sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FÉRIAS



VOLTAMOS EM FEVEREIRO ...

sábado, 17 de dezembro de 2011

Mestre Ramesh

Certa vez, perguntei para o Ramesh, um de meus mestres na Índia:
- Por que existem pessoas que saem facilmente dos problemas mais complicados, enquanto outras sofrem por problemas muito pequenos, morrem afogadas num copo de água?
Ele simplesmente sorriu e contou-me uma história:
Era uma vez um sujeito que viveu amorosamente toda a sua vida. Quando morreu, todo mundo lhe falou para ir ao céu, um homem tão bondoso quanto ele somente poderia ir para o Paraíso. Ir para o céu não era tão importante para aquele homem, mas mesmo assim ele foi até lá.
Naquela época, o céu não havia ainda passado por um programa de qualidade total. A recepção não funcionava muito bem. A moça que o recebeu deu uma olhada rápida nas fichas em cima do balcão e, como não viu o nome dele na lista, orientou-lhe para ir ao Inferno.
E no Inferno, você sabe como é. Ninguém exige crachá nem convite, qualquer um que chega é convidado a entrar. O sujeito entrou lá e foi ficando. Alguns dias depois, Lúcifer chegou furioso às portas do Paraíso para tomar satisfações com São Pedro:
- "Você é um canalha! Nunca imaginei que fosse capaz de uma baixaria como essa. Isso que você está fazendo é puro terrorismo!"
Sem saber o motivo de tanta raiva, São Pedro perguntou, surpreso, do que se tratava. Lúcifer, transtornado, desabafou:
- "Você mandou aquele sujeito para o Inferno e ele está fazendo a maior bagunça lá. Ele chegou escutando as pessoas, olhando-as nos olhos, conversando com elas. Agora, está todo mundo dialogando, se abraçando, se beijando. O inferno está insuportável, parece o Paraíso!" E fez um apelo:
- "Pedro, por favor, pegue aquele sujeito e leve-o de lá!"
Quando Ramesh terminou de contar essa história, olhou-me carinhosamente e disse:
- "Viva com tanto amor no coração que se, por engano, você for parar no Inferno o próprio demônio lhe trará de volta ao Paraíso."
Problemas fazem parte da nossa vida, porém não deixe que eles o transformem numa pessoa amargurada. As crises vão estar sempre se sucedendo e às vezes você não terá escolha. Sua vida está sensacional e de repente você pode descobrir que sua mãe está doente; que a política econômica do governo mudou e que infinitas possibilidades de encrencas aparecem.
As crises você não pode escolher, mas pode escolher a maneira como enfrentá-las. E, no final, quando os problemas forem resolvidos, mais do que sentir orgulho por ter encontrado as soluções, você terá orgulho de si mesmo.
Autor desconhecido

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Nunca se perde por amar

Ele era um adolescente que acabara de ser dispensado pela namorada. Durante três anos, eles tinham compartilhado amigos e lugares favoritos. Agora ele estava só. Ela conhecera, durante as férias, um outro garoto pelo qual se apaixonara.

Paulo se sentia como a última das criaturas na face da terra. No treino de futebol, ele deixou escapar alguns passes e, pela primeira vez, sofreu várias faltas. Mal acabou o treino, lhe disseram que deveria comparecer ao escritório do treinador.

"E então, filho? Garota, família ou escola, qual dessas coisas está lhe incomodando?"

"Garota", foi a resposta de Paulo. "Como o senhor adivinhou?"

"Paulo, sou treinador de futebol desde antes de você nascer e todas as vezes que vejo um craque jogar como um novato do time reserva, o motivo é um desses três."

Paulo lhe falou que estava com muita raiva. Havia confiado na menina, dera a ela tudo o que tinha para dar e o que é que ganhou com isso?

"Boa pergunta", disse o treinador. "O que foi que você ganhou com isso?"

Tomou de várias folhas de papel e pediu a Paulo que pensasse sobre o tempo que passou ao lado da moça. Que listasse todas as experiências boas e ruins que conseguisse lembrar. E saiu, dizendo que voltaria dentro de uma hora.

Paulo começou a lembrar. Recordou do dia que a convidou para sair pela primeira vez e ela aceitou. Se não fosse pelo incentivo dela, ele jamais teria tentado uma vaga no time de futebol. Pensou nas brigas que tiveram. Não lembrou todos os motivos pelos quais brigavam, mas lembrou-se de como se sentia feliz quando conseguiam conversar e resolver os problemas. Foi assim que ele aprendeu a se comunicar e a buscar acordos. Lembrou-se também de quando faziam as pazes. Era sempre a melhor parte. Lembrou-se de todas as vezes que ela o fez sentir-se forte, necessário e especial.

Encheu o papel com a história dos dois, das férias, das viagens feitas com a família, bailes da escola e tranqüilos piqueniques a dois. E, na medida em que as folhas iam ficando escritas, ele se deu conta do quanto ela o ajudara a crescer e a se conhecer melhor. Ele teria sido uma pessoa diferente sem ela.

Quando, uma hora mais tarde, o treinador retornou, Paulo se fora. Deixou um bilhete sobre a mesa que dizia apenas: "Treinador, obrigado pela lição. Acho que é verdade quando dizem que é melhor amar e perder do que jamais ter amado. A gente se vê no treino."

O amor tem sempre um final feliz. Mesmo quando você discorda.
Autor desconhecido

enviado pelo Profº FERNANDO

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Xícaras....


Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo.
Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem.
Quando todos os estudantes estavam de xícaras em punho, o professor disse: se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo.
O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras... e então ficaram todos de olho nas xícaras uns dos outros.
Agora pensem nisso: a vida é o café, e os empregos, dinheiro e posição social são as xícaras. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a vida... e o tipo de xícara que temos não define, nem altera, a qualidade de vida que vivemos... a nossa felicidade!
Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu. Deus côa o café, não as xícaras...
Saboreie o seu café!

(Autor desconhecido)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Último Fórum de 2011 - 2º EM - A e B

Assistam a este vídeo (link abaixo) muito interessante chamado "O buraco Negro". Ele tem cerca de dois minutos e meio apenas, mas é de uma profundidade enorme... sem trocadilho.
Depois disso escrevam a vontade sobre o mesmo dando sua opinião sobre o perigo da ganância em nossa vida.

http://www.youtube.com/watch?v=tQr5TD0UtpM

Data final: dia 30-11

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fórum - 2º ano EM - Status - Ética do cotidiano


Como vimos na aula passada, com perguntas e respostas baseadas no senso comum e na orientação de filósofos e professores de ética sobre algumas questões éticas do cotidiano (Fonte: revista Veja) me responda com suas próprias palavras:
Todos os dias, no noticiário, lêem-se denúncias de corrupção e atos criminosos por parte de políticos e governantes. Essa situação torna desculpáveis as pequenas transgressões que os cidadãos cometem no dia-a-dia?
Mínimo de 100 palavras.
Data máxima: 25/11

domingo, 23 de outubro de 2011

PROFESSORA NOTA A



Parabéns a Cris por mais esta conquista profissional ...

TRABALHO 2 - STATUS - SOCIO/FILO – 4º Bim. 2º ANO A e B - ENSINO MÉDIO

Tema: A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA POLÍTICA BRASILEIRA ONTEM E HOJE

Obs.: Individual
Digitado conforme especificações abaixo
Com no mínimo uma lauda (página)
A apresentação do trabalho deve ser realizada conforme indicações abaixo:
a) tipo de papel – A4
b) escrita – digitado com tinta preta;
c) margem - superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita = 2 cm;
d) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
e) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12
f) parágrafo – 2 cm da margem esquerda;
g) deve-se justificar o texto
h) citações entre aspas e em itálico.
i) destacam-se os títulos das seções, utilizando-se negrito.

DATA MÁXIMA PARA ENTREGA: 08 DE NOVEMBRO

TRABALHO 1 - STATUS - SOCIO/FILO – 4º Bim. 2º ANO A e B - ENSINO MÉDIO

Tema: A PAPEL DE CADA UM FRENTE À VIOLÊNCIA

Obs.: Individual
Digitado conforme especificações abaixo
Com no mínimo uma lauda (página)
A apresentação do trabalho deve ser realizada conforme indicações abaixo:
a) tipo de papel – A4
b) escrita – digitado com tinta preta;
c) margem - superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita = 2 cm;
d) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas;
e) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12
f) parágrafo – 2 cm da margem esquerda;
g) deve-se justificar o texto
h) citações entre aspas e em itálico.
i) destacam-se os títulos das seções, utilizando-se negrito.

DATA MÁXIMA PARA ENTREGA: 01 DE NOVEMBRO

Fórum para o 2º EM - Status sobre palestra do dia 21-10 Seminário Juventude Plena


O Fórum em questão, logicamente é só para aqueles que estiveram presentes neste dia no seminário "Juventude Plena".
O Deputado Cássio Soares ressaltou a importância da participação dos jovens na política. Na sua opinião, quais fatores têm feito os jovens se afastarem do debate político em nosso país.
Mínimo de 100 palavras.
Data máxima para comentar: 08 de novembro

Fórum para o 2º EM Status sobre palestra do dia 20-10 Seminário Juventude Plena


O Fórum em questão, logicamente é só para aqueles que estiveram presentes neste dia no seminário "Juventude Plena".
Diante do que foi apresentado pelo Cap. Coimbra da Comandante da 77ª Cia da Polícia Militar de MG, levando ainda em consideração também sua opinião acerca do assunto, qual a responsabilidade dos jovens frente a crescente onda de violência que estamos vendo?

Data máxima para comentar: 01 de novembro

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Semana do Saco Cheio


Bom descanso colegas professores e queridos alunos ...
Segunda feira que vem recomeçamos para a reta final ...
Que Deus abençoe a todos ... fuiiiiiiiiiiiiiii ...

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A LETRA "P"

PERFEITO!!

"Apenas a língua portuguesa nos permite escrever isso...
O homem que escreveu isso deve ser um gênio da língua portuguesa!!!!!!!!!

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.

Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas.
Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para Papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris. Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los.

Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas. Pisando Paris, permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se.
Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses. Paris! Paris! Proferiu Pedro Paulo.

Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, Papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para Papai Procópio para prosseguir praticando pinturas.
Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal. Porém, Papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu: Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias? Papai proferiu Pedro Paulo, pinto porque permitiste, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal.

Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando.
Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, Papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito.

Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo Pereceu pintando... '
Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar... Para parar preciso pensar. Pensei. Portanto, pronto pararei.

E você ainda se acha o máximo quando consegue dizer:
'O Rato Roeu a Rica Roupa do Rei de Roma.'
Autor desconhecido.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROVA DE REDAÇÃO DA UFBA

Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal da Bahia, tendo como tema:
'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA'

A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.
'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Deus!)
'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)
'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...'
(Ah bom, uma frase sobrenatural) .
'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (sem comentários...)
'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode?).
'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro'(esta é imbatível).
'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura!!!).
'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção'(Tudo a ver)
'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela, este indivíduo não pode viver).
'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV).
'A TV ezerce (uaiii!!!) poder, levando informações diárias e porque não dizer
horárias'(Esse é humorista, além de tudo).
'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso!).
'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas'(É muita gente isso?...).
'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socorro!!!).
'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Vixe!).
'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar' (onde essa criatura arrumou esta faca???).
Meus caros amigos e alunos ... então parem já de assistirem TV e estudem, por favor !!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Oito Bons Presentes Que Não Custam um Centavo


O PRESENTE ESCUTAR... Mas você deve realmente escutar. Sem interrupção, sem distração, sem planejar sua resposta. Apenas escutar.

O PRESENTE AFEIÇÃO... Seja generoso com abraços, beijos, tapinhas nas costas e aperto de mãos. Deixe estas pequenas ações demonstrarem o amor que você tem por família e amigos.

O PRESENTE SORRISO.... Junte alguns desenhos. Compartilhe artigos e histórias engraçadas. Seu presente será dizer, "Eu adoro rir com você."

O PRESENTE BILHETINHO... Pode ser um simples bilhete de "Muito obrigado por sua ajuda" ou um soneto completo. Um breve bilhete escrito à mão pode ser lembrado pelo resto da vida, e pode mesmo mudar uma vida.

O PRESENTE ELOGIO... Um simples e sincero, "Você ficou muito bem de vermelho", "Você fez um super trabalho" ou "Que comida maravilhosa" faz o dia de alguém.

O PRESENTE FAVOR... Todo dia, faça algo amável.

O PRESENTE SOLIDÃO... Tem momentos em que nós não queremos nada mais do que ficar sozinhos. Seja sensível à esses momentos e dê o presente da solidão ao outro.

O PRESENTE DISPOSIÇÃO... A maneira mais fácil de sentir-se bem é colocar-se à disposição de alguém, e isso não é difícil de ser feito.

BOA SEMANA!UM ABRAÇO!
enviado pelo Profº. FERNANDO

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

2011 ...


Este ano vamos experimentar quatro datas incomuns:
1/1/11, 1/11/11, 11/1/11, 11/11/11 e Tem mais!!!
Pegue os últimos 2 dígitos do ano em que você nasceu mais a idade que você vai ter este ano e a sua soma será igual a 111 para todos!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fórum sobre a palestra "Educação no Trânsito"

A busca por um trânsito seguro é um desafio para todos. Deixando as questões que envolvem o poder público e concentrando apenas na parte que toca ao cidadão, o que podemos fazer para melhorar os horríveis números que temos acerca de acidentes com vítimas em nosso país?

O texto deve ter, no mínimo 100 palavras. Não será tolerado plágio. Data final do fórum: 26/09 às 23:59 hs ... impreterivelmente ...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

A cenoura, o ovo e o café

Uma filha se queixou a seu pai sobre sua vida e de como as coisas estavam difíceis para ela.
Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir.
Estava cansada de lutar e combater.
Parecia que assim que um problema estava resolvido um outro surgia.
Seu pai, um "chef", levou-a até a cozinha dele.
Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto.
Logo as panelas começaram a ferver.
Numa ele colocou cenouras, noutra colocou ovos e, na última, pó de café.
Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra.
A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ele estaria fazendo.
Cerca de vinte minutos depois, ele apagou as bocas de gás.
Pescou as cenouras e colocou-as numa tigela.
Retirou os ovos e colocou-os em outra tigela.
Então pegou o café com uma concha e colocou-o numa xícara.
Virando-se para ela, perguntou:
- Querida, o que você está vendo?
- Cenouras, ovos e café - ela respondeu.
Ele a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras.
Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias.
Então, pediu-lhe que pegasse um ovo e o quebrasse.
Ela obedeceu e depois de retirar a casca verificou que o ovo endurecera com a fervura.
Finalmente, ele lhe pediu que tomasse um gole do café.
Ela sorriu ao provar seu aroma delicioso.
Ela perguntou humildemente:
- O que isto significa, pai?
Ele explicou que cada um deles havia enfrentado a mesma adversidade, água fervendo, mas que cada um reagira de maneira diferente.
A cenoura entrara forte, firme e inflexível.
Mas depois de ter sido submetida à água fervendo, ela amolecera e se tornara frágil.
Os ovos eram frágeis. Sua casca fina havia protegido o líquido interior.
Mas depois de terem sido colocados na água fervendo, seu interior se tornou mais rijo.
O pó de café, contudo, era incomparável.
Depois que fora colocado na água fervente, ele havia mudado a água.

- Qual deles é você? - ele perguntou à sua filha.
Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde?
Você é uma cenoura, um ovo ou um pó de café?

Autor Desconhecido - enviado pelo Profº.Fernando

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO


Estamos vivendo a "Semana Nacional do Trânsito" que se realiza sempre entre os dias 18 e 25 de setembro. Assim, nesta terça, dia 20/09 às 19:00 no Colégio Status estaremos ministrando palestra sobre educação no trânsito na sala do terceirão, no bloco B.
Os alunos do 2º ano do ensino médio estão convocados pois a mesma está inserida no projeto de Sociologia. Para os alunos do Terceirão fica o convite para estarem presentes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

VI Seminário Tecnológico ETEP


SUSTENTABILIDADE

Palestra: 20/09 às 20:00 horas
Tema: “Sustentabilidade”
Palestrante: Édson Martins
Local: Colégio ETEP — Escola Técnica de Passos
Rua Brigadeiro Wilson Nogueira, 449, JD. Pinheiros (próximo ao novo Fórum)

Workshop: 21 e 22/09
Horário: Das 19:30 às 22:00 horas
Local: Colégio ETEP — Escola Técnica de Passos

Palestra: 23/09 às 19:30 horas
Tema: Mercado de Trabalho: O maior desafio
Palestrante: Wander Amaral Silva
Local: Câmara Municipal de Passos
Av. Perimetral, n°151

Premiação: 23/09 às 21:00 horas
Local: Câmara Municipal de Passos
Av. Perimetral, n°151

“Tão importante quanto semear flores, é semear idéias” Paulo Freire

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TA 2 - 1º EM - Status - Turmas A e B

A Revolta da Vacina

Campanha de Vacinação Obrigatória 

A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.

Façam um texto de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas sobre as mudanças das campanhas de vacinação daquela época para hoje.

Obs:
Individual
Folha separada
Data de entrega:19-09

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Fórum sobre o documentário: O silêncio das inocentes - 2º EM - A e B -


"O “Silêncio das Inocentes” é um documentário que fala sobre a violência contra a mulher e o silêncio que cerca essa violência. Explora os motivos das agressões, porque as mulheres calam e perdoam, e todo o contexto que envolve essa realidade social".

Qual a posição de vocês frente a esse assunto e como agiriam se estivessem próximos, não somente no sentido literal, mas também emocionalmente, de pessoas envolvidas em casos de agressões de homens contra mulheres?

Obs: mínimo 100 palavras - colocar nome e turma no final.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cine Status documentários - 2º A - Dia: 06/09 - 2º B - Dia: 13/09 - às 15:40


Documentário: O Silêncio das Inocentes
Documentário com argumento de Naura Schneider e direção de Ique Gazzola, traz depoimentos de Maria da Penha, motivadora da lei que leva seu nome, e outras vítimas brasileiras da violência doméstica. Trata-se de uma denúncia urgente e muito necessária sobre a violência contra a mulher.
Mesmo após a lei Maria da Penha, continua a violência fazendo vítimas por todo o Brasil. Infelizmente essa é uma realidade muito mais frequente do que se possa imaginar e o conhecimento é o melhor remédio.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Salvo pela gentileza!


Conta-se uma história de um empregado em um frigorifico da Noruega.

Certo dia ao término do trabalho, foi inspecionar a câmara frigorífica. Inexplicavelmente, a porta se fechou e ele ficou preso dentro da câmara. Bateu na porta com força, gritou por socorro, mas ninguém o ouviu. Todos já haviam saído para suas casas e era impossível que alguém pudesse escutá-lo.

Já estava quase cinco horas preso, debilitado com a temperatura insuportável. De repente a porta se abriu e o vigia entrou na câmara e o resgatou com vida.

Depois de salvar a vida do homem, perguntaram ao vigia:

Porque foi abrir a porta da câmara se isto não fazia parte da sua rotina de trabalho?

Ele explicou: Trabalho nesta empresa há 35 anos. Centenas de empregados entram e saem aqui todos os dias e ele é o único que me cumprimenta ao chegar pela manhã e se despede de mim ao sair.

Hoje pela manhã ele disse "Bom dia" quando chegou.

Entretanto não se despediu de mim na hora da saída. Imaginei que poderia ter-lhe acontecido algo. Por isto o procurei e o encontrei...

Será que você seria salvo?

Autor desconhecido...
enviado por Maria Angélica (minha irmã)

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Fórum - 2º A e B - Status - Documentário: Esse homem vai morrer


O documentário que assistimos mostra a história de pessoas “marcadas para morrer” na cidade de Rio Maria, devido às denúncias feitas de irregularidade e corrupção no sul do Pará. Mas o sul do Pará nos parece muito distante para que isso nos incomode, não é mesmo? E a juíza Patricia Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, que foi assassinada na última sexta-feira a mando do crime organizado, tendo policiais no meio, com mais de 10 tiros, quando chegava em casa, em Piratininga, Niterói, isso não lhe indigna?
Não precisam responder esses duas perguntas ...
Na verdade eu quero que vocês escrevam o que vocês fariam se estivessem na pele das pessoas marcadas para morrer por não aceitarem as ordens dos "poderosos". (mínimo 100 palavras).
Colocar nome e turma no final.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TA 1 - 3º bimestre - 1º A e B - Status


Para próxima segunda - 22/08
Leia e comente as 3 leituras sociológicas da Unidade 8 da apostila 1, páginas 45, 46 e 47...
Individual e em folha separada

Cine Status documentários - 2º A - Dia: 16/08 - 2º B - Dia: 23/08 - sempre as 15:40

A história de pessoas "marcadas para morrer" na cidade de Rio Maria, devido às denúncias feitas de irregularidade e corrupção no sul do Pará. Onze pessoas já foram executadas, entre elas a irmã Dorothy Stang. O padre Ricardo Rezende, cansado de rezar missas de sétimo dia e amparar viúvas e órfãos, resolve elaborar uma estratégia para acabar com esta situação.

Cine Status documentários
2º A - Dia: 16/08
2º B - Dia: 23/08
sempre as 15:40 hs

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Edu Krieger - Aos Vinte e Sete

Meus queridos alunos ... a maioria na casa dos 17, esses próximos 10 anos define o que serão e até onde chegarão ... juízo ...

http://www.youtube.com/watch?v=OxM6etZ921U&feature=share

terça-feira, 26 de julho de 2011

TORRADAS QUEIMADAS!

Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.

Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, linguiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola.

Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado.

Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:

" - Amor, eu adoro torrada queimada..."

Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada. Ele me envolveu em seus braços e me disse:

" - Companheiro, sua mãe teve um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou o melhor marido, empregado, ou cozinheiro!"

O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.

De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos, colegas e com amigos.

Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua.

As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir. (a
utor desconhecido)

Enviada pelo amigo Evandro Faria

segunda-feira, 11 de julho de 2011

terça-feira, 5 de julho de 2011

DEUS NUNCA ERRA!!!

"Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso"

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS, tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito , Ele não erra! Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão. Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse: Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo. O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o por que de todas as coisas. O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo .. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos. Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses. Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente. Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens , justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso? Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra!

Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Todas as manhãs, ofereça seu dia ao Senhor Jesus. Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

TOLERÂNCIA

Um famoso senhor com poder de decisão, gritou com um diretor da sua empresa porque estava com ódio naquele momento.O diretor, chegando em casa, gritou com sua esposa, acusando-a de que estava gastando demais, porque havia um bom e farto almoço à mesa.
Sua esposa gritou com a empregada que quebrou um prato.
A empregada chutou o cachorrinho no qual tropeçara.
O cachorrinho saiu correndo e mordeu uma senhora que ia passando pela rua,porque estava atrapalhando sua saída pelo portão.
Essa senhora foi à farmácia para tomar vacina e fazer um curativo e gritou com o farmacêutico, porque a vacina doeu ao ser-lhe aplicada.
O farmacêutico, chegando em casa, gritou com sua mãe, porque o jantar não estava do seu agrado.
Sua mãe, tolerante, um manancial de amor e perdão, afagou seus cabelos e beijou-o na testa, dizendo-lhe:
- "Filho querido, prometo-lhe que amanhã farei os seus doces favoritos.Você trabalha muito, está cansado e precisa de uma boa noite de sono. Vou trocar os lençóis da sua cama, pôr outros bem limpinhos e cheirosos para que você descanse em paz. Amanhã você vai se sentir melhor."
E abençoou-o, retirando-se e deixando-o sozinho com os seus pensamentos.
Naquele momento, rompeu-se o círculo do ódio, porque ele esbarrou-se com a TOLERÂNCIA, a DOÇURA, o PERDÃO e o AMOR.
Se você está, ou se colocaram você em um círculo do ódio, lembre-se de que com TOLERÂNCIA, DOÇURA, PERDÃO e AMOR pode-se quebrá-lo." (Autor Desconhecido)

BOA SEMANA!

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Trabalho sobre as Corporações Mundiais


Esse trabalho irá valer 7,0 pontos

(será a tarefa final deste bimestre)

A data final para postar seu trabalho será dia 28/06 às 23:59hs.

Não deixe para a última hora.




Leia o texto
“Corporação e espaço” do Professor Roberto Lobato Correa ...

“As grandes corporações desempenham papel fundamental na organização do espaço. Consumidoras de uma gama variada de matérias-primas, interferem no processo produtivo de áreas agropastoris e mineradoras. Consumidoras e produtoras de uma gama também variada de produtos intermediários e finais, as corporações estabelecem ligações internas entre si e com outras empresas dos setores industrial, comercial e de serviços.

Ao empregarem um número elevado de pessoas, interferem no mercado de trabalho e na esfera do consumo pessoal, gerando o aparecimento de novas atividades e novos empregos.

[...]

Os impactos resultantes da ação das grandes corporações sobre a organização espacial preexistente são múltiplos, afetando as suas dimensões econômica, social, política e cultural, assim como as formas espaciais. Consideraremos apenas dois dos mais importantes impactos:

- A manutenção, o desfazer e a recriação das diferenças espaciais constituem o principal impacto. Resultam elas da ação das corporações multifuncionais, segmentadas, multilocalizadas e dotadas de grande escala de operações e poder econômico e político, sobre uma organização espacial prévia, já desigual. [...]

As novas especializações produtivas, tanto rurais quanto urbanas, resultantes de novos padrões locacionais relevantes para a acumulação capitalista, vão traduzir-se na recriação das diferenças espaciais.

Diferenças de custos da força de trabalho, na distribuição dos recursos naturais, da infra-estrutura e dos mercados consumidores são fatores que afetam as novas localizações, geradoras, por sua vez, de novos padrões de interações espaciais. Mas as grandes corporações têm poderosas economias internas de escala e podem prescindir dos fatores locacionais tradicionais, implantando um estabelecimento industrial em uma ampla gama de pequenas cidades que, em um passado não muito distante, jamais atrairiam atividades industriais. Com isto as diferenças espaciais são refeitas: a singularidade dessas cidades é alterada, elas estão sendo inseridas de novo na rede urbana. [...]

- A perda do poder de controle e decisão das cidades da hinterlândia dos centros de gestão, através de falência e dos processos de fusão e satelização funcional das empresas locais, que não apresentam condições de competição com a grande corporação (Westaway, 1974).

A perda em questão inclui não apenas atividades industriais, que em muitos casos são reestruturadas, mas também as atividades financeiras e comerciais através da penetração de filiais bancárias, lojas departamentais, de eletrodomésticos e supermercados que pertencem aos grandes bancos e cadeias de lojas sediados nos grandes centros de gestão.

A perda do poder de controle e decisão desestrutura uma série de atividades das cidades da hinterlândia dos centros de gestão, implicando ainda a drenagem de lucros, juros e parte da renda fundiária para os grandes centros de acumulação e decisão.”

Agora assista o documentário sobre a "história das coisas" no link abaixo (aproximadamente 21 minutos)

http://www.videolog.tv/video.php?id=594387


Escreva um pequeno texto com no mínimo 100 e no máximo 150 palavras falando sobre a importância que as Corporações têm no mundo hoje. Cite algumas corporações que expressão essa importância.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Sorte

Conta-se que certa vez dois irmãos foram admitidos em uma Empresa na função de faxineiro, visto que tinham pouca instrução.
Um dia, foi oferecida a oportunidade para todos que a quisesse de, após o término do expediente, ficar até mais tarde e cursar o supletivo por conta da Empresa.
Um dos irmãos imediatamente agarrou esta chance. O outro, porém, acomodado à própria situação, disse: Eu, hein, fazer hora-extra sem receber para isso...
Em outras ocasiões, a história se repetiu: oportunidades eram oferecidas - cursos de digitação, informática, noções de contabilidade, treinamentos em relacionamento humano, etc - um agarrava de frente a oportunidade, investindo seu tempo no desenvolvimento pessoal e profissional; o outro, sempre com "belas" justificativas para não ser "explorado", apresentava desculpas das mais diversas tais como: E o meu futebol, meu programa de televisão, o barzinho com os "amigos", etc...
Passado algum tempo, aquele irmão que investira seu tempo com afinco em seu aperfeiçoamento foi se destacando... Tanto que à medida que foram surgindo vagas dentro da Empresa, a ele eram oferecidas. E isto o exigia mais ainda em empenho, e prontamente ele dedicava-se mais e mais...
Tempos depois, chegou a gerente, não apenas mais um gerente mas sim o melhor gerente da Empresa.
E foi feita uma festa em homenagem ao rapaz.
Na festa, alguém que não sabia do parentesco entre o ainda faxineiro e o então gerente, aproximou-se daquele e disse: Formidável este gerente!
- É... e ele é meu irmão... - disse o faxineiro.
- Seu irmão? - exclamou, incrédulo, o interlocutor - E ele é gerente e você faxineiro...
- É...
na vida ele teve sorte...! - Concluiu o faxineiro. ............ (
Autor desconhecido)

enviado pelo Profº. Fernando

terça-feira, 14 de junho de 2011

TRÊS TOUROS E UM LEÃO

Contam que três touros viviam num vale isolado: um branco, um preto e um marrom. Vivia no mesmo vale um leão que nada podia contra os touros, pois estavam solidários contra ele.

Um dia, disse o leão aos touros preto e marrom: “Corremos aqui o risco de chamar a atenção dos caçadores por causa do touro branco: sua cor é diferente e vistosa, enquanto nós três temos cores semelhantes e discretas. Deixai-me comê-lo para que vivamos mais tranquilamente.”

Os dois touros concordaram. E o leão devorou o touro branco.

Dias depois, disse ao touro marrom: “Tua cor e a minha são iguais. Deixa-me comer o touro preto para que vivamos aqui mais tranqüilos.” O touro concordou. E permaneceu sozinho frente ao leão. Disse-lhe então o leão: “Chegou a tua vez. Vou devorar-te.”

- Faze-o, respondeu o touro. Mas antes deixa-me proclamar esta verdade: “Fui devorado no dia em que foi devorado o touro branco.”


terça-feira, 31 de maio de 2011

Aulas de Sociologia - 2º ano EM - Status - novas datas

Ficam transferidas para aos dias 14 , 21 e 28 deste mês as nossas últimas aulas do 2º bimestre.
Não percam ... como isso os fóruns passaram a ter somente 5 dias para postagens ...
Abç. Junão

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tornando o campo fértil

Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz.

No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte, e a colheita foi boa.

No segundo ano, ele teve a idéia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rápido, e a colheita foi maior.

No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.

Então o mestre advertiu-o: - Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.

Moral da história: Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas você enfraquece alguém e pode até estragá-lo se ajuda muito


Bom fim de semana a todos........

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A perfeição de Deus

No bairro do Brooklin, em Nova Iorque, Chush é uma escola dedicada ao ensino de crianças deficientes. Algumas crianças permanecem lá por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser educadas em escolas normais.

Em um jantar beneficente da escola, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos presentes.
Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, ele disse:

- "Onde está a perfeição em meu filho Shaya? Tudo o que Deus faz, é feito com perfeição. Mas meu filho não pode entender as coisas como as outras crianças. Meu filho não pode lembrar-se de fatos ou números,como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?"

Todos ficaram chocados com aquela pergunta, com o sofrimento do pai. E ele continuou:
- "Eu acredito que quando Deus traz uma criança assim ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança."

Ele contou, logo após, a seguinte história sobre o seu filho Shaya.

- "Uma tarde, Shaya e eu caminhávamos por um parque onde alguns meninos que ele conhecia estavam jogando beisebol, e meu filho perguntou-me: será que eles me deixarão jogar?"

- "Eu sabia que meu filho não era atleta e que a maioria dos meninos não o queria no time. Mas entendi que se meu filho fosse aceito para jogar, isto lhe daria uma confortável sensação de participação."

- "Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei se Shaya poderia jogar. O menino deu uma olhada ao redor, procurando por aprovação dos seus companheiros de time. Mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos e disse: - "Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo já está na oitava rodada. Eu acho que ele pode juntar-se ao nosso time e nós tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada."

- "Fiquei feliz quando Shaya abriu um grande sorriso."

- "Pediram a ele para colocar uma luva e ir ao campo para jogar. No final da 8ª rodada o time de Shaya marcou alguns pontos, mas ainda estava perdendo por três. No final da 9ª rodada novamente alguns pontos foram marcados e agora, com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar."

- "O time deixaria meu filho de fato bater nessa circunstância e jogar fora a chance de talvez ganhar o jogo?"

- "Surpreendentemente, foi dado o taco de beisebol a meu filho. Todos sabiam que era quase impossível, porque Shaya nem mesmo sabia segurar o taco. Porém, quando Shaya tomou posição, o lançador moveu-se alguns passos para arremessar a bola suavemente, de maneira que meu filho pudesse ao menos rebater."

- "Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeitadamente o taco e perdeu Um dos companheiros do time de meu filho foi até ele e juntos seguraram o taco e encararam o lançador. Este deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya."

- "Quando veio o lance, Shaya e seu companheiro de time balançaram o taco e juntos eles rebateram a lenta bola do adversário."

- "O lançador apanhou-a e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem da base. Shaya estaria fora e com isto o jogo terminaria. Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base."

- "Todo o mundo começou a gritar: Shaya, corra para a primeira base! Corra para a primeira! Nunca em sua vida ele havia corrido... Ele saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e assustados."

- "Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita ficou de posse da bola. Poderia ter lançado a bola ao segundo homem de base, o que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo. Mas, o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador e assim lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem de base." - "Todo o mundo gritou: Corra para a segunda base! Corra para a segunda!" - "Shaya correu para a segunda base enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Shaya alcançou a segunda base, deu uma curta parada, e o "adversário" colocou-o na direção da terceira base e todos gritaram: Corra para a terceira!"

- "Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando: Shaya, corra para a base principal!"

- "Shaya correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse ganhado o jogo para o time dele e vencido um campeonato."

- "Nesse dia - disse o pai docemente, e com lágrimas caindo sobre sua face - esses 18 meninos alcançaram a perfeição de Deus!"

- "Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto de meu filho! " Engraçado como tudo isto é tão verdadeiro mas envergonha alguns de nós.

Engraçado como uma pessoa pode se preocupar mais sobre o que as outras pessoas pensem dela do que o que Deus pensa dela. Engraçado, não é? Entretanto, algumas pessoas não se preocupam com as outras só com elas próprias!
Vamos todos ter a esperança de que nós podemos fazer a vida um pouco melhor para pessoas que não estão tão bem quanto nós.

Autor desconhecido


TENHA UMA "SANTA SEMANA"
UM ABRAÇO FRATERNO
enviado pelo Profº. FERNANDO

--
"Basta-te a minha Graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força" (II Cor 12,9)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fórum - 2º ano EM - Status

Leiam o artigo "Ambição e ética" de Stephen Kanitz:
http://www.kanitz.com.br/veja/ambicao_e_etica.asp
Você tem sua ética bem definida a ponto de controlar a ambição que porventura também tenha?
Data para final dos comentários: 27/05.
Comentário com no mínimo de 60 palavras

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Início do PEP 2011 - ETEP

Começou na quinta feira passada o Programa de Educação Profissional de Minas Gerais (PEP), com bolsas integrais nas Escolas Técnicas em diversos cursos. Na ETEP teremos Meio Ambiente, Metalurgia e Química ...
Tivemos a apresentação dos professores e dos funcionários da escola, feita pela diretora Josiane Queiroz e palestras na quinta e sexta, feitas pelos professores Edson e Marcelo, além da minha participação.Aos novos alunos desejamos boa vinda e nos colocamos a disposição para o que precisarem. Sucesso e trabalho para todos..........

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fórum sobre "Fahrenheit 9/11"

Observação importante:
Conforme falei em sala, acho que podemos desenvolver mais, desta forma vou lançar alguns desafios para que possamos continuar crescendo. Por enquanto, vamos começar com mínimo de palvras nos comentários e data exata para o final do mesmo.
Data para final dos comentários: 13/05.
Comentário com no mínimo de 100 palavras


Fórum:
Vimos no documentário de Michael Moore que apesar da confirmação de que os atentados de 11 de setembro de 2001 eram mesmo coordenados por Bin Laden, um saudíta erradicado no Afeganistão, George W. Bush pouco tempo depois aproveitou para começar uma guerra também no Iraque, contra o líder iraquiano Saddam Hussein. Não foram encontradas nenhuma prova substancial da ligação deste com a Al-Qaeda de Bin Laden. Será que havia outros interesses em jogo ou realmente o Iraque estava desenvolvendo armas de destruição maciça?

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Distrações da vida

Não importa o objetivo que você queira alcançar, você não conseguirá chegar a ele em linha reta.
O telefone tocará, pessoas entrarão em sua sala, seu filho pegará catapora, o tempo ruim causará atrasos, seu computador travará ou alguma novidade chamará a sua atenção. Com freqüência você terá de sair de seu trajeto.

Não se desespere. Acontece com todo mundo, todos os dias. A chave do sucesso é retomar rapidamente seu percurso.

Quanto mais rápida sua recuperação, mais progressos você fará. Aceite o fato de que você será regularmente tirado do seu caminho.

Aceite isso e não desperdice energia reclamando ou sentindo pena de si mesmo. Isso só aumenta o problema.

Em vez disso, siga em frente, supere a distração e concentre-se no seu objetivo original.

É quase impossível evitar distrações, mas você pode evitar que elas durem demais.

Supere as distrações assim que puder, esqueça-as e retome seu curso.

Autor Anônimo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A perfeição de Deus


No bairro do Brooklin, em Nova Iorque, Chush é uma escola dedicada ao ensino de crianças deficientes. Algumas crianças permanecem lá por toda a vida escolar, enquanto outras podem ser educadas em escolas normais.
Em um jantar beneficente da escola, o pai de uma criança fez um discurso que nunca mais seria esquecido pelos presentes.
Depois de elogiar a escola e seu dedicado pessoal, ele disse:
- "Onde está a perfeição em meu filho Shaya? Tudo o que Deus faz, é feito com perfeição. Mas meu filho não pode entender as coisas como as outras crianças. Meu filho não pode lembrar-se de fatos ou números,como as outras crianças. Onde está a perfeição de Deus?"
Todos ficaram chocados com aquela pergunta, com o sofrimento do pai. E ele continuou:
- "Eu acredito que quando Deus traz uma criança assim ao mundo, a perfeição que Ele busca está no modo como as pessoas reagem a esta criança."
Ele contou, logo após, a seguinte história sobre o seu filho Shaya.
- "Uma tarde, Shaya e eu caminhávamos por um parque onde alguns meninos que ele conhecia estavam jogando beisebol, e meu filho perguntou-me: será que eles me deixarão jogar?"
- "Eu sabia que meu filho não era atleta e que a maioria dos meninos não o queria no time. Mas entendi que se meu filho fosse aceito para jogar, isto lhe daria uma confortável sensação de participação."
- "Aproximei-me de um dos meninos no campo e perguntei se Shaya poderia jogar. O menino deu uma olhada ao redor, procurando por aprovação dos seus companheiros de time. Mesmo não conseguindo nenhuma aprovação, ele assumiu a responsabilidade em suas próprias mãos e disse: - "Nós estamos perdendo por seis rodadas e o jogo já está na oitava rodada. Eu acho que ele pode juntar-se ao nosso time e nós tentaremos colocá-lo para bater até a nona rodada."
- "Fiquei feliz quando Shaya abriu um grande sorriso."
- "Pediram a ele para colocar uma luva e ir ao campo para jogar. No final da 8ª rodada o time de Shaya marcou alguns pontos, mas ainda estava perdendo por três. No final da 9ª rodada novamente alguns pontos foram marcados e agora, com dois fora e as bases com potencial para a rodada decisiva, Shaya foi escalado para continuar."
- "O time deixaria meu filho de fato bater nessa circunstância e jogar fora a chance de talvez ganhar o jogo?"
- "Surpreendentemente, foi dado o taco de beisebol a meu filho. Todos sabiam que era quase impossível, porque Shaya nem mesmo sabia segurar o taco. Porém, quando Shaya tomou posição, o lançador moveu-se alguns passos para arremessar a bola suavemente, de maneira que meu filho pudesse ao menos rebater."
- "Foi feito o primeiro arremesso e Shaya balançou desajeitadamente o taco e perdeu Um dos companheiros do time de meu filho foi até ele e juntos seguraram o taco e encararam o lançador. Este deu novamente alguns passos para lançar a bola suavemente para Shaya."
- "Quando veio o lance, Shaya e seu companheiro de time balançaram o taco e juntos eles rebateram a lenta bola do adversário."
- "O lançador apanhou-a e poderia tê-la lançado facilmente ao primeiro homem da base. Shaya estaria fora e com isto o jogo terminaria. Ao invés disso, o lançador pegou a bola e lançou-a em uma curva longa e alta para o campo, distante do alcance do primeiro homem da base."
- "Todo o mundo começou a gritar: Shaya, corra para a primeira base! Corra para a primeira! Nunca em sua vida ele havia corrido... Ele saiu em disparada para a linha de base, com os olhos arregalados e assustados."
- "Até que ele alcançasse a primeira base, o jogador da direita ficou de posse da bola. Poderia ter lançado a bola ao segundo homem de base, o que colocaria Shaya para fora, pois ele ainda estava correndo. Mas, o jogador entendeu quais eram as intenções do lançador e assim lançou a bola alta e distante, acima da cabeça do terceiro homem de base." - "Todo o mundo gritou: Corra para a segunda base! Corra para a segunda!" - "Shaya correu para a segunda base enquanto os jogadores à frente dele circulavam deliberadamente para a base principal. Quando Shaya alcançou a segunda base, deu uma curta parada, e o "adversário" colocou-o na direção da terceira base e todos gritaram: Corra para a terceira!"
- "Quando Shaya contornou a terceira base, os meninos de ambos os times correram atrás dele gritando: Shaya, corra para a base principal!"
- "Shaya correu para a base principal, pisou nela e todos os 18 meninos o ergueram nos ombros fazendo dele o herói, como se ele tivesse ganhado o jogo para o time dele e vencido um campeonato."
- "Nesse dia - disse o pai docemente, e com lágrimas caindo sobre sua face - esses 18 meninos alcançaram a perfeição de Deus!"
- "Eu nunca tinha visto um sorriso tão lindo no rosto de meu filho! " Engraçado como tudo isto é tão verdadeiro mas envergonha alguns de nós.

Engraçado como uma pessoa pode se preocupar mais sobre o que as outras pessoas pensem dela do que o que Deus pensa dela. Engraçado, não é? Entretanto, algumas pessoas não se preocupam com as outras só com elas próprias!
Vamos todos ter a esperança de que nós podemos fazer a vida um pouco melhor para pessoas que não estão tão bem quanto nós. (autor desconhecido)
Enviado pelo Profº. Fernando (saudade desse grande parceiro)

"Basta-te a minha Graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força" (II Cor 12,9)