terça-feira, 31 de maio de 2011

Aulas de Sociologia - 2º ano EM - Status - novas datas

Ficam transferidas para aos dias 14 , 21 e 28 deste mês as nossas últimas aulas do 2º bimestre.
Não percam ... como isso os fóruns passaram a ter somente 5 dias para postagens ...
Abç. Junão

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tornando o campo fértil

Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.

No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.

No segundo ano, ele teve a idéia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rápido, e a colheita foi maior.

No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.

Então o mestre advertiu-o: - Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

Moral da história: Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas você enfraquece alguém e pode até estragá-lo se ajuda muito


Bom fim de semana a todos........

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A perfeição de Deus

No bairro do Brooklin, em Nova Iorque, Chush é uma escola dedicada ao ensino de crianças deficientes. Algumas crianças permanecem lá por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser educadas em escolas normais.

Em um jantar beneficente da escola, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos presentes.
Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, ele disse:

- "Onde está a perfeição em meu filho Shaya? Tudo o que Deus faz, é feito com perfeição. Mas meu filho não pode entender as coisas como as outras crianças. Meu filho não pode lembrar-se de fatos ou números,como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?"

Todos ficaram chocados com aquela pergunta, com o sofrimento do pai. E ele continuou:
- "Eu acredito que quando Deus traz uma criança assim ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança."

Ele contou, logo após, a seguinte história sobre o seu filho Shaya.

- "Uma tarde, Shaya e eu caminhávamos por um parque onde alguns meninos que ele conhecia estavam jogando beisebol, e meu filho perguntou-me: será que eles me deixarão jogar?"

- "Eu sabia que meu filho não era atleta e que a maioria dos meninos não o queria no time. Mas entendi que se meu filho fosse aceito para jogar, isto lhe daria uma confortável sensação de participação."

- "Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei se Shaya poderia jogar. O menino deu uma olhada ao redor, procurando por aprovação dos seus companheiros de time. Mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos e disse: - "Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo já está na oitava rodada. Eu acho que ele pode juntar-se ao nosso time e nós tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada."

- "Fiquei feliz quando Shaya abriu um grande sorriso."

- "Pediram a ele para colocar uma luva e ir ao campo para jogar. No final da 8ª rodada o time de Shaya marcou alguns pontos, mas ainda estava perdendo por três. No final da 9ª rodada novamente alguns pontos foram marcados e agora, com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar."

- "O time deixaria meu filho de fato bater nessa circunstância e jogar fora a chance de talvez ganhar o jogo?"

- "Surpreendentemente, foi dado o taco de beisebol a meu filho. Todos sabiam que era quase impossível, porque Shaya nem mesmo sabia segurar o taco. Porém, quando Shaya tomou posição, o lançador moveu-se alguns passos para arremessar a bola suavemente, de maneira que meu filho pudesse ao menos rebater."

- "Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeitadamente o taco e perdeu Um dos companheiros do time de meu filho foi até ele e juntos seguraram o taco e encararam o lançador. Este deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya."

- "Quando veio o lance, Shaya e seu companheiro de time balançaram o taco e juntos eles rebateram a lenta bola do adversário."

- "O lançador apanhou-a e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem da base. Shaya estaria fora e com isto o jogo terminaria. Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base."

- "Todo o mundo começou a gritar: Shaya, corra para a primeira base! Corra para a primeira! Nunca em sua vida ele havia corrido... Ele saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e assustados."

- "Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita ficou de posse da bola. Poderia ter lançado a bola ao segundo homem de base, o que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo. Mas, o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador e assim lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem de base." - "Todo o mundo gritou: Corra para a segunda base! Corra para a segunda!" - "Shaya correu para a segunda base enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Shaya alcançou a segunda base, deu uma curta parada, e o "adversário" colocou-o na direção da terceira base e todos gritaram: Corra para a terceira!"

- "Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando: Shaya, corra para a base principal!"

- "Shaya correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse ganhado o jogo para o time dele e vencido um campeonato."

- "Nesse dia - disse o pai docemente, e com lágrimas caindo sobre sua face - esses 18 meninos alcançaram a perfeição de Deus!"

- "Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto de meu filho! " Engraçado como tudo isto é tão verdadeiro mas envergonha alguns de nós.

Engraçado como uma pessoa pode se preocupar mais sobre o que as outras pessoas pensem dela do que o que Deus pensa dela. Engraçado, não é? Entretanto, algumas pessoas não se preocupam com as outras só com elas próprias!
Vamos todos ter a esperança de que nós podemos fazer a vida um pouco melhor para pessoas que não estão tão bem quanto nós.

Autor desconhecido


TENHA UMA "SANTA SEMANA"
UM ABRAÇO FRATERNO
enviado pelo Profº. FERNANDO

--
"Basta-te a minha Graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força" (II Cor 12,9)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum - 2º ano EM - Status

Leiam o artigo "Ambição e ética" de Stephen Kanitz:
http://www.kanitz.com.br/veja/ambicao_e_etica.asp
Você tem sua ética bem definida a ponto de controlar a ambição que porventura também tenha?
Data para final dos comentários: 27/05.
Comentário com no mínimo de 60 palavras

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Início do PEP 2011 - ETEP

Começou na quinta feira passada o Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP), com bolsas integrais nas Escolas Técnicas em diversos cursos. Na ETEP teremos Meio Ambiente, Metalurgia e Química ...
Tivemos a apresentação dos professores e dos funcionários da escola, feita pela diretora Josiane Queiroz e palestras na quinta e sexta, feitas pelos professores Edson e Marcelo, além da minha participação.Aos novos alunos desejamos boa vinda e nos colocamos a disposição para o que precisarem. Sucesso e trabalho para todos..........

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fórum sobre "Fahrenheit 9/11"

Observação importante:
Conforme falei em sala, acho que podemos desenvolver mais, desta forma vou lançar alguns desafios para que possamos continuar crescendo. Por enquanto, vamos começar com mínimo de palvras nos comentários e data exata para o final do mesmo.
Data para final dos comentários: 13/05.
Comentário com no mínimo de 100 palavras


Fórum:
Vimos no documentário de Michael Moore que apesar da confirmação de que os atentados de 11 de setembro de 2001 eram mesmo coordenados por Bin Laden, um saudíta erradicado no Afeganistão, George W. Bush pouco tempo depois aproveitou para começar uma guerra também no Iraque, contra o líder iraquiano Saddam Hussein. Não foram encontradas nenhuma prova substancial da ligação deste com a Al-Qaeda de Bin Laden. Será que havia outros interesses em jogo ou realmente o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça?