo o que acontecia e também manipulando as pessoas e hoje em dia as televisões continuam manipulando as pessoas, sendo culturalmente ou socialmente.

    Letícia Martins 1ºB

    ResponderExcluir
  15. Extremamente interessante, a ideia do manipulado pela televisão é genial, pois querendo ou não ela acaba influenciando em tudo que fazemos.
    Saulo de Freitas Ribeiro, 2º Azul.

    ResponderExcluir
  16. eu achei muito legal essa coisa de o documentário fitar a "manipulação da mídia ", porque é uma coisa que realmente acontece. Sempre que se vê algo na tv isso logo logo passa a fazer parte da vida da maioria,e que isso vem nos influênciando direta e indiretamente desde o começo da tv até nos dias atuais tanto politicamente, socialmente e culturalmente.

    Gabriela Sobreira 2° Azul

    ResponderExcluir
  17. Acho que esse documentário serve para abrir nossos olhos sobre o que a mídia nos propõe,e nós sem questionar aceitamos.E tomamos essa realidade da TV como sendo a nossa.Mostra como a Globo manipulou e manipula a todos com o disfarce te TV imparcial.
    Mariana Felix 2°Azul

    ResponderExcluir
  18. Um documentario muito bom, que expressa o que a tv tende a nos mostrar para um lado que seja "positivo" para eles, reforçando seus interesses, e mais uma vez monstrando o que todos nós já sabiamos mesmo que bem pouco, que a tv tem influência sobre nós, e nossas opiniões.
    Abç

    Henrique Lima 1ºA

    ResponderExcluir
  19. Além do Cidadão Kane é um documentario muito interessante,que retrata bem como as pessoas sao influenciadas pela midia.Fala tambem da censura,golpe militar,o inicio da tv globo e suas novelas que foram grandes sucessos no Brasil.

    Joyce Martins 1°A

    ResponderExcluir
  20. Otimo documentario fala sobre o começo das redes de televisão,fala do dominio da televisão nas pessoas,conta como tudo começou a carreira de grandes pessoas ,esse documentario fala tambem sobre a politica brasileira e o golpe militar. Cassio Rezende 1°A

    ResponderExcluir
  21. eu gostei muito do documentario pois ele fala do dominio que as emissororas tem sobre a gente, como muita gente disse a midia sempre manipulou nossa opniões sobre diversos assuntos e continua fazendo isso ate hoje, no so a globo como todas as outras emissoras,podemos notar que os programas sempre estao disputando pra ver quem tem mais audiencia.

    Izabella Adriane
    1ªA

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do documentário, ele retratou certinho a influencia da mídia sobre o nosso país. Influencia tanta que ate supostamente pode mudar uma eleição. O único problema é que temos que abrir o olho e não abrimos, continuamos sendo muito influenciado pela Globo, temos que começar a enxerga o mundo com o nossos próprios olhos. Vale dizer também que não é só a Globo que nos influencia não, o problema vai muito alem...
    Fergunsson T. Melo

    ResponderExcluir
  25. [Comentando novamente]A respeito do documentario foi muito produtivo para nossas futuras mentes políticas,no sentido de voto,pois o documentario alerta o poder que os meios de comunicação tem de influênciar nossas decisões!Por isso temos que procurar fazer o melhor,ao dar nosso voto ,e nunca desistir do futuro da nação ,mesmo que existão corruptos como a corja dos Marinho ,temos que continuar.Pois assim conseguiremos um dia um Brasil justo ,sem a CORRUPÇÃO q nos assola a anos!

    Raphael Barbosa Reis
    2° ano A [2° comentário,complemento]

    ResponderExcluir
  26. A TV influencia o pensamento das pessoas, o documentário retrata isso de uma forma clara, a política sendo ajudada por magnatas da comunicação brasileira! Isso é uma vergonha na nossa história política, onde só os poderosos mandam. O povo já desistiu de mudar o futuro da nação e isso acaba prejudicando ainda mais o nosso futuro! Por isso eu, jovem, tenho conciência do que vou fazer nas próximas eleições.

    OBS: Júnior eu não tenho email do google. daí um amigo meu me deu a senha dele e eu to comentando pelo dele. Obrigada pela comprieeção. Isabela Calixto. 2° A

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Não só a globo , mas todas as emissoras de tv manipulam as pessoas como o sbt , a band e ate mesmo algumas revistas .

    Viviane 2° B

    ResponderExcluir
  29. O documentario e fascinante, o poder da manipulação da TV(Globo,SBT etc...) sobre nós e incrivél, as vezes pensamos errado da TV mais ela manipula tanto a gente que acabamos concordando com ela,pode esta certa ou errada,mas e isso o que acontece...


    Matheus Jeronimo(Ceará) 2ºA

    ResponderExcluir
  30. O documentário 'Muito Além do Cidadão Kane' deixa bem claro a influência que a televisão exerce sobre a população, no caso a Rede Globo e seu dono Roberto Marinho.Conta exatamente como foram as 'técnicas' de manipulação durante uma grande parte da nossa história política. O fato é que o poder da mídia é tão grande que pode mudar e até mesmo criar opiniões. Nós vemos o mundo através da imagem que a televisão quer nos passar.
    Anna Carolina Melo Lemos (Mel)
    2ºazul

    ResponderExcluir
  31. Um documentário que nos mostra que a tv era manipulada pelo governo , nao falava nada contra a ideia deste . A Globo também influenciava nas eleições , e temos que ficar atentos pois nao são todas opiniões dessas emissoras de tv que são verdade , muita coisa e para nos dar outra ideia . Eduardo Queiroz Avelar Silveira 1º A , abraços !

    ResponderExcluir
  32. Um documentário interessante, pois mostra que a tv vem crescendo cada vez mais na vida da população desempenhando papéis.Esse tipo de documentário é importante para mostrar como a mídia tem um grande poder de influência sobre nós. Acho que um documentário é importante para que possamos ver a realidade como nao vemos, nao percebemos ou como nao conseguimos ver.

    Isabella Salgado, 1ºB

    ResponderExcluir
  33. O que vemos neste país são milhões e milhões de pessoas se reunindo exatamente às oito noite para assistir ao excepcional Jornal Nacional - para muitos infelizmente O JORNAL. Essa é a única fonte de muitas pessoas e talvez por isso sejam facilmente manipuladas.

    Esse documentário deveria ser mais acessível às pessoas. Infelizmente nosso povo não tem a cultura necessária para saber quando está sendo manipulado por esse 'Império'... Um exemplo é isso, vocês alunos assistiram ao documentário, mas nem por isso deixaram de ser manipulados.

    O assunto na sala de aula: “Big Brother Brasil”! Aquele programa que alguns intitulam – desculpem as más palavras – de “big bundas”, “big bódi”, “bêbêbê”, “big bosta”. Aquilo é um misto balcão de açougueiro com carnes expostas, com exibicionismo calculado. Crises ridículas, desavenças de pulgas viram manchetes... E ainda é O assunto na sala de aula.

    As pessoas gostam de se deixar enganar, preferem a telinha da tevê ao big brother que acontece do seu lado. Só que as pessoas são reais, com dores, perfumes, suor... Nada limpo ou ajeitado pela eletrônica. Ver a vida real não importa, é mais divertido assistir a supostamente real, que é mais atenuada, mais maquiada. Sei lá.

    Pra não dizer das novelas, famosas novelas da Globo... Estamos criando uma sociedade medíocre, vivendo um emburrecimento. E não é só pela
    tevê não, vemos os jovens bitolados em programas como orkut, msn, youtube, skype, twitter, formspring, e tantos outros que corroem a mente das nossas crianças.

    Ao divulgar a ética da exclusão, ao privilegiar a mulher-objeto, ao indicar que “pelo jogo” vale tudo, não ajuda na formação do um povo consciente e cidadão.
    Uma nação alienada, big-brotherizada, não sustenta um Estado de Direito.


    TV não poderá mais nos manipular se não nos deixarmos sermos manipulados por ela. Somos nós que fazemos essa sociedade hipócrita!
    Até quando ficarão acompanhando dramas artificiais mal interpretados, deixando esquecidos os dramas reais que moram ao nosso lado de fora da porta... Até quando continuarão mantendo o famoso “pão e circo da história”?

    KARLA, 2°B

    ResponderExcluir
  34. Eu gostei muito do documentário, porque eu nunca imaginava q o começo não só da globo mas da transmissão de TV fosse daquela maneira. A forma como tudo começou, ja foi direto querendo a participação das pessoas ali assistindo. E deu tanto certo, que eles foram inserindo programações diferentes; não só para entretenimento, mas para a transmissão de notícias que naquela época eram passadas somente em rádios e jornais. A TV influenciou tanto as pessoas, que hoje ja temos até TV's de quase 200 tipos de canais diferentes (a cabo) com programações diferentes. Hoje não imaginamos a nossa vida sem a televisão; passamos, no mínimo, 2 horas por dia em frente a ela. Nós também nos inserimos na mídia por tudo q é nos passado através da tv. Notícias (Brasil e mundo), lazer, entretenimento e muito mais do que pensamos. Podemos dizer que temos 'acesso ao mundo'.
    E imagina naquela época onde tudo começou, como foi a reação das pessoas, saber o que tava acontecendo no Brasil, principalmente no governo brasileiro.
    Mas hoje em dia, infelizmente existem emissoras q passam coisas muito desinteressantes e 'nada a ver'.
    Só de para para pensar a evolução da televisão daquele tempo para hoje, é impressionante. Eles conseguiram ir muito mais além do que imaginavam naquela época.
    Também acho q esse documentário deveria ser mais acessível às pessoas.

    Marina Garcia, 2ºA

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Muito Bom esse documentário e instrutivo, nos mostra o inicio da TV em cores logo após disso o inicio da TV globo, a disputa entre Fernando Collor e o Lula, a Ditadura Militar e a censura que esta impões a época.

    Marina Silveira, 1ºA

    ResponderExcluir
  37. O documentário nos mostra os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello antes das eleições. O apoio à ditadura militar, e a transmissão de notícias manipuladas. Mostra como a tv influência na vida das pessoas, e faz a gente perceber que nem tudo que é transmitido é confiável.

    Fernanda Lima 1ºB

    ResponderExcluir
  38. O documentário retrata o poder, exagerado, que a Rede Globo de Televisão tem sobre a sociedade. A rede televisiva que teve seu “boom” de crescimento a partir do golpe militar, hoje, é a quarta maior rede televisiva do mundo, a maior do Brasil. Acobertada pelo governo militar, a Rede Globo se aproveitou de concessões e contratos ilegais para crescer, desbancando as demais redes. Tende influência direta na escolha da população, aproveitou de seu “poder” e elegeu e retirou da presidência quem queria, como queria. Roberto Marino, até o fim da ditadura militar, se tornou, sem dúvidas, o civil mais poderoso do Brasil, sendo temido por muitos. Com a vinda da democracia, e já com toda uma estrutura formada, enriqueceu ainda mais, e aumentou seu poder de influência sobre as pessoas. O fato é: hoje, muitas pessoas seguem aquilo que vêem na televisão. Tudo aquilo que faz sucesso nas novelas vira sucesso na sociedade, a Rede Globo, como maior emissora do país, tem conseguido, com o passar do tempo, manipular a população, mesmo que às vezes de uma forma discreta. Uma nova sociedade, livre das influências da emissora carioca deve se formar. Cada um deve ter sua opinião, e deve colocá-la em prática. Uma nova “safra” de eleitores está se formando, e é necessário que um trabalho extra “televisional” seja feito para que as melhores escolhas sejam tomadas para o futuro do país. Crescer e diminuir a “alienação” global, ou permanecer e “tampar o sol com uma peneira grossa”, hoje, a Rede Globo distorce os fatos com bem deseja, e é nosso dever combater isso!

    Cassiano Firmino Pires - 2°A

    ResponderExcluir
  39. É um bom documentário que nos chama a atenção para o poder que as emissoras de TV exercem sobre nós.O documentário mostra que a Rede Globo axiliou o governo em um golpe militar, pois a TV tem alta capacidade de influência sobre nós, pois a maioria de nós ainda que tudo que é veiculado pela mídia é algo confiável.



    Inaê de Lucena Pereira Teodoro - 1ºA

    ResponderExcluir
  40. Eu achei muito legal o documentario porque mostra o que a midia pode fazer com a opnião de uma pessoa. A midia pode manipular a ponto de fazer uma pessoa mudar de ideia!

    Talita Oliveira Silva 2º A

    ResponderExcluir
  41. Eu concordo com o documentario, pois o documentario mostra exatamente como é, a midia faz a cabeça das pessoa e faz as pessoas verem as coisas do modo que elas querem.

    Ana Caroline Silva 2º A

    ResponderExcluir
  42. O documentário,deixa claro,que à bastante tempo,a televisão é usada como manipuladora de um povo. Hoje em dia,é muito comum notarmos,que determinadas emissoras tomam partido sobre um determinado assunto,e assim,age sobre seus telespectadores,corrompendo suas opiniões.Um dos mais assustadores poderes da televisão,é a influencia que esta exerce sobre quem à assiste, sendo capaz de de mudar sua opinião.Isso,é muito favorável ao partido apoiado,mas o outro,sem chance de dúvidas,mesmo que correto ou com boas intenções é deixado de lado,pois como a televisão degrediu sua imagem,é julgado como o incorreto,é assim,na maioria das veses,o errado se passa pelo certo. Isso ocorre com mais frequencia em paises onde a população não é totalmente alfabetizada,pobre, e tem como unico meio de comunicacão a televisão.
    Maria Tereza Lemos Vasconcelos - 2ºB

    ResponderExcluir
  43. O documentário nos mostra a realidade , mesmo sendo gravado a um tempo atrás.Desde muito tempo a televisão manipula as pessoas , fazendo com que elas sejam sempre bombardiadas de informações que façam que tomem partido do que a emissora julga correto . Muitas pessoas não tem conhecimento suficiente para ''saber'' qual é sua opinião , e essas são as principais vítimas da mídia .As emissoras defendem aquilo que as "ajuda" ou que as favorece, mas esse posicionamento pode não ser o correto para todos, porém muitos tendem a seguir .
    Sim , a televisão e a mídia influenciam muito no nosso cotidiano e em nossas ações .

    Laurinda Conti M.R 2 ° B

    ResponderExcluir
  44. O ducumentário fala sobre a influência da mídia sobre as pessoas. A mídia nos manipula de acordo com o que é de interesse dela, tudo que se vê em novelas, jornais, e programas de televisão não e realmente uma verdade imparcial.
    Por isso, para não ser influenciado pela televisão temos que formar nossa própria opinião.

    Amanda Pereira 2° A

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Bom, como a maioria das pessoas acima eu concordo que a televisão tanto naquela época quanto hoje influência em nossos pensamentos, mas se quisermos não somos influenciados entao nao é so a televisão que tem culpa nisso. As pessoas escutam muito sobre oque a televisão diz, e se deixam ser manipuladas, oque devemos realmente fazer é pensar e analizar no que a televisão esta nos mostrando, e depois tomar as decisões, em relação a politica, sociedade, futuro entre outros assuntos.
    O documentário ao falar que a globo influenciou na eleiçao do Collor e que em seguida que ele foi retirado do cargo tempos depois da eleiçao, nos mostra o erro cometido.
    Nesse caso não foi/é apenas nos que fomos/somos manipulados, as proprias emissoras foram/são tambem. O governo é que manda no país.
    Rhania Padua Barini Silva. 2ºA

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Não só a Rede Globo, como todos os meios de comunicação, como revistas, rádios, etc... influenciam as vezes sem nós mesmos percebêssemos. Mas meios de grande e fácil circulação como a Rede Globo, talvez, seja a que mais exerce influência sobre as pessoas. Isso não acontece só atualmente, antes também ocorria.

    ResponderExcluir
  49. O documentário nos mostra o quanto a televisão é capaz de gerar inumeras influencias nos telespectadores, desde modos e comportamentos ate opiniões políticas. Muitas das vezes a Tv mostra os fatos de uma maneira manipulada ao próprio benefício, facilmente criando e destruindo imagens graças ao seu poder de manipulação de pensamentos, para que as pessoas acreditem que tudo que é mostrado é a verdade absoluta .
    Quando a tv é "utilizada" corretamente, ela é importante para suprir nossa necessidade de informação. O problema é que na maioria das vezes ela é imparcial, e causa no cidadão mais despercebido a falsa imagem sobre um determinado assunto.
    Podemos perceber claramente que a maioria das pessoas aceitam o que lhes é imposto nos programas de televisão, e o tudo que assistimos acaba sendo a mesma coisa: sexo, violência, traição, e mulheres mostrando seu corpo.
    O que temos que fazer é exigir programas mais inteligentes que nos façam pensar, e criar nossas próprias ,e não novelas em que nos faça sentir mal por não ter a vida perfeita de personagens de mentira em que tudo acaba bem.

    Maria Luisa Coutinho - 2°B

    ResponderExcluir
  50. Como pudemos perceber no documentário a mídia está à todo o tempo nos manipulando.Desde as coisas mais básicas,como as propagandos ,por exemplo,que estão sempre nos influenciando
    à comprar determinados produtos,às coisas mais importantes como assuntos políticos e toda a leva de informção.

    Para boa parte dos brasileiros o "jornal Nacional"(apresentado de segunda à sexta pela emissora em questão)é a unica fonte de informção.Com isto temos a cada dia um aumento na quantidade de brasileiros manipulados e muitas veses mal informados.

    O documentário nos mostra apenas o lado 'politico'da manipulação e o que às vezes não percebemos é vai tudo muito além disso.

    Um exemplo clássico disso são as novelas.Gente...para toda pessoa que você encontrar na rua(isso inclui os desconhecidos) você pode perguntar"o que aconteceu na novela das oito?"que concerteza esta pessoa vai te responder.Isso sem falar nos demais programas como"Big Brother",por exemplo.

    Tudo bem,eu não estou dizendo que nunca assisti a nenhuma novela,ou que nunca fiquei pelo menos cinco minutos na frente da TV assintindo Big Brother.O que eu estou querendo dizer é que as vezes as pessoa se preocupam mais com a 'falsa realidade' discutida nesses progamas do quê com o assassinato,ou a morte,sei lá,com as coisas que acontecem de verdade a nossa volta!

    Não quero que existam apenas robôs no nosso meio,pessoas que a todo o tempo só falam de coisa politicamente corretas,até porque isso seria uma forma de censura aos "programinhas café com leite".O que eu quero são pessoas bem informadas falando o quê realmente pensam e não o que as fizeram pensar.

    A mídia está aí,em todos os lugares nas revistas,jornais e na TV.Cabe a nós fazermos com que seja divulgado apenas a verdade.Afinal somos nós quem mandamos no mercado,nós somos os consumidores.Eles so produzirão o que nós queizermos comprar.


    Edna de Sena Ribeiro
    2ºcolegial Branco.

    valeu Junão!!

    ResponderExcluir
  51. Esse documentário é muito bom, o que nos mostra o enorme poder que a rede Globo, e até mesmo outras redes de televisão, revistas, etc., tem até hoje sobre todos nós. Isso faz com que nossa opinião esteja de acordo com o que está sendo transmitido pela mídia, ou seja, uma manipulação total. Não vamos deixar que nos manipulem....formem suas próprias opiniões!

    Maria Luiza Pereira Zaghi
    2° Colegial Branco

    ResponderExcluir
  52. Muito bom, mostra a influencia da tv sobre nossas opinioes e da onde surgem todas essa manipulação, e as grandes carreiras.

    Luiz Carlos 1ºA

    ResponderExcluir
  53. O documentário mostra, o domínio crescente da TV Globo na imprensa brasileira envolve contratos ilegais com empresas estrangeiras, um apoio incondicional aos governos ditatoriais no Brasil e tudo o que estiver a seu alcance para garantir seus interesses — o que inclui até a manipulação de debates políticos para eleger o governo, como ocorreu no caso Collor de Mello. Mais do que isso, o filme explica como funciona a política brasileira de comunicações e os critérios arbitrários pelos quais se concedem e renovam as concessões de canais de televisão e rádio.

    --Pedro Ivo 1ºB

    ResponderExcluir
  54. O documentário mostra o apoio da rede Globo a ditadura militar,a politica de manipulação de Marinho. Nas eleições a Globo manipulou os tele espectadores favorecendo Fernando Collor. E até hoje todos nós de uma forma ou de outra somos influênciados pela mídia!

    ResponderExcluir
  55. completando o que algumas pessoas disseram os meios de comunicaçao, como a globo, influenciaram muito no pensamento das pessoas, pois a midia era, e ainda é até hoje um dos maiores meios de "manipular" pensamentos, atitudes etc...

    Leonardo J. Calgarotto

    2º A.

    ResponderExcluir
  56. Não gostei muito do documentário porque a globo sempre liderou as outras emissoras de TV, e se liderou foi porque a maioria das pessoas gostavam da globo. Infelizmente, a mídia é sim um grande manipulador das pessoas, mas você só é manipulado se quiser ou se não tiver um pensamento firme, um pensamento que pode ser modificado através do que se vê na TV. Somos manipulados involuntariamente e sem percebermos, então fica difícil não seguir nenhuma ideia da mídia!

    Laís Bueno - 2º A

    ResponderExcluir
  57. Acho que o documentário, como todos ja dissem relata bem o que ocorre sofre a influência. Vemos que a mídia nos influencia, até mesmo sem a nossa percpção. Acabamos mudando nossa opnião, decisão, nosso pensamento por intermédio da mídia, que acaba divulgando só o que ela quer ou até mesmo aponta lado certo ou errado de acordo com a opnião por ela adquirida. Um exemplo disso, apontado no documentário foi o caso da política brasileira que foi influenciada pela TV Globo na eleição do presidente. Fico me perguntando até quando seremos 'marionetes' da mídia .


    Amanda Esper 2º A

    ResponderExcluir
  58. assim como disseram varias pessoas; o documentário retrata muito bem a realidades de várias opinioes que sao na maioria das vezes influenciadas por programas de tv como no caso citado a rede globo que atraves de filmes, novelas e ate mesmo jornais criando uma certa barreira de liberdade de ideias de seus telespectadores.
    Thayná Santos 2°branco

    vlw!!!.....

    ResponderExcluir
  59. O documentário "Além do Cidadão Kane" nos mostrou um pouco sobre como a TV manipulava a mente dos telespectadores,fazendo com que eles não tivessem opiniões próprias sobre os acontecimentos políticos e etc. Além disso o documentário também mostrava alguns programas, novelas e jornais da época que nos revelavam bem claramente essa fução da tv, e apresentavam também algumas opiniões sobre o assunto. Enfim, o governo tinha total poder sobre as emissoras de TV, proibindo assim, a liberdade de imprenssa, que aos poucos e discretamente ia influenciando no modo de pensar do povo brasileiro.
    Lorraine Reis 1º Azul

    ResponderExcluir
  60. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, ele detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, manipulando o povo brasileiro.

    Lorraine Silva Pires 1 B

    ResponderExcluir
  61. Os cidadãos eram manipulados pelas vontades do governo atraves dos programas de tv , isso era um abuso contra a propria ideia da vida que nós podemos ter.

    Renato Rodrigues 1ºA

    ResponderExcluir
  62. Ninguem quer ser dominado pela vontade dos outros vendo televisão , mas na epoca eles naum tinham escolha , não tinham como evitar , hoje nos podemos pensar o quanto quiser e o que quiser.

    Caique Oliveira 1ºA

    ResponderExcluir
  63. O documentário demonstra a manipulação que as emissoras de TV exercem sobre os telespectadores e que muitas vezes passam desapercebidas aos olhos do público e que acabam por influenciar de forma involuntária. Além disso, mostra que quando há um fato, a emissora ''faz'' uma verdade muitas vezes inexistente, o que acaba por influenciar na opinião do público que a assiste.

    Gabriel Sawaya - 2 B

    ResponderExcluir